Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 11 de abril de 2010

A PROFECIA DE JEREMIAS CONTRA O DESVIO DOUTRINÁRIO DOS JUDEUS E A FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA QUANTO AO TEMPLO

Toda profecia não é, necessariamente, uma predição de eventos futuros, pois 1ª Corintios 14.3, define profetizar como falar aos homens “para edificação, exortação e consolação”. Não é toda profecia que contém o elemento da predição de algum modo definido. Geralmente, no entanto, os sermões dos profetas veterotestamentários tinham este elemento, revelando ao povo os juízos e bênçãos de Deus para o futuro, de acordo com a obediência ou desobediência à vontade de Deus.

Aos israelitas da época de Jeremias, a presença do templo era ilusoriamente interpretada como certeza necessária para a proteção de Deus. Jeremias discordava, pregava que era necessário uma completa transformação moral.
Os habitantes de Judá enganavam-se ao crer que um santuário fosse mais importante ao Criador do que o comportamento moral de quem O adora. O miraculoso livramento de Jerusalém dos exércitos de Senaqueribe, quase um século antes, levava-os à ilusão, fazia os israelitas crerem que por Judá ser a sede do templo, Jerusalém era imbatível. (2º Reis 18.13 -19.37).
Eles estavam certos de que nenhuma invasão poderia derrotá-los enquanto existisse o templo, cogitavam que sendo o templo tão importante para Deus e estando o SENHOR presente de forma especial, então nunca seria permitido a sua destruição, e nem da cidade em que se localizava. Afinal de contas, pensavam eles, Deus não iria permitir que a sua casa fosse destruída.
Mas o Senhor, por meio do profeta, disse que o templo fora transformado num caverna de salteadores, e então estava fadado a ser demolido. Esta profecia se cumpriu durante a vida de Jeremias.

Séculos depois, após o templo ser reedificado, Jesus citou a referência, Jeremias 7.11, aos expulsar os cambistas do templo (Marcos 11.17; Lucas 19.46).


E.A.G.
__________

Terceira parte do subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, lição 3, da revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperança em Tempos de Crise (CPAD).

O artigo está liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (URL) deste blog.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.