Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O obreiro e os seminários teológico

Conversei com um jovem obreiro nesta tarde. A síntese fica registrada neste blog, pois desejo compartilhar com todos os leitores deste espaço.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2ª Timóteo 2.15.

Estude teologia. Não por você, mas por amor aos que te ouvirão. O Espírito Santo inspira o pregador a falar, mas usa o conhecimento que este pregador possui para que a mensagem seja transmitida com maior intensidade e amplidão.
 
Exemplos tirados de dentro das páginas do Novo Testamento

Os doze discípulos de Jesus Cristo eram indoltos, não tinham doutorado. O apóstolo Paulo era instruído, era doutor.

Dos doze discípulos, que se transformados em apóstolos, apenas Mateus, Pedro e João escreveram porções bíblicas. São: Evangelho de Mateus, Evangelho de João, 1ª e 2ª cartas de Pedro; 1ª, 2ª e 3ª cartas de João e o Apocalípse. Faça as contas: seis obras literárias.

Sobre o conteúdo que Paulo escreveu: cartas Aos Romanos, 1ª e 2ª Aos Corintios, Aos Gálatas, Aos Efésios, Aos Filipenses, 1ª e 2ª Aos Tessolonicenses, 1ª e 2ª Timóteo, Tito e Filemon. Total: 12 obras literárias! Além disso, o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos são obras que podem ser consideradas frutos do ministério dele, pois Lucas era seu discípulo.

É um erro o líder evangélico pautar seu ministério apenas em experiências pessoais, mesmo que sejam milagres, curas, conversões espetaculares. Todo cristão precisa se pautar nas Escrituras Sagradas, ela é a nossa regra de fé e conduta. Portanto, quem é obreiro precisa estudar a Palavra de Deus para que ela seja o suporte de seu trabalho.

Conhecimento para servir ao próximo

Sem Cristo nada somos. Vangloriar-se da cultura adquirida em seminários teológicos e esquecer da essência e motivos de exercer o cristianismo é ato equivocado. Todo conhecimento e a glória recebida eu devo rendê-la ao Senhor.

O obreiro deve ter esclarecido em sua mente o seguinte: Eu sei o que sei sobre a Bíblia porque me esforço para ter o conheciemnto dela. E não faço este esforço para ostentar ser mais importante do que sou, não preciso massagear meu ego, quero ser últil nas mãos de Deus, entendo que é preciso me apresentar ao Senhor como um obreiro que maneja bem a Palavra.
 
O conhecimento teológico é uma ferramenta, deve ser encarada como um aparato de ministério ao Senhor, pois é para Ele que vivemos. O objetivo de todo teólogo deve ser difundir a Palavra do Senhor. 

Infelizmente, são muitos que perderam o foco, e arrotam soberba, pensam que a opinião e interpretação deles sobre as Escrituras Sagradas são mais importantes do que o conteúdo das Escrituras Sagradas.

Processos de aprendizagem e ensinos da Bíblia

Quanto a Palavra de Deus na forma escrita, o Senhor manda seus servos decorá-la, pôr no coração e na alma, escrevê-la nas mãos para lê-la em todo momento, pregá-la aos filhos, escrevê-las nas portas e paredes da residência. E quem segue este mandamento tem a promessa de viver nesta vida a felicidade do céu.

Confira Deuteronômio 11. 18-21: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra".

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.