Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobre casamento e divórcio

Sei que o tema casamento é muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que se casaram e estão vivendo uma união complicada, ou já estão separadas do primeiro companheiro e unidas em novo relacionamento conjugal.

Não quero julgar ninguém. Há quem esteja em novo matrimônio e já geraram filhos e filhas. Este assunto envolve muita gente!

Mas, não posso deixar de lembrar que foi Deus quem criou o casamento e disse "o que Deus uniu o homem não deve separar". E Jesus Cristo confirmou essas palavras em seu ministério. Gênesis 2.21-24; Mateus 19.4-6. A Palavra de Deus não pode ser relativizada.

"Uniu", em hebraico, é uma palavrinha que significa "unicidade", que significa algo que está fundido, impossível de ser separado.

É importante lembrar que o Senhor não leva em consideração o tempo da ignorância de ninguém! Muitos casais se casaram pela segunda vez sem que soubessem o que Deus pensa sobre a situação.
Infelizmente, em nossa sociedade, entre as pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, o casamento tem se banalizado, o divórcio tem aumentado. Alguns olham para uma pretendente e dizem: "olha lá a minha futura ex-esposa!"

Está cada vez mais fácil haver separações. E quem se separa não pretende viver só.

Repito, este assunto é bastante delicado.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. " - Lucas 21.33.

" 'Eu odeio o divórcio' ", diz o Senhor, o Deus de Israel." - Malaquias 2.16.

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." - Mateus 19:6.

"Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério."
Mateus 5:31-32.

"Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera." - Romanos 7:2-3

"Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado." - Provérbios 13:13.

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso."
Provérbios 30:5-6.

"Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro." -  Apocalipse 22:18-19.

E.A.G.

Textos bíblicos extraídos da tradução Nova Versão Internacional (NVI).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.