Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cronos e kairós: tempo natural e sobrenatural

Clique na imagem para visualizar melhor.

No meio cristão, encontramos debates sobre qual seria a ordem de tempo em que o mundo foi criado. E alguns chegam até a contestar a literalidade do livro de Gênesis por causa disso. Eu entendo que o fato de os dias da criação serem o espaço de 24 horas, ou 24 mil anos, em nada afeta a questão da literalidade do primeiro livro da Bíblia. As duas maneiras são literais, o que muda é a velocidade segundo a ótica humana sobre tudo que veio a existir.

É necessário observar a situação através da perspectiva de kairós (tempo de Deus) e cronos (tempo em que nós vivemos).

Existindo no tempo divino, o kairós, Deus criou o tempo cronológico em que estamos. Isto é muito claro nas páginas de Gênesis, pois lemos que Deus fez os dias e as noites, Ele criou tudo!

O tempo de Deus não tem noites, pois Ele vive na luz. Deus não precisa de sol, pois é o Criador do sol. O tempo do ser humano é contável, é cronológico. Nascemos, crescemos, morremos... Deus não envelhece, não morre!

Esse detalhe, a criação ter sido efetuada no tempo kairós ou cronos, não serve como base para afirmar que o livro de Gênesis possui narrativa não literal!

O Criador deliberou em qual dos dois tipos de tempo o mundo seria criado e o criou. Se no tempo sobrenatural em que Ele está ou se no tempo da Natureza, que Ele criou para nós estarmos. Sendo o primeiro ou o segundo tipo de tempo, precisamos aceitar este detalhe é insignificante para a meta do cristão, que é morar nas Mansões Celestiais.

Temos que nos ater ao nosso tempo presente e otimizar cada segundo dele servindo fielmente ao Criador, para que um dia possamos ser elevados do cronos ao kairós, existirmos ao lado do dEle. A eternidade sem a presença de Deus é terrível, é sofrimento absoluto, simbolizado por fogo, enxofre e ranger de dentes!

No quadro acima tracei três linhas, objetivando ser bem claro. Favor clicar sobre a imagem para visualização melhor.

Kairós representa a linha do tempo de Deus. Cronos é o espaçamento de tempo em que o ser humano vive.

Nos três traços  você percebe o cruzamento da linha cronos com a linha kairós. Isto ocorre com aquelas pessoas que sabem esperar com paciência em Deus, portanto elas agem nos momentos oportunos.

Esse cruzamento é chamado na Bíblia de “tempo certo para agir”, “tempo oportuno”.

"Andai com sabedoria para com os que estão fora, remindo o tempo" (kairós) – Colossenses 4.5.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.