Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 4 de junho de 2011

Os cristãos e a masturbação

Bem, primeiramente quero dizer que esse assunto não é o que eu gostaria de tratar, mas faço isso para atender jovens. Como atuo como Moderador em diversas comunidades de sites de relacionamentos no Orkut desde 2006, por diversas vezes me deparei com questionamentos sobre este tema. Então, achei por bem passar ao blog o que tenho lido e refletido na Bíblia Sagrada a respeito de onanismo. Não é uma abordagem conclusiva, mas penso que este conteúdo poderá ajudar alguns a se aprofundarem nas Escrituras Sagradas e encontrarem respostas.

DESEJOS ABRASIVOS
.
Na tradução das Escrituras Sagradas, conhecida como João Ferreira de Almeida, versão corrigida, o tradutor usou a palavra PROSTITUIÇÃO para o termo em grego "porneia".

Esse termo, "porneia", é usado em nosso idioma de forma composta. Qual? pornografia.

As versões bíblicas que nos apresentam um vocabulário mais atual traduzem "porneia" por IMORALIDADE SEXUAL.

Mas, o que vem a ser o sentido lato de "porneia"? É isso mesmo... Prostituir-se, ser imoral. E pode ser fisicamente ou apenas na imaginação.

O apóstolo Paulo deu um conselho aos que estão a "explodir". Qual? Casem-se! Por quê? Está subentendido de maneira muito clara que o casamento é a válvula de escape para não masturbar-se.

O sêmem não foi feito por Deus para ir descarga abaixo na bacia do banheiro e nem no ralo do chuveiro. O espermatozóide existe para encontrar-se com o óvulo da mulher e juntos gerarem vida humana. E se a mulher não estiver fértil no ato conjugal, com certeza o corpo dela é o depóstito de honra em que Deus projetou para que o marido descarte-o.

"Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom
, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se" - 1ª Corintios 7.7-9.

.
Jovem solteiro, se você está "em brasa", saiba que esse desejo sexual ardente é classificado por Paulo como dom. Sim, é um dom biológico de Deus para você. Você tem muita saúde! Mas, não deve usar sua saúde de maneira errada, pecaminosa.

"Deus faz que o solitário viva em família"
- Salmo 68.6 a

Sexo é muito bom, mas não é a única atividade que torna o casamento feliz. Comece orar ao Senhor pedindo o seu par ideal, que combine com você em tudo, não apenas na intimidade da porta fechada do leito conjugal.

CONSELHOS EM PROVÉBIOS DE SALOMÃO - ESTRANHAS?

Você está "em brasas"? O texto bíblico a seguir foi escrito para essa situação. Ele fala abertamente de sexo, é um conselho para não adulterar, evitar relacionamento sexual com gentes estranhas. A mensagem está em forma de poesia hebraica.

"Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?" - Provérbios 5.15-20.

Relembremos o que Jesus disse. Ele revelou que o pecado "porneia" (ato sexual de imoralidade, adultério, prostituição), não é apenas o relacionamento da junção de corpos. Ele alertou que a configuração no campo mental, desejar alguém e imaginar-se com ela também é pecado sexual.

Conferir: "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar, numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" - Mateus 5:28.

O verbo "atentar" significa observar com atenção. É isso que os masturbadores fazem. Eles olham e apreciam a beleza de alguém... Depois colocam a mente para viajar em ilusões. Imaginação e mãos! Abrasados, atentam para toda a anatomia feminina idealizando uma situação MENTAL, irreal, até ejacularem, solitários.

Na mente abrasada de masturbadores, o que mais acontece é imaginar-se com belíssimas mulheres estranhas, expostas em poses sensuais em capas de revistas, expostas em filmes... Aqui, estranhas é no sentido de desconhecidas.

MASTURBADORES SOLTEIROS... E OS CASADOS?

.
O apetite sexual desordenado é obra da carne e ela luta para que você cometa a imoralidade sexual.

O que fazer? Lute espiritualmente!

1º - Domine sua mente: Para que seu desejo sexual diminua, ocupe sua mente com tarefas e assuntos que não lembrem sexo. Evite conversar, ver, estar envolvido em situações de apelo sexual que envolva  sensualidade. Tudo isso desperta um turbilhão de "brasas" dentro de você. Evite!

Sei que hoje em dia é difícil ocupar a mente assim, porque quase tudo que está na televisão, no rádio, propagandas, músicas contém apelo sexual. Mas eu sei também que é a vontade de Deus que você seja um jovem consagrado a Ele, então, se pedir ajuda Ele virá atendê-lo nessa situação. E nada é impossível para Deus!

2º - Não fique desocupado em lugar em que não tenha companhia. São essas horas solitárias que sua mente começa a desenrolar pensamentos vagos. Estando só, faça algo que ordene sua mente a outras situações. Orar, ler a Bíblia, estudar, ouvir o CD abençoado de hinos...

3º - E quando aparecer aquela vontade enorme? Então, comece a orar pela garota linda que veio em sua mente. Sim, essa batalha é da carne contra seu espírito. E seu espírito deve ser um pugilista e nocautear o adversário! Ore e jejue justamente em favor daquela pessoa que a sua carne quer levá-lo ao pecado.

Essa situação tem um final feliz. Com o passar do tempo a masturbação passará a ser um desejo distante e menos forte. A vontade talvez volte. Repita os três passos que escrevi. Tudo isso durará enquanto não encontrar aquela pessoa sortuda que se casará com você!

Mas... Infelizmente tem esse mas... Até enquanto estiver casado deverá estar vigilante para não se entregar ao vício. Sim, acontece com casados também, porque a vontade da carne não é casar-se, é pecar! O sexo no casamento é santo, não é pecado, então a carne empurra a pessoa para imaginar-se com pessoas fora do casamento!


PERGUNTAS SOBRE MASTURBAÇÃO APÓS O CASAMENTO

O que leva alguém a masturbar-se após casado? A tendência humana para viver pecando.

O apetite desordenado da carne para pecar escraviza a alma pela força do vício. E leva a pessoa viciada a cometer o distanciamento conjugal. A prática provoca no homem a perda de desejo de unir-se a esposa intimamente, diminui as vezes em que esposo e esposa se encontram, esfria a relação. Essa separação de corpos causa atritos entre os dois, e pode gerar situações péssimas, irrreversíveis no casamento.

A Bíblia afirma que quando um homem e uma mulher se casam eles são uma só carne, portanto sexo entre casados não é pecado, é bênção (Gênesis 2.24; Mateus 19.6).

Certa vez uma pessoa fez a seguinte conjectura:

E se na imaginação do masturbador for projetado a imagem da própria esposa? Isso é pecado? Existem duas situações a serem consideradas:

1ª - Digamos que o masturbador seja um cristão marinheiro, ou talvez trabalhe em uma destas plataformas da Petrobrás, aonde fica ausente muitos dias de sua casa. Então, se masturbar pensando na sua própria mulher distante seria uma forma de aliviar-se de suas necessidades fisiológicas. Alguns entendem que a masturbação nessa situação não seria uma imoralidade sexual que levaria o praticante ao inferno. Para os defensores dessa afirmação, a masturbação em si não é pecado, mais sim, o que pode levar à prática dela.


2ª - É pecado o marido negar-se a sua esposa e vice-versa.

"O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência"
- 1ª Corintios 7. 3-5.

Alguns homens casam-se, e levam para a vida de casado o vício da masturbação, então, trocam a relação sexual a dois pelo onanismo, trocam o prazer com a pessoa a quem prometeram estar ao lado em todos os momentos pelo prazer solitário... Que situação vergonhosa! Isso é pecado! 
.
Isso é o apetite desordenado da carne para pecar. Tal vício leva a pessoa a cometer o distanciamento conjugal. A prática provoca no homem a perda de desejo de unir-se a esposa intimamente, diminui as vezes em que esposo e esposa se encontram, esfria a relação. Essa separação de corpos causa atritos entre os dois, e pode gerar situações péssimas, irrreversíveis no casamento.

A DESCULPA PARA CONTINUAR NO VÍCIO

.
Há quem argumente que sendo a ejaculação um impulso biológoco, então não pode ser rotulada como pecado. Não existe nenhuma base racional e nem teológica para justificar-se assim. Argumento fraco...

A fome também é um impulso biológico saudável que leva-nos à alimentação. Mas comer exageradamente se consiste no pecado de glutonaria (Gálatas 5.16-23).


CONCLUSÃO

.
Por hora, é isso que tenho a contribuir com esse assunto.

Sugiro aos leitores que releiam o que escrevi. Reveja as situações que eu abordei e os textos bíblicos correlatos pausadamente.

Procurei apresentar apenas argumentações bíblicas. Por quê? Porque as Escrituras Sagradas são a Palavra de Deus, e deve ser ela sempre ela a nos direcionar em todos os assuntos. Quem tiver a mente aberta para ler o que eu escrevi entenderá o que a Bíblia Sagrada ensina sobre o tema com muita facilidade.

E.A.G.

7 comentários:

Xavier disse...

Parabens pelo texto querido Eliseu.
São fatos reais que se nós abrirmos mãos a isso perdemos o foco do evangelho.

Em Cristo.
XCJ

Andréia Pacheco disse...

Parabens pelo post...
Que Jesus o abençoe!!

Unknown disse...

Parabéns muito bom

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown

Deus continue a abençoar você.

jadonsancho disse...

Então posso me masturbar pensando na minha esposa ? Devido ao trabalho, apenas nos vemos 1 vez na semana, e as vezes 1 vez a cada duas semanas, posso fazer isso de consciência limpa ?

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta estou acho que estou em crise com meu marido estou dormindo em quarto separado , faz uns 6 meses que não tenho relações, luto muito pra não cai em pecado da masturbação me sinto suja , um lixo então parei de cometer esse tal ato, continuo sem ter relações comeu marido porém a necessidade de me alivia , grita e acabei cometendo o ato da masturbação, porém pensando no meu propio marido , pode

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada Anônima de 5 de julho de 2021, 00h53.

Estar casada e há seis meses sem ter relações sexuais com o marido, e estar dormindo em quartos separados são duas situações preocupantes para uma vivência conjugal.

Você não disse o motivo de não relacionar-se. Talvez seu marido esteja passando por algum problema de saúde. Procure saber o que é. Caso seja isso, ajude-o a sair desta situação. Quase todos os homens são fechados sobre o assunto, tenha paciência...

Quanto a masturbar-se pensando em seu marido, faça leitura e reflexão bíblica no texto do capítulo 14 da Carta aos Romanos.

Sugiro a você ir buscar aconselhamento na sua igreja, converse com a esposa do pastor da congregação que frequenta. Não viva esta situação sozinha, existe pessoas habilitadas e motivadas a trazer solução para o seu caso.

Abraço.