Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 21 de maio de 2010

JEREMIAS: DISCERNINDO A PROFECIA VERDADEIRA DA PROFECIA FALSA

Na profecia encontramos a combinação de proclamação e predição. Os profetas do Antigo Testamento se ocupavam em falar da situação presente e ampliava aos acontecimentos vindouros. O entrelaçamento de proclamação e predição diferenciava o verdadeiro profeta do mero prognosticador.

Como é que o profeta recebia a mensagem que tinha por incumbência transmitir aos seus semelhantes? A resposta é ao mesmo tempo clara e vaga: "a palavra do Senhor veio...", literalmente o verbo era o verbo "ser", "a palavra do Senhor se tornou ativamente presente para...". Trata-se de uma afirmação de uma consciência direta e pessoal. Isso é a experiência básica do profeta (Êxodo 7.1-2).

A inspiração é um milagre; não temos capacidade de explicar qual é a maneira que Deus faz a mente humana tornar-se consciente para com a sua mensagem.

Esta foi a experiência de Jeremias quando a mão do Senhor tocou em seus lábios, passado o tempo ele descreveu a situação como "estar no conselho do Senhor" (Jeremias 23.22).

Os judeus tinham dupla consciência ao ler os escritos proféticos: por um lado eles entendiam que eram as palavras de Deus dadas aos profetas, que reputavam como indivíduos escolhidos como porta-vozes do Senhor; e, por outro lado, entendiam que as palavras escritas eram expressões surgidas sob ocasiões e circuntâncias vividas pelo escritor.

E.A.G.
_________

O conteúdo deste artigo é uma compilação feita a partir do Novo Dicionário da Bíblia – volume 3, quarta edição (Edições Vida Nova).

Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição O - O poder da Verdadeira Profecia.

Este texto está liberado para uso, desde que citados nome do autor e o endereço (HTML) dO blog Belverede.

Nenhum comentário: