Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Assistência social na igreja

Dízimo para socorro aos necessistados? Primeiro as ovelhas que honram seus pastores!

Bem, o que eu quero dizer é que a arrecadação de dízimos serve também como fundos para assistência social, apesar de haver quem não creia nisso.

Mas, é importante deixar claro que o Novo Testamento ensina aos líderes da Igreja que eles devem priorizar os necessitados que são membros, aqueles que demonstram ser fiéis a Deus.

Confira: 1ª Timóteo capítulo 5, em especial os versículos 3, 7, 10 e 16. Soa estranho Paulo aconselhar: "socorra as viúvas que lavou os pés dos apóstolos". Então, explico que o lava-pés era algo cultural. Quando um visitante não era ciceroneado com lavagem de seus pés, tal atitude representava desprezo e desonra a ele.

Vamos passar isto para os dias de hoje? Quantos cristãos necessitados honram suas lideranças? Com certeza, os nomes daqueles que honram as lideranças estão em primeiro lugar para receber auxílio nos momentos de crises. Depois, os mais afastados, e por fim as pessoas que não congregam em igrejas evangélicas.

Bem, alguém pode dizer que isso é falta de amor. Para estes, remeto à simbologia do pastor do campo e seu rebanho. O que é mais lógico, alimentar suas ovelhas ou as ovelhas de estranhos, ou animais que nem ovelhas são?

É isso que Paulo ensina para Timóteo: cuide de seu rebanho em primeiro lugar, se sobrar alimente aos outros que vivem além do seu ministério.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí, é hipocrisia regar o gramado do vizinho e deixar o da nossa casa secar. Mas cuidado! Em Malaquias 3.5 Deus diz, entre outras coisas, que julgará "...os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem entre vós". Soa estranho, também, em 1 Timóteo 5.17 Paulo escrever que "os presbíteros que fazem bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão", visto que hoje em dia só vemos pastores remunerados, o presbítero só se estiver em função de missionário em terra distante.

Black Jr