Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 27 de novembro de 2011

O livro Bíblia Sagrada usado como amuleto da sorte

Não é o caso de todos os cristãos evangélicos, mas de uma pequena parcela. Mas vale a pena chamar a atenção para o caso.

Muitos usam o livro que contém a Bíblia Sagrada como se ele fosse uma espécie de amuleto. É importante tomar cuidado para não fazer do livro um objeto da sorte. Quem nos abençoa é o Senhor, não é o papel com capa preta.

A Bíblia usada como superstição


Na semana passada, tive a oportunidade de receber o depoimento de uma pessoa assembleiana, que é contra o uso de tablet nas igrejas, acredita que todos devem continuar a usar as Escrituras Sagradas no formato de livro. Acha um absurdo trocar o livro pela novidade tecnológica. Ele pensa que ninguém deveria substituir o livro nos cultos, que é usado de gerações e gerações, por tablet ou outro sistema de leitura. É defensor da ideia que todos deveriam se importar com usos e costumes e que, em referência à Bíblia Sagrada, todos os crentes deveriam caminhar colocando o livro junto ao seu corpo.

Disse ele: "Sou tradicional em levar junto comigo o livro, o qual tem um valor inestimável, é uma referência ao cristão. Cansei de ver testemunhos: "não mexe com ele não, é crente, olha a Bíblia.'"

O rapaz continuou, e para embasar a defesa do uso do livro, relatou: "Certa vez, eu estava no metrô de SP, estação Marechal Teodoro. Na época eu tinha dezesseis anos, era office-boy. Levava uma pasta na qual carregava meus pertences, pois ia direto para o colégio após o serviço. Eram livros, cadernos, marmita e minha Bíblia. Entraram dois ladrões bem vestidos na estação, que tinha um posto de vendas de vale-transportes para empresas. Eu tinha ido comprar uma grande quantia, eles me seguiram e me abordaram. Pegaram o pacote de vale-transporte. Um deles disse ao outro: 'vê se ele tem mais alguma coisa de valor.' O outro, fuçando achou minha Bíblia, pegou-a na mão, olhou para mim e perguntou: 'Você é crente?' Respondi que era. Na saída das dependências da estação, um deles me pediu perdão, disse-me que não gostavam de mexer com crentes. Eles se afastaram de mim, levaram só o pacote de vale-trasporte."

Minha observação quanto a isso, é:

Os ladrões, segundo o que foi contado, parecem demonstrar reverência a Deus sem ser realmente reverentes. Eles deveriam respeitar o que está escrito no livro preto: "não roubarás; ame o teu próximo como a ti mesmo." Mas eles assaltavam, e assaltar não está de acordo com a Palavra de Deus.

Infelizmente, muitas pessoas estão em condições parecidas com a desses assaltantes. Deixam o livro aberto no Salmo 91 sobre a cabeceira da cama, pensando que ao fazer isso sua casa está protegida, sua vida está em segurança. Mas se esquecem que está escrito no livro "obedecei aos vossos pastores'; 'não mintais uns aos outros"; e, tantas outras orientações mais.

Outro caso de ladrões roubando crentes

Conheço um casal de evangélicos que foi vítima de roubo. Ladrões levaram o carro deles, que estava estacionado na frente da casa dos pais do irmão, dono do veículo. Ao ser levado, dentro do automóvel havia muitos CDs evangélicos e uma Bíblia Sagrada.

O local do roubo é na Capital Paulista, na divisa da cidade de São Paulo com Osasco. Duas horas depois a Polícia encontrou o automóvel. Acharam o carro do outro lado do limite municipal, em Osasco, há menos de cinco quilômetros de distância do local do delito, estava estacionado corretamente e com as portas fehadas. Dentro, os CDs estavam remexidos, mas não foram levados. Uma caixinha de CD estava aberta vazia, e o CD estava dentro do aparelho, que estava acoplado, sendo que o dono havia escondido debaixo do banco antes de entrar na casa dos pais dele.

A Bíblia sumiu. O ladrão levou com ele. Quanto a Bíblia roubada, as vítimas não se entristeceram, pois acreditam que caso seja lida o Senhor poderá trabalhar no coração do meliante e ele mudar de vida.

Em suma, o ladrão ouviu o CD e parece ter desistido de se apropriar do carro. Ah... Qual é o cantor evangélico que o ladrão ouviu? É uma cantora: Damares. O CD é aquele que tem a música Sabor de Mel.

Penso que de alguma maneira Deus falou com aquele "amigo do alheio". Mas, não foi devido ao livro preto e os CDs. Foi por causa da fé e das orações das vítimas de roubo.

Conclusão

Enfim, o livro deve ser usado pela perspectiva de que contém a Palavra de Deus. É preciso reverenciar as Escrituras Sagradas. Ler e colocar o conteúdo lido em prática.

Não devemos reverenciar o formato, mas sempre a Palavra de Deus, independente em que formato a Palavra de Deus é encontrada.

Eu gosto da leitura no papel, mas eu também já uso os bytes. É importante considerar que a Palavra de Deus não está presa à celulose. Ela subsiste além do papel. O livro é importante, mas não é essencial. Todos os formatos que possam conter a Palavra de Deus devem ser aproveitados e jamais rejeitados.

Acredito que os jovens terão mais acesso à Palavra de Deus por essas mídias novas.

E.A.G.

Nenhum comentário: