Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O significado de nomes - Inara, filha de Baal?


No dia 30 de março eu publiquei o artigo O profeta Jeremias e falso deus Baal. Através dele recebi a visita de uma internauta. Ela escreveu o seguinte:


"Boa noite! Procurando sobre o significado de meu nome, Inara, vi que era filha de Baal... mas quem era Inara na mitologia? Obrigada!"

Eis a resposta, postada aqui com pequenas mudanças:

Prezada Inara.

Seu nome lembra um hit de sucesso do grupo de pagode Katinguelê, e creio que deve tê-lo recebido por causa dessa música.

Lendo o que escreveu neste blog, fiz uma pesquisa.

Na Internet, vários sites brasileiros oferecem significados de nomes. De uns recebemos a informação que Inara tem origem indígena, sendo ela a progenitora da água. Outros, afirmam que Inara tem origem numa deusa mitológica hitita, a filha de Baal.

Mas, em alguns sites similares no idioma inglês, nos é informado que Inara é nome masculino. E que tem origem árabe. Apresentam nomes similares em húngaro (Iivire), irlandês (Íoivihar) e escocês (Ioivihar). Conferir: Behing the Name  e Baby Names. .

Inara em árabe é إنارةE é traduzido a partir da expressão “de iluminação”, termo que remete à janela aberta e às luminárias e quadros.

No site Wikipédia, em inglês, achamos Inara Serra. A página nos informa que trata-se de uma das principais personagens do seriado de ficção científica Firefly / filme Serenity, ao roteirista, produtor e diretor de Hollywood, chamado Joss Whedon (de Buffy a Caçadora de Vampiros, Angel). Inara Serra é interpretada pela atriz brasileira Morena Baccarin - uma carioca naturalizada americana. A personagem é uma mulher budista que presta serviços como dama de companhia.

Outra página da Wikipedia, em inglês, diz que Inara, no idioma hitita, seria a deusa dos animais selvagens e filha do deus Tempestade, remetendo este nome para a mitologia grega, mais precisamente aos personagens mitológicos Artemis, Perséfone e Deméter ( http://en.wikipedia.org/wiki/Inara ).

Na Bíblia Sagrada, embora os povos hititas (variante de heteu) sejam encontrados no Antigo Testamento, o nome Inara não é encontrado.

Voltando a citar os sites em inglês, dedicados a explicar significados e origens de nomes, encontrei neles, também, usuárias usando Inara. Elas também informam que a origem do nome é árabe, acrescentando que significa raios de luz, enviado do céu. Algumas delas, revelam que o nome teve influência na série da televisão Firefly.

Enfim, o nome Inara possui diversas informações que vão uma de encontro com as outras. Mas, acredito que ele tenha a ver com luz. Com a palavra os universitários de origem árabe!

Volte outra vez ao Belverede.

Abraço.

2 comentários:

inara disse...

meu nome é inara e já pesquisei varias vesses o significado do meu nome e como vc disse muitos sites brasileiros falam que significa uma deusa da mitologia enfim eu queria saber mais sobre o que ela fazia e como ela era se tiver mais informações me passe por-favor

Moema Bororo disse...

Inara é considerado também uma forma feminina do nome basco masculino Inar, uma variante de Inhar, que significa “faísca, raio de luz” em basco.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.