Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O rato da cidade e o rato do mato

Em certa feita, chegou ao centro urbano de uma grande metrópole uma ratinho magro. Passava fome, estava desnutrido e procurava lugar melhor para continuar a viver. Ele veio do meio de um grande matagal seco, lugar de comida escassa e onde a existência era pela hora da morte.

Com firme decisão de encontrar dias melhores, se aventurou na cidade grande. E um dia encontrou por obra do acaso um rato gordo.

- Amigo, tudo bem?

- Sim, mas me parece que você não vai assim tão bem - foi a resposta, com uma passadela de olhos de soslaio sobre a silhueta quase cadavérica do rato do mato.

- Como faz para ter suas refeições fartas? - perguntou o ratinho faminto.

- Eu moro em uma casa onde não há impecilho para comer.

- Teriia a bondade de indicar este local?

Então, os dois foram para a residência; Mas, chegando lá o rato do mato levou um tremendo susto. Eis que bem perto de uma tigela de comida suculenta estava um gato gordo a dormir.

- Amigo, o que é isso? Disse-me que não havia problemas para se alimentar!

- E não existe. Olhe o gato. Ele está sempre de estômago cheio. Ele só come do bom e do melhor. Gosta de peixes e carne de primeira.

- É loucura fazer a aproximação - disse o rato do mato, acostumado a evitar predadores.

- Vou provar o que disse. Este bichano é dorminhoco, preguiçoso, ele não oferece nenhum risco.

Rapidamente, o rato gordo partiu das palavras à ação. E passou bem pertinho do gato gordo, quase entre seus fios do bigode, e sumiu para dentro da cozinha daquela casa. Ao retornar, trouxe um pedaço enorme de queijo, fez o mesmo trajeto, passando bem pertinho do focinho do bichano, que dessa vez abriu os olhos e acompanhou o caminhar do ratinho, mas sem se mexer um milímetro da sua posição confortável.

- Viu isso, caipira?! - disse o rato gordo.

- É inacreditável!

- Agora é sua vez, vá trazer o seu prato predileto.

- Não, não tenho coragem. Ele não deverá reagir bem se me ver. Vá você outra vez!

- Pois bem, covarde, lá vou eu!

Em desabalada carreira, o rato gordo foi pelo mesmo caminho. O gato abriu os olhos outra vez, e num lance muito rápido cravou suas unhas pontiagudas da pata esquerda sobre o rato confiante e o levou para dentro da boca.

 Trêmulo, e bem longe da cena trágica, o rato do mato pensou:

- Mais vale ser um rato magro do que um rato gordo na boca do gato! - e saiu daquele lugar.

Moral da estória: não vale a pena abusar da sorte.

E.A.G

sábado, 29 de outubro de 2011

Igreja Universal e o drive thru da oração



Na sexta-feira, 28 de outubro, um site de notícias, que se dedica a informar sobre o meio evangélico, lançou uma nota afirmando que a Igreja Universal na cidade Hoston, Texas,  Estados Unidos, lançou o sistema de drive-thru da oração. Pastores ficam em postos específicos para atender os membros dentro de seus veículos.

Segundo a Folha Universal, online, o site oficial da denominação, a prática começou em 2006 copiando igrejas americanas, cuja localização de templos estão à beira de grandes rodovias. Tal atitude empreendida pelos pastores da IURD é bem sucedida, ganhou a rápida adesão de muita gente, que recebe as orações e depois voltam para relatar durante os cultos as bênçãos que receberam. Desde 2010 semelhante modalidade de atendimento pastoral é utilizada em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

O termo "drive-thru" causa certa estranheza, e nem sei determinar se cabe nesta situação. E é justamente por causa deste termo que o assunto aguça nossa atenção.

E em se tratando de igreja, neste assunto de cristãos motoristas e oração de pastores oferecidas e feitas nas portas de automóvel, não consegui perceber a existência de prática de heresia. Não podemos nos esquecermos que orar fazendo intercessão pelo próximo é uma prova de amor. E amar e orar são as mais enfáticas orientações neotestamentárias feitas aos cristãos em geral.

Queira Deus que todas as denominações tenham pastores avivados no sentido de estarem dispostos a orar pelas ovelhas de Jesus Cristo diuturnamente, indo onde elas estiverem. E que nenhuma ovelha tenha que se submeter às agendas pastorais e nunca mais ouçam, "não é possivel atender agora, venha ao meu gabinete em dia tal e hora tal".

"Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" - Lucas 6.28;

"E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer" - Lucas 18.1;

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal" - 1 Pedro 3.12;

"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" - 1ª Coríntios 14.26;

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" - Tiago 5.16.

Outros textos bíblicos: Romanos 12:12; Efésios 6.18; Filipenses 4.6.

E.A.G.

Fonte: Folha Universal.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O amor de Deus ensinado para crianças



Deus não faz acepção de pessoas. Jesus veio para salvar a todos aqueles que o aceitem como único Senhor e Salvador. Ao lermos o livro de Atos, percebemos que o apóstolo Paulo foi chamado para evangelizar os gentios, os da incircunncisão.

Não nos esqueçamos: a salvação é para todo aquele que crê (João 3.16-18).

Como ensinar isso para as crianças?

Previamente, abra uma caixa de bombons e retire alguns deles, de maneira que o número de doces seja menos do que o número de crianças a quem se dirigirá. Diga aos pequeninos que você trouxe um prêmio para eles. Todos serão premiados pelo esforço e dedicação. Entregue a caixa a um deles e permita que cada um pegue o bombom que preferir. É evidente que faltarão alguns bombons. E os que não ganharam se entristecerão e reclamarão.

Pergunte o porquê das reclamações. Comente que é desagradável ver os outros se deliciarem com o chocolate enquanto apenas se observa. Quando os discípulos de Jesus deram o início ao "Ide", eles pregaram o Evangelho aos judeus. Houve uma discussão quando Paulo começou a evengelizar os gentios. Depois de uma longa conversa, eles reconheceram que o Evangelho é para toda a criatura.

Diga às crianças: Se vocês ficaram chateados por não terem acesso a um simples bombom, imaginem se não tivéssemos o direito de ouvir a mensagem da salvação? Deus é justo e jamais procederia dessa forma. Ele não faz acepção de pessoas.

Em seguida, peque os bombons que você retirou da caixa e entregue aos alunos que não receberam. Diga que eles que decidirão se querem ou não o bombom. Da mesma forma é o Evangelho. Você escolhe aceitá-lo ou não. Todavia, saiba que Jesus já o escolheu.

Fonte: revista Ensinador Cristão (CPAD). Ano 12; nº 45, página  31; coluna Boas Ideias, assinada por Luciana Gaby e Telma Bueno.

Artigo com pequeninas alterações, com vista a adaptar o conteúdo ao blog.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A formiguinha - produção Galinha Pintada



















.
Num tempo em que a erotização tem chegado à vida das pessoas em idade cada vez menor, uma das melhores dicas é desligar o televisor e colocar a criançada diante de vídeos como esse.



Fonte: Galinha Pintadinha

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Neemias e o Vale de Ono

"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." - 2 Timóteo 2.1-2.

Reflexão bíblica sobre a necessidade de cristãos diferenciarem elogio e lisonja.

Líderes e liderados precisam ter graça e discernimento para que possam resistir da forma correta aos ataques, às investidas malígnas. E também ter a capacidade de receber críticas justas, proferidas por servos de Deus (1º Crônicas 17.2; 2º Samuel 12.7-9; Salmo 141.5).

Quem se propõe a fazer a vontade do Senhor sempre encontra opositores. Foi assim com Neemias. Apesar dele possuir autorização do rei Artaxerxes para reconstruir os muros de Jerusalém, sofreu todos os tipos de ataques tentando impedí-lo de fazer a reconstrução. Ataques declarados e sutís, vindos de gente que era aparentemente amiga e de quem claramente era inimiga. Em determinados momentos palavras duras, e em outros palavras disfarçadamente gentís.

"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?" - Neemias 6.1-3.

Quando os inimigos de Israel viram que os muros de Jerusalém estavam erguidos, reuniram-se para aumentar o poder de oposição contra o povo de Deus. Tramaram novo plano contra a vida de Neemias, o líder da obra, analisando que sem liderança o trabalho não seria concluído. A tática era deixar de afrontar o povo de Deus de maneira aberta. Os inimigos se colocaram em posição aparentemente humilde, como se tivessem abandonado a inimizade e não mais quisessem impedir a finalização dos portões na muralha, que já estava concluída.

Gesém, o árabe, é mencionado no livro de Neemias, 2.19 e 6.1-2, como grande opositor do projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Duas peças, achados arqueológicos, o apontam como alguém que era muito influente na Arábia. O primeiro, é um memorial datado como “nos dias de Gesém (Jasm), filho de Shahru’” , e o segundo é uma taça de prata contendo inscrição dedicatória em aramaico, com os seguintes dizeres: “O que Qayany, filho de Gesém, rei de Quedar trouxe a Han Ilate”. Esse segundo dizer, de autoria de seu sucessor, o apresenta como chefe principal das tribos e dos negociantes do deserto de Quedar, do norte da Arábia. A História mostra que os árabes possuíram relações comerciais com os reis persas a partir de 525 a.C., quando invadiram o Egito. Essas informações trazem luz à queixa de Gesém encontrada em Neemias 6.6. Ele teria seu campo comercial diminuído com a reconstrução dos muros.

O nome Tobias, em hebraico significa "Jeová é bom". Possivelmente seja a mesma pessoa descrita em Esdras 4.7, pois Tabeel é a forma aramaica para escrever "Jeová é bom". Ele era governador de Samaria, embora no capítulo 2, verso 10 do livro de Neemias, lemos "o servo amonita". Acredita-se que ele tenha sido um escravo liberto que obteve grande ascenção social em Amom. Fez aliança com Sambalate com a intenção de evitar que os muros de Jerusalém fossem levantados. Certamente porque perderia controle político e privilégios na região.

Sambalate é um nome de origem babilônica, significa "o deus lua deu vida". Ele é identificado como de origem horonita, talvez porque tenha vivido em Bete-Horon, proximidades de Jerusalém. Ele já era uma personalidade importante no mundo político de Samaria quando Neemias empreendeu a reconstrução dos muros. Sua tendêcia à política era grande, pois  levantou calúnias inteligentes, como a mentira de rebelião de Neemias contra o rei Artaxerxes, tentando colocar todo o poderio do monarca contra o servo de Deus. Os papiros de Elefantina informam que ele exerceu posto de governador de Samaria em 445 a.C, e que teve dois filhos com nomes hebreus, Selamias e Delaías. Tais nome podem ter sido dados devido sua convivência muito íntima com os judeus, ter se casado com uma  hebréia, pois foi até genro de familiares de sacerdote (Neemias 2.19; 13.28).

Tobias e Sambalate se esforçam ao máximo para prejudicar Neemias, até contrataram Semaías, para convidá-lo a uma conversa fora de hora dentro do templo, portanto com intenções suspeitas (Neemias 6.10).

Segundo J.I. Parker, no livro Neemias - Paixão pela fidelidade, Sambalate e Gesém fizeram um convite cortês, para que Neemias pensasse que o objetivo da conferência de alto escalão fosse declarar paz entre eles e assim comparecesse  ao encontro. Parecia uma reunião de ato político, uma concessão de perdedores que reconheciam a parte convidada como vitoriosa, o reconhecimento oficial de Neemias como governador de Jerusalém.

O local do encontro era terreno neutro, ficava na metade do caminho entre Jerusalém e Samaria, o Vale de Ono, aldeia construída por Semede, descendente de Benjamim, depois perdida e recuperada pelos benjamitas após o exílio (1º Crônicas 8.12; Neemias 11.33-35).

Packer comenta mais sobre esse episódio: "Lisonja e vantagem imaginária tem sido sempre uma potente combinação para virar a cabeça de pessoas. A cabeça de Neemias, porém, como demonstra a réplica, não foi virada."

Neemias era prudente e perpicaz, percebeu a estragégia ardilosa de seus oponentes, não caiu na cilada. Caso tivesse aceitado o convite, todos os seus liderados também abandonariam seus postos, pois saberiam que ele teria cedido aos desejos dos inimigos.

O posto de liderança é um posto de visibilidade. Crianças, jovens, gente madura, pessoas não convertidas e neófitas na fé observam os líderes. A credibilidade precisa ser cuidada. Quando alguém que está na frente da obra deixa seu posto para entrar em conferência com ímpios, o provável desastre é iminente, porque a imagem torna-se maculada, e é preciso abster-se até da aparência do mal ao assumir o ministério cristão (1ª Tessalonicenses 5.22).

O projeto de Neemias era terminar a obra. Cercar a cidade onde Deus poderia ser adorado dentro do templo. Façamos isso também, cuidemos para que os inimigos de nossas almas não nos distraiam, com aspereza ou palavras brandas, quanto ao dever de adorar ao Senhor.

E.A.G.

Consultas: Dicionário Bíblico Universal de Buckland (Editora Vida); O Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova); Revista Ensinador Cristão - ano 12; nº 48; página 5 (CPAD), Lições Bíblicas / professor - 4 º trimestre de 2011 - lição 5: A Conspiração dos inimigos contra Neemias, páginas 33-40 (CPAD).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Igreja Pentecostal Deus é Amor Templo sede SP

Divulgação: IPDA

Avenida do Estado, nº 4.568 - São Paulo - SP

Veja mais neste blog:



Conversão - de quem é o mérito?



Diz a Bíblia:

"O fruto do justo é árvore da vida; quem ganha almas sábio é" - Provérbios 11.30.

Uma pessoa avivada espiritualmente, mesmo sem grande conhecimento teológico é cheia de iniciativas evangelísticas. No seu meio social, quando encontra oportunidade propícia, fala sobre o plano da salvação para todas as almas. Em rodas de amigos, em conversas informais, olhos nos olhos. Então, algumas delas aceitam o convite dele e vão à igreja. E nos cultos algumas dessas pessoas convidadas aceitam o convite para servir a Jesus Cristo após ouvir o preletor fazer a exposição da Palavra de Deus. No outro culto, o mesmo preletor usa o microfone e contabiliza o número de pessoas que se renderam ao Senhor por intermédio do seu ministério da pregação.

Quem ganhou essa alma?

Quem participa de todas as etapas de uma conversão é apenas o Espírito Santo e a pessoa que abre o coração para Jesus Cristo.

"Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" - Efésios 4:10-13.

Não é necessário ter o título de evangelista para evangelizar. O título nada mais é do que o reconhecimento humano sobre o dom que Jesus dá aos seu servos. Nem todos os evangelistas possuem credencial de igrejas.

Repare bem, frisei cinco funções. E cada uma delas têm finalidade específica.

Os apóstolos (que significa missionários) e os evangelistas são as pessoas que Jesus preparou para anunciar às almas que estão no mundo sobre o amor de Deus e a chance de serem salvas. Elas possuem o dom para fazer isso.

Por sua vez, pastores e doutores são àqueles que Jesus colocou na Igreja para fazer com que todos os convertidos cresçam na fé através do conhecimento da Palavra de Deus.

E os profetas? Eles têm o ministério entre os dois estágios das conversões. Do evangelismo e do discipulado, sendo que a mensagem que ele entrega é dirigida aos apóstolos, evangelistas, pastores, doutores e até para quem seja profeta.

"Eu plantei, Apolo regou mas Deus deu o crescimento" - 1ª Coríntios 3.6.

O apóstolo Paulo mostra que na grande vinha do Senhor não participamos de todas as etapas, desde a evangelização até o amadurecimento de um cristão. Façamos a nossa parte com excelência, seja o evangelismo ou o discipulado.

Os estágios espirituais que as almas passam são da responsabilidade de Deus, é Ele quem dá o crescimento aos que se convertem a Jesus Cristo. O cristão deve lançar a rede com confiança, afinal, está a serviço de Deus.

É preciso lançar redes, com e sem títulos, sem buscar o reconhecimento pessoal aqui na terra. Nenhum cristão deve preocupar-se com os créditos da pescaria. O louvor de homens não têm valor, são como jóias falsas. A recompensa verdadeiramente valiosa nos aguarda no céu.

Enfim. toda Igreja avivada evangeliza, faz missões. Se não houver amor pelos perdidos, se não houver nos cristãos o objetivo de ganhar almas para Deus, o avivamento não é verdadeiramente espiritual, é ajuntamento e emocionalismo coletivo, não é o mover de Deus no meio da congregação.

E.A.G.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Thomas Edison: Haja luz!

Imagine-se no breu noturno.

Thomas Edison é considerado inventor da lâmpada incandescente.  Isso se deu em 21 de outubro de 1879. Mas ele não ficou só na lâmpada, também é responsável pela criação da Usina de Energia Elétrica, que leva a possibilidade de você apertar o interruptor da sua casa e ter o ambiente iluminado.

Muitos ainda não sabem. Ele era crente na existência de Deus. Graças a inteligência desse homem, todas as noites são iluminadas, existem lâmpadas acesas em praticamente todos os cantos do planeta. Seu empreendedorismo inventou muitas coisas e melhorou inventos de outros.

Pense no cinema, ele inventou as câmeras. E até rodou alguns filmes à Sétima Arte. Pense na música, ele inventou a vitrola - aquele aparelho que rodava discos e transmitia os sons.

E pense também na  fotografia, automóvel e telefone. Comprovadamente, ele é o responsável por melhorias consideradas importantíssimas nesses inventos de outras pessoas. A contribuição deste crente no Criador da luz revolucionou os avanços científicos em muitas áreas da sociedade moderna, sendo o campo da energia elétrica a principal delas.

Ativistas do ateísmo afirmam que Edison era ateu.  Sem uso de enciclopédias que contenham reconhecimento internacional, por exemplo, a Barsa, Larousse, Cambridge, Webster ou outra com o mesmo calibre, fazem tal afirmação. As afirmações parecem extraídas de rascunhos de gaveta. Coisas de comportamento movido por arroubos de adolescentes desesperadamente improvisadores, de uma juventude que não estuda mas gosta de manter pose de intelectual usando óculos sem recomendação do oftalmologista.

E.A.G.

domingo, 23 de outubro de 2011

Os pés descalços de Demi Moore

Demi Moore exibe os pés no seu Twitter.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" - Efésios 6.13-16.

Pssados tantos anos, ainda há quem se lembre de Molly Jensen, a jovem que enviuva ao retornar do teatro para casa após assistir Hamlet com seu marido. O filme Ghost - Do Outro Lado da Vida, de 1990, é um dos filmes que marcou a carreira de Demi Moore.

Há quem diga que vida imita a arte. E, o lado triste que vejo nessa atriz é a sua vida conjugal. Primeiro, casou-se com o ator  Emílio Esteves, em seguida com Bruce Willis e depois com Ashton Kutcher.  Não é feliz nos casamentos?

Sei que o tema casamento é muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que se casaram e estão vivendo uma união complicada, ou já estão separadas do primeiro companheiro e unidas em novo relacionamento conjugal.

Não quero julgar ninguém. Há quem esteja em novo matrimônio e já geraram filhos e filhas. Este assunto envolve muita gente! Mas, não posso deixar de lembrar que foi Deus quem criou o casamento e disse "o que Deus uniu o homem não deve separar". E Jesus Cristo confirmou essas palavras em seu ministério. Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-6.

A Palavra de Deus não pode ser relativizada. "Uniu", em hebraico, é uma palavrinha que significa "unicidade", que significa algo que está fundido, impossível de ser separado.

É importante lembrar que o Senhor não leva em consideração o tempo da ignorância de ninguém! Muitos casais se casaram pela segunda vez sem que soubessem o que Deus pensa sobre a situação.

Infelizmente, em nossa sociedade, entre as pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, o casamento tem se banalizado, o divórcio tem aumentado. Alguns olham para uma pretendente e dizem: "olha lá a minha futura ex-esposa!"

Está cada vez mais fácil haver separações. E quem se separa não pretende viver só.

E.A.G.

sábado, 22 de outubro de 2011

ONU pede liberdade de Yosef Nadarkhani


Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011.

Representante especial das Nações Unidas apelou publicamente ao governo iraniano para libertar O Pastor Youcef Nadarkhani, que enfrenta a pena de morte por se recusar a negar sua fé em Cristo.

Relator Especial da ONU, Ahmed Shaheed manifestou preocupação expressa sobre repetidas violações do Irã aos direitos humanos em um discurso na quinta-feira, 21, para a Assembléia Geral Social, Comissão Humanitária Cultural, também conhecida como a Terceira Comissão.

"Estamos particularmente perturbados por uma recente decisão do Supremo Tribunal sustentando uma sentença de morte para Yousef Nadarkhani, um pastor protestante que supostamente nasceu de pais muçulmanos, mas se converteu ao cristianismo quando tinha 19 anos", disse Shaheed.

Shaheed também falou à comissão sobre as tentativas do poder judiciário iraniano para calar os advogados que ajudam os seus clientes.

Ele disse que o advogado Nadarkhani, Mohammad Ali Dadkhah, foi condenado a nove anos de prisão.

A maioria dos advogados no Irã são acusados ​​de agir contra a segurança nacional, de insultar o Supremo, e divulgar propaganda contra o regime, de acordo com Shahee.

O ACLJ está trabalhando para Nadarkhani ser liberado. O grupo disse que a crescente pressão internacional ajudou a manter o pastor.

O executivo-chefe da ACLJ, Jordan Sekulow, disse que as dificuldades têm surgido da acusação iraniana no caso do pastor de 34 anos de idade, porque não se encaixa na definição de um apóstata de acordo com a lei iraniana.

Até agora, cerca de 200.000 norte-americanos assinaram o pedido ACLJ pedindo para Hillary Clinton, secretária de Estado, pressionar o Irã a libertar Pastor Nadarkhani.

Yosef Nadarkhani e a perseguição religiosa do Islã


A perseguição que cristãos sofrem em países cuja maioria é de religião islâmica é grande. O Pr. Yosef Nadarkhani é um entre muitos cristãos evangélicos perseguidos e presos.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Yosef Nadarkhani e sua família

O Pr Yosef Nadharkhian, iraniano, está preso e sentenciado a morrer numa forca porque pregou o Evangelho e não negou a Jesus Cristo, lá no Irã.  Ele é casado e tem dois filhos.

Você não pode estar em pessoa visitando-o na prisão, mas pode estar junto em alma e espírito, ou seja, no mesmo propósito! Saiba como em http://www.ubeblogs.net/2011/10/pastor-youcef-nadarkhani-saiba-como.html

Peço a gentileza para que se faça dois exercícios mentais.

1º - Coloque-se no lugar da esposa

2º - Coloque-se no lugar de uma dessas crianças.

A família sofre muito, pois precisam dele. A dor da ausência temporária e a sombra do destino iminente de um fim trágico deve ser cruel.

A solicitação de execução é por perseguição religiosa. De muçulmanos iranianos contra cristãos na esfera política. A nossa oposição, no Brasil e outras partes do mundo quebra a força dos algozes fanáticos e torna a sociedade cristã iraniana mais livre para apresentar Jesus no Irã.

É claro que o pastor Yosef Nadaskhian não tem medo de morrer. Ele conhece a história de seu país, que já levou à forca diversos pastores, inclusive pastores da Assembleia de Deus. Ele, mesmo sabendo dessas mortes, em três circunstâncias diferentes, diante de juízes fez veemente afirmação que não negaria sua fé em Cristo.

Os evangélicos brasileiros, gozando de liberdade religiosa, com acesso à fartura da Palavra não conseguem imaginar a realidade da Igreja do Senhor no Irã, não conhece a angústia da situação que vive a família Nadarkhian. É muito triste o que eles vivem! Que Deus abençoe o irmão Yosef e sua família com a fortaleza da presença do Espírito, os conforte até a chegada do livramento.

E.A.G.

Pr Yosef Nadarkhani: ajude-o a viver

Jesus disse: "estive preso e não me visitaste" (Mateus 25:43).

O Pr. Yosef Nadarkhani foi preso e setenciado a morte no Irã. Por quê?  Por pregar o Evangelho de Cristo e recusar-se a negar o Mestre.

Ore por ele e por sua família. Ajude-os.

Você não pode estar em pessoa visitando-o, mas pode estar junto em alma e espírito, ou seja, no mesmo propósito! Saiba como em http://www.ubeblogs.net/2011/10/pastor-youcef-nadarkhani-saiba-como.html

Tomo a liberdade de pedir a todos que sigam as instruções do link e depois reproduzam este conteúdo pelos meios de comunicação que estiverem ao alcance.

E.A.G.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bebês sextuplos de Ohio EUA



Garotos: Rozonno Jr; Isaac, Josiah, Elijah. E as meninas: Madison e Olivia.

A família MacGhee é uma prova de amor. Após os médicos descobrirem que eram seis fetos, sugeriu que fosse feito aborto, para diminuir os riscos de morte de Mia, a mãe da prole. Ela recusou-se e o marido Rozonno a apoiou na decisão. A coragem dessa mãe é impressionante e merece todos os parabéns. Antes da gestação dos seis filhos, o casal havia tentado gerar e houve gravidez de gêmeos com nascimento prematuro, e os bebês faleceram.

"A mulher sábia edifica sua casa" - Porvérbios 14.1. Acho importante divulgar essa história, de uma mãe que não rejeitou as vidas que Deus permitiu virem ao mundo através de seu útero.

Ao observar os rostos dessas crianças, vemos estampado neles o sentimento de satisfação. É uma imagem muito bonita!

Os sêxtuplos nasceram em junho de 2010 e ficaram em observação no hospital até o mês de setembro daquele ano. Moram em Ohio, Columbus. O nascimento deles causou comoção na comunidade americana. Eles ganharam desde fraldas descartáveis,  veículo com capacidade para 15 passageiros, e até bolsas de estudo universitário.

E.A.G.

Kadafi pode estar preso ou morto

A cidade de Sirte, cidade natal de Muammar Kadafi está totalmente tomada e está declarado que a guerra acabou.

A Reuters anuncia prisão de Muammar Kadafi na Líbia, segundo informação de um militar do Conselho Nacional de Transição (CNT). Ele teria sido ferido em Sirte e morrido quando levado para um lugar secreto.

A ocorrência da morte, a ser confirmada, para os cidadãos lídios já é considerada como um feito tal qual a queda das torres do Word Trade Center. A OTAN confirma que fez bombardeios contra um comboio de veículos militares e também contra uma casa, onde Kadafi estaria refugiado, confrontos próximos do local onde se diz que Kadafi foi antingido.

Há versões afirmando que os rebeldes da CNT o teriam ferido em uma residência, ferido à bala, por volta da meia-noite.

Sobre a morte do ditador, as informações são desencontradas e ainda não são oficiais. Diz-se que foi capturado ferido, e, ainda, que estaria morto.

Assim como ocorreu no caso de Bin Laden, circula uma foto em redes de televisões cuja imagem parece ser de um cadáver do ditador.

O ditador havia declarado que não sairía de Sirte: "Não sairei da terra que nasci, não sou covarde, não sou mulher".

Hillary Clinton esteve em Tripoli ontem, numa visita surpresa. E em breve pronunciamento hoje, já nos Estados Unidos, afirmou que  busca informações oficiais.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobre casamento e divórcio

Sei que o tema casamento é muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que se casaram e estão vivendo uma união complicada, ou já estão separadas do primeiro companheiro e unidas em novo relacionamento conjugal.

Não quero julgar ninguém. Há quem esteja em novo matrimônio e já geraram filhos e filhas. Este assunto envolve muita gente!

Mas, não posso deixar de lembrar que foi Deus quem criou o casamento e disse "o que Deus uniu o homem não deve separar". E Jesus Cristo confirmou essas palavras em seu ministério. Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-6. A Palavra de Deus não pode ser relativizada.

"Uniu", em hebraico, é uma palavrinha que significa "unicidade", que significa algo que está fundido, impossível de ser separado.

É importante lembrar que o Senhor não leva em consideração o tempo da ignorância de ninguém! Muitos casais se casaram pela segunda vez sem que soubessem o que Deus pensa sobre a situação.
Infelizmente, em nossa sociedade, entre as pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, o casamento tem se banalizado, o divórcio tem aumentado. Alguns olham para uma pretendente e dizem: "olha lá a minha futura ex-esposa!"

Está cada vez mais fácil haver separações. E quem se separa não pretende viver só.

Repito, este assunto é bastante delicado.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. " - Lucas 21.33.

" 'Eu odeio o divórcio' ", diz o Senhor, o Deus de Israel." - Malaquias 2.16.

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." - Mateus 19:6.

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério."
Mateus 5:31-32.

"Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera." - Romanos 7:2-3

"Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado." - Provérbios 13:13.

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso."
Provérbios 30:5-6.

"Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro." -  Apocalipse 22:18-19.

E.A.G.

Textos bíblicos extraídos da tradução Nova Versão Internacional (NVI).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Violência doméstica

A violência doméstica prejudica a todos.
A violência sempre é uma opção errada para resolver problemas.

Seja a violência do marido contra esposa, da esposa contra filhos, filhos contra pais, mulher contra homem. Agredir é sempre um recurso equivocado.

Toda modalidade de violência é um grande equívoco, inclusive a violência do tipo verbal, porque o xingamento quase sempre é o agente motivador de espancamento.

Causa e consequência

Pesquise e descubra: na maioria das vezes, pessoas agredidas com socos, pontapés, armas brancas ou armas de fogo, antes de apanhar abriram a boca proferindo palavrões contra o agressor ou agressora. A pessoa vítima da violência também é uma algoz, pois usou palavreado chulo, feio, desrespeitador.

Não digo que em todos os casos o motivo da violência entre casais é o palavreado das esposas, digo às vezes.

Quando vejo matérias na televisão cuja pauta é esposa agredida, fico me perguntando  o que aconteceu antes do primeiro tapa. Eu acho tremenda falta de sabedoria a esposa xingar o marido, porque ela está incentivando espancamento contra si. Nem todos os homens são fortes psicologicamente para ouvir ofensas e serem equilibrados a ponto de não partirem para a força bruta.
Este erro de convivência que eu menciono é muito comum... Infelizmente!

Vis a vis

Na minha jornada cristã, já tive algumas oportunidades de fazer aconselhamento de casais. Neste mês eu estive na residência de um casal cuja mulher havia sido espancada pelo marido e fiz um discurso para lá de pesado contra o agressor (por sinal dois adolescentes com um bebê!).
Depois de conversar sobre algumas coisas referentes à área particular do casal, levei o agressor para um canto à sós e perguntei a ele se ele amava sua esposa, e ele afirmou que sim, então lhe disse: "Você precisa valorizar a sua companheira, deve dizer a ela palavras que a façam entender o valor que dá a ela. Amar nunca é só dizer 'eu te amo'. Amar é tratar bem, é ser amigo sempre, é ter ações que ajudem e protejam."

A Bíblia Sagrada está repleta de sabedoria

É válido lembrar que tanto o machismo quanto o feminismo são péssimos para a vida dos casais. Deus não criou homens machistas e nem mulheres feministas. Deus criou homens machos e mulheres femininas, e os casais se comportando dentro dessas características, e ao mesmo tempo dando atenção aos conselhos bíblicos,  conquistam boa convivência dentro do lar.

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira." -  Provérbios 15:1 (NVI).

"Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas" - Colossenses 3.8-9 (NVI).

Driblando a violência doméstica em lares parcialmente evangélicos

Para evitar violência dentro do lar, motivada por perseguição religiosa, o apóstolo Pedro instrui as esposas, casadas com maridos não convertidos a Jesus Cristo,  que o Evangelho seja pregado sem uso de palavras, apenas com atitudes. A instrução também serve para maridos e aos relacionamentos de filhos com seus pais.

"Do mesmo modo, mulheres, (...), a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês."  -1ª Pedro 3:1-2 (NVI).


Sobre a Lei Maria da Penha

As autoridades são ministros de Deus. Ninguém despreze as autoridades, que todos façam uso delas com sabedoria.

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá” – Romanos 13.1-3 (NVI).

É importante lembrar que a Lei Maria da Penha existe, que foi criada para proteger mulheres espancadas. Entretanto, é preciso reconhecer que esta Lei não é perfeita. Existem diversos casos em todo o Brasil de mulheres que recorreram à delegacia evocando essa Lei, entretanto, o espancador crápula continuou em liberdade, voltou e matou a esposa.

Ame e confie em Deus. Confiar é praticar as diretrizes da Palavra de Deus. Quem diz "eu confio em Deus" mas não pratica o que a Palavra manda se contradiz entre palavra e ações.

Recado às mulheres evangélicas espancadas:

É importante reconhecer que a Palavra de Deus não é um livro de retóricas, um conteúdo de palavras mortas. Pratique a Palavra de Deus, nunca a troque por filosofias humanas. A pessoa praticante da Palavra de Deus está ao lado de Deus e recebe a proteção dEle.

Leia a Bíblia, pratique-a sempre, e confie no que está escrito nela: Salmo 119-110; Hebreus 4.12; Jeremias 23.29; Isaías 55.11; Jeremias 39.11; Filipenses 4.7.

A Palavra de Deus ilumina a mente, é viva e eficaz e penetra até a divisão da alma e do espírito, é mais poderosa que a marreta que quebra as mais duras rochas; nunca volta vazia para Deus, cumpre os objetivos do Senhor em nossas vidas. E os pensamentos de Deus para nós são de bem e de paz.

Utilize sua fé em Cristo, a fé em Cristo não é lixo inodoro, Deus está de olhos abertos e está bem próximo de todos os aflitos que o buscam com confiança.

Sangue? Mulheres cristãs espancadas?

Eu tenho, aproximadamente, 28 anos como crente evangélico, sou paulista e paulistano, moro na Capital do Estado, e até hoje ainda não vi casos de esposas evangélicas terrivelmente espancadas como a foto publicada  neste artigo. Graças a Deus!

Mas, segundo me contam, não digo ser verdade ou mentira, existem casos assim nas famílias evangélicas lá no nordeste, em Pernambuco. São homens que passam a frequentar igrejas mas que não se converteram a Jesus Cristo. 


O marido deve tratar a esposa com o mesmo amor que Jesus Cristo trata a Igreja (Efésios 5.25; Colossenses 3.19).

E os filhos?

Nas crises, as dores dos filhos nunca devem ser esquecidas. As crianças são as pessoas que mais sofrem quando existe desentendimentos dos pais!

Trato pastoral em tempos de crises

A esposa espancada, sendo cristã, deve procurar seu pastor em situações de crises sérias. O pastor está do lado da paz no lar. Quando o pastor fica ciente da falta de paz, ele ora em busca de uma solução. E quase sempre, se a esposa espancada preferir, conversará com a esposa do pastor e não com ele. E querendo, marido e esposa conversarão juntos no gabinete pastoral.

Procurar ajuda de pastor não significa que o espancador não deve ser levado à polícia e nem que deve. Cada caso é um caso, e deve ser analisado dentro da sua especificidade.

Conclusão

Não dou razão para quem espanca e nem para quem xinga.


Como cristão, sou uma pessoa imparcial ao usar conteúdo bíblico. Dirijo a Palavra de Deus como ela é, seja para uso em caso pessoal ou em caso de terceiros, pessoas próximas ou distantes. As Escrituras são dirigidas a todos, aos de perto e aos de longe. E sempre com objetivo de edificação espiritual. Na hipótese de uma crise como essa entre casal que eu conheço, trataria o caso como eu escrevi. Diria as mesmas coisas, pois a Palavra de Deus é útil tanto para pessoas que estão em meu círculo pessoal quanto para aquelas que não estão.

E.A.G.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Qual é a origem dos negros?

"Como se explica a existência das raças em todo o mundo, mormente no que tange à cor preta da pele?"

Sobre a origem das raças, existem inúmeras opiniões de escritores, antropólogos, sociólogos e biólogos, tentando responder a estas perguntas, mas preferimos ficar com a Bíblia, que ensina que todos os homens são descendentes de um casal único. Depois do Dilúvio havia só uma família sobrevivente - a de Noé, o qual teve filhos: Sem, Cão e Jafé. Os filhos, netos e bisnetos do patriarca bíblico constam dos capítulos 10 e 11 de Gênesis, sendo, portanto, os nossos ancestrais: Atos 17.26.

A divisão nas Escrituras é esta: de Sem derivam os semitas, dos quais o Senhor Jesus, segundo a carne, descende. Eles habitavam na Ásia e são conhecidos pelo zelo religioso que possuíam; os cananitas (provenientes de Cão) viviam, via de regra, no continente africano, e distinguem-se pela sua pujança física; os descendentes de Jafé, que, após a confusão das línguas (Gênesis 11.1-9), emigraram para a Europa. Esta raça é caracterizada pela atividade intelectual.

Quanto à diferença de cor, todos somos seres humanos, criados por Deus, descendentes de Adão e Eva, mas existem pigmeus e gigantes, negros, brancos e amarelos. Portanto, tentar explicar esta coloração, por especulações antropológicas e biológicas, não passa de uma tentativa infundada.

Ressaltamos, ainda, que, para explicar a cor dos homens pela maldição de Noé, proferida sobre Canaã, ou pelo sinal que Deus colocou em Caim, não passam essas teorias de hipóteses inócuas, sem nenhuma concordância com o ensino das Escrituras Sagradas.

Alguns tomam outra posição, afirmando que o clima, o ambiente, a alimentação, a educação e outros fatores, influenciaram no aspecto da cor. Mas a Bíblia Sagrada no seu escopo global mantém a divisão de Gênesis, não entrando no mérito da questão nem no âmbito discriminativo dela.

Com efeito, lemos no Novo Testamento de um descendente de Cão salvo e batizado (Atos 8.26-40); de um semita de nome Saulo (Atos 9) e de um descendente de Jafé. todos convertidos e batizados.

O prezado leitor tem de convir em que, se invertêssemos a pergunta sobre a coloração branca, teríamos os mesmos problemas, as mesmas interrogações e especulações. O jornalista e escritor Miguel Vaz, no seu livro "Um caminho para os jovens", analisa o assunto dizendo:

"Não há, de fato, uma opinião firmada, quanto à cor da pele dos homens, nas Escrituras, mesmo porque a Bíblia não cita textualmente pessoas de pele clara ou escura, a não ser em Cantares de Salomão, onde aparece a morena, e isso metaforicamente. Mas moreno não é negro. A sabedoria de Deus não revela esse assunto, justamente para evitar polêmicas sobre a cor da pele dos seus servos e para mostrar que em Deus não há acepções de pessoas."

Fonte: A Bíblia Responde, livro publicado pela Editora CPAD via site Ministério CACP.

domingo, 16 de outubro de 2011

Depois do Dia das Crianças...


O Dia das Crianças passou. Sabemos que a data foi criada para celebrá-las e presenteá-las. Mas, de dependesse de mim, os 365 dias do ano seriam dias dedicados para a criançada, e todos os dias poderíamos dizer “feliz Dia das Crianças”, pois merecem ter uma infância feliz. Ao dar atenção especial a elas somente no dia 12 de Outubro, é o mesmo que depreciá-las. Os pequeninos são pessoas boas, não guardam rancor, o coração deles são vasos puros. São prioridades no Reino de Deus.

É compreensível desejar que Deus abençoe em especial aquelas crianças que fazem parte das nossas famílias, os nossos filhos e filhas, sobrinhos e sobrinhas, netinhos e netinhas. É um prazer ter as crianças ao nosso redor. Por representarem o futuro, precisamos interceder por todas as crianças, de perto e de longe. Então peçamos que Deus abençoe todas as crianças do Brasil e do mundo. Intercedamos por elas para que cresçam e sejam cidadãos de bem.

É obrigação dos pais levar os filhos ao conhecimento da Verdade. Jesus Cristo aos doze anos fazia doutores da lei se espantarem com sua sabedoria. Toda criança merece encontrar na Palavra de Deus a fonte desta sabedoria. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22.6).

Sem nenhuma radicalização, sem nenhum fanatismo, o melhor presente que a criançada precisa ganhar é Jesus Cristo. Não podemos roubar delas a oportunidade de realizar algo que seja edificante. É atribuição dada por Deus a todos os pais evangélicos fazer a apresentação do Salvador aos seus filhos, pregar o plano da salvação para eles. Tal apresentação é propiciar a verdadeira felicidade ao coração infantil. "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue? - Romanos 10.14.

A criançada merece receber mais do que brinquedos. Precisa vivenciar cultos adaptados à mente infantil delas, ter literatura com aplicação pedagógica que as faça entender o quanto antes quem são e quem Deus é para elas.

Já se foi aquele tempo de diáconos carrancudos, que ficavam nos cultos puxando orelha de crianças... Aliás, algum tempo atrás, soube de um desses diáconos do meu tempo de infância. Ele havia se desviado, estava vivendo com uma pessoa em adultério, e morreu embriagado.

Infelizmente, tenho visto poucos adultos sendo exemplos aos pequeninos. Muitos avós, pais e tios, são incapazes de pregar sobre o Salvador com as suas vidas. Falam de Cristo, mas não vivem o que falam, então, as palavras proferidas por eles não são recebidas com o valor que elas possuem.

As crianças merecem investimentos, receber atenção maior nas igrejas evangélicas. Mas é costume dar mais atenção aos jovens do que a elas. Sabemos que os jovens merecem atenção também. A observação é no sentido de que se cuidamos das crianças, quando elas forem adolescentes inspirarão menos preocupação. Plantando a Palavra de Deus no coração infantil, faz-se boa colheita.

É de muita importância realizar reuniões cujo público-alvo seja as crianças. Tais eventos são oportunidades de contar histórias bíblicas a elas, apresentar estudos bíblicos no ritmo que elas são capazes de absorver, deixá-las cantar hinos, e ao final de tudo oferecer doces e lanches, sucos e refrigerantes. Com o passar do tempo, elas associarão os momentos felizes com a ideia que servir a Deus é muito bom!

Ainda quanto aos cultos realizados especificamente com a criançada, o que parece acontecer em quase todos os lugares é que os adultos deixam suas crianças nas igrejas aos cuidados de monitoras (tias) e voltam ao término da reunião para levá-las de volta para casa. Penso que, na medida do possível, os pais evangélicos devem se deixar ser vistos por seus filhos em suas apresentações nos templos. Os pequeninos gostam de ser observados por seus pais em encenação de peças teatrais, durante a leitura de um versículo, ao cantarem louvores. Seja lá no púlpito ou em departamentos, seja em cultos tradicionais ou em cultos do Dia da Criança ou Escola Bíblica de Férias, a interatividade familiar é importantíssima.

Observe com atenção o conteúdo que a grande mídia fala sobre as crianças nos dias anteriores aos 12 de Outubro. Nesta época, se tudo o que é dito fosse com seriedade, se representasse compromisso verdadeiro, em nossa sociedade não existiriam tantas crianças abandonadas nas ruas, sem escola, sem lares.

Deus abençoe a todos os pequenos do nosso país com um encontro com Jesus Cristo.

“E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe." - Mateus 18.2-5.

Viva o Dia da Criança, de 1º de janeiro a 31 de dezembro!

E.A.G.

sábado, 15 de outubro de 2011

Adventistas profetizam que Jesus voltará em 15 de outubro de 2011

A seita chamada “A Verdade Eterna” também chamada de “Sentinelas da Divindade”, um grupo ligado a igreja Adventista, está colocando anúncios pela Espanha, América Latina e também nos Estados Unidos anunciando que o fim do mundo acontecerá no dia 15 de outubro.

Eles acreditam em um estudo que marca o dia 15 de Tishri de 2011 acontecerá a vinda de Cristo à Terra, fato que virá acompanhado do fim do mundo, ou o fim de uma era.

O grupo não acredita na Trindade e pede para que todos que tenham o interesse de participar do grupo também neguem a Trindade. Em uma dos outdoors está escrito “Nem 3, Nem 1. São 2 Deus Pai e Deus Filho”, eles ensinam que o Espírito Santo é o próprio Cristo e por isso são apenas duas pessoas.

Na página virtual da entidade é possível encontrar vídeos, documentos, revelações e “toda a verdade que não foi revela”. No site www.laverdadeterna.com também encontramos eventos mundiais considerados como um prelúdio do fim do mundo como as viagens do Papa em um dia, a fumaça e chamas “de origem inexplicável” e outras notícias.

Fonte: Gospel Prime 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bíblia, a mais importante ferramenta da Escola Dominical


Por Jefferson Magno Costa

A Bíblia deve continuar sendo ou tem que tornar-se a ferramenta número um de todo professor de Escola Bíblica Dominical. Isso parece ser uma declaração do óbvio, mas nunca a repetição do óbvio foi tão necessária diante da realidade que estamos vivendo.

Vigora uma grave situação no cenário cultural contemporâneo do nosso país e do mundo: enquanto os acessos à informação e os recursos para a aquisição ou produção do conhecimento se multiplicam, têm crescido em nossa sociedade o distanciamento da Bíblia e o desinteresse por ela como fonte de cultura e regra de fé.

Esse fenômeno, algumas vezes sutil e silencioso, outras vezes visível e declarado, tem-se manifestado preocupantemente tanto nos meios culturais seculares como dentro de muitas de nossas igrejas, atingindo principalmente as novas gerações. É um problema perante o qual nenhum de nós deve ficar indiferente.

Diante desse quadro, nossa missão mais urgente, como pastores ou professores, como líderes evangélicos ou educadores, e especialmente como pais, é resgatar a imensa importânca e o altíssimo prestígio dos quais a Palavra de Deus é digna e dos quais sempre usufruiu ao longo dos séculos.

Por isso, é necessário que todo professor de EBD considere, conheça, ame e use a Bíblia como sua ferramenta número um, tanto em sala de aula como em sua vida particular.

A Bíblia é o mais extraordinário livro já publicado em toda a história. É o mais rico e eficaz instrumento disponivel no mundo para o embasamento cultural do ser humano, para a sua educação, e o único que apresenta o verdadeiro plano de salvação eterna que Deus traçou para a humanidade.

Ela foi o primeiro livro a ser impresso na Europa, em 1456. imediatamente após Gutemberg ter criado os tipos móveis que originaram a imprensa. É o livro mais traduzido, mais vendido e mais lido em todo o mundo.

E todos nós, pastores, professores, pais e educadores, que atuamos neste país temos alguns motivos a mais para celebrarmos o fato de sermos evangélicos brasileiros.

Considere os seguintes dados:

• O Brasil é hoje campeão mundial de impressão de Bíblias. No  dia 10 de junho de 2011, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou a marca de 100.000.000 (cem milhões) de Bíblias impressas. Isso ocorreu no espaço de tempo de 16 anos.

• A quantidade de papel que a SBB usa para imprimir Bíblias, 400 toneladas, é suficiente para dar sete voltas e meia ao redor da terra. O Brasil tem exportado Bíblias para 105 países. A cada três segundos é impressa uma Bíblia na gráfica da SBB.

• Existem cristãos que têm em sua estante todas as Bíblias de estudo que já foram lançadas no Brasil, e Bíblias em diversas cores e modelos. Todavia, devemos trabalhar para que a Bíblia não seja só um livro impresso em grandes tiragens, mas que seja abertas, lida e estudada pelos nossos alunos.

De que vale uma Bíblia eternamente fechada?
__________

Jefferson Magno da Costa é Gerente Editorial da Editora Central Gospel e Pastor evangélico.  Edita o blog Sublime Leitura.

Artigo publicado em Revista Fiel; ano 7; nº 77; página 17 (Editora Central Gospel).

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Neemias e as portas de Jerusalém

Em 2004, houve um acordo entre palestinos e israelenses para reformar uma  parte do muro próximo ao acesso do portão mougkrampi, nas proximidades conhecida como Muro das Lamentações. 


A vida de Neemias nos fornece um grande exemplo no que se refere ao sacrifício, à consagração e ao apego a um projeto. Ao mesmo tempo, encontramos na pessoa dele as características de alguém que ora e jejua, nunca age impulsivamente e de quem age com bastante determinação.

Copeiro de Artaxerxes I, rei da Pérsia entre 465 a 424 a.C., função na qual era bem remunerado, conceituado, e de alta confiança - pois garantia que o monarca não fosse envenenado -  ao ter conhecimento das consequências da grande destruição dos muros de Jerusalém,  provocada por Nabucodonossor, por volta de 586 a.C., quis abandonar o conforto de sua vida em país estrangeiro, pediu e obteve permissão do rei para deixar a função de oficial do governo e voltar a sua terra natal como empreiteiro designado a reconstruir os muros da cidade empobrecida e cercada de inimigos.

Classificar a vida como sagrada e profana é um prejuízo espiritual, mas é muito comum encontrar quem faça isso na Igreja do Senhor. Considera-se que o ofício de pastores, missionários e sacerdotes são sagrados, enquanto que o de engenheiro, pedreiro, agricultor, e outros, são serviços seculares. Nós precisamos dos dois tipos de trabalhos.

O retorno de Neemias à Jerusalém foi como governador de Judá. Lendo o livro, que podemos concluir fosse um diário pessoal, observamos que o trabalho honesto, por natureza, é sagrado. Nas páginas da Bíblia encontramos diversas situações em que servos de Deus, assim como Neemias, trabalharam na política e serviços fora da esfera do templo, dentro do contexto social. Na agricultura, no serviço militar, na carpintaria, na pescaria, nas tarefas domésticas, etc, e empreenderam ações de glórias ao Senhor. Pessoas de todo o tipo participaram da reconstrução: sacerdotes, ourives, perfumistas, comerciantes, líderes e mulheres (3.1, 8, 12, 17, 32).

Para reconstruir os muros de Jerusalém e congregar o povo judeu como nação, Neemias foi prático, bravo e um talentosos organizador e administrador. Contou com a companhia de Esdras, um estudioso e mestre que se dedicava a aprender e ensinar o conteúdo das Escrituras. O trabalho dos dois eram importantes e igualmente segundo a vontade de Deus.

Os judeus, motivados por um líder forte, em sua quase totalidade se envolveram no projeto restaurador. Quase todos eles foram encarregados de reconstruir o muro na parte que era próximo às suas casas.

No muro, haviam dez portas: porta do peixe, porta antiga, porta do vale, porta do monturo, porta da fonte, porta das águas, porta dos cavalos, porta oriental, porta da guarda, e porta das ovelhas. Cada qual tinha sua finalidade específica, e cada uma delas foi mantida funcionando como era antes da destruição

Neemias resistiu a oponentes poderosos durante 52 dias (1.1 ao 3.32). Lutou e venceu os problemas de falta de unidade interna se mostrando como exemplo pessoal (5.1-19) e enfrentou corajosamente todas as falsas acusações (6.1-14). Ao terminar a restauração da cidade, ele providenciou para que Esdras  lesse a Lei para que através dela conduzisse a vida do povo (8.1-18). Então, Neemias e todo o povo confessaram os seus pecados e renovaram a aliança buscando a aproximação com Deus.  Mas, com o passar do tempo o fervor espiritual diminuiu e novamente Neemias se apresentou como reformador e enfrentou grande oposição (13.1-31).

E.A.G.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Adote uma criança


Existem muitas crianças pelo mundo, sem um lar para morar, sem ombros paternos e maternos para se apoiarem e crescerem bem.

Adotar uma criança é importante. Quem dera nessa data, 12 de outubro, Dia da Crianças, muitos pensem nas crianças que esperam um abrigo. e decidam ser pais adotivos. Não apenas para dar o abrigo da casa, que elas anseiam, mas o abrigo psicológico e espiritual que Deus quer que elas tenham. Pais adotivos cristãos se transformam em pais espirituais também, pois ganham as almas dos pequeninos e pequeninas para Jesus Cristo.

Procure o Conselho Tutelar da sua cidade.

Third Day - Children of God



Crianças de Deus

Louve o Pai de nosso Senhor, Jesus Cristo
Nosso Deus e nosso Rei, a Ele cantaremos
Em sua grande misericórdia, Ele nos deu vida
Agora podemos ser chamados os filhos de Deus

Grande é o Amor que o Pai nos deu
Ele nos libertou
Ele nos libertou

Filhos de Deus, cante sua música e regozije
Por causa do amor que Ele tem dado a nós todos
Filhos de Deus, pelo sangue de seu Filho
Nós fomos redimidos e podemos ser chamados
Filhos de Deus
Filhos de Deus

Um mistério é revelado ao universo
O Pai nas alturas provou o seu amor
Agora nós somos livres do julgamento que merecemos
E assim somos chamados Filhos de Deus

Nós somos os santos
Nós somos os filhos
Nós fomos redimidos
Nós fomos perdoados
Nós somos os filhos e filhas do nosso Deus.

Veja mais sobre o conjunto Third Day neste blog: Marcha Para Jesus 2009: 5 milhões louvam a Deus

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Racismo é crime, hermano

"Honrar os insensatos é tão absurdo como orar pela neve no verão ou pela chuva na colheita" - Provérbios 26.1 - A Mensagem (Editora Vida).

Hoje eu me decepcionei com alguém que pensava ser de Cristo. Tratava-o com amizade, e por uma diferença de pensamento entre nós, ele se comportou como racista contra mim. Me ofendeu com as palavras" negro safado; se preto pensasse seria branco". 

O que dizer de Machado de Assis, cuja pele não era branca? Ele foi simplesmente o escritor que entrou para os anais da História. Ele inspirou muitos escritores cujo biotipo é europeu..

Os meus documentos me identificam como cidadão pardo, mas eu sempre recusei essa definição. Sou negão!

Respondi ao infeliz - que fiz questão de dizer-lhe que ainda é uma criança na fé - que foi Deus quem fez todas as cores de pele, lembrei-o que Deus não dá permissões para ofender, que não me provocasse porque poderia acionar a Justiça contra ele.  

Há uns seis meses atrás, numa comunidade assembleiana instalada no Orkut, onde sou Moderador, ele se aproximou pedindo que eu expulsasse uma adolescente negra, porque ela usava alguns aplicativos que tem conotação sensual (é claro que não concordo com o uso). Expliquei a ele que a minha maneira de agir é ensinando e não punindo, desde que a ação de quem erra não seja um ataque desrespeitoso contra os membros. Ele parece não ter gostado da minha decisão e explodiu agora.

Não posso dizer com certeza, mas nas trocas de postagens me pereceu que essa tal pessoa sente a necessidade de encontrar reconhecimento pessoal. Sou diferente, eu quero Jesus Cristo, não me importa a glória desse mundo. Se há honrarias, não pedi, dedico toda a glória ao meu Deus, como aprendi fazer desde os meus primeiros passos de fé.

Alguns mais apressados poderiam perguntar quem é a tal pessoa. Bem, eu não penso em revelar, mas digo que ele está em alguns grupos do Facebook, comporta-se como se fosse um apologista (não, ele não nunca escreveu livros). E a conversa está devidamente copiada, multiplicada em mídias e arquivada em sites com visualização fechada aos internautas. E se houver repetição de ofensas por parte dele, contra mim ou qualquer outro irmão em Cristo, a tolerância cessará, terá que arcar com as palavras que usou.

A conversa que desencadeou a agressão era sobre a pena de morte. Não queria entrar em polêmicas, e logo no começo do bate-papo avisei que expressar opinião nos faz perder tempos preciosos nas redes de ralacionamentos da Internet. A ironia de tudo, é que assim como ele, eu também não sou a contra a execução de criminosos. Mas ele citou um blogueiro famoso, que, segundo ele, é favorável ao Estado tirar vidas humanas. Então, digitei que a situação é muito hilária neste assunto da pena capital. Citei Billy Graham, a favor das mortes... E citei nomes de preletores brasileiros famosos, que são contra. E disse que muita gente gosta do evangelista americano e desgosta dos brasileiros, sendo que essa gente discorda do gringo na questão da pena capital e está do mesmo lado dos brasileiros, que ojerizam tanto.

Que Deus abençoe o querido "bruder", mas bem longe de mim!

E.A.G.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Galhos secos - Som Maior



Nos galhos secos de uma árvore qualquer
Onde ninguém jamais pudesse imaginar
O Criador vê uma flor a brotar
Olhai, olhai, olhai
Veja os lírios cresceram nos campos
E o Senhor nosso Deus nos tem alimentado
Para a nossa alegria

domingo, 9 de outubro de 2011

O Apóstolo Paulo e a pedra de Erasto (arqueologia bíblica)


Não sabemos muito sobre a pessoa chamada Erasto (em grego: Amado), mencionada no Novo Testamento. Não temos informação de quando nasceu e onde morreu, sua nacionalidade, se foi homem casado e pai de família. A certeza sobre ele é que viveu em Corinto, era diretor de obras públicas e amigo do apóstolo Paulo.

“E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma. E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia” - Atos 16.21-22.

“Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto” – 2ª Timóteo 4.20.
“Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto” - Romanos 16.23..

Em Atos 19.22 lemos que dois auxiliares do ministério de Paulo são enviados para a Macedônia, sendo Erasto um deles; em 2ª Timóteo 4.20 lemos que Erasto ficou na Grécia, mais precisamente em Corinto; e em Romanos 16.23 – época da terceira viagem missionária, em meados dos anos 50 - ficamos sabendo qual era a ocupação de Erasto em Corinto, ele era procurador, cargo também chamado de diretor de obras públicas e tesoureiro da cidade.

Descobertas arqueológicas 

O fato fascinante sobre Erasto é que seu nome tem elo entre o Novo Testamento e a História. A informação extrabíblica vem do achado arqueológico. Em 1929, entre as ruínas escavadas da Corinto antiga foi descoberta uma inscrição em um bloco de mármore usado para calçamento de uma praça, contendo uma inscrição em latim que declara ser ele o encarregado de obra pública. Está escrito "ERASTVS. PRO. AED. SP STRAVIT", uma abreviatura de "Erasto PRO AEDILITATE SUA pecunia STRAVIT".  Traduzido: "Erasto, comissário de obras públicas, custeou as despesas dessa pavimentação". A pedra, doada por Erasto, possivelmente foi assentada com muitas outras nos anos da década de 50 do primeiro século. Erasto teria doado fundos para projetos como a construção de prédios e ruas públicas. 

O cargo de "aedilis" era o comissário de obras públicas e, por este motivo, um funcionário público de alto escalão que pertencia à classe dirigente romana em uma cidade.

Paulo menciona um Erasto de Corinto, na sua Carta aos Romanos (16.23) e identifica-o como "o tesoureiro da cidade" (oikonomos).

"Oiko" é uma palavra que significa morada num sentido abrangente, e, também, "parentesco". E "nomos", significa regra ou lei. Então, oikonomos" pode ser entendido como um governador, administrador /fiscal público, um tesoureiro da cidade. O Léxico Strong descreve como "alguém que administra uma função pública; um administrador, ministro; agente; agente sobre o agente fiscal de uma cidade ou estado." Assim sendo o termo usado por Paulo pode ser considerado uma palavra em equivalência com palavra latina "aedilis". 

Tendemos a pensar que o Erasto de Romanos 16.23, pode ser identificado com o homem da inscrição do achado arqueológico, ele deve ter vivido uma carreira profissional em um cargo público que possivelmente alcançou a esfera política de Corinto.

Conclusão

Deixamos aqui registrado também que arqueólogos apontam que "Erasto" era um nome comum durante os dias de Paulo e que estas três referências bíblicas podem não ser referências à mesma pessoa.  E as referências não podem ser identificadas por datas. Talvez, o Erasto citado em 2ª Timóteo 4.20 não seja a mesma pessoa de Corinto. Mas é muito interessante saber que havia alguém no círculo de amizades de Paulo, com certeza também cristão, que fosse uma figura de grande importância e responsabilidade no governo de Corinto.

O fato relevante é que Paulo conhecia um cristão chamado Erasto que era o diretor de obras públicas / tesoureiro da cidade de Corinto, um homem que teria sido rico, cidadão influente. E mais relevante ainda é que tanto Paulo, escrevendo a carta aos crentes de Roma, e a inscrição encontrada na pedra da calçada de Corinto concordam que alguém chamado Erasto teve um cargo público em Corinto nos anos 50 do primeiro século.

Enfim, assim concluímos que o pavimento de pedra é uma prova histórica da veracidade dos textos da Bíblia.


E.A.G.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Meu recado para Julio Severo

No dia 5 de outubro, o blog de Julio Severo trouxe-nos a seguinte matéria: Blog Julio Severo eliminado? Deixei o seguinte comentário:

"Caro Júlio.

Olá!

Em primeiro lugar, quero dizer que o feed deste blog que eu tenho comigo está funcionando perfeitamente.

Em segundo lugar, sem nenhuma ironia, aviso que não odiamos gays. Deploramos aqueles rapazes que espancam homossexuais, queremos que todos estejam atrás das grades, que paguem pelos seus crimes com todo o rigor da lei. Prisão sem redução de pena, sem aquelas saídas via indulto presidencial de natal, dia das mães, dia dos pais, etc.

Terceiro: Entre seus leitores, aqueles que concordam contigo na defesa da instituição família, observo que existe as seguintes modalidades.

• leitores favoráveis indiferentes;
• leitores favoráveis que se envolvem.

A primeira modalidade são aqueles que aparecem para se informar sobre as atualizações, como se o blog fosse o jornal lido pela manhã. A segunda modalidade são aqueles que leem, opinam no espaço de recados, citam o que leram em outros espaços virtuais e até presenciais – roda de amigos, na igreja – e atuam pessoalmente divulgando a Palavra de Deus com iniciativas e talentos individuais.

Respeito os dois tipos de internautas, mas lembro ao primeiro tipo que se agirmos desunidos, mesmo que sejamos muitos sempre viveremos como se fôssemos poucos.  

Lembro o Salmo 133. É somente na unidade que Deus ordena a bênção e a vida eterna aos que O servem. Para ser abençoado é preciso mais do que ler, é preciso se envolver, em atos significantes que comprovem que somos um movimento que pensa e sente de maneira igual, que se alegra com a alegria e se entristece com a tristeza do irmão. 

A causa é pacífica e sempre em extrema atividade. 

E.A.G. "

Confira o artigo: Blog Julio Severo eliminado?

Artigo liberado para cópias, desde que haja citação de autoria e fonte: Eliseu Antonio Gomes / União de Blogueiros Evangélicos - www.ubeblogs.net  A solicitação de cópia é uma forma de protesto contra censura.