Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 9 de março de 2011

A barba de José e a barba de Jesus Cristo

Apesar de estar no meio evangélico há muito tempo, fico pasmo com líderes que pregam usos e costumes denominacionais. Eu fiquei sobressaltado com um deles, não apenas pelo que disse, mas por ser líder de renome nacional. Pela perspectiva teológica, a fala foi frívola demais!

Disse mais ou menos assim:

- José tomou banho e se barbeou para comparecer diante de Faraó, meus irmãos, temos que fazer o mesmo como servos do Senhor.

Sim, é verdade que as Escrituras Sagradas afirmam que José se barbeou para comparecer diante de Faraó, rei dos egípcios. É verdade também que em muitas vezes esses mesmos defensores de usos e costumes usam a figura de Faraó como representação de Satanás.

O caso de José raspando sua barba é sui generis aos judeus. Ele estava na condição de prisioneiro em terra estrangeira. O texto é apenas uma narração de um fato, sem haver juízo de ser certo ou errado.

Os defensores de usos e costumes vivem interpolando textos narrativos com os textos normativos. "Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa, e foi apresentar-se a Faraó" - Gênesis 41.14.

Vejamos o contexto desse texto:
• os leprosos eram proibidos de deixar a barba crescer por questão de higiene da pele doente (Levíticos 14.9);
• o judeu não deveria cortar os cantos da barba em momentos de luto (Levítico 19.27; 2 Samuel 19.24; Esdras 9.3; Isaías 15.2; Jeremias 41.5; 48.37);
• injuriar a barba era interpretado como ação de insanidade (1 Samuel 21.13);
• raspar a barba de um judeu era sinal de ofensa (2 Samuel 10.4, 6, 7);
• os judeus usavam barba e se envergonhavam se não as mantivesse (2 Samuel 10.5);
• tocar e beijar a barba de um judeu era sinal de respeito (2 Samuel 20.9);
• os sacerdotes usavam barba (Salmo 133.2);
• puxar a barba de um judeu significa ato de zombaria, grave insulto (1 Crônicas 19.4; Isaías 50.6);
• ao judeu, barba raspada simbolizava momento de penitência e dor (Jeremias 41.5).
José cortou a barba, podemos afirmar que com tristeza, raspou-a mesmo ela representando sinal de virilidade e respeitabilidade aos judeus. Sim, José barbeou-se, apesar da barba ser uma diferença entre israelitas e egípcios, que os escravizaram.

Não somos seguidores de José, mas de Jesus Cristo. Quando o profeta Isaías mencionou o sofrimento do Salvador pouco antes de ser levado para a cruz, descreveu o seguinte sobre seu rosto: "As costas dou aos que me ferem e a face, aos que me arrancam os cabelos; não escondo a face dos que me afrontam e me cospem" (Isaías 50.6 - Almeida Revista e Corrigida, ARC). Na Bíblia cuja tradução é a Nova Versão Internacional, lemos assim: "arrancavam minha barba", porque no idioma hebraico o vocábulo encontrado é "lemoretim", cuja conotação é "tornar liso ou careca". E conforme os textos citados acima, puxar e raspar a barba de um judeu era sinal de desrespeito e grave ofensa.

Como judeu, Jesus Cristo foi coerente, seu discurso não destoava da sua prática. Tenha a certeza que Ele manteve sua barba crescida e bem cuidada. Por quê? A Lei proibia cortá-la à maneira dos egípcios. Ele foi cumpridor de toda a Lei sem exigir que os gentios praticassem o judaísmo. 

E.A.G.

8 comentários:

Anônimo disse...

Saudações no senhor jesus, parabéns pelo blog.
Li o livro "COISAS QUE DEUS PERMITE E A IGREJA PROÍBE" do Pr. Ricardo Gondim em dois dias, e como me abriu a mente, todo crente deveria ler esse livro. Realmente os argumentos do autor são fortes e bíblicos.
Infelizmente em muitas igrejas, principalmente na Assembléia de Deus do Min. Belém SP o povo e certos obreiros, são fariseus e tem a mente fechada quanto as doutrinas bíblicas ou seja, misturam usos e costumes com doutrinas bíblicas.
Agora vem o Pr. presidente e diz uma pataquada dessa, só podemos chamar isso de Analfabetismo Biblíco.
É lamentável que a igreja de hoje continua passando por esse ANALFABETISMO BÍBLICO. Onde eu congrego mesmo,´muitas vezes ouvimos cada besteira, que dá vontade de pegar a bíblia e ir embora pra casa.
Muitos irmãos insistem em colocar usos e costumes no mesmo pé das doutrinas bíblicas.
Se os usos e costumes salvam, logo o sacrifício de Cristo na cruz foi em vão, e a salvação não é pela graça é pelas obras, ou seja, para ser salva é só a irmã não usar brinco e calça comprida. Meu Deus quanta pataquada que ouvimos certos obreiros ensinarem (Obreiros????).

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo - AD Min. Belém SP.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro João.

Possuo o livro Coisas que Deus Permite e a Igreja Proíbe, eu o considero importante e esclarecedor.

Penso que existem muita gente religiosa seguindo usos e costumes, sinceras e bem intencionadas, desejosas em agradar a Deus. Até aí tudo bem... O problema é ultrapassar esse limite e pensar que seus atos sejam básicos, um kit de salvação.

A liderança é responsável pela consciência de seus liderados. Jesus ordenou sair pelo mundo e pregar o Evangelho. E igualmente, discipular as almas evangelizadas.

Abraço.

Anônimo disse...

Caro amigo José não raspou a barba e sim aparou ,pois na prisão com certeza no momento que foi chamado ,deveria estar muito mal aparente.

Anônimo disse...

Caro amigo José não raspou a barba apenas aparou ...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Adriano.

Fico feliz que se manifeste aqui no blog Belverede.

Eu ainda não tinha feito um aprofundamento de Gênesis 41.14. Fiz isso agora, para responder a você.

Usei a Concordância Strong. A palavra hebraica no qual foi traduzido ao idioma português "barbeou-se" é "galach (referência 1548 da Concordância Strong). O sentido do termo hebraico é bastante claro: raspar-se para ficar careca; barbear-se; destruir (no caso, a barba).

Deus continue a abençoar sua vida.

Abraço.

Robson Aguiar disse...

Não tem sentido. Leia os textos indicados na postagem. Ter barba era um mandamento bíblico. No EGITO a concepção de barba era dirigida apenas aos deuses. A barbicha dos faraós eram postiças.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Ademar.

Se o pregador usa o texto em que José se preocupa em se apresentar da melhor maneira diante do Faraó, para argumentar aos cristãos que o crente não deve manter barba crescida, ele faz uma "exeigegue". Ora, na Bíblia Faraó é uma figura que tipifica o diabo. Temos que nos preocupar com nossa boa aparência diante do inimigo de nossas almas?

Você: "É claro que não estamos falando, literalmente, na barba ou em vestimenta. É mais profundo: é procurar honrar, respeitar, aquele a quem consideramos como nosso Senhor.
A roupa não salva, a barba não salva... Mas você se apresenta diante do goverbnador ou do prefeito da sua cidade de qualquer jeito? De bermuda e chinelo? Barba por favor? Sinceramente, não. Você procura se apresentar da melhor maneira possível."


Nos dias atuais, até as autoridades do mais alto escalão usam barba crescida, o presidente da república aparece em praias usando shorts e camiseta, inclusive já o vi em foto na areia sem a camiseta... As coisas mudam... A única roupa que Deus exige de nós é o vestuário branco que cobre a alma, pois ela representa nossa santidade.

"Creio ter sido isso que o pregador quis enfatizar: se nós nos preocupamos com a nossa aparência (física) diante de um homem, porque não teríamos o mesmo cuidado (espiritualmente falando) diante de Deus?"

O pregador foi muito infeliz e eu penso que ele deve orar pedindo perdão a Deus e refazer o seu posicionamento a respeito desse assunto, se quiser entrar no Céu. Temos, sim, que prestar reverência a Deus, mas Deus nunca disse que usar barba crescida atitude irreverente.

Tenha cuidado com pregadores que fazem pregações impondo regras além do que está escrito na Bíblia. Minha impressão é que eles sentem prazer em ver o povo de Deus se curvando a eles. Devemos nos curvar somente ao Senhor, que merece nossa adoração.

Sobre esses tais, que vão além das normas impostas pela doutrina de Cristo, recai maldições. Leia: "Portanto, declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar algo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na Cidade Santa, que são descritas neste livro." Apocalipse 22.18-19.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Robson Aguiar.

Prazer em lê-lo por aqui. Concordo plenamente com sua refutação e argumento.

Abraço.