Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Chorando aos pés do Senhor - O choro de Jeremias e as lágrimas e consolo espiritual dos cristãos

"Bem-aventurado os que choram, porque eles serão consolados" - Mateus 5. 4.

Bem-aventurado

Bem-aventurado, em grego é “makarios”. Significa abençoado, decreve a condição interior do seguidor de Cristo. Ser bem-aventurado é mais do que sentir alegria comum, é ter no coração paz com Deus. É ser uma pessoa que goza felicidade, porém, uma emoção representada de uma maneira muito mais profunda do que a raiz da palavra “feliz”. É ter a condição de um bem-estar havendo aprovação divina, ser uma pessoa alegre e afortunada por pertencer ao reino de Deus.
“Bem-aventurado, makarios; Strong 3107; do radical mak, indicando grande ou longa duração. A palavra é um adjetivo que sugere alegre ou de longa duração, supremamente abençoado, uma circunstância em que as congratulações são normais. É uma palavra de graça que expressa as alegrias especiais e satisfações concedidas à pessoa que experimenta a salvação”.- definição do Dicionário Strong na Bíblia Plenitude.
O bem-aventurado não perde sua alegria, esperança e paz devido às circinstâncias exteriores, pois confia totalmente em Deus. Para possuir esta felicidade é necessário seguir a Jesus Cristo.

“Bem -aventurado os que choram porque eles serão consolados”

Em Isaías 61.1-2, lemos que Deus enviou Jesus Cristo para consolar os que choram.
No sermão das bem-aventuranças, o verbo chorar não tem apenas a conotação da consternação comum. Significa o profundo sentimento de sofrimento e tristeza da alma, que poderá refletir ou não na exteriorização das lágrimas. É a dor por causa do pecado e do mal. A aflição por motivo pessoal e também motivada por causa do sofrimento próximo ou causada pelo próximo.
O cristão convertido não tem prazer de pecar e lamenta muito ao cair em pecado, então, nestes momentos pesarosos, passa pelo processo de confissão e pedido de perdão. Ao ser perdoado, recebe o refrigério consolador de Jesus Cristo.
O cristão convertido sente pesar por causa do próximo, sofre por causa do sofrimento do povo de Deus, chora com os que choram e se alegra com os que se alegram. O amor pelo próximo resulta no consolo de Deus (Apocalípse 7.17).

Nos dias atuais, existem muitos corações iguais ao do profeta Jeremias, que sofrem por causa da Humanidade sem Deus, cega e escravizada pelo pecado.


E.A.G.

Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, lição 4, da revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperança em Tempos de Crise (CPAD).

O artigo está liberado para cópia, desde que citados nome do autor e o link (URL) deste blog.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.