Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A luz de Deus, o sol e a lua


O primeiro dia:

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro" - Gênesis 1. 3-4.

O quarto dia:

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.  E foi a tarde e a manhã, o dia quarto" - Gênesis 1. 14-19.

Diante desses dois textos bíblicos, pergunta-se:

Como no primeiro dia Deus criou o dia e a noite, a luz e as trevas, porém só no quarto dia criou o sol e a lua? O quê iluminava os primeiros três dias e noites? Bem, podemos entender que estes dias e noites foram dias e noites diferentes de todos os demais dias e noites que vieram a existir depois. O mundo passava pelo estágio da formação, não estava completo.

Sempre que me deparo com essa questão, percebo que as pessoas que questionam sobre a ordem cronológica da existência da luz e da criação dos luminares, pensam que o Criador tem as limitações que pertencem aos seres humanos, olham para o Criador como dependente da própria criação.

Vejamos:

Deus é Espírito, não tem as limitações que os seres humanos têm. Ele não precisa dos astros sol e lua (criados por Ele) para enxergar, já que o seu próprio rosto resplandece mais do que a luz do meio dia (Atos 9)

Apocalípse 21.23 "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada."

Apocalípse 22.5 "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre".

E.A.G.

Nenhum comentário: