Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bowling: a prática apologética e os olhos tenebrosos de alguns "apologistas" (parte 2)

A apologética de Paulo aos crentes gálatas
Primeiro: Paulo escreveu cartas. Isto é, fez redações com destinatários definidos, sabia para quem estava dirigindo suas palavras. A leitura era levada apenas aos cristãos que ele tinha responsabilidade de cuidar como pastor. Não é o caso dos blogs. Os blogueiros não sabem quem, e nem quantos serão seus leitores. E com estes leitores, tais blogueiros não possuem vínculos pastorais.
“Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível. ” - Gálatas 2.11.
A carta Aos Gálatas foi escrita no estilo carta circular. Era lida em voz alta apenas aos membros das igrejas da Galácia, onde Paulo exercia sua autoridade ministerial como o fundador de congregação cristã. Nesta carta, ele comunica que interpelou o apóstolo Pedro em uma conversa particular. Qual era o assunto? Sobre pressão, Pedro estava incorporando práticas do judaísmo no cristianismo. Paulo informa: “resisti a Pedro na cara”. Ou seja, Paulo não foi espalhafatoso levando o assunto para toda a Grécia, sem avialiar critérios. Não agiu como um grande fofoqueiro gospel. O assunto manteve-se restrito ao círculo da sua área ministerial.
A apologética de Paulo aos crentes da igreja que Timóteo pastoreava
“Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem” - 1ª Timóteo 1.18-20.
“Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns” - 2ª Timóteo 2.16-18.
“Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras” - 2ª Timóteo 4. 10-14.
A relação de Paulo para com Timóteo era de pastor-líder para pastor-liderado. Dentro desta hierarquia estabelecida, escreveu duas cartas para ele ditando procedimentos quanto aos membros problemáticos.
O apóstolo Paulo tinha relações diretas com Timóteo, Himeneu, Alexandre, Fileto e Demas.

Os nomes e as situações escritas pelo apóstolo nas duas cartas a Timóteo não foram ao papel com a finalidade de serem anunciados na igreja e nem em praça pública. Todo o conteúdo escrito tinha a finalidade de incumbir Timóteo, como pastor, a se precaver dos maus, tomar os cuidados necessários com antecedência para que sua congregação não fosse prejudicada.
Conclusão
Bem, não é preciso fazer grandes comparações entre a apologia de Paulo e dos apologistas blogueiros. Quantos deles são pastores e quantos estão escrevendo aos membros de suas congregações?

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.