Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ósculo santo - o que é isso?



No meio cristão evangélico, uns se cumprimentam dizendo "a paz do Senhor" e apertam as mãos, outros, falam "a paz de Deus", e recebem como resposta um "amém". Também, há comunidades que usam "paz e graça", como forma de saudar. 

E, ainda, há denominação evangélica - a mais conhecida é a Congregação Cristã no Brasil - que dentro de seus templos após dizerem "a paz de Deus" homens beijam homens e mulheres beijam mulheres na face.

Ao me converter a Jesus Cristo na Assembleia de Deus, aprendi a cumprimentar com aperto de mãos e com "a paz do Senhor". Mas não faço questão desse cerimonialismo. Entendo que é um costume, apenas. Não considero doutrina bíblica. O importante é ter a paz, ser pacificador, e não apenas saudar usando a palavrinha paz.

Às vezes, cumprimento usando a frase "paz e graça", ou "a paz de Deus", aos que possuem o hábito de saudar com essas outras formas.
Apesar de respeitar as denominações que usam a saudação com beijo, não entendo que os versículos encontrados no Novo Testamento sejam mandamentos universais. Beijar neste caso, é costume local. Até os dias de hoje os cidadãos do oriente, para o local que as cartas foram escritas, se beijam.

Paulo escreveu orientando sobre todos os tipos de saudações, e não apenas para a saudação do ósculo. Ele quis explicar que é preciso saudar sem fingimentos no estilo Judas Iscariotes, que fosse saudação santa. É preciso saudar com sinceridade de coração, com sentimento de fraternidade, não apenas pela força do hábito, sem sentimento de obrigação protocolar ou movido por interesses pessoais.

Do ósculo santo para a mão santa.

Em outra ocasião, Paulo fez pedido parecido. Escreveu: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda" - 1ª Timóteo 2.8.

Não se trata de um mandamento de orar com as mãos levantadas. Mas uma chamada de atenção sobre a conduta de quem ora. É bom orar, mas tendo cuidado para que a vida seja sem raiva do próximo, sem brigas com o próximo. Viver irado e em contenda faz com que a pessoa não tenha mãos santas, e nem a saudação santa.

E.A.G.

Nenhum comentário: