Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 15 de março de 2010

O BLOGUEIRO E O DIREITO AUTORAL

Saiu hoje na Folha de São Paulo, coluna Outro Canal, que a MTV notificou extrajudicialamente o Google, dono do site de vídeos YouTube, informando que quer receber pelo conteúdo de sua propriedade que está sendo veiculado. E enquanto não houver pagamento, o documento informa que deseja que todos os vídeos sejam retirados do site.

Dois artigos que valem a nossa atenção:

Direito autoral

Manual de sobrevivência na selva dos bits

Comunidades evangélicas, e sites de relacionamentos como o Orkut, e alguns blogs, ditos cristãos, estão oferecendo vídeos dos capítulos da minissérie A História de Ester, produção da Rede Record Televisão, para serem baixados nos computadores pessoais.

Três situações que merecem nossa reflexão.

• Primeira: gravar conteúdo restringido pelo direito autoral e lançar na Internet;

• Segunda: fazer o download aos nossos computadores do conteúdo restrito encontrado na Rede e transportá-los para outras mídias;

• Terceira: assistir e compartilhar o conteúdo.

Bem, confesso que não compro CDs e DVDs piratas. Também não considero correto trazer arquivos ao meu computador cujo dono use a lei do direito autoral e proíbe cópias. Mas, uma vez na Rede de Computadores, assisto esses conteúdos. E até tenho transportados coisas para este blog. Faço compartilhamentos online porque não encontrei definição se isto é legal ou ilegal. A colunista Andréa Michael (Folha) lembra aos leitores: "não há lei para regular a exibição de conteúdos na Internet".

A minissérie A História de Ester é ótima. Estou acompanhando na televisão, penso em comprar os DVDs originais quando estiverem à venda. Até o momento do que eu vi, posso dizer que o roteiro não contradiz em nada a narrativa bíblica.
.
Temos que pensar na situação da regularidade daquilo que fazemos. Publicar vídeos na Internet, sem a autorização de distribuição do autor e dono dos direitos da obra é uma prática ilegal? Muitas estão aí nos blogs e sites de relacionamentos... Ainda estou buscando uma opinião definida sobre compartilhamento de arquivos, tenho certeza que fazer o up load não é correto.
.
Não colocaria na Internet material cujo dono não fosse eu. Observação: quando abrimos o profile no YouTube, encontramos o seguinte:



E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.