Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Davi, Asafe e Agur – Reflexões sobre a prosperidade bíblica



Versos de Davi: "Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração" - Salmo 37.4.
Versos da Asafe: “Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles”- Salmo 73. 3, 12-14, 16,17.

Davi fez uma constatação no Salmo 37. É um fato. O fato é que quem está disposto a agradar a Deus completamente, e faz isso, tem o coração satisfeito pelo Senhor. Na verdade, Davi não se refere só às finanças. É satisfação em todos os sentidos da vida. Não é possível desprezar esta declaração espiritual.
A promessa não é específica aos cristãos pentecostais, não pertence aos cristãos neopentecostais e nem aos cristãos tradicionais.
Agur, outro servo de Deus, fez uma oração importante: "Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume" - Provérbios 30.8.

Qual era o desejo do coração de Agur? Ele lembrou-se da santidade e da estabilidade financeira.
Ele pediu a quantidade diária de alimento que lhe deixasse satisfeito! Ele rejeitou a pobreza.
São poucos cristãos, da ala que combate à Teologia da Prosperidade, dispostos a fazer menção do pedido de Agur. A oração denota equilíbrio. O escritor do capítulo 30 de Provérbios, aparentemente, parace fazer um imposição a Deus, mas na verdade ele apenas expressa a vontade divina para com ele e todos nós.

O que temos declarado na Bíblia, é:


• Agradar a Deus e seguir a Cristo não são opções que nos levam a padecer sofrendo, na esfera física ou financeira, como também não nos levam a ser ricos;

• Ser espiritual é conquentemente ter o coração satisfeito por Deus.

• Ser espiritual é afastar do coração a inveja, a vaidade e a palavra mentirosa;

• Ser espiritual é querer e esforçar-se por santificar-se.
Enfim, Deus prometeu satisfazer o coração de todos os crentes fiéis, portanto, coloquemos sempre em primeiro plano a caminhada de fidelidade ao Senhor, e não a linha teológica em que professamos a fé. Você é crente tradicional? Seja sempre fiel. Você é neopentecostal? Seja fiel a Deus! Você é pentecostal? Fidelização ao Senhor!
E.A.G.

Nenhum comentário: