Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bíblia de Estudo de Genebra: análise

Não existe Bíblia de Estudo Bíblico completa e perfeita.

Cada qual tem sua utilidade em temas devocionais e / ou teológicos específicos. Cabe ao usuário ser analítico, não fechar os olhos e jamais (repito: jamais) considerar notas de rodapé como se fossem as próprias Escrituras Sagradas.

Sobre a Bíblia de Estudo de Genebra, minha intenção não é desanimar ninguém a comprar, apenas informo.

A Bíblia de Estudo de Genebra é publicada no Brasil pela Editora Cultura Cristã, vinculada à Igreja Presbiteriana.

Aos cristãos que creem na doutrina de Jacob Armínio, diante dela resta-lhes apenas o uso como fonte de análises. Ela foi escrita como defesa à doutrina calvinista, está inteiramente voltada aos cristãos que acatam o pensamento de João Calvino.

Portanto, para quem é cristão pentecostal, e todo aquele que segue a linha da doutrina arminiana, saiba que não existe a menor possibilidade de usá-la à contento se a ideia for pesquisar subsídios teológicos dentro do tema Eleição / Predestinação. Neste caso, com certeza, o conteúdo oferecido o desagradará profundamente.

E.A.G.

3 comentários:

Edilson disse...

Bom dia Eliseu, gostei de sua publicação em relação da Bíblia de Genebra, sou Batista tradicional, e realmente nessa linha doutrinária fica difícil.
que a graça e Paz de Criste habite em vc.
Ass: Edilson

Anônimo disse...

Sou pentecostal, sempre faço estudos e leituras bíblicas utilizando a bíblia de genebra; na minha opinião este livro contem informações muito edificantes, e não interfere na minha vida espiritual, pelo contrário, so, acrescenta. Se observarmos no tocante ao contexto geral, bíblica e espiritualmente falando; uma completa a outra. Pentecostal e tradicional!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) anônimo (a).

Eu penso que é preciso fazer a leitura de comentários encontrados em bíblias de estudo tendo em vida 1 Tessalonicenses 5.21, que nos aconselha: “Examinai tudo e retende o bem”.

As diferenças teológicas em bíblias pentecostais e tradicionais são grandes. As pentecostais seguem a linha arminiana (que eu adoto), enquanto as tradicionais a vertente calvinista; as pentecostais, obviamente, defendem que os dons espirituais ocorrem nos dias atuais igual aconteceu na Igreja Primitiva (eu adoto também) e as tradicionais afirmam que os dons espirituais cessaram na geração dos apóstolos Pedro, Paulo e João.

Enfim, estas duas doutrinas não são doutrinas-chave para a nossa salvação, são pontos doutrinários secundários, e nesta condição o leitor sendo pentecostal ou tradicional têm condição de conviver em paz com as duas doutrinas, respeitando quem crê diferente.

Abraço.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.