Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O obreiro e os seminários teológico

Conversei com um jovem obreiro nesta tarde. A síntese fica registrada neste blog, pois desejo compartilhar com todos os leitores deste espaço.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2ª Timóteo 2.15.

Estude teologia. Não por você, mas por amor aos que te ouvirão. O Espírito Santo inspira o pregador a falar, mas usa o conhecimento que este pregador possui para que a mensagem seja transmitida com maior intensidade e amplidão.
 
Exemplos tirados de dentro das páginas do Novo Testamento

Os doze discípulos de Jesus Cristo eram indoltos, não tinham doutorado. O apóstolo Paulo era instruído, era doutor.

Dos doze discípulos, que se transformados em apóstolos, apenas Mateus, Pedro e João escreveram porções bíblicas. São: Evangelho de Mateus, Evangelho de João, 1ª e 2ª cartas de Pedro; 1ª, 2ª e 3ª cartas de João e o Apocalípse. Faça as contas: seis obras literárias.

Sobre o conteúdo que Paulo escreveu: cartas Aos Romanos, 1ª e 2ª Aos Corintios, Aos Gálatas, Aos Efésios, Aos Filipenses, 1ª e 2ª Aos Tessolonicenses, 1ª e 2ª Timóteo, Tito e Filemon. Total: 12 obras literárias! Além disso, o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos são obras que podem ser consideradas frutos do ministério dele, pois Lucas era seu discípulo.

É um erro o líder evangélico pautar seu ministério apenas em experiências pessoais, mesmo que sejam milagres, curas, conversões espetaculares. Todo cristão precisa se pautar nas Escrituras Sagradas, ela é a nossa regra de fé e conduta. Portanto, quem é obreiro precisa estudar a Palavra de Deus para que ela seja o suporte de seu trabalho.

Conhecimento para servir ao próximo

Sem Cristo nada somos. Vangloriar-se da cultura adquirida em seminários teológicos e esquecer da essência e motivos de exercer o cristianismo é ato equivocado. Todo conhecimento e a glória recebida eu devo rendê-la ao Senhor.

O obreiro deve ter esclarecido em sua mente o seguinte: Eu sei o que sei sobre a Bíblia porque me esforço para ter o conheciemnto dela. E não faço este esforço para ostentar ser mais importante do que sou, não preciso massagear meu ego, quero ser últil nas mãos de Deus, entendo que é preciso me apresentar ao Senhor como um obreiro que maneja bem a Palavra.
 
O conhecimento teológico é uma ferramenta, deve ser encarada como um aparato de ministério ao Senhor, pois é para Ele que vivemos. O objetivo de todo teólogo deve ser difundir a Palavra do Senhor. 

Infelizmente, são muitos que perderam o foco, e arrotam soberba, pensam que a opinião e interpretação deles sobre as Escrituras Sagradas são mais importantes do que o conteúdo das Escrituras Sagradas.

Processos de aprendizagem e ensinos da Bíblia

Quanto a Palavra de Deus na forma escrita, o Senhor manda seus servos decorá-la, pôr no coração e na alma, escrevê-la nas mãos para lê-la em todo momento, pregá-la aos filhos, escrevê-las nas portas e paredes da residência. E quem segue este mandamento tem a promessa de viver nesta vida a felicidade do céu.

Confira Deuteronômio 11. 18-21: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra".

E.A.G.

Nenhum comentário: