Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 14 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS EPÍSTOLAS PASTORAIS

"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" - 2ª Timóteo 3.16.

Sobre os estudos em 1ª e 2ª Timóteo e Tito.

Alguns crentes não dão importância ao estudo das cartas pastorais. Pensam que elas foram escritas apenas para pregadores e não para leigos. Mas, quando adotamos esta postura, perdemos alguns ensinamentos valiosos para nós, cristãos. O propósito da leitura dessas cartas é examinar tais ensinos e aplicá-los em nossa vida cristã.


Grande parte dos ensinos das cartas de Paulo a Timóteo e Tito está relacionada aos falsos mestres. Na atualidade, existem muitas seitas e falsos doutores que trabalham ativamente para difundir seus ensinamentos. E, se os crentes não conhecem a verdade da Palavra de Deus, podem ser desencaminhados por estes falsificadores. Um estudo das epístolas pastorais estimula os cristãos a examinar a Palavra de Deus e a obter uma melhor compreensão da doutrina bíblica fundamental. Isto fará com que os crentes tenham o conhecimento bíblico necessário para refutar a falsa doutrina.

Vivemos em um mundo ímpio. Muitas das características atuais também pertenceram ao tempo em que Paulo viveu. Como crentes, não devemos deixar que a nossa vida seja influência por critérios cruéis deste século. Nestas epístolas, o apóstolo dos gentios dá instruções aos crentes para que levem uma vida de santidade, sobretudo à luz da vinda de Cristo. Os cristãos atuais precisam obedecer essas mesmas instruções.

Outro aspecto importante dessas epístolas é a insistência de Paulo na prática da liderança piedosa. Sob a inspiração do Espírito Santo, o apóstolo elaborou regras para pastores e diáconos que são pertinentes ainda hoje.

As três epístolas pastorais podem ser muito proveitosas aos cristãos. Lê-las e estudá-las ajudará a levar uma vida disciplinada. A unidade da leitura dessas cartas motivam à dedicação mais aprofundada na Palavra.

Fonte: Vida Radiante, volume 11 - Editora Vida.

Nenhum comentário: