Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 18 de março de 2010

A DEFINIÇÃO DO AGAPE EM JOÃO 3.16

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito , para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3.16.

Agape descreve o amor incondicional que Deus tem pelo mundo. No dicionário Strong, reconhecidíssimo por toda a cristandade, temos as seguintes informações:

Agape: é o substantivo transliterado em português como amor. A palavra denota o ato de fazer o bem, a benevolência invicta (de maneira invencível). É a firme vontade de encontrar o bem maior no próximo. É amor que favorece sem pedir nada em troca e sem considerar o valor da doação. Não é preciso ter química, afinidade ou sentimento para usar o amor de Deus. Agape não é o sentimento de amor por escolha, agape é superior à amizade (em grego: philos), que é amor por acaso; agape refere-se à vontade ao invés da emoção.

Por sua vez, agapao é o verbo que está traduzido por "amou". É um amor virtualmente desconhecido para os escritores de fora do Novo Testamento.

Agape e agapao são duas palavras definidas por gestos de bondade. Pertencem exclusivamente à comunidade cristã. Nos manuscritos seculares em gregos, produzidos na mesma época em que o Novo Testamento foi escrito, raramente os termos são encontrados.

E.A.G.

Veja mais neste blog: João 3.16 - o sentido amplo do vocábulo salvação.

Nenhum comentário: