Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O fator Caio Fábio



Caio Fabio. Este nome possui diversas citações na rede de relacionamento Orkut, nas comunidades.  Então, procurei criar uma abordagem que acredito ser inédita.

Escrevi o seguinte:
__________

Não quero polemizar. Chamo a atenção ao fato que tenho observado há anos, sem nunca ter comentado. Eu não quero dizer que seja o seu caso, se por acaso se identificar com a situação.

Tenho observado que existem muitas pessoas que se comportam como ativistas contra líderes evangélicos em geral, principalmente com sentimento anti-Malafaia. A maior parte delas, que pude encontrar, estão próximas de Caio Fábio. Ligadas por redes sociais, sites, e até presencialmente. Elas citam jargões dele, repetem seus discursos, usam vídeos com as imagens dele. Etc.

Isso me faz perguntar para mim mesmo se elas agem por iniciativa própria ou se estão debaixo da influência de terceiros. Mesmo com a propensão de pensar que sim, por causa das características relatadas na linha anterior, nunca tive a vontade de emitir tal pensamento.

Ah... Este tipo de comportamento tem catalogação científica: chama-se osmose! Ela não tem conotação positiva e nem negativa. Cada situação precisa ser analisada dentro do seu contexto.

Ela é definida em psicologia como a atitude de pessoas que imitam outras devido a grande convivência, identificação, admiração. Sem perceber, alguém passa a repetir a gesticulação, trejeitos, entonação de voz, vícios do falar, hábitos.

E aí? O que você diz do fator Caio Fábio?

__________

A interrogação é válida para ser respondida neste blog, também.

E.A.G.

5 comentários:

DANI LIMA disse...

Graça e paz, sei bem que a osmose é fato conhecido no mundo e em nosso meio,porem quero ressaltar que na questão Silas Malafaia sinto muita tristeza de ver o caminho em que vai, já sofri no passado de osmose malafaiana,valadiana oque não foi ruim se oque se pregava estava dentro da palavra de Deus e se agora o surto está com pregadores tipo Caio Fabio, tmb não vejo mal desde que condiza com Deus, é bem verdade que Caio Fabio não é em nada ortodoxo e tem em sua historia outros fatos nada bonitos.
Más o profeta é sempre o "da hora" e assim como Malafaia,Ana Paula e muitos outros Deus pode voltar a usa-los, verdade que a trinca sempre está lá presente e com isso os mesmos incluindo Caio Fabio vão ter que conviver quando alguma voz se lembrar de suas quedas.
Dani Lima
http://berearepreciso.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá, Eliseu. O pastores Silas e Caio Fábio são polêmicos, mas, quem são os ativistas? São pessoas que comentam nos blogs e redes sociais. Pergunto porque, parece-me, que o pastor Caio Fábio hoje já não tem a visibilidade de tempos passados, ao contrário de Silas, que continua na mídia, com projeção nacional.

Paz e um abraço.

Paulo Martins

daladier.blogspot.com disse...

Desconfio da atitude de Caio Fábio, sempre atirando. É freudiano. Quanto à Malafaia, vc conhece minha posição: aplaudo suas boas iniciativas, repilo suas más investidas, como, por exemplo, o Mike Murdoch pedindo R$ 900,00 por uma benção.

Abraços!

Anônimo disse...

Caio Fábio, ouço falar dele desde quando era criança(tenho 28 anos), e vi ele pregar algumas poucas vezes e por essa vezes, não me edifiquei e nem retive quase nada do que ele falou. Pra mim, ele é um Pastor caído que por não conseguir mais se levantar, atira as cegas pra derrubar os que ainda estão de pé...alguns umas bençãos, outros só pela graça.
Pastor Malafaia era para mim um homem que eu admirava muito mas ultimamente tenho sentido uma frustração enorme quando vejo seus programas ou suas mensagens sempre criticando todo mundo mas nunca aceitando ser criticado. Só Deus em nossas vidas! Paz do Senhor

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz!

Quanto ao fator Caio Fábio, é normal que aconteça, pois nossa natureza humana é imperfeita e muita das vezes custamos a andar com nossas próprias pernas e nossa consciência cativa no Evangelho.

Aliás, vejo muitos outros casos, como do próprios fãs do Malafaia, que criam o fator Malafaia, fechando os olhos para seus desvios doutrinários e por aí vai...

Existem muitas pessoas que não são ligadas ao Caio Fábio, e também desaprovam as práticas do Malafaia. Aqui na blogosfera, verificamos muitos exemplos disso.

Falando do ministério do Caio Fábio, estou assistindo a série "Caminho do Discípulo" na Vem e Vê Tv, e estou sendo muito edificado com as suas pregações. O Caio, apesar dos seus rompantes e ambiguidades, prega o Evangelho como poucos neste país e não se dobrou a este Baal da teologia da prosperidade e outras esquisitices.

Quanto ao Malafaia... Sua trajetória desde dos anos 90 é lamentável, se aliando ao Macedo, mesmo sabendo das práticas nefastas da IURD, e atualmente perdeu totalmente o rumo. Simplesmente, não aguento mais sua teologia da prosperidade e sua pregação antropocêntrica. Mas... Há quem defenda estas práticas...

Um abraço!