Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Efésios 5.4 - a definição do termo grego para parvoíce

A definição de parvoíces no idioma original do Novo Testamento.

No grego, parvoíce é “mõrologia”. É uma palavra composta, a junção de “moros” com “miseo”.

“Moros”: adjetivo que voltado para a conotação moral significa tolo, não sensato, inconsequente, insosso (sem gosto, pessoa difícil de se gostar).

“Miseo”: significa aborrecer, odiar, perseguir. É amar menos, ser detestável.

Parvoíces são usadas por pessoas que possuem a mente fechada. Parvoíce é a conversa tola, na conotação moral, conforme a descrição acima. É a palhaçada negativa que denigre o semelhante, que coloca de lado a amor ao próximo, que se diverte em incomodar o próximo com pirraças.

A derivação de parvoíces é “morainõ”: tornar-se tolo; insípido (figurado); agir passivamente como ingênuo; ser desinteressado pelas coisas corretas. É também uma derivação de “mõria”: qualidade pessoal de tolo.


"Morainõ" é palavra sinônina de "anõetos" e "aphron": pessoa que se comporta de maneira sensual, aquele ou aquela que não usa o entendimento e faz provocações de implicações sexuais. "Morainõ" (palavra grega derivada "morõlogia" [parvoíce]) também é palavra sinônina de "aphrõn" -usada como prefixo negativo: descreve a pessoa descuidada, imprudente, que faz tolices porque descrê de conselhos que recebe. É o portador de egoísmo, aquele alguém que sempre age de maneira prática, buscando fazer o bem a si mesmo, e se faz ao próximo é sempre com o objetivo de tirar algum proveito pessoal.

De tudo isso, podemos notar que o Novo Testamento não usa o termo parvo (tolo) ligado com o intelecto humano, mas com a espiritualidade de cada um. No sentido estrito do termo, ser tolo é abandonar as diretrizes do amor a Deus e ao próximo.

Ver a descrição da sabedoria do alto em Tiago 3.13-18:

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.”
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.