Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Efésios 5.4 - a definição do termo grego para parvoíce

A definição bíblica de parvoíces no idioma original do Novo Testamento.

No idioma grego, parvoíces é "mõrologia". O termo é um composto, a junção de duas palavras: mõros e "lego".

1. "Mõros", um adjetivo. O sentido é voltado para uma conotação moral. Significa pessoa tola, estúpida, sem disposição ao aprendizado, insossa.

Mõro é derivado de "moria". O termo descreve a característica de alguém que reiteradamente comete ações absurdas e sente prazer em cometê-las, a ponto de vangloriar-se. Caracteriza aquele que suscita conversas imbecis e tem comportamento apalermado.

2. "Lego", um verbo. Figurativamente, quer dizer "apresentar" (ideias e / ou planos);  narrar fatos (situações verdadeiras ou inverídicas com finalidade de perturbar o próximo.

"Morologia" é vocábulo atrelado ao sinônimo "anoêtos", que além de definir a conversa boba, também define o comportamento inconsequentemente bobo. Expressa o discurso vazio que induz o ouvinte à irritação e ao pecado da contenda e atos de violência física.

"Morologia" é associada com "morainô, que é palavra sinônima de "aphron": usada como prefixo negativo: descreve a pessoa descuidada, imprudente, que faz tolices porque descrê de conselhos que recebe. É o portador de egoísmo, aquele alguém que sempre age de maneira prática, buscando fazer o bem a si mesmo, e se faz ao próximo é sempre com o objetivo de tirar algum proveito pessoal. É quem é capaz de se comportar de maneira sensual, aquele ou aquela que não usa o entendimento e faz provocações de implicações sexuais.

O parvo é pessoa aborrecedora, detestável, aquele que expressa muitas tolices em suas conversas, é alguém com falta de entendimento para medir as consequências da suas ações contrárias ao mandamento de amar ao próximo, aquele que coloca de lado a amor ao próximo. É o sujeito age passivamente como ignorante, desinteressado pela ética.

se diverte incomodando o outro com pirraças. Ele é irritante, inconveniente, difícil de se gostar e tolerar. Toda pessoa que convive com gente que, rotineiramente, comete parvoíces, deve vigiar bastante para não cair na tentação do revide grosseiro.

Parvoíce é a conversa tola, quase sempre com conotação moral negativa. Parvoíces são as palhaçadas negativas que denigrem o semelhante, são cometidas por pessoas que não aprenderam a significância do mandamento para amar a Deus e do mandamento para amar o próximo. Suas mentes são fechadas, seus pensamentos são todos para si mesmo, pois são egocêntricos. Elas amam menos - se é que amam alguém...

De tudo isso, podemos notar que o Novo Testamento não usa o termo parvo (tolo) ligado com o intelecto humano, mas com a falta de senso moral e falta de espiritualidade de cada um. No sentido estrito do termo, ser parvo é não viver de acordo com as diretrizes do amor a Deus e ao próximo.

Veja a descrição da sabedoria que vem lá do alto, Tiago 3.13-18:

"Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

E.A.G. 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.