Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 30 de abril de 2011

Pérola de Rozane Cunha programa Transforme Seu Mundo


Hoje, tive a oportunidade de assistir Rozane Cunha na RedeTv!. Ela pregava sobre a bondade.

"Algum tempo atrás, orava a Deus pedindo uma casa de praia, morava em uma residência boa. Numa manhã, ainda meio adormecida, ouvi uma voz: 'Você me pede casa de praia, mas fulano e cricano nem tem onde morar. Tomei um susto. O dinheiro que usaria para comprar a casa de praia foi usado para comprar duas casas para aquelas pessoas que conviviam comigo e eu nem notava a necessidade delas!' "

 Conheça: Ministério Transforme Seu Mundo.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pronunciamento de Silas Malafaia amanhã 30 de abril



Segundo o banner que encontramos no site Associação Vitória em Cristo (AVEC), no dia 30 de abril haverá programa na Bandeirantes trazendo os alertas aos brasileiros que amam a família e também aos membros da Assembleia de Deus, porém, serão transmidos às 2 da madrugada e às 6 da manhã. Às 12 horas a emissora transmitirá diretamente de São Paulo a corrida de Fórmula Indy para o Brasil e diversos outros países. 

Além da Band, o pronunciamento poderá ser assistido na RedeTV!, às 9 horas.

E.A.G.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Citações bíblicas anacrônicas e suas consequências



Orientações para evangelização eficaz

Ao anunciar a Palavra de Deus, o lema de quem é cristão deve ser o mesmo proferido pelos apóstolos Pedro e Paulo: importa agradar a Deus e não aos homens (Atos 5.29; 1ª Tessalonicenses 2.4).

Todos os dias são dias de salvação (2ª Corintios  6..2) . Porém, em Eclesiastes 3, a Palavra de Deus informa que existe tempo para tudo. O pregador está inserido na questão de usar o tempo oportuno para falar e também para ficar calado.

Efésios 5.16 e Colossenses 4.5 falam em remir nosso tempo. Ora, a recomendação aconselha a cada um de nós otimizar o espaço de 24 horas que Deus nos dá. Quem é cristão precisa ter em sua agenda diária um espaço vago para nunca deixar de transmitir a mensagem nº 1 entre todos os assuntos que estão em nosso coração ardendo para ser falado. Diariamente, o cristão deve informar a alguém que Jesus Cristo é Senhor e único Salvador da Humanidade. Apesar desse compromisso importantíssimo, antes de cumprir essa tarefa inadiável é preciso orar. Na oração, pedir a Deus chances de fazer parte de momentos de evangelização às almas perdidas, momentos que ocorram segundo a direção dEle.

Quando evangelizamos guiados por Deus, estamos caminhando e falando segundo o Espírito Santo, e com certeza transmitindo a mensagem conveniente no momento certo do dia de quem está espiritualmente perdido.

O evangelista deve ser inteligente. Quem evangeliza  pode alterar os horários de sua agenda para transmitir as Boas Novas, mas jamais deve interferir e atrapalhar a agenda daqueles que recebem a mensagem evangelística, provocando prejuízos a eles. Jesus é manso e humilde, não é arrombador de portas. Se uma alma não dá ouvidos para você, então combine com ela um horário em que possa ouvi-lo.

Ratifico: Nunca deixe de pregar a Palavra de Deus. Mas também nunca deixe de orar entes de pregar, pedindo que o Senhor coloque-o e em situações convenientes para quem o ouvirá. Orações assim são respondidas, pois essa é a vontade divina para sua vida.

Alguns cristãos, além da inconveniência de falar fora do tempo, falam em lugar errado e com interpretação bíblica errada também. São anacrônicos exacerbados, sendo até insuportáveis em algumas situações. Quando confrontados dizem que sofrem perseguição religiosa.  
.
Há alguns deles que fazem uso de textos bíblicos em causa própria. Citam  Mateus 23.23, ou outros versículos similares, que contenham adjetivos negativos, para atacar desafetos. Porém, nenhuma de suas citações servem de constatação de um fato comprovável. Ninguém passa a ser lobo, mercenário, hipócrita, ou víbora, só porque alguém usou trechos bíblicos com esses termos. Tal ação é cabível até de processo judicial, pois poderá ser configurada como calúnia, injúria e difamação.

"Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte" - 1ª Pedro 4.15-16.

Enfim, Deus não criador de confusão. 

E.A.G. 
__________

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja uso para fins lucrativos. No entanto, ao copiar é necessário citar o nome do autor e fonte de coleta. Eliseu Antonio Gomes; Belverede, http://belverede.blogspot.com/

Morre autor de A Cruz e o Punhal David Wilkerson

Nesta quarta-feira, 27 de abril, aos 79 anos de idade David Wilkerson sofreu um acidente de trânsito fatal no Texas, USA, e veio a falecer no local. Sua esposa, Gwen Wilkerson, o acompanhava e encontra-se hospitalizada em estado grave.

Wilkerson, pastor da Assembleia de Deus, além de ficar conhecido como o escritor do livro best seller A Cruz e o Punhal, traduzido para mais de trinta idiomas, ganhou notoriedade ao fundar o programa Desafio Jovem, que visava libertar pessoas viciadas em drogas e também por ser fundador da Times Square Church em Nova York, em 1987, igreja que hoje conta com mais de 8 mil membros.

Segundo matéria da rede CBN News, uma testemunha relatou que o automóvel do evangelista colidiu de frente com uma carreta. Os veículos estavam na estrada 175, próximos de uma ponte sobre o rio Neches. O carro do pastor foi precipitado nas águas.

Pouco tempo antes do acidente, Wilkerson fez uma postagem em seu blog, David Wilkerson Today, cujo título é  "Quando tudo falhar". Ele escreveu mencionando a falta de fé de Tomé, e encorajou seus leitores a manterem-se firmes em Cristo durante momentos difíceis. Em um trecho do post, podemos ler o seguinte: "Deus nunca deixou de agir, quando todos os recursos falham o seu amor prevalece. Segure firme sua fé, permaneça firme em sua Palavra. Não há outra esperança neste mundo".

Wilkerson tinha quatro filhos e onze netos.

E.A.G.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ditados populares: adágios do mundo

Sem ser uma pessoa fanática, alienada ou bitolada, ouço algumas frases de efeito como pensamentos que afastam o ser humano do Criador.

Este mundo jaz no maligno, é arrastado por filosofias construídas pelo sistema que se rebela contra a vontade do Senhor.

1 - Os fins justificam os meios.


Um dos pilares da filosofia de Maquiavel, este provérbio é totalmente anticristão. Induz pessoas a buscarem seus objetivos passando por cima de todos os princípios e virtudes. Jesus manda amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, amar os inimigos, enquanto Maquiavel prega que deve-se amar a si mesmo e Deus e os outros em nada importam. 

É claro que devemos ter metas e empreender esforços para conquistar o que queremos, porém, sem abandonar a fé e nem a ética. Amando a Deus e ao próximo, é possível nos realizarmos nessa vida (Salmo 37.4).

2 - Um é pouco, dois é bom e três é demais.


A solidão é ruim. O casamento é santo e a relação entre homem e mulher precisa ser composta apenas entre ambos. No entanto, existe relacionamento conjugal que, eventualmente, rompe com a estrutura convencional, transforma o casamento criado por Deus em envolvimento de três indivíduos ou mais, cede à permissividade do triângulo amoroso ou meramente físico. Mais que duas pessoas na intimidade do matrimônio, seja em encontro esporádico ou casual, realmente é demais, é o equívoco conhecido como pecado sexual.

A única terceira pessoa aceitável, para compor um triângulo da relação de casamento, é o Espírito de Deus. Entre o marido e a mulher, o Criador do matrimônio deve estar presente. Somente Ele, espiritualmente, é capaz de  estabilizar a relação conjugal, e quaisquer situações. Ele tem de sobra e oferece a paz que todos os seres humanos precisam.
.

3 - A voz do povo é a voz de Deus


Este ditado talvez seja o mais popular. Mas, jamais a voz do povo será a voz de Deus, pois está escrito em Jeremias 17.5-9 que o coração humano é exageradamente corrupto.

Quando se fala em corrupção, logo pensamos nos políticos desonestos. Mas a desonestidade não é coisa restrita aos que exercem um cargo de governo. Ela está no cotidiano de muita gente que nem gosta da política partidária. Além disso, "corrupção" é um termo que vai bem além do sentido de falta de honestidade. Também significa destruição. Quantas coisas nós destruímos com a indiferença ao próximo? Estamos mantendo o bem-estar de gente que precisa de um sorriso nosso, o calor do abraço, uma visita, de uma simples e sincera saudação de "olá, bom-dia"? Ou somos corruptos em nossa interpessoalidade?

4 - Em terra de cego quem tem um olho é rei.


O ser humano precisa ter fé para agradar a Deus, e a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1). Ou seja, para viver no reino de Deus, a vista não é tão essencial como o adágio quer fazer parecer que seja.

5 - Uma andorinha só não faz verão


É verdade, a andorinha solitária não é capaz de fazer verão. Mas um milhão delas reunidas também não fazem. Deus é quem criou as quatro estações, só Ele é capaz de conceder a primavera, o verão, o outono e o inverno. O Criador está acima de tudo, a história de torre de Babel é um exemplo de que não existe possibilidade de realizar projetos sem a permissão dEle.

6 - O que é bonito é para ser mostrado.


Os machões recitam essa frase para promover a perversão, a nudez pública de mulheres, que eles pensam ser objetos para uso e descarte. Algumas bonitinhas são sensíveis aos elogios masculinos, se desmancham de emoção quando o homem lhe diz adjetivos de enaltecimento, e seguem a vida induzidas por eles.

Não é difícil fazê-las se mostrarem seminuas; se deixarem fotografar e filmar se mostrando como vieram à luz. Elas sobem em passarelas, trio-elétrico, desfilam em tempo de carnaval com pouca roupa, Elas são vistas peladas nas capas de revistas, estão descobertas nas novelas e filmes distribuídos em salas de cinema e exibições via conteúdos multimídia do Netflix e provedores similares.

7 - Olho por olho dente por dente.


É trecho bíblico. Mas usa-se descontextualizadamente esta sentença. Não vivemos mais debaixo do Código Mosaico, que dava margem à vingança. E é sempre bom falar que nos tempos de Moisés, quando alguém buscava a desforra, deveria ir ao tribunal levando testemunhas idôneas para exigir a justiça. Aquele cenário famoso em que se leva uma adúltera até os pés de Jesus, quando Cristo profere a frase "quem não tem pecado atire a primeira pedra", estava totalmente fora do que prescrevia a Lei de Moisés.

Nos dias da Dispensação da Graça, estamos sob o regime cristão. O cristianismo não tem lugar para gente vingativa. É preciso perdoar a todos, até os nossos inimigos, se queremos agradar a Deus.

E, falando um pouco mais, o ato de perdoar não é um sintoma de crise de amnésia. Perdoar não é fingir que esqueceu a ofensa, é abrir mão de responder no mesmo tom ou em atitude mais agressiva que a ação do agressor.

Quem perdoa não deve viver em humilhação perante quem a prejudicou, se a tal pessoa recorre ao erro permanentemente, que haja da parte agredida o afastamento em paz, sem ressentimentos.

8 - Homem não chora.


O homem está proibido de derramar apenas as "lagrimas de crocodilo".

Jesus Cristo chorou. Existem dois relatos bíblicos afirmando isso. Na oportunidade da morte do amigo Lázaro, e quando estava diante de Jerusalém, na ocasião em que chegou montado em um burrinho. Tenho a convicção que voltou a chorar quando preso e torturado, pois as dores físicas que sentiu foram muitas.

O Criador é sábio. O fluído lacrimal é agente lubrificador do globo ocular, combate infecções bacterianas, impede a entrada de cisco, gás lacrimogênio e vapores de cebola para dentro do organismo humano

Diferentes das lágrimas lubrificadoras e defensivas, a lacrimação gerada pela dor física e pela dor da alma contém uma química especial, um hormônio identificado como prolactina, hormônio adrenocorticotrófico, e encefalina leucina (que é um analgésico natural).

Portanto, chorar em momentos de sofrimento emocional e de dor corpórea, não é sinal de debilidade ou masculinidade fraca, é o nosso organismo desempenhando a sua função conforme o Criador o projetou.

9 - Diga-me com quem anda e direi quem tu és.

Jesus esteve próximo de beberrões e prostitutas. Nunca praticou o que essas pessoas praticavam, aproximava-se para levar as Boas Novas. Da mesma forma os evangelistas devem fazer, sair da reclusão das quatro paredes dos templos e apresentar o plano da salvação aos perdidos. A ordem de Jesus é ir ao mundo para anunciar o Plano da Salvação (Marcos 16.15-16).

10 - Antes só do que mal acompanhado.


Vale a mesma reflexão acima.

E.A.G.

Atualizado em 17 de abril de 2019, às  19h17.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sobre a ira e a mansidão

Folha de Papel

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva diante das menores provocações. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva. Me entregou uma folha de papel lisa e me disse:

- Amasse-a!

- Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.

- Agora - voltou a dizer-me - deixe-a como estava antes.

É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.

Então, disse-me o professor:

- O coração das pessoas é como esse papel... A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.

Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais.

Alguém disse, certa vez: "Fale apenas quando tuas palavras forem tão suaves como o silêncio".

Como uma folha. Pense nisso!

Autor Desconhecido

domingo, 24 de abril de 2011

Atitudes para manter a paz em família até que a morte os separe


Recebi um comentário de uma blogueira e fui ao blog dela praticar reciprocidade. Ao chegar lá, havia uma postagem de agradecimento a Deus por ela estar às portas dos seus 5 anos de matrimônio. Segue meu comentário a ela.

Faço votos que o seu casamento dure muito mais que 5 anos.

Os anos passam rápido! Eu me casei aos 21, em 2011 completarei 26 anos de casamento feliz. Creio poder dizer o que penso ser o motivo da minha caminhada à longevidade de sucesso conjugal, numa união em que  a família inteira vai à igreja por vontade própria de servir a Deus com alegria.

• Não deixar a emoção (ira e raiva) dominar a relação do casal. Esforçar-se para que o diálogo sempre ocorra, marido e mulher devem conversar  raciocinando perfeitamente.

• Não querer ser quem sempre é a pessoa que tem razão. Mesmo que acredite estar certa, não faça da sua certeza um passaporte para grandes guerras, divisões dentro do lar.

• Procure fazer com que o cônjuge entre em acordo na seguinte questão. Qual? Não permitir que brigas se estendam por longo tempo e nem que elas ganhem proporções além da intimidade do casal. Nunca permitir que o desentendimento vá além da relação à dois.  Filhos, pais, outras pessoas, não devem tomar conhecimento e nem partido, NUNCA!

• Não deixar que terceiros interfiram em seu relacionamento cotidiano, coisas da cena conjugal. Conheço casamentos que ruíram por culpa de interferência dos pais, sogros e sogras. Podem estar sempre por perto, mas  NUNCA devem "gerenciar" a vida do casal. A voz ativa no casamento deve ser sempre do esposo e da esposa. Saiba, vivo o que falo: meu sogro enviuvou e hoje mora comigo.

• Sogro e sogra não são nossos inimigos. Brigar com eles é brigar com o pai ou mãe do nosso cônjuge, com o avô ou avó de nossos filhos. Ao desrespeitá-los, enfraquecemos os laços familiares.

Paz na família!

E.A.G.

sábado, 23 de abril de 2011

A mocidade



Eclesiastes 11

9 - Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude. Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas.

10 - Afaste do seu coração a mágoa e remova de seu corpo a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.

Eclesiastes 12

1 - Lembre-se do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho neles prazer.”

2 Lembre-se do Criador antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva. 

3 - Lembre-se dele antes do dia em que tremerem os guardas da casa, os seus braços, e se curvarem os homens que no passado eram fortes, as suas pernas, e cessarem os moedores da sua boca, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, os seus olhos.

4 - Faça isso antes que as portas da rua se fechem e o ruído das pedras do moinho se torne difícil de ouvir; quando você se levantar à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, começarem a desaparecer;

5 - quando você tiver medo do que é alto e se espantar no caminho; quando florescer como a amendoeira, e o gafanhoto lhe for um peso; e quando você perder o apetite. Porque o ser humano vai à morada eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça.

6 - Lembre-se do seu Criador, antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço,

7 - e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 - Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade. 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SHIRLEY CARVALHAES - A ESPERA DE UM MILAGRE

Depois dos tristes rumores de 2007, quando houve grande boato que havia falecido, e de tentar uma vaga como deputada estadual representando Pernambuco, nas eleições de 2010, a carioca Shirley Carvalhaes lança novo trabalho musical.

Confira a matéria.
___________

De Supergospel / Diário Gospel:

Shirley Carvalhaes finaliza gravação  de seu novo CD

A Cantora Shirley Carvalhaes já finalizou a gravação do seu novo CD ”A Espera de um Milagre”, pela gravadora Art Gospel, com a qual já está há 7 anos. O novo trabalho, 32º da carreira, promete mais uma vez surpreender os fãs e admiradores da cantora, além de comemorar seus 35 anos de louvor.

Para esta nova produção a gravadora ousou e foram escolhidos três maestros que trabalham com a mesma pela primeira vez, são eles, Lennon Maia (que já produziu Rose Nascimento), Serginho e Wesley Ros.

Shirley Carvalhaes é sem dúvidas o maior nome feminino da musica pentecostal e já gravou CDs com os maiores produtores do Brasil. Desta vez a gravadora escolheu o Pr. Wesley Ros por causa de seu destaque em arranjos modernos e versáteis.

A escolha do maestro é sempre a questão mais importante da produção e se tratando de Shirley Carvalhaes, a escolha se torna um troféu para os maestros, pois define o quanto ele esta consolidado no mercado. “Colocar as mãos em um trabalho dessa dimensão é uma realização pessoal, cresci ouvindo Shirley, ela contribuiu para o meu crescimento musical… fico com um friozinho na barriga em projetos assim” diz Wesley Ros, adicionando que o mesmo sentiu ao fechar a produção de Rose Nascimento, por serem ao seu ver, as duas referências principais para todas as demais cantoras do seguimento pentecostal.

O desafio agora é produzir arranjos que impressionem a todos os admiradores tanto de Shirley, como do próprio Wesley, e o produtor já adiantou que será algo envolvido de cordas eruditas, o pop pentecostal um pouco mais agressivo e também uma pitadinha do pentecostal raiz que segundo ele “é o estilão da Shirley”.

Mais uma novidade dessa nova aliança entre Wesley e Shirley esta nas composições do jovem produtor, que emplacou três lindas canções no repertório da cantora.

Entre os estilos que virão neste álbum, destaque para forró pentecostal, xote e sertanejo universitário.

As composições ficam por conta de Denner de Souza, Rozeane Ribeiro, (que já trabalharam em outros cds da cantora), assim como nomes novos como Anderson Pontes, Jeann e Junior, Guto Soledad, Luís Arcanjo e o proprio Wesley Ros.

A Art Gospel pretende lançar este trabalho no mercado no final de abril. Vale lembrar que este é o último disco produzido pela gravadora de acordo com o contrato.

Acompanhe notícias pelo twitter da cantora: @cantorashirleyc ou pelo site oficial: www.cantorashirleycarvalhaes.com .
__________

Fonte: via Blog da Irmã Vânia

Conheça todas as postagens sobre Shirley Carvalhaes no blog Belverde: aqui

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sete tipos de pregadores e sete tipos de ouvintes


Primeiramente, é necessário dizer que o discernimento espiritual surge através de leitura da Bíblia e de oração.

Em segundo lugar, amparado em João 7.24, lembro que o ato de julgar tem base bíblica, porém existe cristão equivocado fazendo dos julgamentos a prioridade de sua caminhada cristã. Ficam parados procurando erros nos irmãos e irmãs em Cristo, parecem ter enorme prazer em apontar erros no próximo e ao mesmo tempo demonstram estarem esquecidos de suas próprias falhas. Deixaram de evangelizar para exercer o papel de juiz de todos.

Em Marcos 16.15 você e eu fomos convocados por Jesus para pregar o Evangelho a toda criatura. Como cristãos, essa é a sua e a minha missão principal. E não precisamos ir longe: vizinhos, colegas de escola e trabalho, pessoas na frente e atrás das filas de banco e supermercado.
 
Abaixo, uma análise sobre pregadores e ouvintes de pregações.

O movimento do re-te-té

Quem é estudioso das Escrituras Sagradas sabe que em nenhuma passagem do Novo Testemanto encontramos ensino afirmando que a presença do Espirito Santo é evocada por meio de gritos, pulos e rodopios. Em nenhuma parte da Bíblia Sagrada está escrito que o barulho é sinal da presença de Deus no ambiente de culto.

Mas, é perfeitamente aceitável a ideia que o cristão alegre expresse sua emoção por diversas maneiras - uma dessas maneiras é a expressão corporal efusiva. Penso que os excessos de expressões corporais coletivas se transformam em equívocos quando passam a ser parte incorporada à liturgia de cultos. 
.
Sobre a turma do re-te-té, acredito que seja apenas um grupo de cristãos que precisa de ensinamento bíblico. Acredito que amem a Deus, estão vivendo os primeiros passos da fé, são nossos irmãos em Cristo, mas ainda não tiveram o conhecimento pleno do Evangelho. Penso que, na medida do possível, precisamos empreender discipulado para que cresçam espiritualmente.

A unção espiritual não deve ser associada com gritos, pulos e rodopios. Não existe base bíblica para crer assim.

Ajuda é tarefa do pastor

Os cristãos que escrevem livros e fazem palestras de autoajuda se mostram especializados em determinadas áreas da vida cristã. Vida familiar, jovens, missões, etc. E, há quem os critique por agir assim. Alegam que tais atividades não possuem base bíblica.  

Quanto ao enfoque da autoajuda, lembro-me de Filipenses 4.7-8 (rapare em "quanto ao mais" e "tudo"):

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".

É responsabilidade do pastor dirigir as ovelhas às campinas melhores, levá-las aos pastos mais verdes. 

Pregadores das Boas Novas ou comediantes?

Foi Deus quem criou seres humanos introvertidos e extrovertidos. É natural que a personalidade de algumas pessoas seja descontraída. Entre elas existem pregadores, por natureza pregam sermões alegres. Então, desde que a mensagem seja cristocêntrica, não seja com a intenção de apenas entreter platéia, não vejo problema. Mas, há quem os condene, alegando que toda pregação deve levar o pecador ao arrependimento e o consolo aos abatidos, acreditando que na tribuna de igrejas não deve haver nada que provoque risos, porque a risada seria falta de temor a Deus.

Comediantes? Bem, é necessário ao que prega saber qual é o tipo de público-alvo que sua mensagem alcançará. Não é necessário pregar mensagem para aceitar a Cristo para ouvintes que já O aceitaram. Fazer isso é totalmente sem sentido, é desperdiçar tempo. Aos que já entronizaram ao Senhor em seus corações, o pregador deve usar temas de discipulado, assuntos voltados à edificação. A exortação não precisa ser feita com a cara de quem comeu e não gostou da comida.

Alegrar-se é uma recomendação bíblica: Salmo 32.11; 97.12; Romanos 12.15; 15.10; Filipenses 2.18; 4.4; 1ª Tessalonicenses 5.16.

Grandes empreendedores ou ganhadores de almas?

Jamais o pregador deve pregar sobre conversão afirmando que converter-se é parte de um processo que as levará a conquistarem sucesso nesta vida transitória. O progresso material e profissional não é o objetivo final do cristão, é apenas consequência. Em primeiro lugar o cristão precisa querer crescer espiritualmente, porque estamos de passagem neste mundo (Mateus 6.28; 1ª Pedro 2.11).

Exitem pregadores que são acusados de pregar buscando apenas lucros financeiros. Dizem que eles não visam almas para Jesus Cristo, apenas transferir o dinheiro delas para seus próprios cofres. Os tais são rotulados de pregadores da Teologia da Prosperidade, lobos em pele de ovelhas,  mercenários.

Certa vez Jesus Cristo deixou de lado a pregação e milagres, quis assentar-se perto do gazólico para observar a conduta de ofertantes. Ele fez questão de comentar aprovando a decisão de uma mulher viúva, ela era alguém desamparada pela sociedade, mas que  resolveu entregar o valor de um dia inteiro de trabalho na Casa de Deus. Bem, como o Filho de Deus tinha apenas três anos e meio de ministério, e considerou importante parar a pregação e as curas e checar a atitude de corações que entregavam dinheiro no templo, podemos entender que a questão das ofertas é assunto importante para a Igreja e para Deus. Conferir: Marcos 12.39-42; Lucas 21.1-4.

Quanto custa seu dia de trabalho, você já entregou este valor ao Senhor no templo?

Em Gênesis 4.1-4 o assunto finanças está presente. Nesta passagem bíblica vemos que o Criador se agradou da oferta de Abel, que era pastor de ovelhas. O ofertante Abel resolveu de livre e espontânea vontade tirar do seu trabalho, que era cuidar do rebanho, o bicho mais saudável e forte, aquele que representava alta reprodução à sua criação, o que economicamente representava grande valor, para que servisse de holocausto e servisse de demonstração de fé e amor ao Senhor.

Assim sendo, não creio que quando o pregador incentiva o ato de dízimos e ofertas, lembra aos ofertantes e dizimistas as promessas bíblicas de bênçãos -  atreladas às ações de dizimar e ofertar - esteja cometendo heresia. Tais promessas existem, elas deveriam ser escondidas?

É claro que o dinheiro jamais deve ser o tema central de quem prega. E, na mesma proporcionalidade, os críticos de coletas nas igrejas precisam rever seus conceitos, examinarem-se para que não se percam através dos sentimentos de egoísmo e avareza.

O tema finanças é um dos pilares da fé cristã e não deve ser desprezado, Jesus não o desprezou. 

Marketing cristão?
.
Conheci uma pessoa que vivia de vendas de materiais evangélicos na porta da igreja. Ele não era pregador, por muitos anos vendeu livros e discos de vinil escritos e gravados por outras pessoas. Chegava com seu carro apenas no final dos cultos, não participava de nenhuma reunião. O pessoal da igreja gostava de encontrar a comodidade ao sairem dos templos e retornarem para suas casas, considerava bom ter acesso aos produtos evangélicos com essa facilidade. Mas, e alma daquele vendedor? Quando o pastor tocou neste detalhe o vendedor desapareceu.

A prática de vendas é comum entre os missionários. Eles comparecem aos cultos como pregadores itinerantes e vendem conteúdo criado por eles mesmos ao final das reuniões. Ao vender livros, CDs e DVDs, fazem isso como uma maneira de sustentar o ministério cristão que possuem. Se o conteúdo do material é bom, se possível, da parte de quem compra deveria sempre haver disposição para pagar mais do que o valor oferecido. Todo cristão precisa ter o objetivo de ajudar quem está envolvido com projetos de  missões.

É sempre necessário haver bom senso da parte de quem vende e da parte de quem compra. Preços justos, sempre.

Com certeza, quem usa o púlpito olhando para as ovelhas de Cristo como potenciais clientes, não são pastores e nem pregadores cristãos, pois estão interessados na lã e gordura das ovelhas de Cristo. Perderam o foco do cristianismo, perderam o rumo de suas chamadas ministeriais.

Acusar todas as pessoas que vendem material evangélico nos arredores das igrejas de mercantilista é cometer generalização. Toda afirmação precisa ser cautelosa.

O púlpito deve ser lugar onde se prioriza a mensagem bíblica, não deve ser transformado em plataformas para longas apresentações de produtos, preços e promoções.

Compra quem quiser, não é? Se por acaso você encontra quem esteja fazendo do púlpito uma banca de comércio, a melhor estratégia para acabar com isso é não comprar nada. O melhor protesto é nunca abrir a carteira de dinheiro para pessoas que confundem o significado do verbo cultuar
.
Cristãos legalistas

Alguns líderes cristãos são apegados às proibições: homens não podem deixar a barba e os cabelos crescerem; mulheres não podem cortar o cabelo, usar batom, brinco, calça comprida; jovens não devem usar tênis e nem calça jeans. Tais líderes são vistos como os inventores de pecados.

Sobre os legalistas, eu os vejo da mesma maneira que vejo a turma do re-te-té. São pessoas que precisam ser discipuladas, elas estão aprisionadas em cartilhas religiosas de “pode-e-não-pode”. Dão às regras extrabíblicas maior valor que ao próprio Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
.
A cartilha pode-e-não-pode é uma fonte de divisão e emulação. Separa irmãos e provoca a sensação de que seus praticantes são pessoas mais santas do que quem não vive igual elas.

Pregador ou papagaio?

No meio cristão não é raro encontrar nas igrejas quem seja considerado imitador. Os pregadores de televisão e pregadores congressistas são alvos de muitas imitações.

Todo pregador precisa buscar sua maneira própria de se comunicar, deve levar à tribuna mensagens originadas de seus próprios momentos devocionais, deve usar temas encontrados por meio de oração e da leitura bíblica. Quando o pregador se consagra, não é considerado pregador-papagaio.

Em psicologia existe um termo específico para o fenômeno da imitação: osmose. Ela não é algo bom ou ruim. Faz parte do gênero humano em geral. Não ocorre apenas com o grupo de pastores.

Em muitas situações uns acabam muito parecidos com outros. Ao longo dos anos, o marido recebe influência da esposa e vice-versa. Os filhos recebem de seus pais. O aluno recebe de seus professores e de artistas, os empregados de seus patrões. O liderado de seu líder.

Por osmose, imita-se a maneira de falar, os trejeitos, gestual, estilo de roupas, o corte de cabelo.

De pessoa para pessoa, o grau de osmose é diferente. Os fatores que levam à osmose são variados, sendo o mais frequente a admiração.

Tanto o influenciador quanto o influenciado, em quase todos os casos de osmose, mal percebem a mudança que acontece em suas vidas. Cada caso é um caso que deve ser avaliado particularmente.

A melhor das osmoses é se parecer com Cristo e com Deus.

Conclusão
.
Acredito que devemos tomar cuidado para não nos transformarmos em promotores de contenda entre irmãos (Provérbios 6.16).

E.A.G.
__________

Este texto está liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (HTML) ativo direcionado ao blog Belverede.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Costa do Marfim - cristãos são jogados no fogo

Por Cintia Kenashigue

Recebi este vídeo na noite de ontem, fiquei impressionada com as cenas.

Muita crueldade e selvageria. Por favor, não deixem crianças assistirem (vídeo aqui). A situação na Costa do Marfim é séria.

Entenda:

Há uma década, a Costa do Marfim era considerada um país pacífico e próspero da África ocidental. Apesar disso, a nação sempre sofreu com profundas divisões étnicas, religiosas e econômicas.

Laurent Gbagbo, cristão, foi  o  quarto presidente marfinense. Oficialmente, ocupou este cargo desde 26 de  outubro de 2000. Pertence ao partido Frente Popular, disputou reeleição no pleito do segundo semestre de 2010, da qual saiu como um dos candidatos que se proclamam vencedores. Possui base de apoio na metade Sul da Costa do Marfim.

Alassane Ouattara, mulçumano, é o outro político marfinense que disputou a presidência. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da Costa do Marfim de 7 de novembro a 9 de dezembro de 1993. É presidente do partido oposicionista republicano marfinense. Ouattara se considera vencedor do pleito de outubro de 2010.

A disputa pela presidência

Após a vitória ter sido declarada a Alassane Outtara, e o então presidente Laurent Gbagbo se recusar a deixar o cargo, houve a deflagração de uma série de conflitos. A insegurança está nas ruas devido haver muitas armas nas mãos dos civis. Muitos residentes abandonam as cidades para fugir da onda de violências.

A cidade de Abidjan vive uma verdadeira crise humanitária há várias semanas, mas o Programa Alimentar Mundial suspendeu os voos por falta de condições de segurança.

No dia 18 de abril, segunda-feira, Gbagbo foi preso, com a informação que em regime de prisão domiciliar. O chefe da missão de paz da ONU na Costa do Marfim, Alain Le Roy, disse que Gbagbo e sua família estão sob a guarda dos soldados da ONU no hotel Golf. 

Após a detenção de Laurent Gbagbo, militares da Costa do Marfim juraram lealdade ao presidente Ouattara. 

A ONU e a França apoiam a vitória de Outtara.

Oremos para que esta crise política não sirva para piorar a situação de cristãos na Costa do Marfim. Muitos de nossos irmãos em Cristo são duramente perseguidos por lá.

Fonte: Vivendo a Última Hora

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cristãos e críticos contumazes

Sobre os críticos contumazes

Não é um erro julgar, mas o julgamento jamais deve ser a prioridade de um cristão.

Essas pessoas que desperdiçam seu tempo olhando e comentando as falhas de irmãos e irmãs são vazias espiritualmente. Os sinais de poder espiritual (Marcos 16.15-18) não as acompanham. Observe de perto a vida desse pessoal e confirmará o que eu digo.

Esses críticos fazem eu lembrar da parábola A Trave e o Argueiro (Mateus 7.5). Olham o erro dos outros, mas o erro que está na vida deles é sempre maior. [continue lendo...]


Texto liberado para cópias, desde que citados autor e link (url) do blog Belverede.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oséias 14.5 - O cedro e o lírio

Watchman Nee

“Ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano” - Oséias 14.5

Duas características contrastantes aparecem aqui reunidas no filho de Deus. Acima do solo, por assim dizer, está a simples e não sofisticada vida de confiança e fé, representada pelo lírio que Deus plantou. Isso é o que o homem vê. Enterradas, porém, nas profundezas, longe da vista, dando a essa frágil planta uma fortaleza totalmente insuspeitada, estão as maciças raízes do cedro. Aqui, certamente, está o paradoxo de uma vida na qual a Cruz é conhecida. Externamente é frágil como o botão do lírio sobre a terra, mas secretamente há cem vezes mais força debaixo do solo.

Aqui está a prova. Quanto da minha vida é visto? Quando os homens olham sobre a superfície, vêem eles tudo, ou há algo mais? Tenho eu, na esfera do invisível, uma história secreta com Deus? Os homens levam em conta apenas o florescer do lírio em sua fraqueza. Deus está preocupado com as raízes, para que sejam como o cedro em fortaleza.

Fonte: newsletter

domingo, 17 de abril de 2011

PASTOR MARCO FELICIANO RESPONDE ACUSAÇÃO DE RACISMO


Assista a resposta do Pastor Marco Feliciano, em gravação feita na Assembleia de Deus da Família, em Caxias - Rio de Janeiro. Veja mais: Marco Feliciano é ameaçado de morte.

A FÉ CRISTÃ ENTRE BRIGAS E DIVISÕES


Reflexão evangélica de Leandro Alves:

A religiosidade brasileira sempre foi amante das regras. É fato histórico que a maioria das denominações evangélicas do Brasil nasceram de uma mistura de regras e princípios morais. Era comum receber, mesmo que indiretamente (ou não), a cartilha da denominação com suas centenas de leis de comportamento e disciplinas. “Não pode!” - assim começavam os parágrafos da cartilha. “Não beba”, “Não corte o cabelo”, “Não use calças compridas”, “Não use barba”, “Não pinte as unhas”, “Não assista TV”, “Não jogue futebol”, “Não raspe as pernas”, “Não beba Coca-Cola”, “Não depile as axilas” (eca!), não… não… e não. [leia mais...]

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A MÃO DE DEUS NA VIDA DE GENGHIS KHAN

Oeste da Mongólia, 1974: cidadão mongol, caçador e praticante da falcoaria.
Foto de Marco van Duyvendjk.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" -  Mateus 5.8.

Conta-se que o conquistador mongol Genghis Khan tinha como animal de estimação um falcão. Com ele saía a caçar. Era seu amigo inseparável.

Certo dia, em uma das suas jornadas levando o falcão como companhia, sentiu muita sede. Aproximou-se de um rochedo de onde um filete de água límpida brotava. Tomou da sua taça, encheu até a borda e levou aos lábios. No mesmo instante, o falcão se jogou contra a taça e o líquido precioso caiu ao chão.

Genghis Khan ficou muito irritado. Levou a taça novamente até o filete de água e tornou a encher. De novo, antes que ele pudesse beber uma gota sequer, o falcão investiu contra sua mão, fazendo com que caísse ao chão a taça e se perdesse a água.

Desta vez o impiedoso conquistador olhou para a ave e falou:

- Vou tornar a encher a taça. Se você a derrubar outra vez, impedindo que eu beba, você perderá a vida.

Na mão direita segurando a espada mongol, com a esquerda ele tornou a colocar a taça debaixo do filete de água e a encheu. No exato momento que a levava aos lábios, o falcão voou rápido e a derrubou.

Ágil como ele só, Genghis Khan utilizou a espada e, em pleno ar, decepou a cabeça do falcão, que lhe caiu morto aos pés. Ainda com raiva, ele chutou longe o corpo do animal.

E porque a taça se tivesse quebrado na terceira queda, ele subiu pelas pedras para beber do ponto mais alto do rochedo, no que imaginou fosse a nascente da fonte. Para sua surpresa, descobriu presa entre as pedras, bem no meio da nascente, uma enorme cobra venenosa. Com certeza, porque mostrava sinais de decomposição, o animal estava morto há tempo. O cheiro era insuportável.

Nesse instante, e somente então, o grande conquistador se deu conta de que o que o falcão fizera, por três vezes, fora lhe salvar a vida, pois se bebesse daquela água contaminada, poderia adoecer e morrer. Tardiamente, lamentou o gesto impensado que o levara a matar o animal, seu amigo.

Assim muitas vezes somos nós. A Providência Divina estabelece formas de auxílio para nós e não as entendemos. Pelo contrário, nos rebelamos.

Por vezes, a presença de Deus em nossas vidas se faz através dos sábios conselhos de amigos. Contudo, quando eles vêm nos falar de como seria mais prudente agirmos nessa ou naquela circunstância, nos irritamos. E podemos chegar a romper velhas amizades.

De outras vezes, Deus estabelece que algo que desejamos intensamente, não se concretize. Algo que almejamos: um concurso, uma viagem, um prêmio, uma festa, um determinado emprego. É o suficiente para que gritemos contra o Pai, nos dizendo abandonados, esquecidos do Seu apoio.

Raras vezes paramos para pensar e analisar sobre o que nos está acontecendo. Quase nunca paramos para nos perguntar: Não será a mão de Deus agindo, para me dizer que este não é o melhor caminho para mim?

Nada ocorre ao acaso. Tudo tem uma razão de ser. Você nunca se deu conta que um engarrafamento que o detém no trânsito por alguns preciosos minutos, pode lhe impedir de ser participante de um acidente mais adiante?

Um contratempo à saída de casa, que lhe retarde a tomada do ônibus no momento que você planejava, pode ser a mão de Deus interferindo para que você não se sirva daquela condução, para não estar presente no acidente que logo acontece.

Providência Divina. Esteja atento. Busque entender as pequenas mensagens que Deus lhe envia todas as horas. E não se irrite. Não se altere. Agradeça.

A mão de Deus está agindo em seu favor, em todos os momentos, todos os dias.

Fonte: newsletter.

Autoria indefinida

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS TEM COLETÂNEA DA GRAVADORA SOM LIVRE HOMENAGEANDO A DENOMINAÇÃO

A gravadora Som Livre, de propriedade do conglomerado Rede Globo, aproveita  o momento em que as Assembleias de Deus festejam o centenário da denominação e lança um CD alusivo ao momento comemorativo, cujo título é Promessas Pentecostais - 100 anos.

A produção conta apenas com vozes femininas: Elaine de Jesus; Shirley Carvalhaes; Lília Paz; Lauriete; Mauricéa; Noemi Nonato; Vanilda Bordieri; Rozeane Ribeiro; Elaine Martins; Juliana Reame; Adriana Ferreira; Nívea Silva; Elaine Martins; Lenny Lira e Georgete Rocha.

Cassiane, contratada da Sony Music, é a ausência sentida e lamentada por muitos. 

E.A.G.

terça-feira, 12 de abril de 2011

JOHN WESLEY E A BONDADE


“Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares que puder, para todas as pessoas que puder, por todo o tempo que puder.”

John Wesley (1703-1791), avivalista inglês. [ler mais...]

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Blogosfera - As cópias identificadas e os plágios

É quase praxe na Blogosfera Cristã um blog cristão usar texto publicado por outro. Mas, qual é a diferença entre o uso citado e o plágio?

Antes de tudo, quero dizer que é importante produzir material original. A criatividade destaca o blogueiro e o blog. O Google usa os "robôs" seguindo o critério de originalidade. Alça às primeiras páginas de pesquisas coisas novas, diferentes. Então, é importantíssimo transportar o pensamento às pontas dos dedos e digitar o que está em sua mente.
.
Cópias devidamente identificadas

O uso da redação alheia com a citação, quando junto ao corpo do texto vai o nome do autor e a informação de onde ele foi encontrado, é uma forma de demonstrar afinidade com o blogueiro citado e dizer que concorda com o assunto copiado.

Não é frequente, mas também costumo usar textos de terceiros.

Algumas observações importantes, que entendo propiciar credibilidade e prestígio ao blog de quem copia.

1 - Entre em contato com o autor, avise que fará uso do que ele escreveu. Deixe-o ciente. E não reproduza se ele não concordar.

2 - Nesse tipo de postagem, é costume citar o nome do autor do artigo antes do texto que ele escreveu (fazer isso demonstra que não comete plágios, apropriação de propriedade intelectual de outros);

3 - É interessante deixar seu parecer sobre o assunto da postagem copiada. Opine sobre a situação, cuidando para que sua observação fique bem clara que é um adendo, não faz parte do artigo que copiou.

4 - Mude o nome do artigo. Aguns blogueiros mudam o nome do artigo copiado, e mencionam o nome original só no fim do texto (é uma maneira de atrair leitores para você, provocando atração à perspectiva que acha mais importante sobre a redação que outra pessoa escreveu);

5 - É regra: os créditos (citação do site ou blog onde o artigo foi encontrado) é posto na última linha da publicação.

Cópias plagiadas 

Certa vez, fui tremendamente impactado com uma abordagem na web, oportunidade em que um blog critão falava sobre Direito Autoral. O autor citava Lucas, o companheiro do apóstolo Paulo, dizendo que o mesmo deveria ser processado, porque usou como fonte os textos de Marcos e João sem citá-los. E também "censurava" Pedro, dizendo que havia  plagiado trechos de  alguns Salmos de Davi ao escrever suas cartas. E terminava dizendo: já pensou se tudo fosse retido por causa de legalismos? E concluía: O Novo Testamento não teria sido escrito e o Evangelho não teria chegado até nosso conhecimento se cada escritor fizesse questão de controle absoluto sobre o que escreveram.

O que não seria plágio?

1 - A ideia que faz parte do senso coletivo não é propriedade intelectual.

2 - Aproveitamento de temáticas não é plágio. Como blogueiro, é importante focar assuntos de interesse do leitor. Entrar em assunto que está em voga, fazendo uso apenas do tema, sem cópia alguma do texto encontrado em outros blogs, não é apropriação de ideia autoral. Por exemplo, alguns anos atrás comentei sobre corrida de Fórmula 1, após ler um blogueiro evangélico escrever sobre o assunto. Fiz isso com texto da minha composição e o artigo ganhou destaque considerável.

3 - O estilo. Imitar o estilo da escrita não é um erro e nem plagiar, é natural quando estamos começando a escrever. A prática que desenvolve o estilo próprio. Quanto mais se escreve mais se fortalece nossa maneira pessoal de escrever. O poeta Vinícios de Moraes, certa feita, disse ter começado sua carreira imitando. Hoje, sua obra é reconhecida até quando não encontramos o nome dele atrelado a ela.

Quem escreve diariamente ganha hábitos de escrita: nos vocábulos, nas pontuações, nos paragráfos...Existem regras da escrita para usar o idioma, porém, o talento constrói estilos dentro da rigidez gramatical. O escritor talentoso, ao longo do tempo que escreve, desenvolve sua maneira pessoal de usar a Síntática sem ferir a Gramática.

O que seria plágio?

É claro que eu não concordo com plágios. É necessário respeitar todo trabalho e esforço alheio. Quando alguém copia o texto de outro alguém, está fazendo muito mais que imitar o estilo. Está se apropriando do jeito de ser e escrever de outrem e não apenas do conteúdo da mensagem, que poderá ser ou não a Palavra de Deus.

Quando uma pessoa copia o texto de terceiro, e subtrai a referência autoral, demonstra, mesmo não sendo a intenção, se passar como proprietário do talento alheio. E também de ideias. E essa situação é extremamente negativa ao copista. 


O relato que passo a fazer é um exemplo de blogueiro plagiador.

Não sou expert em escrever, apenas gosto desse meio de comunicação. Apesar das minhas limitações, já encontrei o blog de uma pessoa de Pernambuco contendo cópias de textos da minha autoria, com a referência do dono daquele blog como autor. Entrei nos comentários dos artigos e comentei alguns textos meus sem tocar na situação em que estávamos envolvidos. Depois disso ele parou de copiar por um tempo, e voltou a fazer colocando meu nome em tudo.

Quando alguém copia o texto de outro alguém, está fazendo muito mais que imitar o estilo. Está se apropriando do jeito de ser e escrever de outrem e não apenas do conteúdo da mensagem.

Conclusão

Eu faço blogagem pensando na necessidade espiritual do internauta. Mesmo que de maneira indireta, a mensagem que escrevo, ou copio passando os créditos autorais e de fonte de coleta, visa o bem-estar das almas. Aqui e no porvir. Mesmo sendo assim, nunca considero agradável encontrar o que escrevi sem referência ao meu nome.

Mais de uma vez já encontrei blogueiros usando meu texto sem a citação. Sei que chegará a minha vez. Espero meu galardão lá no céu, mas o reconhecimento do que faço enquanto estou por aqui é uma obrigação moral de quem faz uso do meu material.

A falta de citação do autor traz em minha memória Romanos 13.7. É necessário dar honra a quem tem honra. Precisamos prestar nossa honra, sempre.  

Chegará o dia em que Deus recompensará em definitivo e plenemente os cristãos por todo trabalho elaborado honestamente.

E.A.G.

domingo, 10 de abril de 2011

Carta aos filipenses: reflexões devocionais

Paulo escreveu a carta aos cristãos filipenses quando estava em Roma, por volta de 61/62 d.C.

Ele tinha em mente agradecer a ajuda de cristãos em Filipos, que haviam lhe enviado uma oferta expressiva por meio de Epafrodito (4.10,11); queria ensinar e encorajar os leitores a enfrentar adversidades (1.28-30); e convocar a todos a promover a unidade da Igreja (2.11; 4.2).

Paulo procura conscientizar a cristandade, fazer com que entendamos e aceitemos que as tribulações são partes inerentes do Evangelho (Atos 14.22). Informa que quando fomos chamados, nunca foi prometido que a vida cristã seria apenas de facilidades, mas que o Senhor sempre estaria conosco em todas as situações (Romanos 8.31-39).

Por que se deve estudar a carta de Paulo aos cristãos filipenses? O apóstolo a escreveu para fazer com que os cristãos conhecessem o segredo da verdadeira felicidade e fossem impactados com a alegria celestial.

Do início ao fim, a carta está repleta de alegria. As palavras alegria e regozijo aparecem dezesseis vezes: 1.4; 1.18 (duas vezes); 2.28-29; 3.1; 4.1, 4 (duas vezes); e 4.10.

Paulo revela que Jesus Cristo é a fonte da felicidade, que ser feliz de verdade é viver de acordo com os propósitos de Deus, mesmo que passando por aflições, e que os sofrimentos desse mundo não são capazes de destruir a alegria que Deus nos dá.

Os problemas dessa vida não deve ser motivo para abandonarmos a fé. Deus espera de nós que sejamos firmes, unidos no trabalho, otimistas e corajosos contra os inimigos.

Você se considera modelo? Quer queira ou não, é isso o que você é. As pessoas em sua volta avaliam o cristianismo pela maneira como é refletido em sua vida.

Seus filhos, pais, vizinhos, colegas, parentes, e mesmo pessoas que você não conhece, percebem se sua vida é diferente da vida das pessoas que ainda não reconheceram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Você está sempre se alegrando no Senhor (4.4)? Será que não está vivendo com ansiedade, negando assim o poder da oração (4.6)? Você está colocando em evidência a "paz de Deus" em sua vida?

Motive-se e crie motivação na vida de outros cristãos. Faça uma lista das áreas da sua vida que você considera exemplares, que realmente gostaria que outros imitassem. E, hoje, com a ajuda de Deus, tente ser o melhor exemplo em tudo que disser e fizer.
__________

Consultas: Caminhada Diária, volume 3 (Editora SEPAL); Revista Exposição Bíblica - Cristo: nossa alegria e suficiência; estudos expositivos em Filipenses e Colossenses (Z 3 Editora).


E.A.G.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Blogs cristãos e o massacre de crianças em Realengo - RJ

“Jesus disse: Eu vim para que tenham vida, e vida abundante” - João 10.10.

Telejornais e portais da Internet informam, detalhadamente, sobre o lamentável crime que ocorreu na escola municipal Tasso da Silveira, situada em área residencial de Realengo – RJ, 7 de abril, por volta de 9 horas.

Mostram qual foi o modus operandi do jovem atirador Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, como ele procedeu para atacar crianças em salas de aulas. Ele usou colete à prova de balas, dois revólveres, e um speedload – instrumento para recarregamento rápido da arma. O massacre resultou num saldo de doze mortes até o momento, e muitas crianças feridas por disparos e pisoteamentos no momento de fuga.

Eu fico pensando nos indivíduos, telespectadores dessas reportagens, quem assiste e possui tendências semelhantes ao desse assassino. Será que mentes doentes recebem a notícia como processo de aprendizado sobre como proceder para fazer seus maus desígnios? O que esses telespectadores com mentes fracas farão com informações tão detalhadas do método desse atirador? Minha reflexão é sobre até onde interessa informar tudo para todos com exatidão.

Para nós, blogueiros cristãos, chamo atenção ao fato do uso da Internet, porque é dito que Oliveira foi pessoa sem antecedentes criminais, bom aluno, e viveu isolado por muito tempo, alguém conectado à Rede Mundial de Computadores, e que teria estudado práticas terroristas pelo computador. 

Lembro que nós somos abastecedores de conteúdo na Intenet. Nossa missão é construir lastros de navegação edificantes. Em diversas partes do mundo existem internautas precisando de mensagens que contribuam para a vida, ao bom viver aqui neste mundo e no porvir.

Consideremos seriamente o ato de blogar um ministério cristão.

E.A.G .

quinta-feira, 7 de abril de 2011

BRUNA OLLY - TE ADORAR (VÍDEO E LETRA)




"Tenho mil motivos para expressar
O quanto eu Te amo, Senhor Jesus
Faltam-me palavras para descrever
O quanto eu Te quero, Senhor Jesus

Bruna Olly by Alex Mendes

Não entendo o porquê
Tanto amor Tu tens por mim
Só me resta agradecer por esse amor

Te adorar, é o que eu preciso
Pra Te mostrar quanto eu Te amo
Sei que estás atento ao meu clamor
Recebe a minha adoração.

Tenho mil motivos para expressar
O quanto eu Te amo, Senhor Jesus
Faltam-me palavras para descrever
O quanto eu Te quero, Senhor Jesus


Não entendo o porquê
Tanto amor Tu tens por mim
Só me resta agradecer por esse amor."

[ver mais...]

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jornalista Luciano Faccioli critica Pastor e Deputado Marco Feliciano


Muito estranho isso! Luciano Faccioli critica Marco Feliciano, o Deputado Federal do PSC, eleito com 211.855 votos de eleitores de São Paulo.

Eu posso assistir o Entre Aspas (do canal Globo News), ou o Band News – Notícias (da televisão Band News), ou os programa Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil (produzidos pela Rede Globo), ou São Paulo no Ar (Rede Record). Mas a minha opção como telespectador paulista e paulistano, residindo na Capital de São Paulo, é me informar todas as manhãs através do noticiário Primeiro Jornal, apresentado pelo jornalista Luciano Faccioli (Band), que vai ao ar de segunda à sexta-feira das 7h30 às 8 horas.

Hoje, este apresentador me decepcionou ao exibir matéria sobre as twitadas do Pr. Marco Felicano. Faccioli fez comentário nada oportuno, totalmente inadequado, pois não é especialista da área de teologia e se fez de entendido no assunto.

Assim como um jornalista não possui condição alguma para analisar o ato de um neurocirurgião em sala de operação, porque não é formado em medicina, e não tem autoridade para julgar a decisão de um juiz ao realizar julgamento no fórum, porque não é formado em Direito, também não tem chão para analisar teologicamente o comentário de um teólogo, porque não possui formação teológica. Cada especialista tem a sua área e esfera de atuação.

Não foi como parlamentar que o Deputado Marco Feliciano twitou sobre africanos. Fez seus comentários como líder evangélico, para evangélicos da Igreja Assembleia de Deus - ministério Tempo do Avivamento, onde é pastor.

Neste caso, e em casos semelhantes, na condição de jornalista, o procedimento correto seria Faccioli, ou qualquer outro colega de profissão, buscar o parecer de outro teólogo.

Como Deputado Federal, Feliciano representa os eleitores que votaram nele. Podemos discordar do parlamentar, mas assim mesmo devemos respeitá-lo. Por quê: Porque prezamos pela Democracia e desejamos que o Brasil evolua democraticamente.

A minha opinião sobre o comentário de Marco Feliciano é a mesma do teólogo Esdras Costa Bentho, publicada no blog Teologia & Graça e repercutida por mim no UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos

E.A.G.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sada Cruzeiro tem torcida organizada homofóbica?


Partida de vôlei em 1º de abril, sexta-feira passada, na abertura das semifinais da Superliga, disputada no no Ginásio do Riacho em Contagem-MG tem suposta manifestação homofóbica.

Michael Santos, jogador do time Vôlei Futuro, assumidamente homossexual, teria sido alvo de torcedores do Sada Cruzeiro Esporte Clube em jogo transmitido para todo o Brasil pelos canais SporTV e Esporte Interativo.

O jogador homossexual declarou ter seu desempenho em quadra prejudicado, descreveu uma torcida rival organizada: velhos, mulheres, crianças, meninos, meninas, gritaram em coro ofensas. Segundo ele, teria gritado as palavras “bicha” e “gay”.

O resultado da partida foi Sada Cruzeiro 3 X 2 Vôlei Futuro. O blogueiro Bruno Voloch (Uol) deu nota 10 para a torcida do Sada Cruzeiro e escreveu que a torcida era um exemplo de comportamento a ser seguido.

Mas, o Vôlei Futuro divulgou nota oficial protestando contra a atitude da torcida adversária e, nesta terça-feira (5), entrou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a homofobia sofrida por seu jogador.

Pelo outro lado, o Sada Cruzeiro se defendeu: “Em quadra, as duas equipes cumpriram aquilo que se espera delas e fizeram um bonito jogo. O resultado obtido por nossa equipe foi dentro de quadra, graças à luta, competência e qualidade dos nossos atletas e comissão técnica. Tentar desvirtuar essa vitória é característica de mau perdedor, que não valoriza e nem respeita o esforço do adversário. Sobre a torcida, a equipe Sada Cruzeiro não incentiva e nem apoia atos considerados como preconceituosos. Ao contrário, sempre pede que todos sejam tratados com respeito. Após a partida, funcionários da equipe Sada Cruzeiro viram vários atletas do Vôlei Futuro, como Leandro Vissotto, Mário Jr. e Michael (Santos) tirando fotos e dando autógrafos para os torcedores, em sua maioria crianças e mulheres, num clima comum a um jogo de vôlei. Nenhuma confusão”.

Os árbitros da partida não relataram denúncia de homofobia em súmula.

Consultas: Jornal Nacional (5 de abril 2011); Cada Minuto ;  R7

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O TANQUE DE BETESTA - ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS

Os manuscritos mais antigos do Evangelho de João diferem sobre o nome do local onde Jesus curou um paralítico, que jazia 38 anos à espera de um anjo que agitasse as águas de um tanque. O relato encontra-se no capítulo 5. Algumas traduções bíblicas denominam Tanque de Betesta e outras Tanque de Betsaida.

Entre as descobertas arqueológicas nas montanhas de Qumran, havia um rolo do Evangelho de João, conhecido como Rolo de Cobre, datado do primeiro século d.C., que de maneira surpreendente trouxe luz ao nome do lugar da cura do paralítico. Neste rolo, havia uma lista de endereços de tesouros escondidos em Jerusalém e na Palestina. A lista levou arqueólogos a escavar o subsolo de um lugar em Jerusalém, chamado Bet eshdatain. A transcrição grega é Bethesda, cuja tradução é "casa de dois córregos", ou "casa de duas bocas".

Betesta é referência aos dois tanques que lá encontram-se. As escavações trouxeram à descoberta de duas grandes bacias de forma trapezoidal e tamanhos diferentes, escavadas na rocha e construídas parcialmente. A data dessas construções remontam ao século II a.C..

Essas piscinas foram alimentadas por águas de chuvas. A profundidade delas levam até treze metros e não existem escadas para descer ao interior delas. São separadas por uma pequena rua de aproximadamente seis largura.

Parece que os cristãos do século V acreditavam que foi em uma dessas duas bacias hidrográficas que Jesus Cristo curou o paralítico da narração do apóstolo João, pois contruíram um templo sobre o local.

Os arqueólogos fizeram outras descobertas ao escavarem em direção ao fundo do templo bizantino. Eles descobriram debaixo da igreja e ao seu redor instalações complexas, e bastante prejudicadas pelos contrutores da igreja. Encontraram pequenas grutas, que foram transformadas em lagoas. Nelas, foram encontradas acessos por escadas.

No local, foram encontrados objetos de culto a Serápis, o deus grego da medicina e da cura, cuja forma egípcia é Esculápio. Estatuetas em forma de uma cobra entrelaçada em uma espiga de trigo, símbolo de Serapis-Asclepius;  fragmentos de uma mulher; e dois modelos de navios.

Devido análises de moedas e cerâmicas encontradas nos níveis anteriores da igreja, bem abaixo dela, há  quem afirme que este local serviu de santuário a Esculápio entre o século II a.C. até o início do IV d.C.

E.A.G.

Consulta: Interbible - À La Decouverte du Monde Biblique

[ leia mais... veja mais...]

domingo, 3 de abril de 2011

O SALMO 110 HOJE

O Salmo 110 é tão curto, mas é o salmo mais citado no Novo Testamento.

Jesus Cristo o recitou, aplicando o verso 1 a si mesmo, revelando que é maior do que Davi (Mateus 22.41-45; Marcos 12.35-37). O apóstolo Pedro o mencionou para afirmar que Jesus Cristo está assentado à direita de Deus, está no lugar de honra, e é Senhor de tudo (Atos 2.32-36).

O Salmo 110 fala sobre o reino e o sacerdócio do Messias. Jesus é apresentado como rei (versos 1-3); sacerdote (4), e guerreiro vitorioso (5-7).

Tanto o Antigo como o Novo Testamento proclamam a divindade de Jesus Cristo, que veio para salvar e reinar. Precisamos ter ao Senhor entronizado em nossos corações como o Deus que se fez homem e é vencedor para todo o sempre.

Penso que as lideranças da Igreja do Senhor neste presente século precisa retomar o enfoque desse tema, tão aproveitado pelos apóstolos. [continue a ler...]