Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 23 de julho de 2010

TÉCNICA DE PRIMEIRO SOCORRO DA ACUPUNTURA PARA QUEM SOFRE ATAQUE DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

Uma agulha pode salvar a vida de alguém que sofre o começo de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como Derrame.

O método para socorrer a vítima do AVC apresentado aqui não pertence à medicina convencional, faz parte da acupuntura, a operação terapêutica de origem chinesa, que consiste em introduzir uma ou várias agulhas metálicas finas em pontos vitais do corpo humano. A acupuntura é considerada uma terminologia para o tratamento complementar da saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As instruções a seguir é de uma professora chinesa chamada Irene Liu, que afirma ter aprendido o socorro por meio de um médico chamado Ha Bu Ting e ter usado-o com sucesso, salvando uma vida.

“Quando o derrame acontece, as veias capilares no cérebro gradualmente se rompem” - informa Irene.
Diz ela, no momento que um derrame estiver em curso, é muito importante manter a calma. E, independente de onde a vítima estiver, não removê-la do lugar, apenas ajudá-la a ficar em pé, cuidando para que não volte a cair.

Irene Liu recomenda guardar uma seringa ou uma agulha para fazer o socorro. Se no momento de um ataque de AVC não tiver no local uma seringa, a agulha de costura ou um alfinete pequeno poderá ser uma das peças substitutas.
Os passos do socorro são:

1 – Aqueça a seringa, ou agulha ou alfinete, para o esterilizar e depois fure todos os dedos das mãos do paciente;
2 – Não há pontos específicos, pode-se picar um milimetro perto de cada unha;

3 – Preste atenção, perfure até sangue sair;
4 – Caso o sangue não saia logo após o furo, pressione o dedo furado;

5 – Assim que todos os dedos sangrarem, espere poucos minutos e puxe as orelhas do paciente até ficarem vermelhas.
6 – Pique cada um dos lóbulos das orelhas até começar a sair gotas de sangue.

Após este processo, depois de alguns minutos a pessoa recuperará os sentidos. Aguarde ela recuperar o estado de consciência e a leve ao hospital.
Se a vítima é removida sem o cuidado preliminar, os capilares se romperão com maior intensidade.

Durante a ida, é importante evitar muitos atritos, porque a turbulência prejudica os vasos capilares fazendo-os se romperem. Em muitos casos, as vítimas do AVC sofrem danos irreparáveis nos capilares do cérebro durante o percurso ao hospital. Como resultado, elas nunca se recuperam. Por isso o derrame é a maior causa de morte, e os que sobrevivem ficam paralisados, total ou parcialmente, pelo restante de suas vidas.
Irene Liu conta que em 1979 era professora do colégio Fung Gaap em Tai Chung. Uma tarde, um colega veio correndo em sua sala: “Sra. Liu, venha rápido, o nosso supervisor teve um derrame!” Ela imediatamente foi ao andar. O sr. Cheng Fu Tien estava pálido, falava sussurrando e com a boca torta – sintomas do derrame. Imediatamente, ela pediu a um dos estudantes para ir à farmácia comprar uma seringa, que usou para picá-lo em todos os dedos. Quando todos os dedos dele sangravam, cada um com gotas de sangue do tamanho aproximado das ervilhas, o sr. Chen recuperou sua cor normal. Mas, a sua boca continuava torta. Então, ela puxou as orelhas dele para que elas enchessem de sangue. Assim que elas começaram a envermelhar, picou o lóbulo da orelha direita por duas vezes. Depois, o lóbulo da esquerda. Entre três e cinco minutos, o formato da boca voltou ao normal e a sua capacidade de falar claramente também. As pessoas presentes permitiram que o sr. Chen descansasse por um pouco de tempo e em seguida o levaram ao hospital. Ele ficou internado por apenas uma noite e recebeu alta. Não apareceram nenhuma sequela derivada do ataque de AVC e nem do primeiro socorro que lhe foi aplicado.

Fonte: newsletter
__________

Nota do blog: A orientação acima precisa ser avalisada por especialistas. Apesar de considerar interessante o conteúdo publicado, sei que todos nós devemos buscar a ajuda de profissionais da medicina. A melhor maneira de combater o AVC é a prevenção, controlando a pressão arterial. Controlada, não haverá crise alguma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse artigo, apesar de ser de boa fé, não pode ser considerado verdadeiro e pode levar pessoas à morte.

O AVC é sério e deve ser tratado em hospital. Como informo abaixo:

Nas primeiras horas do entupimento de uma artéria, é inserida no organismo uma substância que dissolve a placa de gordura. Se o medicamento não funcionar, a solução é cirúrgica.

Portanto, quanto maior o tempo do atendimento, maior será o dano.