Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 10 de abril de 2011

Carta aos filipenses: reflexões devocionais

Paulo escreveu a carta aos cristãos filipenses quando estava em Roma, por volta de 61/62 d.C.

Ele tinha em mente agradecer a ajuda de cristãos em Filipos, que haviam lhe enviado uma oferta expressiva por meio de Epafrodito (4.10,11); queria ensinar e encorajar os leitores a enfrentar adversidades (1.28-30); e convocar a todos a promover a unidade da Igreja (2.11; 4.2).

Paulo procura conscientizar a cristandade, fazer com que entendamos e aceitemos que as tribulações são partes inerentes do Evangelho (Atos 14.22). Informa que quando fomos chamados, nunca foi prometido que a vida cristã seria apenas de facilidades, mas que o Senhor sempre estaria conosco em todas as situações (Romanos 8.31-39).

Por que se deve estudar a carta de Paulo aos cristãos filipenses? O apóstolo a escreveu para fazer com que os cristãos conhecessem o segredo da verdadeira felicidade e fossem impactados com a alegria celestial.

Do início ao fim, a carta está repleta de alegria. As palavras alegria e regozijo aparecem dezesseis vezes: 1.4; 1.18 (duas vezes); 2.28-29; 3.1; 4.1, 4 (duas vezes); e 4.10.

Paulo revela que Jesus Cristo é a fonte da felicidade, que ser feliz de verdade é viver de acordo com os propósitos de Deus, mesmo que passando por aflições, e que os sofrimentos desse mundo não são capazes de destruir a alegria que Deus nos dá.

Os problemas dessa vida não deve ser motivo para abandonarmos a fé. Deus espera de nós que sejamos firmes, unidos no trabalho, otimistas e corajosos contra os inimigos.

Você se considera modelo? Quer queira ou não, é isso o que você é. As pessoas em sua volta avaliam o cristianismo pela maneira como é refletido em sua vida.

Seus filhos, pais, vizinhos, colegas, parentes, e mesmo pessoas que você não conhece, percebem se sua vida é diferente da vida das pessoas que ainda não reconheceram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Você está sempre se alegrando no Senhor (4.4)? Será que não está vivendo com ansiedade, negando assim o poder da oração (4.6)? Você está colocando em evidência a "paz de Deus" em sua vida?

Motive-se e crie motivação na vida de outros cristãos. Faça uma lista das áreas da sua vida que você considera exemplares, que realmente gostaria que outros imitassem. E, hoje, com a ajuda de Deus, tente ser o melhor exemplo em tudo que disser e fizer.
__________

Consultas: Caminhada Diária, volume 3 (Editora SEPAL); Revista Exposição Bíblica - Cristo: nossa alegria e suficiência; estudos expositivos em Filipenses e Colossenses (Z 3 Editora).


E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.