Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobre casamento e divórcio

Sei que o tema casamento é muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que se casaram e estão vivendo uma união complicada, ou já estão separadas do primeiro companheiro e unidas em novo relacionamento conjugal.

Não quero julgar ninguém. Há quem esteja em novo matrimônio e já geraram filhos e filhas. Este assunto envolve muita gente!

Mas, não posso deixar de lembrar que foi Deus quem criou o casamento e disse "o que Deus uniu o homem não deve separar". E Jesus Cristo confirmou essas palavras em seu ministério. Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-6. A Palavra de Deus não pode ser relativizada.

"Uniu", em hebraico, é uma palavrinha que significa "unicidade", que significa algo que está fundido, impossível de ser separado.

É importante lembrar que o Senhor não leva em consideração o tempo da ignorância de ninguém! Muitos casais se casaram pela segunda vez sem que soubessem o que Deus pensa sobre a situação.
Infelizmente, em nossa sociedade, entre as pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, o casamento tem se banalizado, o divórcio tem aumentado. Alguns olham para uma pretendente e dizem: "olha lá a minha futura ex-esposa!"

Está cada vez mais fácil haver separações. E quem se separa não pretende viver só.

Repito, este assunto é bastante delicado.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. " - Lucas 21.33.

" 'Eu odeio o divórcio' ", diz o Senhor, o Deus de Israel." - Malaquias 2.16.

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." - Mateus 19:6.

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério."
Mateus 5:31-32.

"Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera." - Romanos 7:2-3

"Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado." - Provérbios 13:13.

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso."
Provérbios 30:5-6.

"Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro." -  Apocalipse 22:18-19.

E.A.G.

Textos bíblicos extraídos da tradução Nova Versão Internacional (NVI).

Nenhum comentário: