Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012: mulheres em evidência


Em 2012, a arte traz de volta à vida pessoas que, de alguma forma, marcaram sua época. No cinema e na televisão, as biografias estarão presentes. Elas estão em voga outra vez: Margareth Tatcher (Meryl Streep), Dercy Gonçalves (Fafy Siqueira, Heloísa Pérrise e Luíza Pérrise).

Ex premiê da Grã Bretanha e Irlanda do Norte

Meryl Streep está cotada para ganhar o Oscar com a sua interpretação da Dama de Ferro, a ex primeira ministra do Reino Unido, dos estúdios Pathé Cinéma / Film4. Tatcher ainda vive, está com mais de 80 anos e sofre acometida de Alzheimer.  O filme baseia-se nas memória da filha, Carol Tatcher, porém, a mesma reclama com os produtores por não ter recebido créditos.

Dercy de Verdade

As humoristas Fafy Siqueira e Heloise Pérrise viverão a atriz comediante Dercy na minisserie da Globo, que possivelmente tem apêndice para as telas do cinema. É de causar alguma estranheza, pois o fluxo de filmes tem como ordem de exibição sendo que primeiro surja nas telas dos cinemas e depois as telas dos televisores.

Acredite se quiser. Apesar de usar vocabulário chulo, diz-se que Dercy Gonçalves era moralista e proibia que sua filha falasse palavrão e controlava-a a ponto dela casar-se virgem aos 30 anos.

Nota: nos últimos anos da sua vida, Dercy diminuiu o uso de palavrões. Certa vez - meus olhos e ouvidos são testemunhas - ela declarou em uma entrevista que usava os palavreados desagradáveis na televisão porque era cobrada para dizê-los, se contrariasse tais solicitações não seria convidada a participar dos programas. Por mais que isso pareça sem sentido, acredito ser verdade.

Da realidade para a ficção: as felinas

No terceiro filme da trilogia dos estúdios Warner Bros, The Dark Knight Rises, produzido por Christopher Nolan, com previsão de lançamento neste ano, a Mulher-Gato está presente. A personagem Selina Kyle/Catwoman - nos gibís, uma ladra, ex-prostituta e mãe que despreza a filha - é representada pela atriz Anne Hathaway.

No passado, idos de 1966-68, na série da televisão americana ABC, a vilã Selina Kyle foi representada por Julie Newmar, atriz e dançarina loura, e substituída pela cantora e atriz negra Eartha Kitt.

Em 1992, a Mulher-Gato reapareceu por meio dos estúdios Warner Bros, interpretada pela loura Michelle Pfeiffer em Batman o Retorno - filme dirigido por Tim Burton.

E, em 2004, a atriz negra Hale Barry viveu a Mulher-Gato, em filme homônimo, estúdios Warner Bros, porém, a personagem dela não era a Selina, criada por Bill Finger e Bob Kane para os quadrinhos da D.C. Comics. O roteiro tinha estória à parte dos quadrinhos, Barry incorporou Patience Phillips, criada pelos roteiristas exclusivamente para o filme.

A Cultura Pop e o Cristianismo

Todos os nomes femininos, citados neste artigo e que chegam aos cinemas e televisão, têm algo em comum. Em graus diferentes eles representam figuras feministas. O feminismo é uma filosofia que confronta o cristianismo, pois Deus criou a mulher para estar ao lado do homem e não como uma competidora dele. As mulheres não foram criadas para ser capacho do homem, e nem para pisá-los.

A mulher cristã precisa se espelhar nas Escrituras Sagradas. A sociedade precisa de mulheres femininas, capazes de colocar no mundo cidadãos de bem. Elas têm o poder de acabar com o machismo, que tanto mal faz para elas, caso entendam que são detentoras desse poder, pois são as educadoras de seus filhos.

A independência das mulheres não é algo ruim, porém, é essencial que isso ocorra sem que a família seja tratada como algo menor. A mulher, antes de profissional, é mãe... E ser mãe não é apenas ser biológicamente apta a gerar uma nova vida. É ensinar a ser gente decente.

E.A.G.

Veja mais neste blog: Homens feministas e mulheres machistas

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.