Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 19 de dezembro de 2010

O ESPÍRITO SANTO NO ENSINO - REFLEXÕES AOS PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL


"Desperte o dom de Deus, que há em ti", instou Paulo a Timóteo (2ª Timóteo 1.6). Depois o apóstolo lembrou ao seu filho na fé que ele fora chamado "com uma santa vocação" (versículo 9).
A presença do Espírito Santo em nosso coração permite-nos entender as verdades da Palavra de Deus e libera a operação do dom que nos foi concedido. Quanto mais buscamos a presença do Espírito Santo em nossa vida, mais forte é o nosso desejo de ensinar. Quanto mais buscamos sua direção, mais eficientes somos em proclamar as verdades do Evangelho. O Espírito Santo atua para nos motivar poderosamente em nosso serviço e conceder-nos um conhecimento da verdade que está muito mais além de nossos talentos naturais para compreendermos (João 16.13; Atos 1.8).

O estudo bíblico (esquadrinhar as Escrituras) é um dos requisitos para se exercer eficientemente o dom do ensino. Você já deve ter ganho algum presente, como, por exemplo, um eletrodoméstico, que vem com as instruções que ensinam como deve ser usado. Você o usou sem antes ler as devidas orientações?

Em Romonos 12.6-8, Paulo inclui o dom de ensino entre os da graça que são dados à igreja "para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos... a medida da estatura de Cristo" (Efésios 4.12,13).

Que responsabilidade recai sobre o professor chamado pelo Espírito Santo! Se você descuidou-se do ministério do ensino, para o qual Cristo o chamou, é tempo de "despertar" este dom maravilhoso.

O doutor Stanley M. Norton, em seu livro El Espiritu Santo Revelado en la Biblia (O Espírito Santo Revelado na Bíblia), escreve: "O professor precisa entregar-se ao dom do ensino. Isso implica preparação, estudo e oração. Mas ele também precisa do dom do Espírito, se realmente deseja apresentar conhecimento".

Você já se deu conta de que quanto mais tempo passa em oração e estudo da Bíblia, e em busca da direção do Espírito Santo, ao preparar a sua aula, tanto mais ansioso dica para ensinar? O ensino ungido comela com uma preparação ungida. O Espírito Santo quer ensinar primeiramente o professor, antes de começar a ensinar aos outros.

Autoria indefinida

Fonte: revista semestral O Mestre - Vida Radiante; volume 11; .ano 1999 (Editora Vida).

Nenhum comentário: