Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Carvalho - uma árvore muito citada na Bíblia Sagrada



Carvalho, árvore que faz parte da vegetação do Monte Hermon

“Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra” - Gênesis 12.6.

O carvalho é um gênero de árvore classificada de dicotiledôneas cupulíveras. Há cerca de trezentas espécies de carvalho. Ela ocupa o primeiro lugar entre as árvores por causa da sua longevidade, suas grandes dimensões e qualidade da madeira.

Segundo os tradutores da Bíblia, diversos termos hebraicos são traduzidos por carvalho, no entanto, alguns deles trata-se do terebinto.

Na Bíblia o pé de carvalho é o símbolo da força: ‘(o amorreu) era forte como os carvalhos’ (Amós 2.9).

Existe na Síria cerca de nove espécies de carvalho, e quase outras tantas variedades (Isaías 6.13; 44.14; Oseias 4.13; Amós 2.9).

Há na Palestina carvalhos solitários, não cortados para fazer uso da lenha, que atingem grandes alturas. Quando a terra foi colonizada pelos cananeus, era, provavelmente, a Palestina ocidental tão rica de montados, como o é hoje a Palestina oriental.

A relação do Carvalho com a cor vermelha 

Em Israel, encontra-se a espécie que a Botânica classifica como Quercus Calliprinus (quercus: carvalho em latim). Dela, os israelitas extraíam o tanino, usado para curtir o couro (Atos 10.6).

E também, há outro variante da árvore, identificada como Quermes (as palavras vermelho e vermelhão tem origem etimológica neste nome). O Carvalho Quermes serve de fonte de alimento para um inseto também conhecido como Quermes, que por meio de seu bico longo extrai a sua seiva da árvore e chega a morrer no processo de alimentação. Dos corpos secos deles se produz o corante vermelho. Referências bíblicas sobre o corante: Ezequiel 23.14; Jeremias 22.14.

Esta cor, em hebraico "shani" e "shani tolaat", é traduzida ao português como escarlate , vermelho. Em 2 Crônicas 2.7 ela é vertida ao nosso idioma como carmesim.

A tintura é bem conhecida desde os tempos mais remotos: usada nas peças de roupa dos sacerdote e sumo sacerdote (Êxodo 28.6, 8, 15). Como também é mencionada em outras situações: o fio pendurado na janela da prostituta de Jericó (Josué 2.18); Saul usava roupas na cor escarlate (2 Samuel 1.24); o carmesim era cor conceituada (Lamentações 4.5); um manto escarlate foi posto sobre Jesus para fazer zombaria (Mateus 27.28; Lucas 23.11).

"Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" - Isaías 1.18.

Na Palestina, o carvalho acha-se representado principalmente pelo carvalho de Quermes, do qual há exemplares de uma circunferência entre 6,5 à 8 metros. Outra abundante espécie é a Valônia do Levante, isto é o carvalho decíduo de cúpula espinhosa: empregam-se as suas bolotas no curtimento de peles, mas os árabes servem-se delas como alimento.

Alguns carvalhos são sempre viçosos, mas outros são precoces, deixando cair as suas folhas no outono. É esta uma clara distinção que seria feita mesmo numa idade não científica. Que era esse o caso entre os antigos hebreus, depreende-se de duas passagens de Isaías: ‘sereis como o carvalho, cujas folhas murcham’ (1.30); e, ‘Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco’ (6.13).

Abraão habitava nos carvalhaes de Manre; em Siquém, Jacó usou um pé de carvalho como esconderijo; Rebeca foi sepultada debaixo de uma dessas árvores (Gênesis 13.18; 35.4; 35.8).

Josué erigiu uma grande pedra aproveitando-se da sombra do carvalho; o Anjo do Senhor assentou-se debaixo desta árvore que estava em Ofra; Absalão ficou preso pela cabeça em seus galhos; a madeira do carvalho foi usada para praticar idolatria; os remos dos barcos da Síria eram feitos da madeira do carvalho (Josué 24.26; Juízes 6.11,19; 2 Samuel 18.9; Isaías 44.14; Ezequiel 6.13; 27.6).

O Carvalho dos Adivinhos

Em algumas traduções bíblicas, em Juízes 9.37, encontramos a expressão “Carvalho dos Adivinhos” , ou “Planície de Meonenim”, ou “Carvalho de Meonenim”. Sempre usada como nome próprio.

Meonenim é o particípio intensivo do verbo “anan”, que significa “praticar agouros”, uma prática proibida que era desenvolvida como negócio debaixo dos carvalhos, provavelmente por cananeus e israelitas apóstatas (2 Reis 2.16; 2 Crônicas 33.6; Levíticos 19.26).


E.A.G.

Fontes:
Conciso Dicionário Bíblico - Ilustrado, por diversos autores americanos e ingleses. Traduzido por D. Ana e Dr. S.L. Watson, página 230.Edição da Junta de Educação Religiosa Batista Brasileira (JUERP). Anexo na Bíblia Sagrada - Edição com letras vermelhas, com dicionário e concordância, 2ª edição 2013, Santo André-SP  (Geográfica Editora)
Dicionário Bíblico Universal, A. R. Buckland e Lukyn Williams, Edição revista e atualizada, maio de 2007, página 120, São Paulo-SP  (Editora Vida).
O Novo Dicionário da Bíblia, volume 1, 4ª edição 1981, página 271, São Paulo-SP (Edições Vida Nova).
Pequena Enciclopédia Bíblica - Dicionário, Concordância, Chave Bíblica, Atlas Bíblico, Orlando Boyer, 30ª impressão 2012, Rio de Janeiro-RJ (CPAD).

SORAYA MORAES - MARCAS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

AS COMUNIDADES NO ORKUT ONDE PARTICIPO NA FUNÇÃO DE MODERADOR

Eliseu Antonio Gomes – Moderando comunidades

[ clique sobre a imagem]

R7 - PORTAL DA RECORD CHEGOU E QUER ABALAR A CONCORRÊNCIA


O R7, portal desenvolvido pela Rede Record, chegou. A estréia foi ontem. E agora, além do Terra, IG, UOL e, G1, os brasileiros e estrangeiros da fala portuguesa têm mais um veículo de comunicação, têm mais um meio comparativo que lhes permite observar a mídia e perceber o que são fatos que viram notícias e as notícias que alguns desejam que se tornem fatos!
É com muita satisfação que eu vejo os dias passarem e neles nós ganharmos novas oportunidades de exercermos discernimento entre notícias e noticiosos, jornalismo e jornalecos.
Te cuida, Marinho...
O R7, além das notícias e diversas gamas de variedades, tem blogs que prometem fazer a diferença:
Jornalismo: Blog do Jornal da Record (Celso Freitas e Ana Paula Padrão), Cristina Lemos , Repórteres Record (Percival de Souza e outros), Correspondentes Internacionais.
Economia: Sophia Camargo.
Tem o Bispo Edir Macedo também: site oficial.

E.A.G.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os altos e baixos do rei Davi


Eu sou o bom pastor (João 10.11)
Davi – o pastor de ovelhas
Encontramos os relatos da vida de Davi no primeiro e segundo livros de Samuel. Nestes registros bíblicos, nos confrontamos com os pontos fortes e fracos que ele viveu. Mas, encontramos também a graça de Deus de maneira constante e firme, a despeito da oscilação alta e baixa no decorrer da trajetória deste ser humano.
O nome Davi em hebraico significa “amado”. Ele foi descendente de Jesus Cristo, era filho de Jessé, bisneto de Rute, nasceu em Belém sendo o caçula de uma família de oito irmãos (1 Samuel 16.1, 10-11,13).
Em seu currículo, além de pastor e rei, Davi acrescentou a função de músico, poeta e soldado.

Durante a primeira parte de sua mocidade foi pastor de ovelhas em sua cidade natal. Esta ocupação, nos países orientais era geralmente exercida pelos escravos, pelas mulheres, ou pelos íntimos da família. Pastoreando, Davi era valente; protegia o rebanho das grandes feras predadoras (1 Samuel 17.34-37).
Apesar dele ser o caçula da família, o que não lhe dava o direito de receber os privilégios da primogenitura, a mando de Deus, foi ungido pelo profeta Samuel rei sobre Israel. Na ocasião da unção, enquanto o pai e os irmãos participavam de um banquete, ele estava distante da mesa pastoreando as ovelhas. Da casa de seu pai Jessé, até sentar-se no trono de Israel, se passou um longo tempo, período em que atravessou muitas circunstâncias adversas (1 Samuel 16.11,13).

Davi e Golias

Davi matou Golias em Gate, após vencer o gigante filisteu, de um anônimo pastor de ovelhas tornou-se um grande guerreiro com fama nacional (1 Samuel 14.49).

O lugar do combate de Davi contra Golias foi Efes-Damim (1 Sm 17), que fica entre os montes da parte ocidental de Judá. O ribeiro, que corria entre os exércitos de Israel e dos filisteus, era o Elá, ou ‘o Terebinto’, que hoje tem o nome de Wady Es-Sunt.

Davi não se sentiu bem quando por sugestão de Saul vestiu a armadura dele - Saul - para ir lutar contra Golias. Ele preferiu usar suas próprias vestes e uma funda e cinco pedras para atacar seu oponente; a funda aparentava ser uma arma inofensiva, porém, Davi provou que um brinquedo se torna fatal quando nas mãos de um servo temente e dentro da vontade de Deus (1 Samuel 17.38,39).

Davi, Jônatas e Mical

Davi teve bom relacionamento com os filhos de Saul. Foi amado por Jônatas e Mical, com quem fez um pacto de sincera amizade. A vitória de Davi contra o gigante filisteu levou-o a casar com Mical, pois Saul havia prometido a mão da filha ao israelita vencedor do combate (1 Samuel 18.1, 28; 19.2; 20.42)

Davi – o tocador de harpa (1 Samuel 16.14-23)

O ato heróico, matar o gigante filisteu, lhe deu acesso à corte de Saul. Ele tornou-se o escudeiro do rei. E como era hábil tocador de harpa, era solicitado pelo infeliz monarca para que tocasse o instrumento com a finalidade de suavizar sua melancolia, descrita como tormento de um espírito mau.

Ser o herói que matou o gigante filisteu lhe rendeu a notoriedade e isto causou em Saul sentimentos maliciosos, grande ciúmes e inveja. Todavia, o rei nomeou Davi capitão da sua real guarda, posição somente inferior à de Abner, o general do exército, e à de Jônatas, o provável herdeiro do trono.

Davi, da perseguição de Saul ao trono de Israel

A louca inveja e os maus intentos do rei Saul arrastaram Davi do ambiente confortável do palácio real ao exílio. Ele foi ter primeiramente com o sacerdote Aimeleque, mas depois refugiou-se na corte de Aquis, o filisteu monarca de Gate, e dali pôde livrar-se, fingindo-se louco (1 Samuel 19 a 21). Retirando-se de Gate, refugiou-se Davi na caverna de Adulão. Formar um exército com 400 homens, e depois 600, e andando de um canto a outro com seus dedicados companheiros conseguiu escapar da ira de Saul.

Em contraste com a furiosa perseguição, movida contra Davi, manifesta-se a cavalheiresca atenção do fugitivo para com 'o ungido do Senhor', como se mostrou quando ele poupou a vida de Saul no deserto de En-Gedi, e no deserto de Zife (1 Samuel 24, 1 Samuel 26).

Saul e Jônatas morreram em batalha, e Davi lamentou-se muito. Após essas duas mortes, tornou-se rei de Judá, em Hebrom, e depois de sete anos e meio, quando o outro filho de Saul, Is Bosete, veio a ser assassinado – ato que reprovou e fez justiça - , passou a reinar sobre todo o Israel (2 Samuel 1.17; 2 Samuel 2; 2 Samuel 4; 2 Samuel 5). Davi honrou sua amizade com Jônatas e estendeu sua bondade ao filho dele (2 Samuel 9).

Depois da desastrosa batalha de Gilboa (1 Sm 31), proferiu Davi aquela tocante lamentação a respeito de Saul e Jônatas (2 Sm 1).

Davi na caverna de Adulão, pintura de Claude Gellé - 1628.

Como rei de Israel, Davi conquistou a fortaleza dos jebuseus, a única que no centro daquela terra que resistia às forças do povo escolhido. Por meio de um repentino assalto foi tomada a cidade de Jebus, sendo daí para o futuro conhecida pelo seu antigo nome Jerusalém, e também pelo nome de Sião (2 Sm 5). Esta cidade foi grandemente fortificada, tornando-se a capital do reino. A arca foi transportada com grande solenidade de Quiriate-Jearim sendo construída uma nova tenda ou tabernáculo para recebê-la (2 Sm 6).

Davi e Bate Sabá (2 Samuel 9)

A prosperidade continuou a bafejar as armas de Davi - mas no meio de tantos triunfos, quando o seu exército estava cercando Rabá, caiu ele nas profundezas do pecado, planejando a morte de Urias, depois de ter cometido adultério com Bate-Seba (2 Sm 11). Convencido da sua grave falta, arrependeu-se, implorando a misericórdia do Senhor, e foi perdoado - mas a parte restante da sua vida foi amargurada com questões de família.

Absalão, seu filho muito amado, revoltou-se contra ele, e por algum tempo Davi teve de exilar-se - mas por fim morreu o ingrato e revoltado israelita, que tanto martirizou seu pai (2 Sm 15 a 18). o insensato procedimento do rei, na numeração do povo, enevoou ainda mais a vida de Davi (2 Sm 24). Finalmente, depois de ter Adonias pretendido o trono, abdicou Davi em favor de Salomão, confiando-lhe, além disso, a tarefa de edificar o templo, para o qual ele tinha reunido muitos materiais. E, depois das recomendações finais ao seu sucessor, descansou com seus pais, “e foi sepultado na cidade de Davi” (1 Rs 1 e 2).

A vida de Davi acha-se cheia de incidentes românticos e de contrastes surpreendentes. É, realmente, uma história humana, que manifesta tanto a fraqueza como a força de uma alma de extraordinária capacidade. O fato de ter sido qualificado como homem ‘segundo o coração de Deus’ (1 Sm 13.14 e At 13.22) não significa, de forma alguma, que Davi fosse homem perfeito, mas somente que ele era um agente escolhido do Senhor para os Seus profundos desígnios.


Davi e o adultério com Batesabá - xilogravura de Juluis Schinoor von Carolsfeld - 1908.

Sobre o caráter geral de Davi diz o deão Stanley o seguinte: ‘Tendo em vista a complexidade dos elementos que constituem o caráter de Davi, a paixão, a ternura, a generosidade, a altivez, as suas qualidades de soldado, pastor, poeta, estadista, sacerdote, profeta, rei - considerando ainda nesse homem extraordinário o amigo romântico, o guia cavalheiresco, o pai dedicado, não se encontra em todo o A.T. outra pessoa com a qual ele se possa comparar... É ele o tipo e a profecia de Jesus Cristo. Não se chama a Jesus o filho de Abraão, ou o filho de Jacó, ou o filho de Moisés, mas sim o ‘filho de Davi’.

Os pecados de Davi - a mentira, a traição, o adultério e o assassinato - foram causa de graves acontecimentos na sua vida, mas nele se via um homem que se humilhou a si mesmo em grande arrependimento na convicção de haver pecado (2 Sm 12).

Ele se tornou o mais ilustre dos reis de Israel, descrito como o homem que seguia e era segundo o coração de Deus. Nunca buscou glória para si mesmo, honrou a Deus durante todos os dias da sua vida (1 Samuel 13.14; 16.7; Atos 13.22; 2 Samuel 7.18-29).

E.A.G.

Artigo deste blog baseado em compilações e consultas: Onde Encontrar na Bíblia? - Geziel Gomes (Editora Central Gospel), Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD), Conciso Dicionário Bíblico - Dr. S.L. Watson (IBB), Dicionário Bíblico Universal - Bucklan (Editora Vida), Bíblia de Estudo Vida (Editora Vida), Pequeno Dicionário Bíblico (Editora Vida), Bíblia Devocional de Estudo (Fecomex).

Veja mais sobre Davi neste blog: A aplicação da hermenêutica no Salmo 8.1-5

domingo, 27 de setembro de 2009

A PALAVRA DE DEUS É NOSSO ALIMENTO ESPIRITUAL

Yogurte com chocolate

Existem muitos evangélicos que vão à igreja e não gostam de ouvir mensagens, vindas do púlpito, cujo conteúdo já é conhecido. Quase não toleram ouvir o pastor reprisar estudos bíblicos.
Disso, devemos analisar alguns detalhes. A repetição é feita por falta de consagração, tempo, ou pertinência?
Se o preletor está sem inspiração, tocando seu ministério com prolixidades, precisa urgentemente buscar a Deus. A cozinheira competente tem receitas variadas, o cardápio oferecido é extenso!
Apesar de todos os pesares, também precisamos considerar que a Palavra de Deus é um alimento espiritual. Conhecendo-a ou não precisamos dela todos os dias. Mesmo sabendo quais são os sabores do arroz e do feijão, precisamos dos ingredientes deles para continuarmos firmes e fortes, não é? Assim como é no plano físico é na vida espiritual.
Medite: Romanos 8.28.

E.A.G.

sábado, 26 de setembro de 2009

"SOU CRISTÃO E FOTÓGRAFO, ME CONVIDARAM PARA TIRAR FOTOS SENSUAIS DE MULHERES... ACEITO OU NÃO?"

Este dilema entrou em uma das comunidades evangélicas no site de relacionamentos Orkut, onde sou um dos moderadores. A resposta é óbvia, mas temos que levar em consideração que quem pergunta deve ser um neófito na fé e sua interrogação parte do desejo de acertar. Digitei a seguinte resposta:

.Pedra de tropeço

Um alguém que se diz cristão tirando fotos sensuais é o mesmo que outro cristão vendendo drogas (álcool e cigarro, embora tenham vendas legalizadas no Brasil, são drogas).
.
Aí, estes poderão me dizer: "eu não sou frágil a ponto de ser seduzido pela provocação da sensualidade, eu não fumo, eu não bebo!"

Então, respondo para eles: De que adianta vocês não poluírem suas mentes com sensualidade, se estão atolados nelas, produzindo as imagens que irão poluir a mente de outros? De que vale não se embriagarem e nem puxarem a fumaça cancerígina para dentro de seus pulmões, se vocês vendem o líquido que embriaga outros, e vendem a fumaça assassina?

Todo cristão tem o dever de edificar vidas, não é papel de quem crê em Cristo como Senhor e Salvador levar seu irmão de fé a cair, a tropeçar... Quem induz outros ao erro está errado, quem leva outros a pecar, está pecando.

Também temos as palavras de Jesus sobre isso em Mateus 18.6-7: "Quanto a estes pequeninos, que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para esta pessoa que ela fosse jogada no lugar mais profundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas tem que acontecer, mas ai do culpado" - Nova Tradução na Línguagem de Hoje.

E.A.G.

O POSICIONAMENTO DE DEUS DIANTE DOS ALAGAMENTOS E SECAS NO BRASIL E NO MUNDO



Ezequiel 31.26-27 nos revela que Deus criou o mundo e fez com que as chuvas caíssem nas estações certas. Mas, hoje temos presenciado situações diferentes. A estiagem no tempo de chover e as chuvas fortes quando deveria haver o esteio... E muitas gentes praguejando contra o Senhor por conta da dureza climática que os faz sofrer muito.

Reflexão bíblica para isso: O Criador fez tudo perfeito. O ser humano é quem estraga a criação de Deus.

Está na Bíblia: Aos agricultores, existe a orientação de como usar o solo. É necessário dar descanso aos campos de plantação a cada sete anos (Levítico 25.1-7). Quem observa isso? Não conheço ninguém! O resultado são as produções agrícolas fracas, as pestes que assolam o plantio, e talvez até a causa de terremotos.

Além disso, os desmatamentos sem critérios desregulam tudo. Então, vemos os cidadãos do nordeste do Brasil perecerem sem água, e os brasileiros do sul terem muitos alagamentos!

Deus não é culpado disso! De quê se queixa o homem? Queixe-se de seus erros, pecados (Lamentações 3.39).

E.A.G.

Postado, originalmente, em Confeitaria Cristã.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DOE SANGUE! PRO-SANGUE CONVOCA URGENTE DOADORES.

1. Por que o diabético não pode doar sangue?

Diabético que não pode doar sangue é aquele que chamamos de insulino-dependente; ou seja, aquele que necessita de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em conseqüência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

2. Por que pessoas com peso inferior a 50kg não podem doar sangue?

O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

3. Por que menores de 18 anos não podem doar? Com autorização dos pais (ou responsável) a doação é permitida?

De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, o menor só poderá doar sangue caso haja uma situação especial na qual seja imprescindível a sua doação. Nesse caso, deverá haver uma solicitação médica e autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis.

4. A doação de sangue é permitida durante a amamentação?

Não. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.

5. Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado?

A reposição do plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para os homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue.

6. Qual o intervalo recomendado para doação de plaquetas?

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e uma doação de plaquetas é de 8 semanas.

O intervalo mínimo entre 2 doações de plaquetas é de 48 horas.

7. Quais as vacinas que impedem a doação? Quanto tempo depois de ter tomado a vacina a pessoa poderá doar sangue?

Vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos e atenuados (ex.: sarampo, poliomielite oral, febre amarela) necessitam de 3 a 4 semanas de intervalo para a doação. Já as vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, toxóides ou recombinantes (ex.: tétano, poliomielite salk etc) exigem um período mínimo de 48 horas para doação de sangue desde que o candidato não apresente qualquer reação decorrente da vacinação. Vacinação anti-rábica após exposição animal exige período mínimo de 01 ano para a doação de sangue.

8. Vacina anti eritroblastose fetal, impede a doação?

O que é dito vacina antieritroblastose fetal (Rhogan) não se constitui propriamente em vacina mas, sim, em soro hiperimune. Vacinas possuem agentes vivos, atenuados ou mortos que, quando aplicados, levarão o organismo a produzir anticorpos contra aquele agente. Soros hiperimunes são anticorpos já prontos para a administração e que, por serem derivados de plasma humano, impedem a doação por 1 ano.

9. Qual o conceito atual de "grupo de risco"?

Na realidade, o termo mais correto seria "comportamento de risco"; ou seja, o comportamento do indivíduo que o deixaria mais exposto ao risco de adquirir uma determinada doença ou infecção.

10. Há troca de luvas pelos funcionários da Pró-Sangue entre duas doações de sangue e entre a realização de dois testes de anemia?

Entre uma doação e outra, ou seja, entre duas punções venosas, sempre haverá troca de luvas. Quanto ao teste de anemia, o funcionário está orientado a trocar a luva quando houver alguma exposição da luva ao sangue do doador, quando houver ruptura da luva ou quando ele achar que está na hora de trocá-la. Entretanto, não há necessidade nem obrigatoriedade de troca de luva em cada teste de anemia.

11. Por que só 1 dia de abono pela doação de sangue?

É o que estabelecem a CLT e a CLF.

12. Os exames sorológicos são realizados individualmente?

Sim, os testes sorológicos são realizados individualmente; ou seja, em cada amostra isoladamente.

13. O material usado na coleta de sangue é mesmo seguro?

Sim, todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável, estéril e apirogênico (não causa febre). Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

14. Como se pega hepatite? Quais são os principais sintomas?

Existem três tipos principais de hepatite viral: Tipo A, Tipo B e Tipo C.
A do tipo A é de contaminação através de água e alimentos contaminados e por contato oral ou fecal. A do tipo B é de contaminação sexual ou parenteral; ou seja, agulhas e equipamentos contaminados ou transfusão sangue.
A do tipo C é de contaminação predominantemente parenteral; porém, outras formas pouco definidas podem ser envolvidas.

Os sinais mais freqüentes da hepatite são: icterícia (amarelamento dos olhos), urina escura e fezes claras. Esses sinais são mais comuns na hepatite A. Na hepatite B ocorrem em 10 a 25% dos casos e na hepatite C, em apenas cerca de 5% dos casos. Os demais sintomas da hepatite são poucos específicos e lembram um quadro de gripe forte.

15. Qual o tipo mais comum de hepatite?

A hepatite A. Em cerca de 85 % da população brasileira encontramos anticorpos contra o vírus da hepatite A, os quais são indicadores de contato prévio com esse agente.

16. Por que só pode doar sangue quando se teve hepatite antes dos 10 anos de idade?

Porque antes dos 10 anos de idade, a probabilidade de o candidato que tenha tido hepatite do tipo A é de quase 100%. Este fato já foi confirmado em vários estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa seqüelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contra-indicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.

17. Qual a média de consumo diário de sangue pelo Hospital das Clínicas?

Transfundimos uma média de 1000 unidades de hemocomponentes por dia em todos os hospitais atendidos pela Fundação Pró-Sangue. A maior parte desse consumo é realizada pelo Hospital das Clínicas.

18. Remédio para regime impede a doação? Quais os componentes?

Não. Esse tipo de medicamento não impede a doação de sangue. Os componentes em geral são à base de anfetaminas, ansiolíticos, laxantes e diuréticos.

19. Após a doação, quanto tempo leva para o sangue ser processado?

Na Pró-Sangue, o sangue doado é processado em no máximo 6 horas após a doação.

20. Qual o procedimento para se realizar uma autodoação de sangue?

Primeiramente, deverá haver uma solicitação do médico que está assistindo ao paciente, autorizando e solicitando a transfusão autóloga. Depois, o paciente deverá ser submetido aos mesmos procedimentos utilizados na doação regular. O médico da Fundação Pró-Sangue irá avaliar as condições clínicas do paciente, a real necessidade da autotransfusão e a freqüência das doações.

21. O que é hemofilia?

Hemofilia é definida como a ausência de uma determinada proteína plasmática essencial para a coagulação sanguínea. Há vários tipos de hemofilia. A mais comum decorre da ausência do fator VIII da coagulação e é denominada Hemofilia A.

22. Por que não podemos aceitar doadores provenientes de área endêmica para Malária?

Ainda não há um teste sensível para detecção de malária que possa ser aplicado rotineiramente em bancos de sangue. Por essa razão, excluímos temporariamente os indivíduos que estiveram em zona de malária com o objetivo de diminuir o risco de ocorrência de Malária transfusional.

23. Qual o período de impedimento para doação para indivíduos que residiram ou que visitaram uma região endêmica de Malária?

Se residiu em área endêmica para malária, o candidato não poderá doar por 3 anos. Se apenas visitou, o período de recusa é de 6 meses.

24. Existe vacina para Malária?

Não. Não existe vacina para Malária. Pelo nome, a vacina antiamarílica é confundida com vacina para malária. Entretanto, esta garante imunidade contra a febre amarela.

25. Pode-se fazer sexo depois da doação de sangue?

Não há qualquer contra-indicação para realização de atividade sexual após a doação de sangue ou de plaquetas.

26. Como é armazenado o sangue? Em geladeira? Em que temperatura?

Os glóbulos vermelhos são armazenados em geladeira, à temperatura entre 2 e 6ºC.

As plaquetas são armazenadas em temperatura ambiente entre 20 e 24ºC.
O plasma é armazenado congelado à temperatura de 18ºC negativos.

27. Depois de quanto tempo as pessoas que fizeram piercing ou tatuagem podem doar sangue?

Após 1 ano.

28. Qual a porcentagem de sangue incinerado e quais os motivos mais freqüentes?

Por volta de 7% do sangue doado não poderá ser aproveitado para transfusão por apresentar um ou mais testes sorológicos reagentes. Essas bolsas são incineradas. A causa mais freqüente de descarte é devido à presença de anticorpos contra o vírus da Hepatite B.

29. "Quando criança tive desmaios, mas estou curado(a). Por que não posso doar sangue?"

Candidatos que tiveram convulsões após os 5 anos de idade, mesmo se curados, podem manter o foco convulsivo no cérebro para o resto de suas vidas. Em situações normais, não apresentam nenhum sintoma. Entretanto, a doação de sangue pode reativar o foco cerebral e o doador voltar a ter convulsão. O motivo da recusa é exclusivamente para preservar a saúde do doador.

30. Hipo ou Hipertireoidismo impede a doação?

Não, caso estejam controlados com a medicação.

31. A hipoglicemia impede a doação?

Não, desde que o candidato esteja assintomático no dia da doação.

32. Por que o limite de 450ml de sangue por bolsa?

Devido ao volume de anticoagulante presente na bolsa, o que é padronizado para anticoagular no máximo esse volume de sangue.

33. Quanto tempo depois das cirurgias (pequeno, médio e grande porte) a pessoa poderá doar sangue?

Candidatos submetidos a cirurgia de grande porte devem ser recusados de 6 meses a 1 ano. Para cirurgias de pequeno e médio portes, a recusa é por 3 meses. Para extração dentária não complicada ou manipulação dentária, o prazo é de 72 horas.

34. Se a pessoa teve rubéola, depois de quanto tempo pode voltar a doar?

Após 30 dias da cura.

35. Sífilis pode ser transmitida por transfusão?

Sim. Embora rara, a transmissão de sífilis por transfusão é possível.

Fonte: Fundação Pró-Sangue

DEZ CONSELHOS AOS PAIS PARA TORNAR SEUS FILHOS GRANDES DELINQUENTES


South Park: desenho animado apresentado na MTV. Muitos palavrões, banho de sangue e mortes.

Corre na Internet um e-mail de alerta, mostrando-nos tudo o que não deve ser feito na educação dos filhos. É o seguinte:

“Policiais de Houston, no Texas, publicaram uma norma de 10 pontos de 'como criar um delinqüente'. É interessante meditar neste resumo:

1- Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.

2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até ele chegar aos 21 anos e 'decida por si mesmo'.

4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5- Discuta com frequência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.

7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar 'frustrações prejudiciais'.

8- Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. (Todos têm má vontade com seu filho).

9- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: 'Nunca consegui dominá-lo'. E, finalmente…

10- Prepare-se para uma vida de desgosto. Vivemos num mundo com tanta violência e visível falta de educação. Vale a pena pensarmos melhor em que tipo de valores estamos repassando aos nossos filhos".

E.A.G.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DIRCE MIGLIACCIO - MORRE A SEGUNDA ATRIZ QUE INTERPRETOU A EMILIA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO NA TELEVISÃO

Dirce Migliaccio, atriz que interpretou a boneca tagarela criada por Monteiro Lobato, em O Sitio do Pica Pau Amarelo, produção da Rede Globo, faleceu ontem em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, no Hospital Álvaro Ramos. A causa da morte foi pneumonia. Ela já havia sofrido um AVC em 2008 e residia no Retiro dos Artista, albergue que dá amparo à classe desses profissionais da atuação cênica.
Ela interpretou o papel no ano de 1977, sendo a segunda atriz a encarnar Emilia na televisão. A primeira foi Luciana Lambertini, na TV Tupi, entre 1952 à 1963, também falecida.
Dirce, após deixar de interpretar o papel foi substituída por Reny de Oliveira, que o encarnou de 1978 à 1986, e atualmente mora nos Estados Unidos; está afastada da profissão de atriz.
E, mais recentemente, diferente das colegas antecessoras, todas atrizes adultas, Isabelle Drumond, em 2002, assumiu o papel aos oito anos de idade e o interpretou até 2006, quando o programa deixou de ser gravado.
Os personagens de Monteiro Lobato povoaram a minha mente quando eu era uma criança. Queria conhecer quais eram os rostos atrás das maquiagens.
E.A.G.

JULGAR OU NÃO JULGAR - EIS A QUESTÃO

123 RF

Relembrando as palavras de Jesus:

"Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória. Não julguem segundo a aparência, e sim pela reta justiça" - João 7.18,24.
Cristo estava na Festa dos Tabernáculos quando emitiu permissão para que todos nós, cristãos, fizéssemos julgamentos. Mas, tal permissão nos foi dada junto com um critério importante: julgar baseado na reta justiça (justiça perfeita, íntegra), que implica em negarmos a nós mesmos, sermos totalmente imparciais.
Ser integro é ter integridade. E integridade tem a ver com estar integrado, junto, unido. Para exercer justiça perfeita é necessário apresentar a opinião de Deus, manifestada nas Escrituras. Isto é, julgar estando totalmente comprometido, integrado, unido ao raciocínio de Deus, julgando segundo a determinação bíblica, nada à mais e nada à menos. Jamais devemos pronunciar nossos reles pareceres humanos para dizer que algo ou alguém está certo ou errado.
Na ocasião em que Jesus se manifestou permitindo que façamos julgamentos usando a reta justiça, estava em meio a uma controvérsia com os judeus, grupo de israelitas religiosos que não interpretavam a Escritura perfeitamente apesar de lê-la e recitá-la todos os dias.
Estes judeus censuravam a Jesus por fazer curas no sábado. Então, Cristo lhes perguntou, mais ou menos assim: Por que não posso curar no sábado se vocês no sábado fazem a circuncisão? Vocês conhecem a Lei de Moisés mas não dão valor aos Dez Mandamentos, que lhes proíbe matar. Vocês estão conspirando para me matar!
Os judeus foram falsos, não confirmaram a trama de morte, e acusaram Jesus de ser um endemoninhado. Eles eram religiosos parciais, usavam os textos bíblicos buscando a glória (entenda-se interesse) pessoal. Eram tão parciais que entendiam que poderiam infringir o "não matarás" para fazer prevalecer a doutrina judaica com as inserções das regrinhas que eles inventaram.
Ainda hoje acontece parecido. Muitos religiosos, denominados Ministério da Crítica, desobedecem o "amarás o teu próximo como a ti mesmo" para fazer prevalecer os dogmas que eles praticam (Êxodo 20.1-17; 34.28; Deuteronômio 5.6-21; Mateus 22.34-40).
Para ser realmente integro, reto, imparcial, é necessário julgar segundo a opinião de Deus. Só assim é possível fazer julgamentos sem pecar. Todos nós somos pecadores, só Deus é perfeito. Então, se julgamos militando em favor de nossos interesses pessoais, usando opiniões humanas não integradas às Escrituras, estamos pecando.
Usemos a Bíblia de maneira contextualizada. Muitas vezes ao fazer a contextualização descobrimos que nós mesmos também estamos errando, e não apenas os nossos alvos de críticas. Nestes momentos devemos usar a humildade e negarmos a nós mesmos.
Negar-se a si mesmo, abortando nossas idéias e projetos que estão em choque com as Escrituras, é demonstração de amar a Deus.

E.A.G.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEDALHISTA OLÍMPICO CÉSAR CIELO NEGA-SE A BAJULAR PRESIDENTE LULA



Dessa vez os parabéns não foi pelo fato de ter ganho alguma prova de natação, mas pela entrevista corajosa que deu ao jornal O Estado de São Paulo em 1º de setembro.

César Cielo, atleta do Pinheiros e campeão mundial dos 50 metros livres, bastante irritado, denunciou a falta de apoio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, falou que não teve ajuda da entidade e muito menos do Governo. Sua vitória se deve a ajuda de seu pai e de patrocinadores, por isso treina nos Estados Unidos.

O nadador campeão detonou o presidente da confederação brasileira, Coaracy Nunes Filho, sem citar seu nome, disse que Nunes Filho queria que voltasse ao Brasil, para treinar aqui. Queria também que após a conquista da medalha fosse ao palácio do planalto para fazer o cartaz de Lula. Ele rejeitou. Daí para frente foi “ameaçadode ficar sem o pouco de facilidades que a Confederação lhe dava. “Minha vitória tem muito pouco a ver com eles; querendo eles ou não, sou campeão olímpico pelos próximos quatro anos, e isso eles terão que engolir”, afirmou o atleta, logo após desistir de disputar o troféu José Finkel, no Parque Aquático do Corinthians.

Cielo também declarou que além de não receber auxílio da CBDA, teve problemas com Nunes Filho: “Entre outras ameaças, ele ameaçou suspender os míseras contribuições que eu vinha recebendo dos Correios, quando disse a ele que jamais viria para uma cerimônia no palácio do Planalto. Ele vivia telefonando para meus pais, e não os deixava trabalhar sossegados Fiquei nervoso e até treinei mal por uns dias”.

Revelou mais ao O Estado de São Paulo: “Desde que me tornei profissional, em março, paguei tudo: alimentação, hospedagem, e até meu técnico, o australiano Brett Hawke”.

Ficou assustado quando repórteres lhe perguntaram se a CBDA havia ajudado em alguma despesa. “Sério que vocês estão me perguntando isso? Pensei que vocês estivessem brincando”.

Esse é o Governo que temos, que não ajuda em nada, ou ajuda pouquíssimo, mas quer colher muitos frutos sem nada, ou quase nada, ter plantado. Atletas são “intimados” a ir à Brasília pedir a “bênção” de Lula , um governante distante do atletismo, mas sequioso pela transferência dos louros conquistados por vitoriosos atletas dedicados.

Se a mentalidade esclarecida de Cielo se espalhar, não veremos mais medalhistas posando ao lado de Lula.

Texto adaptado ao blog

Fonte: Newsletter – Vivien Alcantara

Nota: Colabore com este blog. Envie vídeos gravados por você, cliques de sua máquina fotográfica, textos de autoria própria. O conteúdo deve versar sobre personalidades do meio evangélico ou secular. Os créditos serão respeitados. Esclareço que tudo é em caráter voluntário, pois este blog não visa lucros financeiros. Endereço: eliseu07@hotmail.com


O PECADO DO PREFEITO DE CAFARNAUM

Nagoya Christian Center


“Na Bíblia, Cafarnaum é a cidade dos milagres, mas na Bahia...”, foi assim que o apresentador Celso Freitas, ladeado por Ana Paula Padrão, fechou uma reportagem que foi ao ar, agora há pouco, no Jornal da Record.

A matéria era sobre o curioso caso em uma pequena cidade brasileira, com 17 mil habitantes, onde o prefeito demonstrou ser portador do asqueroso costume de tratar o que é público como privado e ter o repugnante sentimento antisocial chamado nepotismo.

O prefeito Ivanilton Oliveira Novaes, do PSDB, abriu concurso público na Cafarnaum baiana, para uma vaga de médico, salário de 35 mil reais, e ele mesmo foi o aprovado. E em outras vagas abertas, para outras profissões, só os cafarnauenses que eram seus parentes passaram. O Ministério Público entrou neste caso e quer anular o concurso por entender que houve manipulação de resultados.

E.A.G

A primavera retratada nas páginas da Bíblia Sagrada


A primavera chega ao Brasil no dia 23 de Setembro.

No hemisfério sul, a temporada da primavera começa em setembro e termina em 21 de dezembro. É nela que florescem uma grande variedade de plantas e os animais perpetuam o ciclo da vida.

Quando a Bíblia Sagrada foca esta estação colorida, nos passa grande lição. Diz que a vida, a beleza e o vigor da juventude, são coisas passageiras, e a Palavra de Deus é eterna: “Na verdade o povo é relva. Seca-se a relva e cai a sua flor; mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” - Isaías 40. 7 b – 8). 

O livro Cantares de Salomão focaliza a primavera. Nele, temos um dos mais belos romances do Antigo Testamento retratado através da antiga poesia oriental. Encontramos belos versos falando sobre o amor de Salomão pela noiva Sulamita e vice-versa. O livro mostra o relacionamento puro deles, tão puro que é alçado ao nível do amor de Cristo pela Igreja.

O sentimento correspondido de ambos é algo que os torna sensíveis e leves, torna seus olhos comuns em olhos mais aguçados e preparados para capturarem os detalhes mais sublimes e belos que o Criador fez: “Aparecem as flores na terra; chegou o tempo de cantar; e já se ouve o arrulhar da rolinha em nossa terra. A figueira começa a dar os seus primeiros figos; as vinhas estão em flor e espalham as suas fragrâncias...” - Cantares de Salomão 2.12-13.

Não é por acaso que a fase do apogeu do ser humano, quando a força e a beleza estão no seu ápice, é chamada de “a flor da idade”, inclusive o apóstolo Paulo transmitiu este pensamento (1ª Corintios 7.36) e de igual modo o livro de Salmos, capítulo 1, ao nos dizer que seremos bem-aventurados quando frutificarmos na estação certa.

A primavera é a mais linda das quatro estações. É a época da poesia, é quando Deus distribui flores para todos nós!

E.A.G.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR EM AMOR

Por Ronaldo Bezerra

"Ele deixou-nos o exemplo para que sigamos suas pisadas..." - 1ª Pedro 2.21.

Deus criou todas as coisas com um propósito específico. No livro de Gênesis 1.6, encontramos a expressão, "o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite", referindo-se ao sol e a lua. Por fim, criou o homem à sua própria imagem e semelhança, estabelecendo também um propósito bem específico para aquilo que poderíamos chamar de "a obra prima da criação".

Passado o triste episódio do pecado e com o advento do Messias prometido, o homem é devolvido à condição original, só que agora a semelhança do Cristo, acerca de quem o apóstolo Pedro declarou, "ele deixou-nos o exemplo para que sigamos suas pisadas...".

Portanto, Jesus é o modelo de tudo o que Deus quer que sejamos. Devemos imitar ao Senhor em tudo. Agindo assim, estaremos cumprindo o propósito criacional divino.

A importância do chamado

O chamado é o começo de tudo. Podemos pensar que ele acontece no momento da conversão ou também após (Atos 9.3-9). De qualquer forma, é uma experiência marcante e decisiva que muda nossa vida e nossa trajetória.

Há alguns casos bem conhecidos na Bíblia como José, Davi, Abraão, Moisés, Isaías dentre outros, e em todos esses casos houve uma mudança radical na vida e trajetória dessas pessoas, ou seja, eles nunca mais foram os mesmos (Romanos 8.30).

Novamente, chama-nos a atenção a pessoa de Jesus. Ele tinha muito clara a visão do seu chamado, a ponto de dizer, "a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" (João 4.34).

De fato, o chamado de Deus para nós torna-se a razão da nossa vida, "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Corintios 5.14-15). "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1ª Corintios 10.31).

A importância de ser servo

Antes de pensarmos em serviço ou ministério, precisamos pensar se somos ou não servos. Infelizmente, essa palavra praticamente caiu em desuso. Quase não se ensina a respeito deste assunto. Por essa razão, a maioria dos cristãos não vivem como servos.

O já falecido presidente Abraham Lincoln disse, "quem não vive para servir, não serve para viver". No livro dos profetas, Jesus é chamado "o Servo do Senhor". O evangelho de Marcos também focaliza esse perfil de Jesus. Na condição de servo por excelência, em Mateus 4.10, Jesus faz a citação do primeiro mandamento dizendo, "está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás".

Primeiramente devemos prestar serviço a Deus, e depois aos homens. "... servi-vos uns aos outros pelo amor" (Gálatas 5.13). O ser servo vem antes do ter um ministério.

A importância do amor

O amor é a essência da vida, é a causa de tudo, é a vida cristã. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito (João 3.16). Não é possível pensar em vida cristã sem amor. Uma não existe sem a outra. O amor é a credencial dos discípulos de Cristo.

A ocasião em que mais nos parecemos com Deus, é quando amamos. "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1ª João 3.16).

"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Quem não ama a seu irmão está morto e não tem vida eterna. Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos" (1ª João 4.7-8; 3.14).

Jesus foi o maior exemplo de amor. Se definitivamente o imitarmos, o curso da história será mudado. Eu e você fomos chamados para servir em amor. Este é o nosso destino e a razão da nossa existência para a glória de Deus!

Deus abençoe!

Fonte: Ronaldo Bezerra - Louvor e Adoração

Artigo recebido por newsletter, com o nome Chamado Para Servir em Amor.

A PRINCESA E O PÉ DE CARVALHO



21 de setembro é o Dia Mundial da Árvore. Então, resolvi deixar para todos os visitantes deste blog uma reflexão que julgo ser muito importante. Reflitam comigo.

Há séculos conta-se esta estória, que passo a escrever aqui.

Uma princesa estava muito doente e em sua agonia desejou que abreviassem seus dias, fizessem ela morrer. Como último pedido, solicitou que seu túmulo jamais fosse aberto depois de morta. Então, visando tal finalidade, exigiu que o mesmo fosse selado com uma grande pedra de granito, outras pedras fossem colocadas em volta da lápide e também houvessem abraçadeiras de ferro protegendo tudo, dando toda proteção. Além disso, providenciou que escrevessem em seu epitáfio o seguinte dizer: “Por toda a eternidade esta sepultura jamais será aberta”.

Depois do enterro, a Natureza deu o ar de sua graça naquela tumba gelada. Junto com a princesa falecida, havia também uma pequenina semente. E sem que demorasse muito, entre as pedras ela se transformou em um brotinho verde, passando a ser uma plantinha frágil, que naquele cenário de morte encontrou alimento e caminho para se desenvolver.

Após vários anos de crescimento, a plantinha se transformou em um robusto carvalho, suas raízes romperam a solidez da tumba selada, seu caule empurrou as enormes pedras e contorceu os ferros enferrujados, abriu o túmulo e, majestosamente, estendeu seus muitos galhos em folhas, uma bela e enorme copa verdejante que balançava livre ao vento.

A cada dia que passa encontramos novas formas de continuar vivendo. Diante das dificuldades, a opção correta é desejar a vida. A princesa quis a morte para fugir de seu problema, porém, a semente, abandonada viva num túmulo, quis e lutou contra os problemas para não morrer!

Sempre é tempo de recomeçar, mesmo que estejamos dentro do ambiente da morte. Quando o pecado domina o coração, produz seu efeito mortal, mas se recorremos a Cristo, então, por meio dEle e nEle encontramos o alimento e o caminho para continuar a viver.

Em Cristo, diante das aflições neste mundo, o crente que rejeita a prática do pecado é igual esta pequenina semente de carvalho, que se transforma numa das mais belas e fortes árvores em nosso ecosistema.

“E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro cem” - Marcos 4-8.

E.A.G.

Autoria desconhecida – texto adaptado ao blog a partir do artigo El Roble em Estamos Llegando Ya! ¿Estás Listo?

domingo, 20 de setembro de 2009

LUCAS 12.15 - O COMENTÁRIO DE MORRIS CERULLO SOBRE A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO NA BÍBLIA BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA

É incrível como chegam a mim diversos críticos, criticando a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira sem a conhecê-la. Ontem recebi uma por e-mail, que dizia assim: Por certo o versículo de Lucas 12.15 não faz parte da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, do Silas”.

Eu respondi ao preconceituoso: releia os versículos que citou para mim, condenando a prosperidade (1ª Timóteo 6.7-8; Hebreus 13.5). Eles condenam ser rico ou bilionário ou condenam amar o dinheiro? Condenam o amor ao dinheiro.

Lucas 12.15 está comentado na Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, amigo. É um texto bem comprido. Colocarei alguns trechos para você ler, assim poderá comentar sobre a bíblia de estudo com algum conhecimento dela.

Eis alguns trechos:

"Jesus nos adverte a vigiar, a ficar de guarda contra a avareza, que é o desejo avarento de possuir cada vez mais bens. E essa advertência não é apenas para os que têm abundância de riquezas terrenas; elas também se aplica aos que têm pouco".

"Um dos sinais dos últimos dias é o espírito de ganância. Paulo revela a Timóteo: "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos..." (2ª Timóteo 3.1,2)".

"Na parábola, o jovem rico tinha abundância de recursos. E obteve uma colheita tão grande que não tinha onde armazená-la. Os celeiros já estavam cheios com o que havia conseguido em colheitas anteriores. No entanto, em vez de reconhecer a Deus como a Fonte de suas bênçãos, sem se dar conta de que tudo que possuía pertencia de fato a Deus, e que Ele apenas o colocara como mordomo daqueles recursos, o homem tolamente declarou: Não tenho onde armazenar a MINHA colheita... Vou derrubar os MEUS celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a MINHA safra e todos os MEUS bens".

“O homem rico da parábola pretendia empregar os recursos de que dispunha (...) de maneira tola, gastando-os como bem desejasse... Apegou-se a eles de maneira egoísta..."

"Aos construir celeiros maiores e estocar em abundância de recursos, o homem rico depositava sua confiança nas riquezas... Esse é o mesmo perigo que muitos cristãos correm, hoje em dia. Acumulam para si dinheiros e posses terrenas, pensando estar seguros e que nunca terão necessidades, deixam de confiar em Deus e em sua provisão diária e passam a confiar nos próprios recursos."

"Independente dos recursos que Deus tenha colocado em suas mãos, sejam muitos, sejam poucos, você deve proteger-se da ganância. (...) Não acumule tesouros nem use o que Deus lhe deu apenas para satisfazer a si mesmo e atender aos desejos da carne".

"Por este motivo, devemos mudar o nosso coração agora mesmo e determinar se confiaremos em nossos recursos ou em Deus, que tem provisão para todas as coisas. Se você estiver confiando nas riquezas, peça ao Senhor que o perdoe..."

Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, 1ª edição, página 1304.


Na BBEVF é proibida a reprodução de textos por qualquer meios, salvo em breves citações, com indicações da fontes bibliográficas. É o caso deste artigo.


E.A.G.