Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 20 de agosto de 2011

Sodoma e Gomorra: arqueologia bíblica

Há quem diga que o livro de Gênesis não seja literal, porém os tais se esquecem de um ramo científico que é importantíssimo. A arqueologia aponta para vestígios históricos.

O Mar Morto

O Mar Morto tem aproximadamente 64 quilometros de extensão por 16 de largura. A extremidade norte é muito profunda, em alguns lugares são 300 metros. A terça parte do sul não vai além de cinco metros. O nível de suas águas é mais elevado hoje do que ao tempo de Abraão, por causa de sedimento despejado nele pelo rio Jordão e outros cursos d'água, que não têm saída. O que hoje é a terça parte do sul do Mar Morto, antigamente era uma planície.

Nota arqueológica

Em 1924, W. F. Albright e M.G. Kyle, diretores de uma expedição Conjunta das Escolas Americanas e o Seminário Xenia, descobriram, no ângulo sudeste do Mar Morto, cinco oásis de correntes de água doce e, localizado no centro deles, numa planície acima do nível do mar, fortificado, evidentemente um "lugar alto" para festas religiosas. Havia uma grande quantidade de cacos de louça de barro, pederneiras e outros resíduos de um período datado entre 2500 a.C. e 200 a.C., evidência de que a região acabara instantaneamente, a cerca de 2000 a.C.

Esta evidência de que a região fora densamente populosa e próspera indica que deve ter sido muito fértil ". Que a população acabara num momento e que desde então aquilo se tornou em verdadeira desolação, isto parece indicar que a tal região fora destruída por algum enorme cataclisma que mudou o solo da região.

A opinião de Albright e Kyle, bem como da maioria dos arqueólogos hodiernos, é que Sodoma e Gomorra ficavam naquele oásis, mais abaixo dos cursos d'água, e que o local hoje se acha coberto pelo Mar Morto.

Gênesis 14.10 e 19.24: os poços de betume e enxofre

Betume era asfalto, pez, produto de petróleo, preto e lustroso, fusível e inflamável. Há vastas jazidas dele de ambos os lados do Mar Morto, mais abundantes na região sul, e grandes massas no leito do Mar Morto, mais abundantes na extremidade sul, e grandes massas no leito do mar. Consideráveis quantidades têm irrompido à superfície durante terremotos.

Enxofre

Kyle disse que sob o monte Usdom existe um veio de sal, de 49 metros de espessura, e sobre ele um estrato de marga misturada com enxofre livre; e que no tempo próprio de Deus ateou fogo aos gases; grande explosão se verificou; o sal e o enxofre, incandescentes, foram atirados pelos ares, de modo que caiu literalmente do céu uma chuva de fogo e enxofre. A mulher de Ló ficou impregnada de sal. Há muitas colunas de sal na extremidade sul do Mar Morto, que tomaram o nome o nome de "Mulher de Ló". Com efeito, tudo ao redor daquela região parece ajustar-se com exatidão à história bíblica de Sodoma e Gomorra.

Manual Bíblico - Henry H. Halley - Edições Vida Nova, impressão de 1988, página 97.

Nenhum comentário: