Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita à Igreja Pentecostal Deus é Amor

Por Eloi Oliveira

Relatarei minha experiência, quero que os leitores levem em conta que sou de uma igreja - Congregação Cristã no Brasil - onde qualquer liturgia soa estranho no começo, por sermos muito diferentes e talvez por isso eu tenha estranhado um pouco.

O relato contém opiniões minhas, apenas.

Neste domingo senti vontade de me consagrar,  visitar a Igreja Pentecostal Deus é Amor, o templo-sede em minha cidade, Ribeirão Preto. Deus colocou em meu coração o intento de ir visitá-la pela primeira vez. Eu já havia prometido isso a mim mesmo faz um certo tempo, mas estava esperando em Deus fazer o movimento, que aconteceu neste final de semana.

Cheguei pouco antes das 14 horas, pois às 14 horas é o horário de início do culto, conforme marcado na placa afixada na parte externa da igreja. Quando eu cheguei lá não havia praticamente ninguém. A primeira irmã chegou junto comigo, pedi informação e ela me conduziu para um acesso de entrada ao templo pelo estacionamento da igreja. Havia um irmão com idade avançada na porta de entrada. Os dois foram muitos simpáticos comigo. Mas disseram que o culto só começava às 15 horas. Achei estranho, o horário oficial anunciava uma hora de diferença à menos.

Pois bem, entrei e a irmã dedicadamente mostrou o lugar onde se sentariam os homens, na IPDA separam assentos só para homens e só para mulheres. Me sentei e tirei discretamente uma foto do púlpito, para mostrar a você, leitor dessas linhas, e fiquei aguardando o início do culto.

Lá dentro do recinto da igreja estava apenas um obreiro. A  rádio Voz da Libertação estava ligada, os  autofalantes transmitiam a programação da demominação.

Chegaram mais algumas irmãs, um irmão também, e este recém-chegado me parece ser obreiro ou tem algum cargo na igreja, ele me saldou muito educadamente com a Paz do Senhor e sentou-se umas duas fileiras a frente. Depois chegou mais um homem e sentou-se bem la atrás.

Ficamos ouvindo a rádio.

Eu como sou muito curioso e observador, observei cada detalhe da igreja, queria conhecer, e vi que a igreja é bem simples, humilde, sem exageros. o salão (que é ate grande e com uma boa estrutura) foi adaptado, ali  foi uma fábrica antes da IPDA comprá-lo.

Haviam faixas de campanhas penduradas nas paredes laterais. Lá  na frente tinham várias caixas - parecidas com urnas - e cada uma estava escrito assim: unção da prosperidade, unção da quitação das contas, unção da saúde, unção da família, e por aí vai. Acho que tinham umas oito caixas. Saí de lá sem entender para que elas servem.

E por falar em urna, vi que algumas irmãs escreviam algo em um papel impresso, e depositavam em uma outra urna que ficava no púlpito. Também não sei o significado.

Na rádio algumas coisas ditas me intrigaram como as falas do Davi Miranda: ''só comprem CDs da Voz da Libertação, as outras músicas evangélicas conduzem ao erro, cuidado". Também houveram vários testemunhos de pessoas que devem ser membros da IPDA. Fiquei intrigado pelo fato de praticamente todas as pessoas que testemunharam atribuírem a bênção ao ''missionário'', e sempre o pastor que responsável pelas entrevistas, testemunhos, fazer questão de enfatizar: ''isso aconteceu na Igreja Pentecostal Deus é Amor''. Nos momentos que os membros esqueciam de falar, ele indagava, ''aonde foi que aconteceu o milagre mesmo?''. Existia uma certa ênfase no missionário e no nome da igreja, mas o nome de Jesus quase não era direcionado à ocorrência dos milagres.

Quase chegando às três horas, eu me ajoelhei para orar, como faço na Congregação Cristã no Brasil, para entrar em em comunhão. O pastor chegou, desligou a transmissão da rádio e deu início ao culto, com a presença de umas oito mulheres e três homens apenas. Fiquei espantado em ver que a igreja estava vazia, sendo o templo-sede.

O pastor disse que iríamos orar e depois íamos ouvir a radio outra vez, às 16 horas, porque o missionário iria fazer pronunciamento de nível mundial a todas as igrejas.

Pois bem, começou a oração feita pelo pastor. Me pareceu que é sempre ele quem faz as orações na igreja. Eu ajoelhei como sempre faço nas CCB (na Assembleia de Deus eu nao ajoelho, porque lá ninguém ajoelha nas orações em grupo). Alguns poucos dos presentes ajoelharam e então  me senti à vontade ajoelhado. Eu gostei muito da oração, muito bem centrada, uma oração que realmente me fez muito bem. Ao término, percebi que tinham chegado mais uma mulher e três homens.

Vi tambem que não havia jovens ali, somente pessoas maduras, somente eu e mais um éramos jovens, o restante todos mais velhos.

O pastor deu início à liberdade de louvores. Essa foi a parte do culto que eu mais me emocionei, que eu achei mais linda. Algumas senhorinhas, bem de idade mesmo, foram lá na frente cantar os hinos da harpa. A humildade delas era evidente, havia na entoação do canto um poder que só quem tem o Espírito Santo no coração sabe definir. 

Chegado às 16 horas foi ligada a radio para ouvir a pregação do Davi Miranda. Ele falava algo de ''trazer mais almas para a igreja'', que a igreja tinha 22 milhoes de membros no mundo e se cada membro trouxesse pelo menos mais um, o número de membros dobraria para 44 milhões. Advertiu-nos também sobre a necessidade de trabalhar na obra, dando como exemplo a parábola dos talentos, e que os talentos são almas que devemos trazer para Deus. Ressaltou a necessidade de chamar nossos vizinhos para a igreja, de pregar o evangelho para as pessoas, para não receber a condenado de Deus por enterrar o talento. Teve hora também que o Missionario disse que os dizimos tambem são talentos, e que deveríamos devolver os dizimos para a igreja, como foi feito na parábola.

Já na igreja não teve quem pedisse dinheiro, nem nada relacionado a isso, como na Assembleia de Deus, que existe o momento das ofertas.
 
Às 16h30 algumas pessoas, das pouquíssimas que estavam lá foram embora. Chegaram mais dois homens de idade, voltando a ter quatro homens. E as mulheres se foram.

Não entendi em qual momento acabaria a reunião, ou se já havia acabado. Como eu não havia almoçado ainda, e já eram quase 17 horas, eu me senti na liberdade de ir embora, pois só havia a rádio ligada.

Gostei muito da igreja, apesar de estranhar a liturgia do culto, e também pela igreja ser vazia daquela maneira. Saí sem ouvir a mensagem do pastor, mas acho que a palavra era via radio naquele dia.

Sai de lá  bem. O  ápice foi a oração e os louvores. O ponto negativo foi a liturgia confusa, a falta de instrumentos e banda, não haver qualquer instrumento que acompanhe os louvores. Lá não tem nada disso. E nessa falta os presentes ouvem a rádio a maior parte do tempo. Essa ideia não me agrada.

Se eu pretendo voltar? Sim, assim que Deus me tocar para voltar!

Paz e graças.
__________

Eloi Oliveira tem 26 anos, pertence à Congregação Cristã no Brasil em Ribeirão Preto, São Paulo. Postou o texto na rede social Orkut, na comunidade Igrejas Pentecostais.

Veja mais:

Lana Holder debocha da Assembleia de Deus e da Igreja Deus é amor e Lourival de Almeida dá a resposta

Encontro inusitado: pastores Marco Feliciano e Daniel Miranda da Deus é Amor

14 comentários:

Gleison Elias Pereira disse...

Parece que o irmão Eloi gosta de dá umas alfinetadas nas Assembleias de Deus. É bem caracteristico de alguns membros da Congregação Cristã do Brasil.

Anderson disse...

Esse culto a tarde é apenas para as pessoas que nao podem ir a noite e tambem que desejam ouvir a pregaçao do miss. e nao podem em casa. Salvo quando se reune caravanas para um culto a tarde, tipo uma concentraçao especial.

Com ceteza, o culto a noite seria bem mais apropriado para vc conhecer melhor a ipda pois a igreja realiza o culto normalmente sem "interferencias" da transmissão via radio.

***os cultos a tarde tem a finalidade da transmissão do culto de SP com o Miss. e fica a critério do dirigente fazer o culto normal e só transmitir a pregaçao e oraçao dos milagres com o Miss. ou deixar só pela transmissão mesmo (normalmente quando a igreja está com poucas pessoas). Este culto a tarde é obrigatório em todas a sedes pelo motivo de muitos pastores estarem pregando ou ensinando coisas contra a doutrina da igreja e assim, os membros podem ter acesso a verdadeira doutrina da ipda pois infelizmente existem pastores que são divisores e isso serve de "arma" para combate-los.

Mas quando sentir no coração, vá num culto a noite que será mais apropriado para conhecer melhor a igreja rs. Deus abençoe!

SOLDADO CRISTÃO disse...

Irmão GLEISON, eu não tenho nada contra os assembleianos, me perdoe se pareceu isso, eu comparo as duas igrejas no texto porque alem da IPDA eu visito a Assembleia de Deus Missão aqui de minha cidade, para ser sincero, eu gostei mais da ordem e liturgia da AD, ainda que mais diferente do meu habitual, ja fui na AD umas 5 vezes, e tambem pretendo voltar logo!

A PAZ DO SENHOR!

Eudos cunha disse...

Acho o seu comentário fiel, sem partidarismo, legal mesmo. um abraço.

Elizeu Rodrigues disse...

Quanto tempo, Xará

O texto em questão é relativo, conforme a máxima: gosto não se discute.

Qual culto agrada mais a Deus deveria estar em pauta, não qual liturgia agrada mais os gostos e vontades humanas.

Xará, passarei o verão europeu em Bergen, na Noruega. Tive um pensamento que virou um sonho, depois Deus me deu certas boas visões sobre algo impossível pra mim na época.

Hoje estou feliz. Entrei em contato com meus pastores, que me deram referencias e enderecos. Com um amigo internauta da AD Curitiba consegui contato com pr Isael, escritor da CPAD, que deu-me contatos dos familiares dos netos de G Vingren e D Berg, em Estocolmo, na Suécia.

Ore por mim, meu irmão Xará. Estarei em contato contigo.

Elizeu

Anônimo disse...

parece q o irmão eloi precisa ler mais a biblia ou serar q ele prefere entra em kda umas das igrejas e criticar deus t abençoe irmão eloi.

Eliseu Antonio Gomes disse...

A quem interessar possa:

Eloi Oliveira é um internauta que eu considero irmão em Cristo e amigo. Ele cedeu seu texto para ser publicado neste blog, assim que eu lhe solicitei isso. Fiz o pedido a ele por considerar o conteúdo relevante.

Nosso irmão e amigo inicia o que escreveu assinalando se tratar de uma opinião pessoal. Podemos divergir dele, mas respeitando o direito que ele possui de pensar como pensa.

O que chamou minha atenção no texto?

No texto, o Eloi comenta sobre a ausência de jovens na reunião. Eu sou testemunha de uma igreja Assembleia de Deus que passou pelo mesma situação nos idos da década de 90, século passado. Esse templo fechou as portas e foi posto abaixo. Que tristeza! O terreno foi vendido para uma imobiliária e no local foram construídas casas. Fica esse exemplo como alerta para todos nós.

Abraço.

E.A.G.

Anônimo disse...

Este texto escrito por Eloi, é mais um, que não edifica, muito menos acrescenta algo na vida espiritual dos leitores. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24” Culto da manha começas 9h, tarde as 14h ou as 15h dependendo da cidade, estado ou localidade. O culto da noite começa as 19h (só que o povão chega atrasado) e termina as 21:15h ou 21:30h. Não podendo passar do horário. Culto da manha ou tarde, são para aquelas pessoas que não podem comparecer no terceiro culto que é o da noite.

É normal as antigas sedes Adm., ou Estadual (Templos Centrais) estar sintonizado no programa a “Voz da Libertação”. A igreja Deus é Amor, oferece os produtos da gravadora da IPDA, ela não poderia divulgar material de outros. Lembrando, que em qual quer outra denominação, que tenha 3 cultos diários, sempre serão irmãos de idades, que estão disposto ajudar a obra.

Não vejo o motivo de ter músicos, instrumentistas, tocadores nos dois primeiros horários. Bom seria se tivesse. Mais alguém precisa trabalhar. Ou a igreja tem que pagar alguém pra cantar ou tocar? Nada haver. Muitos estão fazendo a obra com desanimo, preguiça, se fé. Estes cultos realizados na IPDA a maioria é em favor da família, proteção, livramento, bençãos e etc.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

Por que nem um da CCB fala da sua igreja, dos costumes, ideias, forma de pensar, mais adoram falar da Assembleia de Deus, Igreja Deus é amor e outras. Passam por outros cristãos, que por Jesus Cristo, todos nós somos irmãos. E os membros da CCB não complementa, Vocês não fazem parte do corpo de Cristo? Somos diferentes, e não fazemos parte???
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:5
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1 Coríntios 12:27

Isso acontece nos quatro cantos do Brasil. São iguaizinhos, Não mundão em nada.

Débora disse...

desde que ouve uma divisao na congregação Crista e alguns membros sairão pra Assembléia ele ficarão meio que revoltados com a Assembléia de Deus a visão da Assembléia de Deus não é fazer proselitismo como a congregação mais sim pregar o evangelho
SHALON ADONAY

SOLDADO CRISTÃO disse...

Aos Assembleianos e IPDA´s que vieram com facas e metralhadoras: abaixem suas armas, eu sou moderador de uma comunidade com quase 28.000 pessoas pentecostais de tudo quanto é igreja, possuo comunidade que trata dos mais variados assuntos pentecostais, portanto é meu dever conhecer as igrejas ja que trato de assuntos sobre elas o tempo todo,não julgo sem conhecer como muitos fazem e ja estão fazendo aqui tambem com a minha pessoa, e as igrejas que Deus me da direção de conhecer eu visito com maior prazer, e continuarei visitando.

O texto foi publicado em minha comunidade para dividir a experiencia com as pessoas do meu convivio, e o irmão ELISEU pediu para que fosse postado aqui, e eu cedi o texto.

Aos assembleianos que pregaram tanta ''união'' e ''um só corpo'', deveriam se atentar mais aos progamas ''voz da libertação'' que especialmente neste sabado, chamou a CCB e a AD de ''igrejas mundanas'', então não decaiam a parte critica ao exclusivismo IPDAlista que é tão ou pior do que o CCBista, sejam adultos e menos emocionais.

Placa não salva, Jesus salva! E isso vale principalmente para os CCB´s.

___________

Anônimo disse...

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Mateus 12:30

Em toda a história do Cristianismo, houve sempre aqueles partidarios que queriam exclusividade no ato da propagação do evangelho.Devemos sim conhecer as "doutrinas" vigentes consernente à salvação de qualquer instituição cristã, que iremos visitar para o ato de adoração.Um conselho ao irmão que visitou a IPDA, uma simples visitinha não lhe esclarerá o todo.Minha simples opinião, a IPDA com muitos legalismos não deixa de ser uma instituição que está agregando almas para o Reino.

Anônimo disse...

GOSTO DA IPDA,FOI LA QUE AEITEI JESUS,GOSTO DA VIGILIA EM FAVOR DE TODOS OS IRMAOS,GLORIAS A DEUS

Manassés Barreto disse...

Gosto da IPDA, IBB Batistas,da CGADB Assembleia de Deus e outras, não gosto da IURD.Lá pede muitos dinheiros e a Congregação do Brasil não cita.

Esta Congregação do Brasil acha que é perfeita!

Anônimo disse...

Amoo Muiito Minha Igreja..Gosto muiito da Doutrina Dela ,éa Doutrina da santificaçaão .é A Douutrina De Deus