Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O DINHEIRO COMPRA FELICIDADE?

"Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo" - Salmos 35.27.

Há alguns anos atrás, existia um programa na televisão brasileira chamado Balança mas não cai, dentro dele havia um quadro interessante, feito por Paulo Gracindo e Brandão Filho, era uma sátira sobre as classes socioecômicas, recheado de críticas inteligentes, chamava-se Primo Rico e Primo Pobre.


Uma das definições do termo felicidade é a visão de sucesso que as pessoas observam uma nas outras. E alegria é o sentimento de satisfação que cada um tem dentro de si.

Dentro dessas definições, eu digo sim, é possível comprar a felicidade. Mas apenas a felicidade terrena.

Exemplos:

1º - O rico recebe muitas oportunidades de investimentos financeiros e o valor encontrado em sua conta bancária cresce; o pobre não vê a cor do dinheiro e o pouco que tem é levado por juros de prestações a perder de vista.

2º - O rico vai ao banco e é atendido pelo gerente com cafezinho; o pobre muitas vezes é barrado pela porta automática da agência bancária, e muitos têm sua presença proibida dentro do estabelecimento.

3º - O rico fica doente e vai aos hospitais particulares, onde encontra atendimento e os melhores recursos tecnológicos da aparelhagem hospitalar; o pobre vai para as filas dos hospitais públicos e às vezes consegue ser atendido, tirar uma chapa de raio X, e capacidade para comprar o remédio necessário que o doutor prescreveu.

4º - O rico adquire sua residência própria e casa de veraneio para morar nas férias; o pobre paga aluguel, e quando não consegue pagar a mensalidade recebe ordem judicial para sair dela.

5º - O rico faz força praticando esportes; alguns pobres fazem força trabalhando entre 8 à 10 horas por dia, de segunda à sábado.

6º - O rico escolhe pessoas para trabalhar para ele; o pobre se sujeita à posição de escolhido ao posto de trabalho.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.