Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bíblia de Estudo de Genebra: análise

Não existe Bíblia de Estudo Bíblico completa e perfeita.

Cada qual tem sua utilidade em temas devocionais e / ou teológicos específicos. Cabe ao usuário ser analítico, não fechar os olhos e jamais (repito: jamais) considerar notas de rodapé como se fossem as próprias Escrituras Sagradas.

Sobre a Bíblia de Estudo de Genebra, minha intenção não é desanimar ninguém a comprar, apenas informo.

A Bíblia de Estudo de Genebra é publicada no Brasil pela Editora Cultura Cristã, vinculada à Igreja Presbiteriana.

Aos cristãos que creem na doutrina de Jacob Armínio, diante dela resta-lhes apenas o uso como fonte de análises. Ela foi escrita como defesa à doutrina calvinista, está inteiramente voltada aos cristãos que acatam o pensamento de João Calvino.

Portanto, para quem é cristão pentecostal, e todo aquele que segue a linha da doutrina arminiana, saiba que não existe a menor possibilidade de usá-la à contento se a ideia for pesquisar subsídios teológicos dentro do tema Eleição / Predestinação. Neste caso, com certeza, o conteúdo oferecido o desagradará profundamente.

E.A.G.

3 comentários:

Edilson disse...

Bom dia Eliseu, gostei de sua publicação em relação da Bíblia de Genebra, sou Batista tradicional, e realmente nessa linha doutrinária fica difícil.
que a graça e Paz de Criste habite em vc.
Ass: Edilson

Anônimo disse...

Sou pentecostal, sempre faço estudos e leituras bíblicas utilizando a bíblia de genebra; na minha opinião este livro contem informações muito edificantes, e não interfere na minha vida espiritual, pelo contrário, so, acrescenta. Se observarmos no tocante ao contexto geral, bíblica e espiritualmente falando; uma completa a outra. Pentecostal e tradicional!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) anônimo (a).

Eu penso que é preciso fazer a leitura de comentários encontrados em bíblias de estudo tendo em vida 1 Tessalonicenses 5.21, que nos aconselha: “Examinai tudo e retende o bem”.

As diferenças teológicas em bíblias pentecostais e tradicionais são grandes. As pentecostais seguem a linha arminiana (que eu adoto), enquanto as tradicionais a vertente calvinista; as pentecostais, obviamente, defendem que os dons espirituais ocorrem nos dias atuais igual aconteceu na Igreja Primitiva (eu adoto também) e as tradicionais afirmam que os dons espirituais cessaram na geração dos apóstolos Pedro, Paulo e João.

Enfim, estas duas doutrinas não são doutrinas-chave para a nossa salvação, são pontos doutrinários secundários, e nesta condição o leitor sendo pentecostal ou tradicional têm condição de conviver em paz com as duas doutrinas, respeitando quem crê diferente.

Abraço.