Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A CRISTANDADE ENTRE O COMPARTILHAMENTO E A APROPRIAÇÃO DE ARQUIVOS


Tenho notado que existe algum grau de dificuldade de compreensão por parte de alguns sobre às ações de compartilhamento e apropriação de arquivos encontrados na Internet. Enrão, resolvi escrever novo post sobre este tema.

Compartilhamento:

Nas estantes das bibliotecas existem milhares de livros. Você vai lá e escolhe um para ler. Pode até trazê-lo para casa e permitir que outro pessoa o leia, se houver permissão da instituição.. Mas em prazo determinado precisa devolvê-lo ao acervo público. Essa ação está dentro da legalidade.

Usar arquivos que estão na Internet, que é uma esfera de domínio público, e repassar o conteúdo para outro internauta, em esfera online, ou seja, pública, é algo equivalente ao compartilhamento do livro encontrado na biblioteca..O dono intelectual da obra não sou eu, mas o conteúdo está disponível para mim e quem mais quiser ler

Dentro do território brasileiro, não existe regramento de impedimento quanto a fazer compartilhamento de arquivos encontrados na Internet. A situação do usuário de biblioteca é parecida com a do internauta. Então, compartilhar arquivos não é ato ilegal.

Eu faço compartilhamento desde que pesquisei e constatei que não existe ilegalidade.

Apropriação:

Na estante da minha casa existem quase quatro centenas e meia de livro que eu não escrevi. Comprei-os e alguns deles eu ganhei de parentes e amigos. Mas se um exemplar for retirado do meu acervo e levado por alguém sem eu permitir, o tal sujeito comete uma ilegalidade. Na ilegalidad ele o lê, na ilegalidade ele o empresta para outra pessoa ler também. Estes atos são condiderados ilegais.. Crimes..

De uma maneira parecida ocorre com arquivos protegidos por direito autoral. Em sua casa um sujeito grava uma transmissão de programa de televisão sem que tenha permissão dos detentores dos direitos da obra para fazer a cópia, com objetivo de usá-lo para interesse próprio. De posse do que não lhe pertence, faz up load do conteúdo e disponibiliza na Internet para compartilhamento mundial. Esse ato é ilegal. Crime.

Concluindo:

É fácil notar a diferença entre compartilhar e apropriar-se.

Porém, algumas pessoas não possuem facilidade para olhar para a realidade dos fatos.

E.A.G.

Nenhum comentário: