Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bíblia - Deus dá e tira jóias de mulheres - o costume da igreja considerar o uso delas como pecado

Alguns cristãos radicais proibem mulheres de usar brincos, pulseiras, anéis, etc. Afirmam que isso é costume pecaminoso, coisa de gente do mundo.

Jóias não são do diabo porque, inclusive, Deus as aceitou como ofertas voluntárias para o Tabernáculo: "Então toda a comunidade de Israel saiu da presença de Moisés, e todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra na Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas. Todos os que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram jóias de ouro de todos os tipos: broches, brincos, anéis e ornamentos; e apresentaram seus objetos de ouro como oferta ritualmente movida perante o Senhor" - Êxodo 35.20-22 (NVI). 
  
O santuário provisório do Senhor, em parte, foi construído com as jóias do povo israelita. Imagine, então, o que ocorreu quando houve a construção do Templo, obra confiada à administração do rei Salomão, pois era maior e sabidamente mais luxuosa.

Os pregadores radicais, que proíbem uso de ornamentos, para basear suas proibições, utilizam o texto bíblico do livro de Isaías, capítulo 3, versículos 16 ao 24. Mas o caso das mulheres de Sião não tem paralelo com o nosso tempo.

Não é possível fazer nenhuma comparação. Àquelas mulheres eram de outra cultura, eram israelitas, não eram brasileiras. Os costumes dos cidadãos israelitas judeus, contemporâneos do profeta Isaías, não são iguais aos da igreja evangélica brasileira, situada abaixo da linha do equador, existente entre os séculos 20 e 21. Quem quiser usar tal passagem bíblica para defender a cartilha de podes-não-podes comete a famosa eisegese (erro de interpretação bíblica).

E mais:

• Em nenhuma parte do texto onde encontramos a citação das mulheres de Sião, é mencionado a questão delas promoverem sedução para sexo ilícito, como alguns pregadores equivocados dizem que elas faziam, com o pretexto de associar o uso de enfeites com mulheres de péssimo caráter. O texto bíblico diz que sete mulheres pedem um homem em casamento. Lemos em Isaías 4.1 elas pedirem para “ser chamada pelo seu nome”, isso significa pedido de casamento.

• Em nenhuma parte das Escrituras existe censura quanto às vestimentas dessas mulheres. Deus tira delas as roupas de luxo e os enfeites de valores porque a posse deles eram resultado de bênçãos recebidas quando elas eram fiéis ao Senhor. Foi tirado porque elas se tornarem altivas, orgulhosas (Isaías 3.16). Inclusive Deus tirou delas a facilidade de casar e ter filhos (4.1).

Na passagem bíblica do livro de Ezequiel, 16.8-14, vemos Deus fazendo o contrário, Ele abençoa uma mulher dando a ela vestes luxuosas, braceletes, colar, brincos, enfeites de ouro e prata, coroa de rainha!

Logicamente, nunca presenciei um pregador defensor de usos e costumes fazer uso desse texto em pregação (mas o texto é Palavra de Deus!).

Enfim, qualquer exagero, seja de uso enfeites ou outras coisas, nos torna extremistas, assim como o inverso. . O pecado não está em usar enfeites propriamente, mas sim na prática do radicalismo. Qualquer exagero resulta em problemas, seja para mais ou para menos, e é isso que nos impede de conviver com o bom tesouro no interior de nossos corações - a Jóia das jóias, Jesus Cristo.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações no senhor Jesus!, parabéns pelo blog e equilíbrio bíblico.
Sou presbítero na Assembléia de Deus Min. Belém, e onde congrego brinco, pulseira e outros adornos são pecado e pronto e acabou. O que manda não é o que a bíblia ensina e sim o que manda o estatuto da igreja.
Graças a Deus ja fui liberto desse farisaísmo e hipocrisia. A salvação pelo que parece á esses líderes não é pela graça e sim pelas obras, ou seja, é uma heresia.

Abraços no amor de Cristo. Pb. João Eduardo - AD Min. Belém (por enquanto).