Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 25 de junho de 2011

Notas em Provérbios 6.16-19

1º. Olhos altivos.

A indiferença, a negativa em socorrer o aflito e necessitado. O alojamento da falsa sensação de superioridade dentro do coração. O orgulho. O pensamento de autosuficiência, que leva ao desprezo da existência de Deus. O esquecimento que Deus existe.

2º. Língua mentirosa.

Nos idiomas originais das Escrituras, mentir não é tão-somente dizer o contrário da verdade, mas também omitir. A meia-verdade é considerada faltar com a verdade inteiramente.

3º. Mãos que derramam sangue inocente.

Os inocentes são muitos: o feto abortado; o bebê abandonado; o irmão e irmã traídos. Nas cartas do apóstolo João, todo aquele que aborrece, odeia o seu próximo na perspectiva de Deus é um assassino. Aos olhos de Deus, pirraçar o semelhante é o mesmo que matá-lo.

4º. O coração que maquina pensamentos perversos.

A maldade é uma perversão que demonstra falta de amor. A ação planejada para o mal é uma clara ação de que o coração está bastante afastado do Senhor. O erro sem intenção de errar é pecado, mas o erro com intenção e planejamento é iniquidade.

5º. Pés que se apressam a correr para o mal.

"Bem-aventurado é o varão que medita na Lei do Senhor", é a declaração encontrada no Salmo 1. Meditar parar para pensar, esperar e analisar, examinar com bastante atenção. O servo de Deus não deve se apressar em suas ações, primeiro deve voltar-se para as Escrituras e confirmar se seus passos andarão dentro da vontade de Deus, e só depois da meditação bíblica seguir com o plano ou deixar de empreender o que planejou, dependendo do parecer bíblico.

6º. A testemunha falsa que profere mentiras.

Dar vazão para a mentira com a intenção de favorecer uma pessoa em detrimento de outra é obra da carne, é partidarismo. Quem age assim entristece ao Espírito Santo.

7º. A que semeia contendas entre irmãos.

Jesus é o príncipe da paz, e o contencioso luta contra o próprio Cristo. Os contenciosos se fazem de verdadeiros anticristos no seio da igreja (1ª João 2.18).



E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.