Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 19 de dezembro de 2010

O ESPÍRITO SANTO NO ENSINO - REFLEXÕES AOS PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL


"Desperte o dom de Deus, que há em ti", instou Paulo a Timóteo (2ª Timóteo 1.6). Depois o apóstolo lembrou ao seu filho na fé que ele fora chamado "com uma santa vocação" (versículo 9).
A presença do Espírito Santo em nosso coração permite-nos entender as verdades da Palavra de Deus e libera a operação do dom que nos foi concedido. Quanto mais buscamos a presença do Espírito Santo em nossa vida, mais forte é o nosso desejo de ensinar. Quanto mais buscamos sua direção, mais eficientes somos em proclamar as verdades do Evangelho. O Espírito Santo atua para nos motivar poderosamente em nosso serviço e conceder-nos um conhecimento da verdade que está muito mais além de nossos talentos naturais para compreendermos (João 16.13; Atos 1.8).

O estudo bíblico (esquadrinhar as Escrituras) é um dos requisitos para se exercer eficientemente o dom do ensino. Você já deve ter ganho algum presente, como, por exemplo, um eletrodoméstico, que vem com as instruções que ensinam como deve ser usado. Você o usou sem antes ler as devidas orientações?

Em Romonos 12.6-8, Paulo inclui o dom de ensino entre os da graça que são dados à igreja "para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos... a medida da estatura de Cristo" (Efésios 4.12,13).

Que responsabilidade recai sobre o professor chamado pelo Espírito Santo! Se você descuidou-se do ministério do ensino, para o qual Cristo o chamou, é tempo de "despertar" este dom maravilhoso.

O doutor Stanley M. Norton, em seu livro El Espiritu Santo Revelado en la Biblia (O Espírito Santo Revelado na Bíblia), escreve: "O professor precisa entregar-se ao dom do ensino. Isso implica preparação, estudo e oração. Mas ele também precisa do dom do Espírito, se realmente deseja apresentar conhecimento".

Você já se deu conta de que quanto mais tempo passa em oração e estudo da Bíblia, e em busca da direção do Espírito Santo, ao preparar a sua aula, tanto mais ansioso dica para ensinar? O ensino ungido comela com uma preparação ungida. O Espírito Santo quer ensinar primeiramente o professor, antes de começar a ensinar aos outros.

Autoria indefinida

Fonte: revista semestral O Mestre - Vida Radiante; volume 11; .ano 1999 (Editora Vida).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.