Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Efésios 5.4: definição do termo chocarrice no idioma grego

Chocarrice em grego é “eutrapelia”, termo composto de “eu” e “tropé”. No grego “Eus” é palavra em forma neutra (bom); é advérbio como bem-feito. É usado como prefixo de verbos.
Qual é a definição de chocarrice no idioma original do Novo Testamento.

Chocarrice em grego é “eutrapelia”, termo composto de “eu” e “tropé”.

No grego “Eus” é palavra em forma neutra (bom); é advérbio como bem-feito. É usado como prefixo de verbos.

“Tropé”: tem aparente origem em uma palavra primária que significa girar, a volta completa de um objeto que gira ao redor de um ponto ou de um eixo, o que figuradamente aponta aos que promovem revolta, perturbação moral, quem vai contra sistemas e métodos tradicionais da sociedade.

A chocarrice é um comportamento de pessoas que dão respostas rápidas, faz zombarias bem elaboradas, vive em libertinagem, tem a ver com gente sensual, é quem se entrega aos atos sexuais depravados, quem só pensa em diversões imorais e sente prazer em vadiagens barulhentas.

João Ferreira de Almeida ao traduzir o Novo Testamento para a Língua Portuguesa, encontrou o termo "chocarrice" para “eutralia”, que é a ação exageradamente inconveniente, que ultrapassa a moralidade. Com certeza ele usou este termo sabendo que o adjetivo chocarreiro é termo português com origem no idioma espanhol (chocarrero), que significa “pessoa indecente”.

Curiosamente, o termo chocarrice em inglês tem o sentido mais amplo que conflito, também descreve a situação de colisão, abalroação, trombada, choque.

E.A.G. 

Efésios 5.4 - a definição do termo grego para parvoíce

A definição bíblica de parvoíces no idioma original do Novo Testamento.

No idioma grego, parvoíces é "mõrologia". O termo é um composto, a junção de duas palavras: mõros e "lego".

1. "Mõros", um adjetivo. O sentido é voltado para uma conotação moral. Significa pessoa tola, estúpida, sem disposição ao aprendizado, insossa.

Mõro é derivado de "moria". O termo descreve a característica de alguém que reiteradamente comete ações absurdas e sente prazer em cometê-las, a ponto de vangloriar-se. Caracteriza aquele que suscita conversas imbecis e tem comportamento apalermado.

2. "Lego", um verbo. Figurativamente, quer dizer "apresentar" (ideias e / ou planos);  narrar fatos (situações verdadeiras ou inverídicas com finalidade de perturbar o próximo.

"Morologia" é vocábulo atrelado ao sinônimo "anoêtos", que além de definir a conversa boba, também define o comportamento inconsequentemente bobo. Expressa o discurso vazio que induz o ouvinte à irritação e ao pecado da contenda e atos de violência física.

"Morologia" é associada com "morainô, que é palavra sinônima de "aphron": usada como prefixo negativo: descreve a pessoa descuidada, imprudente, que faz tolices porque descrê de conselhos que recebe. É o portador de egoísmo, aquele alguém que sempre age de maneira prática, buscando fazer o bem a si mesmo, e se faz ao próximo é sempre com o objetivo de tirar algum proveito pessoal. É quem é capaz de se comportar de maneira sensual, aquele ou aquela que não usa o entendimento e faz provocações de implicações sexuais.

O parvo é pessoa aborrecedora, detestável, aquele que expressa muitas tolices em suas conversas, é alguém com falta de entendimento para medir as consequências da suas ações contrárias ao mandamento de amar ao próximo, aquele que coloca de lado a amor ao próximo. É o sujeito age passivamente como ignorante, desinteressado pela ética.

se diverte incomodando o outro com pirraças. Ele é irritante, inconveniente, difícil de se gostar e tolerar. Toda pessoa que convive com gente que, rotineiramente, comete parvoíces, deve vigiar bastante para não cair na tentação do revide grosseiro.

Parvoíce é a conversa tola, quase sempre com conotação moral negativa. Parvoíces são as palhaçadas negativas que denigrem o semelhante, são cometidas por pessoas que não aprenderam a significância do mandamento para amar a Deus e do mandamento para amar o próximo. Suas mentes são fechadas, seus pensamentos são todos para si mesmo, pois são egocêntricos. Elas amam menos - se é que amam alguém...

De tudo isso, podemos notar que o Novo Testamento não usa o termo parvo (tolo) ligado com o intelecto humano, mas com a falta de senso moral e falta de espiritualidade de cada um. No sentido estrito do termo, ser parvo é não viver de acordo com as diretrizes do amor a Deus e ao próximo.

Veja a descrição da sabedoria que vem lá do alto, Tiago 3.13-18:

"Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

O que significa torpeza no idioma grego

E.A.G. 

Carta de um pai para sua filha de 10 anos

Filha querida.

Escrevo estas linhas para falar algumas coisas que você já ouviu em casa. Esta redação é a minha "tarefa escolar".

Não é difícil conversar com você. Mas, como eu não nasci um Monteiro Lobato, acho bastante complicado escrever usando o vocabulário ideal, que possa ser codificado facilmente pela sua mente infanto-juvenil, e repetir o que nós falamos em nosso dia-a-dia, coisas ditas por iniciativa própria, naturalmente.

O que posso dizer agora?

Cresça cuidando bem da sua personalidade. Assista os dias da sua vida sem pressa para imitar os exemplos que desfilam diante de seus olhos.

Aproveite a sua vida. Os dias que Deus nos dá não têm reprises como os filmes da televisão.

Agora é a sua hora de brincar; se divertir com as muitas bonequinhas Barbie que estão na sua caixa de brinquedos. Andar de bicicleta. Acompanhar os seriados da Dami Lovato, Miley Cirus, Selena Gomez. Dançar as músicas da Kesha e do Justin Bieber. E estudar também.

Ainda não chegou aquele momento de namorar. O namoro é uma fase boa para se viver, mas ele tem o momento certo para ser vivido. E é quando você conseguir antever as consequências dos seus atos, ser conhecedora de si mesma, estiver plenamente madura.

O que mais posso escrever?

Cresça cuidando muito bem do seu caráter. O caráter bom faz coisas de maneiras convenientes e admiráveis. Gente do bem escolhe vencer na vida sem prejudicar nenhuma pessoa. Não mente; não rouba; não faz fofocas; não faz nenhuma espécie de favores por interesses; não se comporta de maneira diferente na presença e ausência dos semelhantes.

O que mais um pai deve orientar?

Queira fazer pelo menos um curso universitário. Você tem vocação para ser líder. Então complete seus estudos, curse o nível superior. Se fizer isso se realizará completamente na área profissional, será bem remunerada para dar ordens, chefiará equipes em projetos que farão o nosso Brasil progredir e ser mais útil para o mundo.

A nossa casa é o seu cantinho. É o lugar onde pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquila, sabendo que tem uma mãe que te ama, uma irmã mais velha que quer seu bem-estar e um pai que abraça vocês três e agradece a Deus por vocês três existirem.

Amamos você, J.

Seu pai.

__________

Conteúdo escrito para atender um pedido da escola, período do quarto ano primário, cujo objetivo é incentivar a interatividade dos pais com as crianças e o corpo docente.

Coisas de setembro

O grito da independência do Brasil


O grito das vítimas no atentado às Torres Gêmeas WTC


Confira neste blog:

A Atmosfera Religiosa na Questão da Independência do Brasil

A Casa do Luto e a Casa da Festa

11 de Setembro: Crônica  de Um Atentado Terrorista

E.A.G.

Elaine de Jesus no programa Mulheres da Gazeta



Fonte: Canal Alcebíades 232

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O livro de Neemias

O nome do livro é homônimo ao do personagem principal. A sua característica é semelhante ao de um diário. Encontramos narrativas na primeira pessoa do singular e também na terceira - possivelmente foram feitas cópias das memórias de Neemias ou de registros do templo.

Neemias narra  o cumprimento da promessa que Deus fez de levar seu povo de volta à pátria Jerusalém. Mostra a história que começou no livro de Esdras. Embora Esdras fosse um escriba - leitor e intérprete da Lei - e Neemias fosse empreiteiro, à época em que os dois livros foram escritos eles não se diferenciavam um do outro.

Neemias, funcionário da corte de Artaxerxes, imperador da Pérsia, volta à sua terra natal com a autorização de reconstruir as muralhas da sua pátria. Demonstra muita garra e amor pelo povo, e dessa forma cativa a todos. Diante da oposição externa e do desânimo no coração do povo hebreu, a péssima situação econômica, Neemias colocou sua fé em ação e liderou a construção dos muros em volta da cidade.

Lendo o livro, aparentemente, a mensagem parece ser de xonofobia. Mas, a questão de levantar os muros nada tem a ver com ódio aos estrangeiros. Deus quis que houvessem barreiras para que o seu povo estivesse protegido dos seus inimigos.

E.A.G.

Atriz Daryl Hannah presa por seguranças da Casa Branca


A atriz que ganhou notoriedade com a comédia Splash - Uma Sereia em Minha Vida e o estranhíssimo Kill Bill foi presa nesta data por seguranças da Casa Branca. Ela fazia um protesto ecológico, circulava próxima da residência presidencial, juntamente com outros manifestantes que tentam impedir a contrução de um oleoduto chamado Keystone, que está sendo contruído do Canadá aos Estados Unidos, da cidade Hardisty até o Texas.

Os manifestantes ambientalistas chamam a atenção para os estragos que ocorrerá na Natureza. Hanna, algema, foi levada ao camburão gitando: "Parem o Keystone!"

Após seguidas solicitações para os manifestantes não transitassem na calçada enfrente da Casa Branca,  residência do presidente Obama, Hannah foi algemada e levada pelos oficiais. Pouco antes da detenção a atriz concedeu entrevista para a televisão, NBC de Washington: "Às vezes é necessário sacrificar sua liberdade em favor de uma liberdade maior. Queremos ser livres da morte horrível, da destruição que os combustíveis fósseis causam, e ter um futuro de energia limpa."

E.A.G.

Homem e mulher no trânsito...

Mulher transita em seu carro por uma rua; homem também transita pela mesma rua, porém como pedestre. 

Então, quando estão próximos o homem grita bem alto:

- Vaca, vacaaaaa!

Seguidamente, a mulher responde... Veja o final desse destempero, situação de total falta de educação no trânsito.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Furacão Irene foto de um cristão brasileiro em Boston

Imagem: Evaldo Vieira

"A criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas."
(Romanos 1.19)

"Furacao Irene visto do nosso carro em Boston", foi assim que o Evaldo Vieira compartilhou a sua experiência com esse fenômeno da natureza em sua página do Facebook.

Eu conheci o Evaldo quando ele ainda era criança, nas dependências da igreja. Também tive a oportunidade de ver a conversão de seu pai, Pastor Ivanildo. O momento da decisão ocorreu num dia de carnaval. Eu tinha por volta de uns dez anos e acompanhava meu pai e outros obreiros, que faziam culto ao ar livre na região oeste da cidade de São Paulo. Sem camisa, cabelos compridos, um homem levantou suas mãos chorando e optou por seguir a Jesus Cristo... Era o pai do Evaldo, que depois se tornou em um evangelista. Hoje a família está nos Estados Unidos. O Evaldo mora com a esposa e os filhos na ilha Cape Cod, que pode ser vista no filme Splash - Uma Sereia em Minha Vida, estralada por Daryl Hanna e Tom Hanks.

Segundo a Agência Estado, a tempestadade chegou enfraquecida em Nova York na manhã de domingo, 28 de agosto. No entanto, destruiu 936.101 imóveis, residências e empresas.

Segundo a Band News, apesar do aviso antecipado do serviço metereológico americano, no momento o número de vítimas fatais chegam a dezoito.

E.A.G.

domingo, 28 de agosto de 2011

Joios na liderança e trigos entre liderados


A intenção é promover a reflexão. A ideia que norteia as coisas que eu escrevo é lutar contra o pecado e não contra o pecador. Assim sendo, não faria sentido citar nomes. Basta tocar no tema para que olhos se abram para a realidade que acontece em muitas igrejas da atualidade. ­

É importante refletir sobre o andamento das coisas referentes à fé cristã, acho que será sempre pertinente fazer este tipo de abordagem. Escrevo textos assim com o coração entristecido, pode acreditar... Mas sempre estou em volta do tema porque acredito ser importante usar esse espaço com tais alertas.

Pregador Trigo e Pregador Joio

Somos sabedores que todos os seres humanos são falhos. No entanto, aquele que deseja ser líder na Igreja do Senhor precisa tomar os cuidados para preencher os critérios bíblicos, registrados no Novo Testamento, estabelecidos pelo Espírito aos que têm responsabilidades sobre as ovelhas de Cristo.

É importante reconhecer que ainda existem homens que são pastores evangélicos no sentido estrito do termo.  Eles possuem relacionamento íntimo com o rebanho, mantém relação de afeto com as almas. Esse tipo de relacionamento é transformador, preenche a carência humana e é edificante espiritualmente, pois é o mesmo processo que Cristo usou ao caminhar por três anos com os doze discípulos.

O verdadeiro pastor alimenta as suas ovelhas com mensagens inspiradas pelo Espírito Santo, entrega às ovelhas a Palavra de Deus, que sempre cumpre os propósitos do Senhor. Este conteúdo fortalece o rebanho, dando-lhe força para escapar do predador.

Infelizmente, em alguns casos, parece que a chamada ministerial tem sido confundida. Ao invés de ser priorizado a mensagem do Evangelho, muitos pastores aceitam ser rebaixados ao posto de políticos eclesiásticos. Eles não agem como líderes evangélicos, não defendem as ovelhas, defendem as ideias humanas, dogmas, usos e costumes e a expansão geográfica de suas denominações. São pastores omissos, entregam capim seco ao rebanho. Jesus Cristo, Sumo Pastor das ovelhas, cobrará por cada uma das ovelhas desnutridas que pereceram na boca do lobo pela falta de responsabilidade deles.

Experiências ruins são muitas. Alguns cristãos dizem acreditar que a situação de pastores - joios se agravará a medida que a volta do Sumo Pastor se aproxima. Dizem: "O cenário evangélico atual é alienado, está bem distante daquilo que Cristo deseja, com rarissimas exceções."  Apesar de haver este cenário sombrio, com muitas pessoas dizendo  que há grande alienação, que tudo está bem distante daquilo que Cristo deseja para nós, penso que ainda podemos ficar aliviados pelo fato de que não há generalização de fato. Existe o outro lado da situação também, onde a luz da Palavra ilumina a caminhada das ovelhas.

Tenho acesso aos depoimentos de cristãos, de liderados, que alegam ter bom relacionamento com seus líderes. Portanto, existem exceções, existem pastores com cheiro de ovelhas, líderes que sentem as dores que as ovelhas sentem e as mantém vivas. Eu prefiro crer que Deus continua conservando servos fiéis, trigo forte em meio ao joio. Eu me alegro por haver pastores assim. Louvo a Deus porque nada está generalizado, embora pareça ser totalmente assim.

A noção que tudo vai mal talvez aconteça pelo fato de haver as programações da televisão. As imagens sofrem potencialização, e o que é local é confundido como geral.

As pregações

Quando os pastores fazem sermões repetitivos realmente o culto de torna enfadonho. Para alguns é mais do que insuportável receber alimento requentado. Alguns preletores não se envergonham de usar sermões copiados de outros preletores, enquanto alguns pregadores são prolíxos ao extremo em preleções da própria autoria.

Creio que a falta de mensagens novas poderá ser falta de consagração. Deus sempre fala com o crente que ora. E se este é um pregador, com certeza Deus lhe transmitirá mensagens para pregar às ovelhas de Jesus Cristo.

No entanto, é importante levar em consideração que nem todos conhecem o conteúdo que está sendo pregado repetidamente e repetir não é totalmente um desperdício de tempo.

Quando aquela fase do primeiro amor passa na vida do cristão, então a ovelha precisa caminhar com os próprios pés. Essa é a fase da alimentação sólida. Penso que o membro deve buscar esse alimento, pois só os bebês recebem o alimento na boca.

O cristão deve amadurecer, nunca será normal ser raquítico, viver esperarando as mensagens transmitidas via micrifone da congregação. A Palavra de Deus é ministrada nos púlpitos, mas também pode ser encontrada em livros, sites e blogs...

O cristão precisa tomar a iniciativa de orar pedindo que o Senhor fale com ele diretamente, usar a leitura bíblica e esperar aprender através dela, pois existe este contato direto entre o Criador e a criatura.

Ovelha triste

Não devemos procurar uma denominação evangélica perfeita, pois ela não existe.

O Novo Testamento nos mostra que o Espírito distribuiu dons na Igreja para a edificação dos santos. Estas capacitações espirituais não são privilégios exclusivos para pastores, os dons são para todos. Então, prossigamos sempre firmes na fé, independente do pastor ser joio ou trigo. É importante que as ovelhas de Cristo façam a sua parte, pois quem crê se guia por fé e não por sentimentos e circunstâncias.

Na minha opinião, quem se sente desanimado jamais deve deixar de congregar. Precisa estar à postos, intercedendo sempre. É importante que cada um de nós oremos pelos pastores. Precisamos orar pedindo ao Senhor que envie e conserve verdadeiros servos na sua seara, tão carente, não de pão desta terra , mas do genuíno alimento que fortaleça o espírito dos cristãos, para que assim as almas continuem firmadas na rocha e jamais sejam levadas por ventos de doutrina ou abandono.

É sempre bom saber que existem pessoas ocupadas orando para que Deus mantenha pregadores compromissados com o Evangelho. Sejamos esses intercessores!

E.A.G.

sábado, 27 de agosto de 2011

Ricardo Feltrin e a saída de Silas Malafaia das madrugadas da Band

Reprodução: https://twitter.com/#!/PastorMalafaia

Recentemente,  redes sociais, blogs e sites  evangélicos publicaram a notícia da saída da  programação Vitória em Cristo das madrugadas da Band e a entrada da programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, cujo líder é Valdomiro Santiago. A troca foi descrita com existência de briga e acusação de traições.

O que chamou a minha atenção foi a fonte disso: Ricardo Feltrin. Quem é ele? Feltrin, colunista da Folha/UOL, tem um histórico de notas tendenciosas contra os evangélicos e , coisas que nunca vieram a se confirmar, notadamente com objetivo de causar alguma desestabilização no meio cristão.

É invenção do Feltrin aquela distorção sobre o Clube de 1 Milhão de Almas. Ele inventou que o Pr. Silas Malafaia pedia dinheiro para arrecadar um milhão em dinheiro com vista a comprar uma emissora de televisão. O site Gospel + e diversos blogs e comunidades no Orkut e outros sites de relacionamento, repercutiram a nota como se fosse exatamente como ele escreveu.

O site UOL pertence à Folha de São Paulo, orgão de imprensa que repetidamente persegue o ministério do Pr. Silas Malafaia e de líderes cristãos em geral.

A minha observação é no sentido de falar sobre o cuidado que nós devemos ter com as palavras do Feltrin e de outros colunistas seculares.

A versão oficial da saída poderá ser encontrada nas explicações dos pastores envolvidos e não naquilo que Feltrin escreveu (ele é mestre em dizer meias-verdades).

Enfim, vale lembrar que o Valdomiro Santiago foi por tempo considerável o maior colaborador do ministério de Malafaia, arrisco a dizer que o nº 1. Ele deixou de colaborar quando iniciou a construção de um grande templo na cidade de São Paulo. Essa informação foi dada pelo próprio Silas no programa Vitória em Cristo.

Também, é necessário lembrar que o espaço de programação aos cristãos tem sido pequeno porque os ministérios evangélicos são grandes.

E.A.G.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O cristão pentecostal e o dom de profecia

Não é pecado duvidar das mensagens emitidas por irmãos e irmãs que demonstram ter o dom de profecia. O apóstolo Paulo recomenda não desprezar mas também julgar as profecias (1ª Tessalonicenses 5.20; 1ª Coríntios 14.29). E neste caso estão as revelações de pessoas que afirmam ter experiências sobrenaturais de arrebatamentos.

Quando as pessoas passam a querer fazer de dons e experiências espirituais como uma escada para ganhar notoriedade, então, convém nos afastar delas. Por quê: Porque as mesmas passam a querer manipular as pessoas em benefício próprio.

Quando eu era noivo, havia uma "profetiza" assim na congregação. Ela se aproximou da minha esposa, de olhos fechados, disse "o vaso que estás contigo  não é o que tenho para ti" e "blá-blá-blá". Me aproximei da turma que a ouvia, peguei minha noiva pela mão e saímos de perto dela. Todos ficaram assistindo ela profetizar para a parede vazia. O deus dela era cego, não avisou que ela estava em situação ridícula. Estou casado há duas décadas com aquela que era minha noiva... Rimos bastante disso até hoje! A "profetiza", abandonou a congregação e fundou uma igreja para ela, que fechou as portas em pouquíssimo tempo, hoje ela é uma obesa mórbida, raramente sai de casa.

Muitos anos depois, estando no deserto espiritual, o Espírito usou um pastor, reconhecido nacionalmente, para falar comigo. Eu voltei para casa e pedi a Deus que confirmasse a mensagem se fosse dEle realmente. Três dias depois eu estava numa reunião promovida por uma denominação que não pertenço, quando Deus falou outra vez comigo, dessa vez através de uma irmã idosa. Fui lá sem fazer planos, fui à convite feito com bastante insistência e carro na porta para me levar. E nem preciso dizer que as promessas se cumpriram à risca. Entre elas, havia a humilhação de pessoas que me humilharam no período que mais necessitei de mãos estendidas. Em tempo: não desejei vingança mas me sinto vingado.

Deus tem um relacionamento particular conosco. E fala conosco particularmente. Os cristãos recebem revelações específicas  para  ser edificado e pode receber revelações para transmitir a outros.

O cristão não deve viver atrás de visões, revelações, mensagens de alguém que aparenta possuir o dom de profecia para viver o cristianismo. A Igreja não está à mercê de experiências sobrenaturais para conhecer a vontade de Deus. Ainda que tais experiências não estejam proibidas, devemos levar em conta sempre a completa revelação da Palavra de Deus, que estã o registradas nas Escrituras Sagradas, na Bíblia.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" - Salmo 119.105.

E.A.G.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lana Holder debocha da AD e da IPDA e Lourival de Almeida dá a resposta


Lana Holder escarnece contra a Assembleia de Deus e contra a Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Pr. Lourival de Almeida | Imagem: divulgação IPDA.

Ouça a resposta do Pr Lourival de Almeida, um dos pastores líderes da IPDA. Mensagem transmitida em 16 de agosto na sede IPDA - São Paulo. Opção para dowload ou apenas ouvir (aqui). A resposta está após o hino inicial e antes da pregação sobre a revelação de Jesus sobre a oração de Natanael.

E.A.G.

Veja mais:

Visita à Igreja Deus é Amor

Encontro inusitado: pastores Marco Feliciano e Daniel Miranda da Deus é Amor

domingo, 21 de agosto de 2011

Filhos mandam nos pais

Quando os pais transferem responsabilidades aos filhos, quando cedem a todos os desejos das crianças... Tragédias podem acontecer!




O fotógrafo Paul Ripke, o diretor de arte Florian Schmucker e a empresa POP fazendo a pós-produção, se uniram para criar a exposição Kindsköpfe ("Chefes de Família", em tradução livre). As imagens se consistem em uma série perturbadora, pois mostra pais que trocaram as cabeças com seus filhos.

E.A.G.

sábado, 20 de agosto de 2011

Sodoma e Gomorra: arqueologia bíblica

Há quem diga que o livro de Gênesis não seja literal, porém os tais se esquecem de um ramo científico que é importantíssimo. A arqueologia aponta para vestígios históricos.

O Mar Morto

O Mar Morto tem aproximadamente 64 quilometros de extensão por 16 de largura. A extremidade norte é muito profunda, em alguns lugares são 300 metros. A terça parte do sul não vai além de cinco metros. O nível de suas águas é mais elevado hoje do que ao tempo de Abraão, por causa de sedimento despejado nele pelo rio Jordão e outros cursos d'água, que não têm saída. O que hoje é a terça parte do sul do Mar Morto, antigamente era uma planície.

Nota arqueológica

Em 1924, W. F. Albright e M.G. Kyle, diretores de uma expedição Conjunta das Escolas Americanas e o Seminário Xenia, descobriram, no ângulo sudeste do Mar Morto, cinco oásis de correntes de água doce e, localizado no centro deles, numa planície acima do nível do mar, fortificado, evidentemente um "lugar alto" para festas religiosas. Havia uma grande quantidade de cacos de louça de barro, pederneiras e outros resíduos de um período datado entre 2500 a.C. e 200 a.C., evidência de que a região acabara instantaneamente, a cerca de 2000 a.C.

Esta evidência de que a região fora densamente populosa e próspera indica que deve ter sido muito fértil ". Que a população acabara num momento e que desde então aquilo se tornou em verdadeira desolação, isto parece indicar que a tal região fora destruída por algum enorme cataclisma que mudou o solo da região.

A opinião de Albright e Kyle, bem como da maioria dos arqueólogos hodiernos, é que Sodoma e Gomorra ficavam naquele oásis, mais abaixo dos cursos d'água, e que o local hoje se acha coberto pelo Mar Morto.

Gênesis 14.10 e 19.24: os poços de betume e enxofre

Betume era asfalto, pez, produto de petróleo, preto e lustroso, fusível e inflamável. Há vastas jazidas dele de ambos os lados do Mar Morto, mais abundantes na região sul, e grandes massas no leito do Mar Morto, mais abundantes na extremidade sul, e grandes massas no leito do mar. Consideráveis quantidades têm irrompido à superfície durante terremotos.

Enxofre

Kyle disse que sob o monte Usdom existe um veio de sal, de 49 metros de espessura, e sobre ele um estrato de marga misturada com enxofre livre; e que no tempo próprio de Deus ateou fogo aos gases; grande explosão se verificou; o sal e o enxofre, incandescentes, foram atirados pelos ares, de modo que caiu literalmente do céu uma chuva de fogo e enxofre. A mulher de Ló ficou impregnada de sal. Há muitas colunas de sal na extremidade sul do Mar Morto, que tomaram o nome o nome de "Mulher de Ló". Com efeito, tudo ao redor daquela região parece ajustar-se com exatidão à história bíblica de Sodoma e Gomorra.

Manual Bíblico - Henry H. Halley - Edições Vida Nova, impressão de 1988, página 97.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vivendo bem o hoje o amanhã será melhor

"Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" -  Salmos 118.24

Deus nos dá de presente o dia presente, dias bons.

A tristeza, a ira e todos os sentimentos negativos devem ser controlados e não controladores. É natural passar por problemas e nos entristecermos, assim como sentir raiva e até esbravejar. Mas, jamais será aceitável que os sentimentos ruins tomem posse do raciocício lógico de um ser humano adulto e os acompanhe escravizando-o por tempo indeterminado.

O rancor amarga a vida: induz ao ódio, às doenças e tantos outros dissabores. Então, se queremos ser felizes, corramos e persistamos em viver em paz com Deus, conosco, com o próximo e com todo o ecossistema.

Jesus deu uma boa lição sobre a ansiedade e amargura: "Basta a cada dia o seu mal"  (Mateus 6.34). Então, o azar e as tristezas do passado e do presente não devem ser alimentadas para o nosso "agora", com a intenção de dar continuidade a elas.

O momento em que você começou a ler esse parágrafo será passado quando fitar os olhos no ponto final que eu digitarei. É assim que os revezes devem ser administrados, olhe para o futuro com confiança em Deus.

O que fazer se sou dominado por sentimentos errados? Queira retomar o controle da sua mente. Ore, medite na Palavra, e disponha-se a ter domínio próprio. Deus quer que você o tenha, pois essa capacidade é uma das nove características do fruto do Espírito (Gálatas 5.16-23).

Deus te ama.

E.A.G.

Chronos e kairós: tempo natural e sobrenatural

Clique na imagem para visualizar melhor.

No meio cristão, encontramos debates sobre qual seria a ordem de tempo em que o mundo foi criado. E alguns chegam até a contestar a literalidade do livro de Gênesis por causa disso. Eu entendo que o fato de os dias da criação serem o espaço de 24 horas, ou 24 mil anos, em nada afeta a questão da literalidade do primeiro livro da Bíblia. As duas maneiras são literais, o que muda é a velocidade segundo a ótica humana sobre tudo que veio a existir.

É necessário observar a situação através da perspectiva de kairós (tempo de Deus) e chronos (tempo em que nós vivemos).

Existindo no tempo divino, o kairós, Deus criou o tempo cronológico em que estamos. Isto é muito claro nas páginas de Gênesis, pois lemos que Deus fez os dias e as noites, Ele criou tudo!

O tempo de Deus não tem noites, pois Ele vive na luz. Deus não precisa de sol, pois é o Criador do sol. O tempo do ser humano é contável, é cronológico. Nascemos, crescemos, morremos... Deus não envelhece, não morre!

Esse detalhe, a criação ter sido efetuada no tempo kairós ou chronos, não serve como base para afirmar que o livro de Gênesis possui narrativa não literal!

O Criador deliberou em qual dos dois tipos de tempo o mundo seria criado e o criou. Se no tempo sobrenatural em que Ele está ou se no tempo da Natureza, que Ele criou para nós estarmos. Sendo o primeiro ou o segundo tipo de tempo, precisamos aceitar este detalhe é insignificante para a meta do cristão, que é morar nas Mansões Celestiais.

Temos que nos ater ao nosso tempo presente e otimizar cada segundo dele servindo fielmente ao Criador, para que um dia possamos ser elevados do chronos ao kairós, existirmos ao lado do dEle. A eternidade sem a presença de Deus é terrível, é sofrimento absoluto, simbolizado por fogo, enxofre e ranger de dentes!

No quadro acima tracei três linhas, objetivando ser bem claro. Favor clicar sobre a imagem para visualização melhor.

Kairós representa a linha do tempo de Deus. Chronos é o espaçamento de tempo em que o ser humano vive.

Nos três traços  você percebe o cruzamento da linha chronos com a linha kairós. Isto ocorre com aquelas pessoas que sabem esperar com paciência em Deus, portanto elas agem nos momentos oportunos.

Esse cruzamento é chamado na Bíblia de “tempo certo para agir”, “tempo oportuno”.

"Andai com sabedoria para com os que estão fora, remindo o tempo" (kairós) – Colossenses 4.5.

E.A.G.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Linguagens antropomórfica e antropopática na Bíblia

A Bíblia Sagrada usa diversos recursos de linguagens, e duas delas são os recursos antropomórfico e antropopático, que fazem uso de imagens irreais, simbólicas, para comunicar algo real.

Os textos bíblicos onde existem os recursos da antropomorfia e antropopatia servem como pontes, facilitam o resultado final da comunicação entre o Senhor e os servos, entre o Criador e a criatura.

Linguagem antropomórfica

Definição do dicionário Michaellis: 1 Que apresenta semelhança de forma com o homem. 2 Referente à antropomorfia ou aos antropomorfos. 3 Descrito ou concebido em forma humana ou com atributos humanos.

Deus é Espírito. Não tem carne e ossos, não tem olhos, nem braços e mãos. Mas é essa a figura dEle que é apresentada para nós nas páginas das Escrituras. Por quê? Para facilitar aos seres humanos a compreensão das ações e propósitos divinos.

Linguagem antropopática

Definição do dicionário Michaellis: 1 Relativo ou pertencente à antropopatia. 2 Que atribui sentimentos humanos a algum ser que não é humano.

Na passagem de Êxodo, quanto é mencionado que Deus endureceu o coração de faraó, o contexto bíblico nos esclarece que o Criador permitiu que faraó tivesse seu ânimo contrário à saída dos judeus do Egito. Faraó não foi vítima das mãos de Deus, um Ser enfurecido. Nos deparamos com a línguagem antropopática. O monarca egípcio não foi uma marionete do Criador. Está escrito que Deus endureceu o coração de faraó, sem explicar maiores detalhes. Os detalhes são os contextos bíblico encontrados em Romanos 1.19-25 e Tiago 1.12-16.

Segundo o apóstolo Paulo, Deus não endureceu o coração de faraó literalmente. Deus abandonou faraó às suas próprias paixões carnais por servir aos deuses falsos. Ao estudar sobre as Dez Pragas do Egito, fica claro que Romanos 1.19-26, traz entendimento quanto ao endurecimento do coração de faraó.

Segundo o apóstolo Tiago, Deus não endureceu o coração de faraó literalmente. Deus abandonou faraó às suas próprias paixões carnais porque o monarca preferia adorar deuses falsos e servir seus desejos desenfreados de poder e riquezas.

Analisemos o coração de faraó pela luz de Tiago 1.12-15: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte".

O povo judeu era escravo, representava uma enorme massa humana de mão-de-obra gratuíta para faraó e seus súditos. A nação israelita inteira, ao sair do Egito com Moisés de uma só vez, faria com que a economia egípcia sofresse com sua falta. Então o monarca pensou no prejuízo que seria ficar sem o regime da escravidão, prevendo essa situação ele quis evitá-la a todo custo. Custou sua vida nas águas do Mar Vermelho e de todas as tropas de soldados que o acompanharam.

E.A.G.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Ciclo do Carbono e a Bíblia


O Ciclo do Carbono, ou Ciclo Biosférico, se consiste no processo pelo qual o carbono se movimenta na Natureza. Pela terra, água de rios, lagos e oceanos, por intermédios de organismos vivos. Ao longo do qual o carbono em combinação orgânica é transmitido de um ser vivo para outro através das cadeias alimentares, sendo posteriormente devolvido para a atmosfera sob a forma de anidro carbônico, que as plantas verdes incorporam como fotossíntese. 

É óbvio que não encontraremos palavras relativamente novas como “oxigênio”, “carbono”, “ecologia” e “fotossíntese” nas páginas das Escrituras Sagradas.

Três observações sobre isso:

1ª - Subentendidamente vemos que o Ciclo do Carbono pode ser analisado através de algumas passagens bíblicas. 


Não é estranho dizer isso, pois a flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta Terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus.

 “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” – Romanos 1.20.

2ª - O ser humano está no topo da cadeia alimentar:

Gênesis 9.1-3: “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos e enchei a terra. Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora”

3ª - O cuidado com a ecologia é antigo.


Está registrado no Pentateuco o bem que o verde traz aos seres humanos via ciclo do carbono em duas modalidades, isto é, na forma de alimentação e da fotossíntese. Está anotada na passagem bíblica a necessidade de não derrubar as árvores irresponsavelmente.


Deuteronômio 20.19: “Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco”.


Enfim, vemos que a Natureza é uma mensagem direta do Criador às criaturas, e este mensagem os torna indesculpáveis perante Ele. Deus coloca o ser humano como o topo da cadeia alimentar, e nessa cadeia o Ciclo do Carbono é processado. Encontramos na Bíblia a menção do cuidado com a preservação das florestas, por onde as árvores concede oxigênio ao ser humano e libera o gás carbônico à atmosfera. 

E.A.G.

Origem do homem: criacionismo versus evolucionismo

Em Gênesis encontramos a informação que o ser humano foi formado do pó da terra. Os ateus negam essa afirmação e dizem que o ser humano é descendente do macaco.

Os ateus e agnósticos zombaram por muito tempo do livro de Isaías, porque lá estava escrito que a Terra é um globo. O tempo mostrou que as Escrituras tinham razão.

Não é porque não entendemos o que está escrito que devemos duvidar, negar, ou buscar uma interpretação que seja mais aceitável... Essa é exatamente a linha divisória que localiza a diferença entre os que creem os que não creem. A fé é a certeza das coisas não comprováveis pela vista e outros sentidos humanos, e essa certeza torna crentes em seres capazes de vivenciar tudo com mais amplitude, além do limite mental, nos faz viver e conhecer o sobrenatural. Enquanto os descrentes vivem apenas de discursos.

Nas aulas de química, aprende-se que o carbono é o elemento químico não metálico, que constitui a base de todos os tecidos vivos, é dito que ele sustenta a química orgânica.

O carbono puro está largamente distribuído na natureza como grafite, diamante, carvão, ou negro-fumo. Forma dois óxidos estáveis: o monóxido de carbono e o dióxido de carbono. Em combinação com hidrogênio, oxigênio, e outros, forma compostos orgânicos. Em associação com outros elementos, se encontra na atmosfera terrestre e é dissolvido na água, acompanhado de menores quantidades de cálcio, magnésio e ferro, formando enormes massas rochosas, como a calcita, dolomita, mármore, entre outros. E devido a isso ele é considerado a base de toda vida no planeta.

Enfim, o carbono está no barro, no pó da terra. E, inclusive no corpo humano também é encontrado carbono em alta taxa, o que vem a corroborar o relato da criação em Gênesis 2.7: o ser humano é pó.

Aqui entra a questão da fé. Gênesis afirma que Deus criou o homem a partir do elemento terra e depois soprou em sua narina e ele passou ser organismo vivo, alma vivente. No hebraico, idioma original do livro Gênesis "fôlego" tem a ver com espírito / vida.

E.A.G.

Gênesis: o primeiro livro da Bíblia

O nome “Gênesis” origina-se de uma palavra grega que significa “principio”. Este termo é o título do livro na Septuaginta – a tradução do Antigo Testamento para o idioma grego. O nome hebraico para Gênesis é Bereshith (no princípio). 

Gênesis é a estrutura sobre a qual repousa o restante da Bíblia. O livro começa com “no princípio” e traça o início do universo, bem como do homem, mulher. Leva ao início das eras para encontrar as respostas. Fala sobre muitos começos: o primeiro casamento, a primeira adoração, o primeiro pecado, o primeiro julgamento, a primeira civilização, as primeiras plantas, os primeiros animais; o primeiro anúncio da salvação de Deus. O livro narra desde a época da criação - data sobre a qual podemos apenas especular - até o dia em que Israel chegou ao Egito e se tornou nação (cerca de 1800 a.C.).

O propósito do livro é mostrar - por meio de relatos históricos - que, quando Deus criou o mundo, este era bom. Nas páginas de Gênesis vemos que quando o pecado entrou no mundo, corrompeu a criação e levou Deus a iniciar seu plano de salvação. 

Os cinco primeiros livros da Bíblia – Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio – são chamados de Torá e Pentateuco. Torá é termo utilizado pelos judeus, e refere-se à Lei e ensino. Pentateuco é palavra cunhada por volta de 200 d.C. e significa “volume de cinco livros”, ou “cinco rolos”.

As divisões do livro

A primeira parte (capítulos 1-11) apresenta uma ampla visão dos procedimentos de Deus desde a Criação até Babel – um período caracterizado pela deslealdade humana. Mostra também a maneira de Deus tratar com Noé, com Abraão e com muitos outros, demonstrando o desejo do Criador  ter comunhão com a criatura humana.

A segunda parte, os capítulos 12-50, focalizam o relacionamento de Deus com um homem (Abraão) e sua descendência durante quatro séculos seguintes, quando uma nação é criada e a salvação é prometida à raça humana decaída. Note-se que o realce que o livro de Gênesis confere à relação entre Deus e a humanidade – interrompida no jardim é restaurada por sacrifícios e encontros com Deus.

Se você é como a maioria das pessoas, talvez já se tenha preocupado com as profundas questões da vida. Por que estamos aqui? Qual o significado da vida? Então, tenha em mente que as coisas escritas no Antigo Testamento foram registradas para a nossa instrução, para que, mediante a perseverança e o estímulo das Escrituras, pudéssemos manter a fé e a esperança (Romanos 15.4).

Gênesis: interpretação literal?

Jesus interpretava o livro de Gênesis ao pé da letra. Por que eu o interpretaria diferente?

À medida que estudamos os Evangelhos, vemos que Jesus se referiu à criação de Adão e Eva, ao dilúvio e à destruição de Sodoma e Gomorra literalmente. O Senhor chegou a referir-se a Satanás como assassino desde o começo. Jesus nunca se referiu ao ensino de Gênesis como não literal; ao contrário, dava-lhe apoio como fatos reais.

E.A.G.

Consultas: Caminhada Diária (Editora Sepal), Bíblia de Estudo Indutivo (Editora Vida), Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida), Bíblia de Estudo Palavras Chave (Editora CPAD).

sábado, 13 de agosto de 2011

Dia dos pais é Dia do Pai Celestial

O Dia dos Pais celebra a paternidade, reitera laços paternos e a influência da família na sociedade. A data propicia a união familiar, a demonstração de afeto dos filhos ao seu progenitor, desejando felicidade, sorte, saúde, e vida longa.

Segundo a Wikipedia, a data teria sido criada nos Estados Unidos em 1909 por uma mulher chamada Sonora Luise, cujo objetivo era manifestar a admiração que sentia pelo pai, Willian Jackson Smart.

No Brasil, a enciclopédia virtual atribui a criação do Dia dos Pais ao jornalista Roberto Marinho. Ele teria o objetivo comercial de lucrar com anúncios em seu jornal. 

Disso tudo, o que é certo é que no casamento, a união é dividida entre antes e depois da chegada do filho. Ser pai é ser abençoado por Deus. “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta” – Salmo 127.3-5.

Que o Dia dos Pais seja dia feliz, uma data de paz em convivência nos lares. Em volta da mesa farta ou de um gesto caloroso de abraço sincero. 

As Escrituras Sagradas prometem aos filhos vida longa e próspera ao filho que honra seu pai.

No ano passado, no Dia das Mães, um casal de jovens pediu oração ao pastor, pois os dois, marido e esposa, estavam diagnosticados pela Medicina como inférteis. Neste ano eles estão muitos felizes, o bebê saudável nasceu e irradia muita alegria na casa deles.

No Dia dos Pais, é importante ter em mente que este dia reitera a nossa fé: temos um Pai Celestial. A Bíblia informa isso:

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" - João 1.12.

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5.9.

"Sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" - Gálatas 3.26.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por que em Levìticos 11.19 o morcego é classificado como ave?

Hoje em dia sabemos que aves são apenas os animais que têm duas patas, bico e penas. Mas em quase todas as traduções bíblicas o texto situado em Levítico 11.13-19, e também em Deuteronômio 14.18, encontramos instruções do profeta Moisés sobre alimentação, lemos que o morcego é classificado como uma ave.

A definição que encontramos em Levíticos e Deuteronômio não é pré-científica, a narrativa é coloquial, porque o progresso do conhecimento da Ciência não estava disponível quando os textos foram escritos

A terminologia bíblica

Consultei o dicionário bíblico sobre as terminologias das palavras ave e morcego:

Em nosso idioma, onde encontramos ave / pássaro, o termo hebraico é "owph" que vem de uma raiz que significa cobrir e voar. A palavra define criaturas aladas, que tanto poderia ser o pássaro como insetos com asas.

E para Levítico 11.19, para a palavra morcego encontramos o termo hebraico atalleph. O verbete explica que a definição é incerta. Isto é, os tradutores não possuem certeza absoluta que a criatura voadora mencionada por Moisés seria especificamente o morcego. Assim sendo, creio que uma tradução mais acertada seria verter atalleph para "criaturas voadoras".

Do ponto de vista bíblico, toda criatura que batesse asas e voasse era classificada como pássaro, todo bicho que tivesse capacidade de voar era descrito como "ave". As as gerações daquela época não tinham as informações da Ciência moderna, que pesquisou e classificou o morcego como animal mamífero

A contextualização histórica

A tradução King James, em Levítico 11.13 usa a palavra "fowls" para ave . E em Deuteronômio 14.18 utiliza "clean bird" (ave limpa). "Fowl", significa ave doméstica ou comestível. A palavra "bird", significa pássaro ou ave de uma forma geral.

O leitor contemporâneo precisa olhar os textos pelas perspectivas dos israelitas da época de Moisés, são inegáveis as semelhanças de morcegos com aves, ao observarmos a capacidade de voar que os morcegos têm. Eles não entenderiam se o animal fosse catalogado naquela época como está catalogado na esquematização de hoje, mamíferos e ovíparos.

Os hebreus não definiam um animal como ave por ser um vertebrado que botasse ovos, coberto de penas e escamas córneas, de respiração pulmonar, com maxilares sem dentes, revestido de bico, com membros anteriores que geralmente é adaptado para voos. E não descreviam os mamíferos por serem vertebrados tetrápodes, cobertos de pêlos e com mamas.

Precisamos levar em conta que nos séculos 20 e 21 os critérios são diferentes para fazer classificação do mundo animal, não são os mesmos dos tempos em que o profeta Moisés escreveu o Pentateuco. Hoje nós sabemos que não basta uma criatura ser voadora para ser descrita como pássaro.

Os tradutores da Bíblia

É possível entender os tradutores da King James, e João Ferrreira de Almeida. Foram especialistas em hebraico, escolheram traduzir "owph" como "pássaro". Mas eles não eram  especialistas em Biologia para deliberar sobre essa temática.

Os tradutores bíblicos modernos, em face de toda a informação sobre o assunto, parecem entender que não existe necessidade de trocar os termos que hoje são encontrados nas passagens bíblicas de Levíticos e Deuteronômio, pois o contexto histórico explica a razão da existência delas.

Assim como na questão do morcego, o mesmo ocorre com relação as terminologias de alguns animais aquáticos, classificados por Moisés como simplesmente “peixes”. Levítico indica como próprios para consumo humano (não-imundos) os peixes que têm escamas e barbatanas, não se enquadrando nessa descrição. Exemplos: o camarão e o polvo, apesar de modernamente não serem considerados peixes. Outro exemplo é a palavra “réptil”, também usada de forma bem genérica na Bíblia.

Conclusão


Enfim,  os biólogos classificaram os animais por diferentes meios e de acordo com a função e a forma. Mesmo assim, com certeza, toda pessoa que não teve a oportunidade de ir à escola ao observar os morcegos deve pensar que o morcego possa ser uma espécie de pássaro noturno. Aliás, há quem diga que ele é a única espécie de ave mamífera.

Quando a Bíblia Sagrada descreve o morcego como ave, tal descrição não deve ser considerada um erro crasso, não é motivo para escarnecer da Palavra de Deus, dizendo que existe nela uma catalogação errada.

A Biologia moderna classifica o morcego como mamífero tomando como referencial suas características similares, a de animais da classe. Porém, nomenclaturas e classificações da Ciência moderna não devem ser necessariamente aplicadas a um texto cuja distância no tempo chega a vários séculos.

E.A.G.

Fontes: Tecton - Education and Apologetics Ministry, Léxico Strong Online, Criacionismo Perguntas e Respostas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bíblia de Estudo de Genebra: análise

Não existe Bíblia de Estudo Bíblico completa e perfeita.

Cada qual tem sua utilidade em temas devocionais e / ou teológicos específicos. Cabe ao usuário ser analítico, não fechar os olhos e jamais (repito: jamais) considerar notas de rodapé como se fossem as próprias Escrituras Sagradas.

Sobre a Bíblia de Estudo de Genebra, minha intenção não é desanimar ninguém a comprar, apenas informo.

A Bíblia de Estudo de Genebra é publicada no Brasil pela Editora Cultura Cristã, vinculada à Igreja Presbiteriana.

Aos cristãos que creem na doutrina de Jacob Armínio, diante dela resta-lhes apenas o uso como fonte de análises. Ela foi escrita como defesa à doutrina calvinista, está inteiramente voltada aos cristãos que acatam o pensamento de João Calvino.

Portanto, para quem é cristão pentecostal, e todo aquele que segue a linha da doutrina arminiana, saiba que não existe a menor possibilidade de usá-la à contento se a ideia for pesquisar subsídios teológicos dentro do tema Eleição / Predestinação. Neste caso, com certeza, o conteúdo oferecido o desagradará profundamente.

E.A.G.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Clamor pelas nações - Quem se importa?


Você não vê, você não vê
As pessoas se afundarem
Quem se importa? 
Quem se importa se elas se afogarem?
Por que tanta indiferença com um mundo perdido?
Não feche os teus olhos fingindo ser um cristão

"Oh, me abençoe, oh me abençoe"
É tudo o que sempre ouço
Não há lágrimas, não há dor, nem mesmo um clamor
Mas Ele chora, Ele sangra, Ele clama por ti
E você só se importa em participar de um mover

Você não vê? É pecado!

Ele traz pessoas a sua porta, mas você não se importa
Dá um sorriso e diz: "Vá em paz, Deus te abençoe"
E os Céus então choram, pois Jesus veio a ti e você O abandonou

Se renda, se entregue, não resista ao chamado
Olhe a miséria, ouça o clamor
Por que não obedecer?
Deus te chama, e é você, mas como Jonas você foge
Ele te ordenou a pregar mas guarda só para você

Você não vê que é pecado?

O mundo dome nas trevas 
A igreja não luta pois dorme na luz
Como pode ser tão morto depois de receber tanto?
Jesus se levantou dos mortos,  levante-se da sua cama
Jesus ressuscitou dos mortos, vamos, levante-se da sua cama.

***
Como podes ser tão morno e não se importar com os perdidos?
Não feche os seus olhos fingindo ser um cristão
Não feche os seus olhos fingindo ser um cristão 
Não feche os seus olhos fingindo ser um cristão 

Vem comigo, vem comigo, se levante minha Noiva
Te usarei entre as nações, te usarei para a minha glória
Te santifique, se sapare, é tempo de santidade, oh, se levante

Oh, Deus, oh Deus, leva-nos a arrependermos pelo nosso egoísmo
Oh, Senhor, leva-nos para todas as nações, Pai
Oh, Deus, perdoa-nos porque temos sido tão egoístas, Senhor
Vem nos guardar menos para nós e dar mais para as nações, Senhor.

___________

Observação: As estrofes após os três asteriscos são improvisações dos vocalistas durante apresentação ao vivo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fruto do Espírito: o caráter de Deus

Aline Pereira

O "fruto " do Espírito Santo se refere aos atributos divinos daqueles que "andam no Espírito" (Gálatas 5:16).

A verdadeira manifestação do Espírito Santo operando nas vidas dos crentes faz com que eles se tornem cada vez mais semelhante a Cristo em seu caráter e atitudes. O fruto do Espírito deveria caracterizar a vida de cada crente, não apenas daqueles que são espiritualmente maduros.

O fruto espiritual afeta o relacionamento do crente com Deus, com os semelhantes e consigo mesmo. À medida que os cristãos crescem em seu relacionamento com o Senhor, eles desenvolvem amor desinteressado, alegria verdadeira e paz duradoura. Construindo seus relacionamentos com os outros, eles são desafiados a refletir a paciência, a bondade e a generosidade. À medida que amadurecem espiritualmente, os cristãos descobrem uma força interior que resulta em fidelidade, mansidão e dominio próprio.

Embora o fruto do Espírito Santo não seja necessário para a salvação, essas virtudes divinas são evidências da salvação e da obra genuína do Espírito Santo (Mateus 7.17).

A vida de Cristo é manisfestada pelo fruto do Espírito; o ministério de Cristo é cumprido pelos dons do Espírito. os seguidores de Cristo não apenas recebem a bênção de Deus, mas também refletem o caráter dEle diante de todas as pessoas do seu convívio

Somos imagem e semelhança do Senhor, e quem O busca deve andar como Ele andou. Assim como um filho tem as características de seu pai, assim nós temos que ter as características do nosso Pai Celestial

Fonte: Deus é fiel

sábado, 6 de agosto de 2011

Sadako Sasaki: a menina vítima da bomba de Hiroshima


Por Kokeshi Susomad


Sadako Sasaki nasceu em Hiroshima em 1943, foi uma das diversas crianças que viveram a Segunda Guerra Mundial. No Japão a Segunda Guerra Mundial é conhecida como a Guerra do Pacífico.

O pai de Sadako era dono de uma barbearia e Sadako era a filha mais velha família. Logo após Sadako nascer seu pai foi convocado para servir ao exército japonês e sua mãe foi deixada para gerenciar a barbearia sozinha.

Em 6 de Agosto de 1945, Sadako tinha dois anos quando sem aviso uma bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima. Ela estava em casa com sua mãe, apenas há dois quilômetros de distância do centro da explosão. A explosão inicial  jogou Sadako para fora da residência, mas escapou com vida, sem nenhum ferimento aparente. Chamas elevavam-se na área ao redor de sua casa. E sua mãe fugiu dali evando Sadako. Quando as duas se aproximaram de uma área chamada Misasa Ponte então foram envolvidas na "chuva negra", as conseqüências da bomba atômica..

Ao passar dos anos Sadako não se lembrou do dia em que a bomba atômica foi lançada, mas ela cresceu sabendo que muitas pessoas foram mortas, incluinda sua avó.

A família Sasaki retornou à Hiroshima para reconstruir a casa depois da guerra. O pai de Sadako inaugurou nova barbearia 1947. Eles trabalharam duro para reconstruir suas vidas e pouco a pouco as coisas pareciam voltar ao normal.

A Escola Primária Nobori - cho 



Sadako cresceu saudável e feliz. Ela começou seus estudos Em 1949 na Escola Nobori-cho. Era uma aluna popular, tinha muitos amigos e gostava da vida ao máximo. No momento em que Sadako tinha onze anos, foi a corredora mais rápida em seu ano. Ela sonhava ser uma atleta e também professora de atletismo.

Sadako fez parte da equipe vencedora na corrida de revezamento no Dia de Campo. Mas sua alegria e de sua turma escolar durou pouco, pois logo em seguida apareceram sinais de que algo estava errado com Sadaku. Ela pegou um resfriado, sentiu  rigidez no pescoço. Quando o frio foi embora, a rigidez ficou, e ela começou a desenvolver caroços e inchaços. 
No início de 1955, no rosto de Sadako podia-se observar muitos inchados, e ela muitas vezes se sentia tonturas. 

Leucemia - Doença da bomba atômica

Ela foi levada ao hospital, onde foi submetida a vários testes. Os médicos disseram que ela tinha o que era conhecido como "o cancro", uma doença da bomba, a Leucemia, doença no sangue causada pela radiação da bomba Os médicos disseram aos pais que isso significava que ela teria um ano de vida no máximo.
                                                                      
Sadako deveria ficar internada no hospital. Não podia mais treinar, ou correr. Estava incapacitada de ir à escola e de participar de qualquer uma das atividades  esportivas que sempre gostou.

Mas Sadako começou a se sentir melhor. Recebeu permissão para voltar para sua casa, para estar  ao lado de sua família e amigos, pôde participar da cerimônia de formatura de sua escola e  da festa de despedida de sua classe. Seu pai e mãe compraram o tradicional quimono para ela, era  bonito e decorado com figuras da  flor de cereja e ela foi autorizada a usar e peça de roupa nas celebrações.

No entanto Sadako não estava forte, logo a doença se manifestou com tonturas e cansaço. Ela foi obrigada voltar ao hospital. Mesmo sentindo muita dor tentou se mostrar alegre e otimista. Nessa fase de sua vida, Sadako estava matriculada no ensino secundário elevado, tal como o resto de seus colegas, mas nunca foi possível participar de uma só aula. 
                                                                 
Origami - mil grous de papel - origami



Origami é o nome da antiga arte japonesa de dobradura de papel. No Japão, as dobraduras de papel são conhecidas como "aves de felicidade". Há também uma antiga lenda japonesa: "Se uma pessoa é capaz de dobrar mil papéis poderá ter seu maior desejo transformado em realidade." A lenda diz que é possível receber a vida eterna. Sadako queria muito viver, então começou a dobrar papéis em forma de grous - uma ave pernauta.
 
"Um grou de papel ... Eu desejo ficar melhor.  Dois grous de papel ... Eu desejo que eu ia ficar melhor."

Amigos de Sadako conversaram sobre o que poderiam fazer para mantê-la alegre. Eles decidiram fazer revezamento de visitas no hospital. Sabendo que Sadako fazia origamis, levaram como presentes papéis colorido, reluzentes. Não era fácil entregar o papel, mas trouxeram e entregaram, levaram a ela disfaçados como se fossem apenas embrulhos - todo papel que era possível dobrar ela dobrava e o origami era montado. Com tais papéis ela fez muitos grous.

Sadako nunca falou sobre sua dor ou sofrimento. Ela parecia simplesmente depositar os sentimentos e pensamentos no papel de origamis, mesmo assim a doença progrediu. Ela começou a se sentir mais doente e viveu alguns dias terríveis com dores de cabeça que a impediam de dormi. E continuou a construir origamis em formato de videiras.

"Quatrocentos e noventa e grous de papel ... Eu desejo que ficar melhor."

Para fazer um grou de papel não era tarefa fácil, para fazer mais de mil  é preciso muita determinação e habilidade. A leucemia evoluiu em Sadako cresceu e ela ficou mais fraca, tornou-se cada vez mais difícil para ela dobrar papéis em formato de grous. 

"Mil, 300 ... ... ... ..."

No dia 25 de outubro de 1955 Sadako caiu em um sono profundo e tranquilo. Pouco tempo depois, com sua família ao lado da cama, Sadako Sasaki morreu. Ela estava com apenas 12 anos de idade. Era exatamente a data que completava um ano em que havia vencido a corrida de revezamentos no Dia do Campo. 

O direito de viver de Sadako foi roubado dela por uma arma nuclear, a decisão para detonar sobre Hiroshima uma bomba atômica ('Little Boy')  foi decidida milhares de quilômetros de distância para  ao longo de Hiroshima, com a teoria que a explosão deflagaria fim à Segunda Guerra Mundial.

O corpo de Sadako foi colocado delicadamente em um caixão com muitos dos grous de papel que ela se esforçava tanto para fazer e com uma boneca kokeshi alittle - boneca de madeira, tradicionalíssima no Japão..

A mãe de
Sadako ofereceu aos colegas de escola da filha os papéis que a filha ajuntou para construir seus grous, que agora eram alunos do primeiro ano na Escola Secundária Nobori - cho, com a intenção que a memória de sua filha sempre seja relembrada.

Fonte: Kokeshi Susomad 2011