Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre o UBE Blogs na plataforma Orkut

A comunidade União de Blogueiros Evangélicos (UBE Blogs), que já ultrapassou 9 mil membros na plataforma Ning, também tem hospedagem no Orkut, onde conta com aproximadamente 2.750 membros - e cresce diariamente.
Mas há quem tenha resistência quanto ao uso da rede de relacionamentos Orkut e pergunte se o site é seguro para nevegar. Interrogações assim são compreensíveis. Realmente é importante manter-se protegido contra os hackers. Informar-se é o melhor dos antivírus. Perguntar e pesquisar é a melhor maneira de encontrar informação acertada.

Como internauta, digo que uma das maneiras para estar realmente seguro, é manter o programa contra vírus atualizado.
Faço gerenciamento de diversas comunidades cristãs no Orkut, entre elas está a Blogueiros Evangélicos, criada em 3 de setembro de 2007. Ali estão agregados blogueiros e leitores de blogs. Desde sua criação não tenho recebido nenhuma reclamação ligada à vírus. A filosofia existente é a mesma que há aos blogueiros que estão reunidos na comunidade UBE hospedada na plataforma Ning.
Costumo informar e recomendar a comunidade Blogueiros Evangélicos. O convite visa facilitar a vida de blogueiros que estão começando um blog e não possuem muitas informações sobre como lidar com a ferramenta. Ali existem diversas oportunidades de aprendizado.
Mantenho-me informado sobre os tutoriais do Orkut e estou sempre ativo, efetivamente, contra as ações de hackers e trollers.
Sou usuário do Orkut desde 2006, desde então tenho sido constante no site. Sobre a segurança de navegação por lá, entendo que ela não é em 100%, mas considero-a em nível razoável. Inclusive, entendo que há riscos até ao blogar - conheço casos de ação de “hackeamento” no Blogger. Um pastor conceituado recebeu dois ataques num período de menos de três anos: na primeira invasão, postaram fotos pornográficas e na segunda conseguiram derrubar o blog dele do site em que estava hospedado e colocaram no lugar um blog estranho ao cristianismo.
A criação da Blogueiros Evangélicos aconteceu devido eu sentir na pele, como blogueiro, a dificuldade em fazer divulgação - os donos de outras comunidades eram rigorosos quanto a fazer propagandas de blogs. Eles não permitiam a publicação de nenhum link que remetesse para fora do Orkut, agindo contra alguns blogueiros até ao extremo da expulsão. Tais atitudes visavam evitar danos causados pelos hackers (mas o zelo deles se dava mais por desconhecimento de causa do que por necessidade real).
Creio que os riscos de infecção encontrados no Orkut sejam iguais aos riscos que existem no Facebook, Twitter, MSN, UOL - onde também sou usuário, o que me deixa tranquilo para fazer esta comparação.
Como divulgar seu blog na comunidade Blogueiros Evangélicos?
É importante lembrar que o elo (ser comunitário) é um fator importante. Essa condição denota aproximação entre iguais e cria a atmosfera de divulgação espontânea. Muitos blogueiros têm a comunidade como um ponto de encontro, quando há uma evolução de amizade e posterior relacionamento extra-comunidade. Um comentando no blog do outro e fazendo citações entre si em suas postagens em seus blogs.

É possível fazer propagandas na Blogueiros Evangélicos de diversas maneiras:
1 - Em tópicos próprios.
Ao redigir algum conteúdo que remeta os membros ao seu blog.
2 - Através de postagens em tópicos de terceiros.
Existem diversos tópicos onde é possível compartilhar ideias, informações, etc.
3 - Acessando os blogs de membros que ali estão agregados e comentando neles.
Ao participar de outros blogs, comentando neles, o blogueiro cria um lastro virtual. E a melhor maneira de fazer isso é encontrando blogueiros com quem você já tenha laços em comum.
4 - “Comente no blog acima”.
Existe um tópico específico para que os participantes interajam entre si. O blogueiro comenta no blog do participante anterior e o posterior comenta no dele. A sequência leva a que todos comentem e recebam comentários. Conheça-o: AQUI.
Se você ainda não faz parte do UBE BLOGS em todas as suas plataformas, tome a iniciativa de aproximação plena. Acesse-nos: Orkut, Ning, Twitter.
E.A.G.

Nenhum comentário: