Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SOBRE A SERPENTE DE BRONZE E A IDOLATRIA


Escultura The Brazen Serpent, do artista italiano Giovanni Fantoni, no Monte Nebo, situado na Jordânia ocidental, com um panorama da Terra Santa ao fundo.

A serpente de bronze que Moisés mandou fabricar no deserto, segundo a vontade divina, foi depois indicada por Jesus como sendo o símbolo do levantamento do Filho do homem (João 3.14).
Nesta afirmação de Cristo, vemos que os animais rastejantes nada têm de diabólico. No livro de Gênesis, na tentação e queda do Adão e Eva no jardim do Éden, a espécie é apresentada como a tipificação do diabo.
Durante o êxodo dos hebreus pelo deserto, saídos da escravidão no Egito e caminhando para a terra que mana leite e mel, serpentes os atacaram, houveram muitas mortes por causa disso. Segundo a orientação de Moisés, as vítimas envenenadas deveriam olhar para a serpente de bronze, quem assim fizesse seria curado por Deus (Número 21.6).
Os bichos rastejantes provavelmente pertenciam à espécie dos áspides e das víboras, visto como a ardente inflamação da sua venenosa mordedura se descreve como sendo causada pelo fogo.
A serpente de metal não possuía virtude para operar curas, nenhuma passagem bíblica afirma que havia tal poder nela. Neste episódio, aprendemos que todo israelita, vítima da peçonha, que tivesse fé na promessa de Deus, cumpriria a determinação divina de fitar os olhos na estátua. Por causa da sua fé em Deus não morreria, seria curado por crer em Jeová.

Com o passar do tempo, entendemos perfeitamente que a serpente de bronze não foi criada para ser objeto de adoração. Muitos anos depois, a serpente havia sido tornada uma peça de recordação do livramento que o povo israelita havia recebido de Deus no deserto, mas este mesmo povo deu-lhe o nome Neustã, esqueceu do Senhor, e usou a peça de cobre como alvo de superstição e reverência idólatra, e religiosamente queimaram-lhe incenso. Por estes motivo foi destruída por Ezequias (2 Rs 18.4).

Isto posto, vemos que Deus não foi contraditório ao mandar Moisés construir a serpente de bronze.

Consulta: Dicionário Bíblico – Bíblia Online Net

E.A.G.

9 comentários:

Rangel Gama dos Santos disse...

Se DEUS pode prever acontecimentos futuros, então porque não criou outra maneira de cura, na qual não pudesse desencadear numa futura idolatria?


Fausto Eduardo disse...

Bom, assim como a Serpente levantada simbolizava Cristo, a propria serpente parece ser uma aviso q a Cruz de Cristo tambem nao deveria se tornar um idolo... o crucifixo por exemplo. A nao escolha de Deus por algo q nao pudesse virar um idolo no futuro, nao alertaria disso tb.

Unknown disse...

Com certeza Deus é onisciente,e poderia fazer isso sem problemas algum.mas pra aquele momento ele usou aquele símbolo para mostrar para os hebreus que eles precisariam de um redentor (Cristo)haja visto que Deus sempre respeita o livre arbítrio do homem esperando deste um arrependimento verdadeiro.

Zerenato disse...

NA VERDADE DEUS QUIS MOSTRAR, O QUE ATÉ HOJE VOCÊS NÃO QUEREM ACREDITAR, QUE PARA A BUSCA DA FÉ, UMA IMAGEM POIS DE PÉ, SABENDO ELE QUE COM PALAVRAS SE DEIXASSEM PERDER AO TEMPO, PERMITIU A IMAGEM PARA UMA MELHOR FORMA DE BUSCA-LO EM ORAÇÃO PERANTE AS MESMAS.
NÃO VOU ENUMERAR VERSÍCULOS MAS FATOS: A PEDIDO DE DEUS FOI FEITO, A SERPENTE DE BRONZE, A ARCA DA ALIANÇA COM DOIS ANJOS QUERUBINS E POR AI.
O PROBLEMA É QUE O QUE ERA PARA SER UM PONTO PARA SE OLHAR ORAR PARA CHEGAR A DEUS, COM O PASSAR DOS TEMPOS AS PESSOAS FITAVAM SÓ ATÉ ALI NA IMAGEM, ESQUECENDO DE IR ALÉM DELA, A (DEUS), E HOJE A IGNORÂNCIA DOS HOMENS CONTINUA ATÉ ALI, -NÃO É ELISEU?
- SOU CATÓLICO E NÃO SOU CEGO, MUITO PELO CONTRARIO, VEJO ALÉM, VEJO O QUE REALMENTE E VERDADEIRAMENTE DEUS QUIS NOS MOSTRAR E MAIS UMA VEZ ELE MOSTRA, ATRAVÉS DE SEU FILHO JESUS CRISTO, SENDO ELE ERGUIDO NA CRUZ, PARA QUE NOVAMENTE ABRISSE NOSSOS OLHOS E PROSTRÁSSEMOS DIANTE DA IMAGEM QUE SIMBOLIZA E SEMPRE SIMBOLIZARÁ UM PONTO DE CONEXÃO A ELE.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Zerenato.

Eu me apego ao seguinte texto bíblico, que nos diz assim:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" - Êxodo 20.4.

Por conta deste texto bíblico, prefiro buscar ao Senhor sem o ponto de contato com imagens, seja de que tipo for.

Abraço.

Unknown disse...

Gostaria de saber onde é descrito na Bíblia que a arca era adorada sendo que ela ficava dentro do Templo, no Lugar Santíssimo e o único que podia entrar ali era o Sumo-sacerdote e apenas umas vez por ano no Dia da Expiação?

Eliseu Antonio Gomes disse...

João Henrique.

No texto que serve de artigo ao blog, jamais escrevi que a Arca da Aliança foi alvo de idolatria.

Quando afirma que a Arca sempre esteve no Santíssimo, você parece desconsiderar que ela foi construída no tempo em que Moisés ainda era vivo, antes de os israelitas conquistarem as terras que viriam a ser sua pátria, séculos antes da construção do templo erigido por Salomão,(1 Reis 8.6).

Antes de ser colocada dentro do templo, os judeus costumavam transportá-la para os lugares onde iam. Veja algumas referências: Números 10. 35-36; Josué 3.15; 1 Samuel 4.11; 2 Samuel 11.11; 15.24-25.

Creio ser importante observar que a Arca é citada no Novo Testamento apenas em Hebreus 9.6.

Abraço.

Ev Matheus disse...

Mais é interessante sobre a idolatria é difícil mais essa serpente foi erguida por um Homem mandado por Deus quer dizer que o povo levou ao pé da letra está imagem e usou como um santo ou santa e Cristo é representando nesta serpente levantada e hoje ele é o verdadeiro salvador estou certo disso

Eliseu Antonio Gomes disse...

A lição que podemos extrair sobre o caso da serpente no deserto é a questão da idolatria. Em muitos aspectos. Cabe relembrar aqui que idolatria significa colocar pessoa ou coisa no lugar que pertence a Deus.

Será que temos feito isso? No lugar da orientação do Senhor temos aderido a pensamentos humanos? Próprios, pensamentos de terceiros, ideias do pastor? É preciso honrar a Deus dando a Ele o nosso coração por inteiro, pois Ele não divide sua glória com nada e ninguém.

Que possamos guardar a Palavra no coração, lê-la, meditar sobre o que ela diz e praticar as orientações contidas na Bíblia, que deve ser nossa regra de fé e conduta.