Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Natureza selvagem: pescador registra a luta de enguia contra jacaré


Pescador captura enguia elétrica no anzol. Ao puxar a linha, filhote de jacaré segue a presa e ao abocanhá-la à margem do rio recebe descarga elétrica. Neste encontro selvagem, parece que ambos morreram.

A enguia elétrica (espécie Electrophorus electricus) é também conhecida como poraquê no rio Amazonas e outros rios da América do Sul.  O poraquê , na língua indígena pura 'ke, é um peixe ósseo, cipriniforme, de pele nua, na língua tupi significa "o que faz dormir", ou "o que entorpece", por ser provido de órgãos elétricos capazes de paralisar ou matar grandes animais através de forte descargas elétricas. Sua capacidade de geração elétrica varia de cerca de 300 volts a cerca de 0,5 ampere até cerca de 1.500 volts a cerca de 3 amperes.

A enguia marinha recebe a denominação de peixe serpentiforme, vive nos rios da América do Norte e desova no mar, quando morre. É conhecida também como moreia e caramuru.

O poraquê é uma das várias espécie de enguias, encontrada na América tropical. Também é conhecido como treme-treme, pixundu e pixundé e muçum.

E.A.G.
Informações: Enciclopedia Larousse Cultural
Vídeo em https://youtu.be/5x86V4ju4yA

Nenhum comentário: