Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bíblia, a mais importante ferramenta da Escola Dominical


Por Jefferson Magno Costa

A Bíblia deve continuar sendo ou tem que tornar-se a ferramenta número um de todo professor de Escola Bíblica Dominical. Isso parece ser uma declaração do óbvio, mas nunca a repetição do óbvio foi tão necessária diante da realidade que estamos vivendo.

Vigora uma grave situação no cenário cultural contemporâneo do nosso país e do mundo: enquanto os acessos à informação e os recursos para a aquisição ou produção do conhecimento se multiplicam, têm crescido em nossa sociedade o distanciamento da Bíblia e o desinteresse por ela como fonte de cultura e regra de fé.

Esse fenômeno, algumas vezes sutil e silencioso, outras vezes visível e declarado, tem-se manifestado preocupantemente tanto nos meios culturais seculares como dentro de muitas de nossas igrejas, atingindo principalmente as novas gerações. É um problema perante o qual nenhum de nós deve ficar indiferente.

Diante desse quadro, nossa missão mais urgente, como pastores ou professores, como líderes evangélicos ou educadores, e especialmente como pais, é resgatar a imensa importânca e o altíssimo prestígio dos quais a Palavra de Deus é digna e dos quais sempre usufruiu ao longo dos séculos.

Por isso, é necessário que todo professor de EBD considere, conheça, ame e use a Bíblia como sua ferramenta número um, tanto em sala de aula como em sua vida particular.

A Bíblia é o mais extraordinário livro já publicado em toda a história. É o mais rico e eficaz instrumento disponivel no mundo para o embasamento cultural do ser humano, para a sua educação, e o único que apresenta o verdadeiro plano de salvação eterna que Deus traçou para a humanidade.

Ela foi o primeiro livro a ser impresso na Europa, em 1456. imediatamente após Gutemberg ter criado os tipos móveis que originaram a imprensa. É o livro mais traduzido, mais vendido e mais lido em todo o mundo.

E todos nós, pastores, professores, pais e educadores, que atuamos neste país temos alguns motivos a mais para celebrarmos o fato de sermos evangélicos brasileiros.

Considere os seguintes dados:

• O Brasil é hoje campeão mundial de impressão de Bíblias. No  dia 10 de junho de 2011, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou a marca de 100.000.000 (cem milhões) de Bíblias impressas. Isso ocorreu no espaço de tempo de 16 anos.

• A quantidade de papel que a SBB usa para imprimir Bíblias, 400 toneladas, é suficiente para dar sete voltas e meia ao redor da terra. O Brasil tem exportado Bíblias para 105 países. A cada três segundos é impressa uma Bíblia na gráfica da SBB.

• Existem cristãos que têm em sua estante todas as Bíblias de estudo que já foram lançadas no Brasil, e Bíblias em diversas cores e modelos. Todavia, devemos trabalhar para que a Bíblia não seja só um livro impresso em grandes tiragens, mas que seja abertas, lida e estudada pelos nossos alunos.

De que vale uma Bíblia eternamente fechada?
__________

Jefferson Magno da Costa é Gerente Editorial da Editora Central Gospel e Pastor evangélico.  Edita o blog Sublime Leitura.

Artigo publicado em Revista Fiel; ano 7; nº 77; página 17 (Editora Central Gospel).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.