Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 14 de junho de 2011

Problema? Dúvida? Procure o especilista

Se uma pessoa sente dores no peito, ela é encaminhada ao hospital e o clínico geral imediatamente a encaminha ao especialista, que é o medico cardiologista. E se alguém tem um automovél em pane de motor, o veículo é levado ao mecânico de autos, de preferência aqueles com diplomas ISO 9000 pendurados na parede da oficina.

Mas, em se tratando de assuntos de ordem teológica, muita gente se satisfaz sem especialista, que é o teólogo. 
  
A falta de interesse e a insistência em não receber no coração o conhecimento que a Bíblia Sagrada tem a oferecer deveria preocupar a quem não a conhece.

Por quê?

• Salomão: "Aquele que despreza a palavra perecerá" - Provérbios 13.13;

• Jesus disse: "Examinais as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna e são leas que testificam de mim" - João 5.39;

• Paulo escreveu: "Toda Escritura é divinamente inspirada" - 2ª Timóteo 3.16;

• O apóstolo: "Nenhuma profecia é de particular interpretação" - 2ª Pedro 1.20.

Algumas pessoas parecem
incapazes de racionar sobre a Bíblia considerando a ordem cronológica dos textos bíblicos, parecem não ter a mínima condição de observar um assunto e analisa-lo desde o Gênesis 1.1 ao Apocalípse 22.21. Parecem incapazes de levar em conta o contexto das épocas em que fatos ocorreram dentro das Escrituras e o que eles representam para nós. Nestes casos, é preciso procurar quem tenha a vocação para explicar, ensinar. 

Jesus Cristo abasteceu o seio da Igreja com mestres, com a finalidade de edificar o povo de Deus, Então, que se faça uso desses especialistas na área da fé:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" - Efésios 4.11-13.

A Bíblia explica a Bíblia, mas há quem ignore as explicações dela, estão aprisionados a conceitos construídos sobre textos descontextualizados, e conformados com o conhecimento precário que possuem. Por exemplo, infelizmente, quanto ao dízimo, existe quem se prenda à Lei de Moisés e não querem ver qual é a explicação que a Bíblia tem sobre este assunto tão importante.
Não fazem defesa de fé usando  a Bíblia Sagrada contextualmente. Citam Números 18.21 e desprezam Gênesis 14; Salmo 110.4, e Hebreus 7... 

"Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca" - Lucas 6.44-45.

Se o coração de alguém está cheio da Palavra de Deus, então a comunicação dessa pessoa sempre se baseará nela por inteira.

É aceitável conhecer e tratar os assuntos além de assuntos contidos nas Escrituras Sagradas. Não convém ser alienado. Mas, quem é convertido precisa se abastecer de Bíblia Sagrada satisfatóriamente e passar a comportar-se de acordo com as diretrizes dela. Quem  é cristão deve usar a Palavra de Deus para viver. 

Folha de São Paulo? Rede Globo? Revista Veja? São fontes seculares... Nenhum cristão deve aceitar julgamentos para temas de cunho espiritual vindos de fonte secular. Lamentavelmente testemunho quem se esqueça das Escrituras Sagradas e se servem de jornalistas não cristãos, que em muitos casos são anticristãos, para estruturar sua opinião sobre assuntos relativos à fé. Não deve ser assim! 

O cristão deve servir-se dos ministérios de homens de Deus, que foram usandos pelo Espírito e colocaram a Palavra de Deus entre nos de maneira escrita, e daqueles que em nossa geração fazem uso desse conteúdo escrito para que prevaleça a vontade do Senhor no mundo.
 
Em suma, a síntese disso é: quem quer viver qualquer especie de filosofia, posicionar-se com relação ao dízimo ou qualquer outra doutrina, deve estudar a Bíblia Sagrada por inteira, precisa levar em consideração tudo o que está contido nela, porque não é biblicamente recomendável apoiar ou refutarar filosofia ou doutrina com base textual evidenciada isoladamente.
 

Procure os anciãos, os pastores, os líderes que amem a Palavra de Deus verdadeiramente. Respeite opiniões humanas, mas deposite em seu coração apenas conceitos que vem lá do alto, do Pai das Luzes.

E.A.G.

Nenhum comentário: