Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A definição do termo ladrão em João 10.1,10

“KlepthEs”: este é o subtantivo masculino grego que encontramos em João 10.1, 10. Esta palavra é a raiz etimológica da palavra cleptomaníaco, que define pessoas com compulsão por roubar.

Mas, não podemos cogitar que Jesus se referia tão-somente aos gatunos da sociedade. E também não podemos pensar que Cristo falava apenas sobre líderes religiosos, que se comportavam como falsos mestres, e, deliberadamente, manipulavam a interpretação das Escrituras Sagradas objetivando tirar lucro com o ensino errado.

No capítulo 10 de João, Jesus Cristo usa linguagem figurada para definir-se. Mas Ele não faz a autodeclaração de uma maneira normal. Ele mostra sua divindade ao trazer sua autodescrição. Diz que é a Porta e é o Pastor usando “Eu Sou”. Este verbo, na forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, resulta na transliteração de Yaweh (Jeová).

Para os judeus, “Eu Sou” remetia para Êxodo 3.14: “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU; e acrescentou: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU enviou-me a vós”. E, assim sendo, impronunciável para eles. Não pronunciavam o nome de Deus em vão.

Portanto, quando Jesus Cristo fala no ladrão, não se refere apenas aos gatunos e aos falsos mestres da lei, não comenta apenas sobre o comportamento das esferas sociais e religiosas do seu tempo. A profundidade da reflexão de Cristo cita quem Ele é na dimensão da eternidade e qual é o caráter do inimigo da Humanidade. Não trata apenas da gatunagem e das lideranças judaicas daquela geração.

Satanás é o ladrão desde o jardim do Éden, e será o cleptomâno até ser precipitado nas profundezas do inferno, para cumprir a condenação sentenciada pelo Criador.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.