Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A PARÁBOLA RUSSA DOS TRÊS VISITANTES


Numa manhã, uma jovem senhora chegou das compras e encontrou próximo ao seu quintal três velhinhos meigos. Então, considerando que estavam com fome, disse-lhes:

- Aceitam entrar em minha casa para saborear café com leite e alguns pãezinhos?

Em unísso, os três senhores perguntaram:
- Seu marido está presente?



- Não, ele já foi à empresa trabalhar.

- Então, não podemos aceitar o seu convite tão gentil - respondeu o trio.
Ao anoitecer, o esposo voltou ao lar. A bondosa esposa contou a ele sobre os três senhores, e ao contar fez questão de demonstrar toda sua admiração pelo respeito que eles demonstraram diante da ausência do marido.


- Eu os vi perto do jardim - disse o marido - vá e diga-lhes que estou aqui. Peça-os para entrar, serviremos a janta para eles.

Então, ela saiu e os convidou.


- Nós não poderemos entrar juntos em seu lar - responderam os três ao mesmo tempo.

- Por quê?!

O mais idoso respondeu calmamente:


- Vou me apresentar: Chamo-me Amor. Este meu amigo chama-se Estabilidade Financeira, e este outro Sucesso.


A mulher sorriu.

- Agora, vá e pergunte ao seu marido qual de nós ceará com ele e sua família.

Ao saber, o esposo ficou muito feliz.
- Qual deles pediremos para sentar-se conosco à mesa?

- Como assim, qual? - perguntou o homem, com ar de surpresa pela dúvida de sua mulher - chame o sr. Estabilidade Finaceira, pois encherá nossa casa de fartura.



- Querido, por que nós não convidamos para a nossa casa o sr. Sucesso? Se for assim enriqueceremos bastante - replicou ela.
A filha adotiva do casal os ouvia no canto da sala:

- Papai e mamãe, eu gostaria de dizer que acho melhor convidar o amor - sugeriu aos dois. Assim, nós seremos muito mais amados e teremos mais capacidade de amar.

- Achei muito boa a ideia de nossa filha - disse o marido.

A esposa, então, saiu e conversando brevemente com os três, convidou-o:

- Venha e seja o nosso companheiro na refeição.

O sr. Amor agradeceu por ser o escolhido e acompanhou-a ao seu lado direito. Atrás deles, os senhores Estabilidade Financeira e Sucesso os acompanharam para dentro da casa.


- Meu primeiro convite era dirigido aos três, e disseram-me que deveria ser apenas um o convidado. Convidei o sr. Amor! - falou a jovem senhora, muito surpresa.

- Se o seu marido tivesse convidado o Fortuna - explicou o Amor - eu e o Sucesso ficaríamos esperando-o lá fora. Se convidasse o Sucesso, eu e o Estabilidade Financeira o esperaríamos também. Mas, quando eu sou o convidado, os dois me acompanham sem nenhum impedimento. Onde há amor, existe também estabilidade e sucesso.

E.A.G.

Autoria indefinida. Texto adaptado.

Nenhum comentário: