Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 31 de maio de 2009

Forjado para vencer


O mesmo martelo que despedaça o vidro é o martelo que forja o aço.


O mesmo fogo que consome a palha é o fogo que purifica o ouro.


O mesmo sol que amolece a manteiga é o sol que endurece o barro.


O vento que amedronta o pardal é o mesmo que faz com que a águia alce vôos mais altos.


As derrotas não acontecem em sua vida para lhe derrubar, mas para que você possa se sobrepujar à dor e ser vitorioso.


(Autoria desconhecida)

OS VERDADEIROS PASTORES NÃO DÃO COICES!

Esses homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato; pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidos pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre” - Judas 12, 13 (Almeida Revista e Atualizada).
Jesus Cristo, o Sumo-Pastor, é manso e humilde. Os verdadeiros pastores se assemelham a Ele na metodologia ministerial.
O coice é inerente à natureza dos cavalos e das mulas. Dar coice também é uma força de expressão que descreve a falta de sensibilidade no relacionamento interpessoal. É a falta de educação, é a truculência. Mesmo que líderes truculentos no mais profundo do seu ser acredite ser um pastor, quem dá coices não é pastor. É mais fácil ser égua parideira do que pastor (do ministério de "coiceiros" nascem outros “coiceiros”). Com certeza são falsos-pastores!
Infelizmente, algumas pessoas que usam antes do nome o título de pastor estão acostumadas a dar patadas tanto quanto a respirar. A Alta Liderança de alguns ministérios parece fazer vista grossa ou não quer tomar conhecimento deste grave problema. E o pior: são esses gentes-mulas que têm crescido no quadro de pastores cada dia em maior número.
Para esses “coiceiros”, os livros de Jeremias e Isaías têm diversas mensagens começando com "ais". Ai dos pastores!
Cenas dantescas que eu já presenciei:
Certa vez, uma dessas pessoas que acreditam ser pastor, sem se esforçar para agir como um, agindo como dono das ovelhas de Cristo e da Igreja do Senhor, levanta a voz e aponta a porta da rua para um membro, expulsando-o do ambiente do culto. A pessoa banida estava sendo discipulada por uma das irmãs, e depois que o "jegue" o expulsou da reunião, nem com a pobre da irmã evangelizadora quis conversar.
Outro, usando o microfone, diz aos obreiros que é capaz de dar um "chute na bunda" (exatamente nestas palavras) de um deles, e mandá-lo para fora da Equipe de Obreiros se não se não fizesse o que ele mandava.
Essa espécime (será que é humana?) são quase que incomunicáveis. Eles gostam da reclusão como se tivessem nojo do povo ou sofressem de timidez. Ao invés de ir aos evangelismos, fazer visitas aos membros, eles preferem ficar escondidos no escritório da congregação. Não conseguem se relacionar com o povo com a normalidade das pessoas civilizadas.
Alguns, até chegam ao ambiente dos cultos atrasados. Sobem ao púlpito e entregam uma mensagem (que dizem vir da parte de Deus) e quando esta mensagem acaba, fazem com que seja feita a coleta de ofertas e dízimos entre todos os presentes, e em seguida, somem do meio do povo, antes da reunião terminar. Acho que é mais fácil conversar com o Papa em Roma do que com um dessas mulas selvagens!
Minha experiência pessoal
Infelizmente, conheci homens com o título de pastor nesta qualidade pastoral baixa. E isto péssimo! Dois deles, em situações e épocas diferentes, quiseram interferir na minha intimidade familiar. Isto se consiste em erro, porque um corpo tem apenas uma cabeça, e Deus nomeou ao marido ser o cabeça da sua casa.
Talvez o problema de haver "coiceiros" nomeados como pastores ocorra porque existe falha de comunicação entre a membresia e o alto comando. É o que eu quero crer!
Uma vez, fui ao superior de um destes líderes equivocados e o informei do que acontecia de errado. Inclusive fiz um alerta, avisando sobre o risco de haver uma insubordinação que levasse à divisão do ministério se as devidas providências não fossem tomadas. Não fui levado à sério. Cinco anos depois o "coiceiro" não era um simples pastor de apenas uma congregação, ele comandava um campo ministerial sendo responsável por mais de 200 templos. E se rebelou, levando mais de 120 igrejas com ele.
O que fazer?
Urgentemente, é necessário agir contra essa cultura de mulas selvagens com nomes de pastores!
Aos membros insatisfeitos com essas lideranças desqualificadas, caso tenham sido machucados por eles, deixo a sugestão de irem conversar com esses homens. E se eles não pedirem perdão e se consertarem dos seus erros, então, a saída é trocar de congregação ou de denominação. Ir aos superiores deles levando testemunhas e contar o que acontece. Caso a decisão superior seja não fazer nada, então, a solução é trocar de mnistério ou de congregação. Não é pecado fazer isso!
Continuarei depois, trarei mais argumentos com textos bíblicos.
E.A.G.

PASTOR EVANGÉLICO - PROFISSÃO OU VOCAÇÃO?

Por Pr. Mário Nabor Watanabe
.
Em muitos sites, quando procuro conhecer o perfil das pessoas que assinam seus posts, vejo assinalado como profissão: pastor evangélico ou pastora, ou simplesmente pastor. Durante muito tempo em minha vida, sempre que precisei preencher algum formulário, em que se pedia a profissão exercida, eu nunca usei este cargo como profissão. Não tenho nada contra os que vivem da obra de Deus, e que são sustentados pela igreja que pastoreiam, e todos são dignos de seu salário, como diz a Bíblia. Mas o fato é que pelo meu entender, ser pastor não é profissão, mas vocação, alguém que foi chamado por Deus para pastorear o Seu rebanho, rebanho este que não pertence a pastores. Outro fato interessante são aqueles que são chamados como pastores, mas não tem ovelhas, não dirigem nenhuma congregação, e não abrem mão de seus ex-cargos, e chamam a atenção de qualquer um, se alguém esquece de mencionar a palavra pastor, PASTOR FULANO DE TAL. Como o homem natural gosta de titulos!!São os PROFISSIONAIS DO PÚLPITO, sei de alguns, que passaram por aqui (JAPÃO) e de volta aos seus paises de origem, acrescentam ao seu nome, além de pastor, CONFERENCISTA INTERNACIONAL.
.
Pr. Mário Nabor (sou um FAZEDOR DE TENDAS)."
.
Fonte: Iesu Sama
.
Mário Nabor Watanabe é blogueiro filiado ao UBE; possue dois blogs; congrega na Igreja Presbiteriana Renovada do Japão; reside em Yokohama, Japão.

sábado, 30 de maio de 2009

MISSÕES: ENTENDA O QUE É A JANELA 10-40 E VEJA QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE PRECISAM DE MISSIONÁRIOS

Janela 10-40 é um retângulo, imaginário, desenhado sobre o mapa-múndi que se estende do oeste da África ao leste da Ásia (entre 10 e 40 graus acima da linha do Equador), passando pelo Oriente Médio e por países como a índia e a China, até o Japão.
.
As nações que fazem parte dessa faixa e que são menos e / ou não-evangelizadas são: Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Banglash, Barein, Benin, Burkina-Faso, Butão, Cabo Verde, Camboja, Catar, Cazaquistão, Chade, China, Chipre, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Dibut, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Gâmbia, Gibraltar, Grécia, Guiné-Bissau, Iêmen, Ilhas Maldivas, índia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Líbia, Malásia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Mongólia, Nepal, Níger, Omã, Palestina, Paquistão, Síria, Senegal, Sri Lanka, Sudão, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Tunísia, Turcomenistão, Turquia e Vietnã.
..
A Coréia do Norte é um país cuja população, em mais de 50%, se identifica como atéia.
.
E.A.G.
.
Fonte: Missões Portas Abertas.

JORNAL NACIONAL - ASSISTA A SÉRIE COMPLETA SOBRE O TRABALHO SOCIAL DOS EVANGÉLICOS BRASILEIROS

1º Reportagem sobre a Assembléia de Deus


.
.
2º Reportagem sobre os Metodistas.


.
.
3º Reportagem sobre os Batistas e os Adventistas.


.
.

4º Reportagem sobre os Luteranos

O exemplo das borboletas

Um homem observava com muita atenção o casulo de uma borboleta. Via o esforço que o pequenino inseto fazia para viver ali dentro do minúsculo orifício. E durante muitas horas parecia que não acontecia nenhum progresso.

Em determinado momento o homem teve a impressão que a borboleta desistiu da sua liberdade. Aí o homem decidiu ajudar. De posse de uma tesoura ele abriu delicadamente o casulo, e a borboleta pôde sair com facilidade. Ele viu que as asas dela estavam amassadas e o corpo murcho.

O que fazer agora? Continuou observando o bichinho, cheio de esperanças que, a qualquer instante, as asas dela se abrissem e, assim, partisse voando. Mas, a borboleta passou o resto da sua curta vida no chão, fraca e encolhida.

Quando o homem interferiu no ciclo da metamorfose, a transformação da lagarta em borboleta, mesmo com boas intenções e gesto de gentileza, não compreendia que o enorme esforço para sair do casulo era uma esforço necessário para ela, a natureza pedia isso, pois faria com que o bichinho tivesse condições de alçar voo no futuro.

Assim é com a gente. O tempo de Deus é o melhor tempo para nós. Às vezes estamos como que presos em casulos e queremos sair e voar. Existe a hora certa para fazer isso, se saímos antes do momento certo, jamais teremos condições de bater as asas e subir. Quando Deus trabalha, e parece que trabalha sem pressa de resolver nossos problemas, é apenas uma impressão errada que temos dEle. Deus sabe o que faz!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO



"Não vos embriagueis"
[Efésios 5.18]

BILLY GRAHAM - CICLISMO ESPIRITUAL, PEDALA CRISTÃO!



“Nele vivemos, nos movemos e existimos” - Atos 17.28.
.Você deve se aproximar de Deus hoje de todo o seu coração, alma e corpo, ardorosamente, com muito mais intensidade do que em todas as vezes que se aproximou antes.

Quando eu tinha sete anos, meu pai comprou a minha primeira bicicleta. Nunca tinha subido em uma. Pacientemente, a minha família e amigos ensinaram a arte do ciclismo para mim. Não demorou para descobrir uma coisa, para me manter equilibrado encima dela, deveria sempre ir enfrente, se parasse cairia e me machucaria. Assim é também na vida cristã. Jamais conseguiremos viver no patamar mais alto da vida espiritual, a menos que continuamente queiramos progredir e prosseguir.
.
Oração do dia: tenho progredido vagarosamente no meu caminho de aproximação até o Senhor. Posso usufruir de mais luz, mais graça e mais do Seu amor, estando mais perto.

O FOGO DO PENTECOSTE - DOS TEMPOS DE ATOS DOS APÓSTOLOS AOS DIAS DE HOJE



Por Marcos Stefano
.
Entre 1906 a 1908, começou um movimento que mudaria a cara da fé cristã contemporânea. Em um antigo prédio da Rua Azuza, em Los Angeles, nos Estados Unidos, um grupo de crentes passou a ter experiências espirituais semelhantes àquelas narradas no livro de Atos dos Apóstolos.
.
Apesar do movimento pentecostal do começo do século 20 ter redescoberto os dons espirituais, incentivando os cristãos a buscarem o batismo no Espírito Santo com evidência do falar em línguas e trazendo novo fervor evangelístico, a verdade é que manifestações pentecostais ocorreram durante toda a história da Igreja. Às vezes, surgidas ao acaso; em outras, como parte de avivamentos.
.
Confira os principais movimentos:
.
33 d.C - Em um cenáculo na cidade de Jerusalém, os apóstolos e outros discípulos, em um total de 120 pessoas, recebem o derramamento do Espírito, acompanhado de fenômenos que lembravam o vento e o fogo, além da manifestação de línguas. Após explicação e pregação de Pedro, 3 mil se convertem. Como aconteceu durante a Festa das Colheitas (*), cinquenta dias depois da Páscoa, o evento recebe o nome de Pentecoste.
.
156 - Preocupado com a decadência espiritual da Igreja, Montano e as profetisas Prisca e Maxilla lideram um movimento pela restauração da manifestação do Espírito Santo, que se espalha pelo Norte da África, Ásia Menor, e partes da Europa. Mesmo com o apoio deTertuliano e Irineu, os montanistas acabam declarados heréticos.
.
387 - Agostinho, bispo de Hipona, no norte da África, e um dos notáveis pensadores de sua época, escreve: "Fazemos ainda como os apóstolos, que impuseram as mãos sobre os samaritanos e pediram o batismo no Espírito Santo. esperamos que os convertidos falem novas línguas".
.
1.173 - Na Europa medieval, o mercador Pedro Valdo e seus seguidores ensinam o saverdócio de todos os cristãos e rejeitam as relíquias e tradições, pregando a Bíblia às pessoas em suas próprias línguas. Há relatos de manifestações de glossolália e atos sobrenaturais entre eles.
.
1.530 - Enquanto a Reforma causa rebuliço em solo europeu, os huguenotes reconhecem a necessidade dos dons espirituais. "Nas montanhas de Cevénes, homens e mulheres caíam em êxtase, ocasião em que falavam em francês sobre a Bíblia, apesar de só conhecerem seu próprio dialeto", relatou o escritor E. H. Broadbenat.
.
1.630 - George Fox cria a Sociedade do Amigos e defende o relacionamento pessoal com Deus e a direção do Espírito Santo na vida do crente. Ridicularizados com o nome de quakers (tremedores) pelos anglicanos, eles relatam que recebiam com frequência o derramamento do Espírito e falavam em línguas.
.
1.830 - O evangelista Charles G. Finney começa a promover reuniões que produzem avivamentos notáveis em diversas cidades do interior dos Estados Unidos. O segredo para um trabalho bem sucedido, segundo ele, era o poder que havia recebido no batismo com o Espírito Santo.
.
1.834 - Na Inglaterra, um jovem e elegante ministro presbiteriano chamado Edward Irving ensina o batismo com o Espírito Santo e a prática de dons, como a glossolália.
.
1.855 - Dentro da Rússia czarista, manifestações pentecostais são noticiadas na Igreja Ortodóxa Grega.
.
1.864 - Pioneira das cruzadas de salvação divina, a norte-americana Mary Woodworth Etter declara que também fora batizada com o Espírito Santo. Em suas reuniões, pessoas entravam em êxtase ou caíam no chão, relatando depois que experimentaram "profunda transformação".
.
1.890 - Demos Shakarian, fundador da Full Gospel Business Man Fellowship (entidade presente em diversos países, inclusive o Brasil, e que reúne profissionais liberais e empresários evangélicos) relata que uma série de experiências espirituais especialmente profecias, entre camponeses na Armênia. Sua própria família, ao imigrar para os Estados Unidos, é exosrtada profeticamente a fixar residência na costa oeste.
.
1.891 - Movimentos de santidade incentivam seus membros a buscarem uma "segunda experiência com Deus". Daniel Awrey e sua esposa descobrem uma terceira e falam em línguas.
.
1.901 - Tem início o pentecostalismo modernop, quando na vigília da noite de ano novo, a estudante Agnes N. Ozman recebe oração com imposição de mãos de Charles Parkham e alunos da Escola Bíblica Betel, em Topeka, Kansas, EUA.
.
1.904 - Uma série de avivamentos acontecem em várias partes da Europa, especialmente no País de Gales. Naquela nação, Evans Roberts, um ex-mineiro, proclama um despertamento do Espírito, marcado por manifestações do poder de Deus.
.
1.906 - 1.908 - Em um galpão, no número 312 da Rua Azuza, em Los Angeles, EUA, o pentecostalismo explode e se espalha por todo o mundo.
.
1.910 - O operário italiano Luigi Francescon, que havia saído de Chicago, nos EUA, no ano anterior, chega ao Brasil em março e começa a pregar a mensagem pentecostal em São Paulo e Santo Antônio da Platina. Seis meses depois, chegam a Belém os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que criam a Assembleia de Deus. O movimento pentecostal começa no país.
.
1.950 - O advento de pregadores de curas e milagres provocam uma nova onda pentecostal no Brasil. Surgem em São Paulo as igrejas Quadrangular, O Brasil Para Cristo e Deus é Amor.
.
1.960 - Vários membros de igrejas episcopais presbiterianas, metodistas, luteranas nos EUA recebem a experiência do batismo com o Espírito Santo. Diferente de outros tempos, em vez de deixar a denominação, permanecem; surge a Renovação Carismática. Em 1966, o pentecostalismo chega também ao catolicismo.
1.965 - No Brasil, 32 igrejas batistas são excluídas da Convenção Batista Brasileira por aceitarem o batismo e os dons carismáticos do Espírito Santo. Sob a liderança de Enéas Tognini é criada a Convenção Batista Nacional.
.
1.985 - O estudioso norte-americano consagra o termo "Terceira Onda" em referência à aceitação de um trabalhar do Espírito entre evangélicos tradicionais. A ênfase, porém, não é mais no batismo com o Espírito, mas no evangelismo de poder e no uso de dons nas celebrações.
2.007 - Pentecostais e carismáticos já são mais de meio bilhão em todo o mundo. O Brasil é apontado como o maior país pentecostal do mundo, com mais de 24 milhões de crentes.
Fonte: Revista Eclésia, ano 11, edição 118.
__________
* - A Festa da Colheita também é chamada de Festa do Pentecoste.

O primeiro culto da Assembleia de Deus no Brasil


BERTOLT BRECHT E OS ANALFABETOS POLÍTICOS

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político (...) se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe (...) que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor- abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

A REAÇÃO CERTA NA HORA CERTA



Para nós, existe o momento ideal para tudo na vida. Deus sabe disso. E Ele não violenta o nosso ser, obrigando-nos a agir contra o clima em que a nossa alma está. Deus não nos desrespeita, recomenda o que fazer de acordo com o nosso estrutura psicológica.

Repare nestes três casos apresentados em Tiago 5.13-15:

1. Aflição

"Está alguém entre vós aflito? Ore".

2. Contentamento

"Está alguém contente? Cante louvores".

3. Doença

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente; e , se tiver cometido pecados, ser-lhes-ão perdoados".

Quando passamos por momentos de aflição decorrentes das tribulações deste mundo, a recomendação bíblica diz que o mais certo a fazer é clamar em oração. Se a atmosfera da nossa vida tiver clima alegre, então, a diretriz correta a seguir é entoar louvores de gratidão a Deus. E se o ambiente dentro do nosso lar for atacado por algum tipo de enfermidade, que oprime algum familiar ou a nós mesmos, as Escrituras Sagradas nos aconselham a não orar só, sugere que peçamos a intercessão dos líderes da igreja, e, ainda promete que, se fizermos isso, o enfermo será curado fisicamente e se estiver caído espiritualmente, será prontamente restabelecido com o perdão divino.

Sigamos adiante em nossa caminhada cristã observando atentamente os limites traçados pelo Criador quanto a agir e reagir perante os fatos que vivenciamos, e assim seremos muito mais bem-aventurados.

"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" - Eclesiastes 3.1.

E.A.G.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jornal Nacional mostra trabalho social de igrejas Batistas e Adventista


A prática da Palavra de Deus gera paz com Deus e com o próximo


Fonte: arte Hudson Silva / revista O Obreiro, nº 8, ano 21 - Editora CPAD. Obs: Para efeito de melhor visualização, a imagem foi manipulada em impressora multifuncional HP PSC 1410 All-in-One.

RIT NOTÍCIAS - CANAL DE JORNALISMO DO MISSIONÁRIO R. R. SOARES DESBANCA GLOBO E LEVA PRÊMIO


Paula Andressa Longhi Lobão (direita), Clézio Veloso e Viviane Eduardo exibem o troféu ABECIP

O canal RIT Notícias é um canal fechado, com transmissão exclusiva aos assinantes do sistema de televisão por assinaturas Nossa TV, de propriedade do Missionário RR Soares. A transmissão é feita por parabólicas, sinal codificado, tecnologia semelhante ao da SKY.

Perto de completar dois anos, o RIT Notícias já tem motivo para comemorar. No dia 6 de abril, conquistou o prêmio ABECIP de jornalismo pela série de reportagens sobre a casa própria. Deixou em segundo lugar O Globo Online, ao concorrer na categoria Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) / Mídias Eletrônicas.

O prêmio ACEBIP é concedido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Nesta edição de 2009, a quinta, reunião 127 reportagens de todo o país, veiculadas entre 9 de setembro de 2007 a 31 de agosto de 2008. Para o júri, foram escolhidos nomes do jornalismo econômico brasileiro e especialistas na área de financiamentos imobiliários. A solenidade de premiação o correu no espaço Rosa Rosarum, zona sul de São Paulo, numa cerimônia que reuniu cerca de 200 pessoas.

As jornalista Paula Andressa Longhi Lobão, 28 anos, e Viviane Eduardo foram as responsáveis pela matéria premiada, Clézio Veloso foi colaborador à edição do texto final. "Eu já havia realizado diversas pesquisas sobre o tema (casa própria). Então, percebi que a aquisição de um imóvel é o desejo da maioria dos jovens brasileiros, principalmente dos evangélicos", declarou Paula Lobão, professora universitária licenciada e pós graduada em telejornalismo. "O prêmio só nos impulsionou a prosseguir a nossa caminhada, no objetivo de produzir um jornalismo limpo, e, acima de tudo, que preza pela ética e qualidade, sem ficar devendo nada a ninguém", acrescentou Viviane Eduardo. "Isto mostra que o RIT Notícias está no caminho certo e começa a colher frutos. É possível fazer um jornalismo de qualidade, com valores cristãos, reconhecido pelos profissionais que trabalham na área", concluiu Veloso.

A série teve cinco capítulos, exibidas entre 30 de junho e 4 de julho, e foi ao ar no Jornal Toda Hora.

Consulta: Revista Graça / Show da Fé - ano 10 - nº 118. Foto: Fernando Oliveira.

BLOGUEIROS CRISTÃOS OU EVANGELISTAS VIRTUAIS?

Criar um blog evangélico é uma ótima iniciativa, demonstra um passo de fé.

Quem começou um deve continuar firme nesta disposição, pois levar as Boas-Novas na blogosfera é parte do ministério que Jesus nos incumbiu. Ou seja, ir por todo o mundo pregando o Evangelho.

Teclar em um blog cristão é algo ímpar e especial, faz do blogueiro um evangelista virtual. Estando dentro das nossas casas ou mesmo numa Lan House, criando artigos esclarecedores sobre o significado do amor de Deus pela Humanidade, é um ato de obediência ao Ide proferido por Jesus em Marcos 16.15-16. Ensinar sobre o que representa a morte de Jesus Cristo na cruz, dizer que significa a abertura da porta que nos tornará moradores do céu, é obedecer ao mandamento de Cristo, registrado em Mateus 28.19.

Recentemente, uma jovem declarou estar desanimada, porque ela fazia suas atualizações, mas não recebia comentários de ninguém. Desanimava, ao pensar que o que publicava não era lido. É engano comum.

É preciso ter em mente que o blog não é um livro esquecido numa prateleira. O conteúdo virtual que nos produzimos, ao entrar na esfera virtual ganha prazo infinito de exposição e torna-se conteúdo público universal. O que publicamos hoje poderá ser lido em qualquer parte do planeta por um sem-número de internautas, e eles poderão ou não se fazer nossos conhecidos.

Capriche nos seus textos, crie nomes atratrivos, use imagens que combine com a mensagem e ao mesmo tempo seja de bom gosto. Isso fará com que muitas pessoas conheçam seu blog e tornem-se leitores assíduos do seu trabalho.

Outra dica importante, é sugerir que não fique só. Fala parte de blogs agregadores de blogueiros cristãos e também comunidades com a mesma filosofia. Indico os que faço parte: União de Blogueiros Evangélicos e no site de relacionamentos Orkut a comunidade Blogueiros Evangélicos. Dessa firma, podemos observar as novidades da blogosfera cristã que fazemos parte e também interagir com ela. A interatividade é um excelente motivador.

Além disso, para efeito de auferição, obtenha serviços que apontem quem são e qual é a origem de suas visitas. A grande parte deles são de graça. Temos: Who's Amung.Us, Histats e o Google Analytics. Adote um desses sites, ou todos eles.

Continue blogando, pois o prêmio-maior está reservado para você lá no céu.


E.A.G.

GRAÇA - PRESENTE DIVINO PARA VOCÊ



Graça é uma palavrinha simpática que permeia nossa vida. É um vocábulo tão usado em nosso vocabulário que não paramos para observar o quanto ele é especial e profundo.


Muitas gentes dão graças antes das refeições, somos gratos ou agradecidos pela bondade de alguém, somos inundados com a sensação de gratificação ao receber uma boa notícia, congratulamos pessoas quando elas são bem-sucedidas, recepcionamos graciosamente amigos em nossa casa, damos gratificações aos funcionários que nos servem com excelência.

O contrário da graça, nós também ouvimos e falamos bastante, porque vivemos num mundo que há um ciclo de altos e baixos.

O mundo jaz no malígno, a falta de amor entre os semelhantes é a semente que faz brotar desgraças. Um bate, outro revida; fulano ofende e ciclano responde xingando; beltrano pede e não é atendido na sua solicitação, então, rouba.

Alguém é acometido pela tragédia, então, dizemos que a tal pessoa caiu em desgraça. Se não recebemos o feed back por algo de bom que fizemos a alguém, logo pensamos ou dizemos que o tal alguém é ingrato. Quando uma pessoa faz outra ficar irada, provavelmente, será emitida a frase: "você é um desgraçado!". O cidadão que não é bem-vindo, é classificado como persona non grata.

É no seio familiar, por intermédio dos pais, desde crianças, que nós recebemos os primeiros contatos com a graça ou a falta dela. Algumas famílias por muitas gerações transferem heranças de fracassos ou de sucessos. O bisavô, viciado alcoólico, passou o vício ao avô, que por conseguinte contagiou o filho com o gosto pela bebida. Ou o bisavô, médico-cirurgião, inspirou sua prole a exercer o sagrado ofício e o amor pela medicina virou a marca registrada de todos numa casa.


No filme O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, a criança escolhida como o último imperador da China vive uma vida de grande explendor, cercada de um número incontável de servos ao seu redor para atender os seus desejos. Alguém lhe pergunta: o que acontece quando você faz alguma coisa errada? Ele responde que outros são castigados no lugar dele. Para exemplificar, pega um jarro e atira-o no chão fazendo-o em pedaços. Logo, surge uma pessoa e castiga um dos servos que estava próximo ao menino imperador.

A graça de Deus para conosco é assim: nós erramos feio, e Jesus Cristo foi castigado em nosso lugar, indo parar pendurado na cruz do calvário e sofrer o pior dos sofrimentos até dar a própria vida por nós. Esta graça nos faz amigos de Deus, porque o sangue que Cristo derramou é capaz de limpar todas as manchas de pecados que cometemos. Basta reconhecer que somos pecadores, pedir o perdão a Deus e nos propor a não repetir o mesmo erro de antes.

O mundo não entende a graça de Deus, pensa que para recebê-la é preciso ter méritos, ser alguém que mereça tão grande favor. Mas, não há nada que eu faça que fará Deus me amar mais, e não há nada que eu faça que fará com que Ele me ame menos. O significado da palavra graça é" favor não merecido". Não depende de quem somos e nem do que fazemos, mas do amor que Deus tem por nós. Ele nos amou de tal maneira que quis dar o seu único Filho para que nós não fossêmos castigamos pelos erros que cometemos.

O mundo todo tem motivo de sobra para chorar. Se nós, cristãos convertidos a Jesus, não estamos chorando é porque estamos sendo agraciados pela bondade de Deus. Sejamos gratos a Ele, que nos ama. Temos a capacidade de irradiar e fazer este mundo mais cheio de graça. Podemos iniciar ciclos de bênçãos e eliminar os de desgraças levando a mensagem de salvação, explicando ao mundo perdido que a graça do Senhor está manifesta entre nós, basta receber Cristo como Senhor e Salvador pessoal.

O Evangelho de Jesus Cristo é o veículo que transporta ao coração humano a graça restauradora de Deus para toda a Humanidade, expressa no amor divino. Todos nós que conhecemos a Deus temos uma história de amor para contar. Comuniquemos as Boas-Novas, então.

E.A.G.

Observação: Esta matéria é a mistura de autoria própria com a compilação adaptada do artigo de autoria de Priscila Campos publicada na revista Canaã News, ano 8, de abril de 2008. Ilustração: capa da revista Natura - ciclo 08/2009.

Veja mais neste blog:

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Águas profundas - David Quinlan

Gopel Hits - www.youtube.com/watch?v=tjFJD_ezy_0

MATEUS 24.19 - AI DAS GRÁVIDAS!

Duas interpretações
.

Analisando o texto do capítulo 24 do Evangelho de Mateus, vemos que nesta profecia pode haver alusão à Grande Tribulação e ao mesmo tempo ser alusiva ao terrível acontecimento no ano 70 d. C., quando os romanos, sob o comando do imperador Tito, invadiu o templo e toda Jerusalém e os destruiu.
.
Nos versículos 1 e 2, lemos que Jesus, saindo do templo, observando o edifício, diz que não sobrará pedra sobre pedra dele. Porém, no versículo 3, Jesus e os discípulos já estão no Monte das Oliveiras, ou seja, já se trata de outro momento, quando é perguntado sobre o fim dos tempos e não sobre a derrubada do templo. Então, a resposta é: “ porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (versículo 21).
.
Por haver este detalhe, são muitos os intérpretes que inteligam a profecia, afirmam, categoricamente, que Jesus previu dois momentos da História. Um já ocorreu e o outro ainda está no futuro. Isto, pelo fato do capítulo 24 de Mateus falar de duas coisas ao mesmo tempo (destruição do templo, e logo a seguir sobre os sinais do fim dos tempos). Assim, os dois assuntos são considerados interligados.

A barbárie ocorrida em 70 d. C
No período da invasão, muitos judeus derreteram e engoliram seus ouros para deles conseguirem sobreviver quando tudo voltasse à normalidade. Assim, os soldados romanos atacaram as grávidas, abrindo suas estranhas à cata de ouro.

Jerusalém foi destruída duas vezes. Foi sitiada 23 vezes, atacada 52, capturada e recaptuda num total de 44. Seu território se estendia por dois quilômetros quadrados, tinha uma população de 130 mil cidadãos.
Imagine, então, o caos que ocorrerá futuramente! É melhor ter Jesus no coração agora, subir no Advento do Arrebatamento da Igreja e não ter que correr o risco de passar por tamanha aflição. Mesmo sendo homem, não será fácil, pois temos nossas mães, irmãs, esposas e filhas.
E.A.G.

O QUE SIGNIFICA SER PENTECOSTAL?


A palavra Pentecoste deriva-se de outra, bíblica, que significa cinquenta (ou quinquagésimo). No Antigo Testamento, Pentecoste era uma festa instituíta por Deus: a Festa dos Cinquenta Dias, comemoração e agradecimento dos judeus a Deus pelas boas colheitas.
.

Por causa do Espírito ter descido na Igreja, batizado a muitos durante os dias da Festa de Pentecostes, se convencionou denominar quem crê no batismo e crê na atuação dos dons do Espírito Santo, na atualidade, como crentes pentecostais. Veja: Levítico 23.15-22; Atos 2.1; 20.16 e 1ª Coríntios 16.8.
.

O diferencial entre os crentes pentecostais e os tradicionais é a crença no batismo com o Espírito Santo nos dias de hoje. Os pentecostais crêem, e recebem o batismo e os dons, os tradicionais, não... Porém, somos iguais ao crer que a salvação é apenas crendo em Jesus Cristo. Como alguns dizem: maior é a semelhança que nos une do que a diferença que nos separa.
.

Fazer barulho ou fazer silêncio não são sinais de estar ou não cheio do Espírito. Ser cheio significa agir no tempo certo de Deus, existe o tempo ideal para falar e também para ficar calado (Eclesiastes 3.7).
.

Segundo os teólogos e sociólogos, tanto o Edir Macedo quanto o Missionário Soares são classificados como neopentecostais. É uma corrente diferente dos pentecostais e dos tradicionais. Trata-se de movimentos que surgiram a partir de 1960, aproximadamente, com a fundação da Igreja Pentecostal Deus é Amor, pelo Missionário David Miranda.
.
E.A.G.

JORNAL NACIONAL EXIBE TRABALHO SOCIAL DA IGREJA METODISTA



A Rede Globo quer dividir para conquistar telespectadores evangélicos?

Acho que era Napoleão quem usava estratégia assim. Quem sabe a investida da emissora não seja com este fim? Pensaram: "Vamos fazer parceria com parte dos protestantes, assim eles perdem sua unidade. Amizade com a Assembléia de Deus, Metodistas, Batistas, e continuemos com inimizade com a Renascer e a IURD". É uma pena se for essa a intenção, porque não é necessário tentar criar divisões para se manter no topo do IBOPE.

Espero que não, mas pensemos nisso. O futuro descortina tudo.

E.A.G.

INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA ISENTA RENASCER DE CULPA NO DESABAMENTO DO TEMPLO-SEDE

Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (27), o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, que representa a Renascer em Cristo, afirma que teve acesso ao laudo do IC (Instituto de Criminalística), entregue ontem à polícia. Segundo ele, os peritos isentam a igreja de responsabilidade pelo desabamento da sede em janeiro. O acidente causou nove mortes e deixou mais de cem feridos no Cambuci, zona sul de São Paulo.

Segundo o advogado, o laudo diz que o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), ao liberar a utilização do prédio em 2000, deixou de informar sobre uma das tesouras do telhado, que não havia sido reforçada corretamente. Segundo o IPT, todas elas estavam em ordem, e o prédio foi reaberto após uma reforma feita pela igreja.

O advogado afirma que o erro "gerou legitimamente para a Igreja Renascer a falsa sensação de segurança plena", que reabriu a sede. "A conclusão do laudo aponta esse 'vício oculto' como fator preponderante que desencadeou o desabamento. Dessa forma, é a análise técnica feita pelos peritos que, ao nosso entendimento, isenta de responsabilidade a Igreja Renascer quanto ao evento", defende.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que ainda não teve acesso ao laudo para se manifestar.

Fonte: Portal Renascer via UOL

Fido Dido - O que significa este nome?



 Por Eliseu Antônio Gomes

Você já ouviu algum cristão dizer que os crentes devem rejeitar o personagem Fido Dido e todas as marcas relacionadas a ele? Eu já, e logo considerei que a declaração de que Fido Dido era o mesmo que "filho do diabo", e que o dono da marca era uma pessoa satanista, seriam mais uma daquelas ondas de lendas urbanas encontrada em uma parte do meio evangélico . Invenção de fanáticos, pessoas compulsivas em procurar mensagens subliminares em tudo. Então, deixei o assunto de lado até hoje, quando a pergunta voltou à baila e fiz uma pesquisa na Internet.

Descobri que o personagem Fido Dido foi criado por Joanna Ferrone e Sue Rose em um guardanapo de papel num bar de Nova York em uma noite de 1985. Elas usaram apenas 15 linhas para criar a face inconfundível daquele rosto numa forma triangular invertida, com pontos no lugar de olhos e do nariz e cabelos arrepiados no topo da cabeça. Deram-lhe personalidade descontraída. A criação visava atingir os consumidores de histórias em quadrinhos, e demorou para cair na graça de todo o mundo. Começou a fazer sucesso apenas nos anos 90.

A filosofia de Fido Dido inspirou o "credo de Fido", um manifesto composto por 37 palavras contendo princípios orientadores, que contém a essência do personagem: Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro.

Em minha pesquisa, ainda constatei que tanto Fido quanto Dido são nomes próprios. Dido tem origem no latim, significa fiel. Já o nome Dido pertenceu a uma rainha de Cartago, que ficou conhecida por ser muito alegre, brincalhona e guerreira.

Fido é o sobrenome de uma personagem da série Harry Porter. Também existe uma cantora secular britânica que se identifica como Dido, inspirada na rainha de Cartago.

Cartago foi uma cidade poderosa entre os séculos V e III a.C., destruída em 146 a.C., situava-se na costa da Africa do Norte, na península onde hoje está a cidade de Tunis. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Baal significa "senhor", entretanto, o significado de Hammon é incerto, sendo possível sua origem no Amón (ou Ammón – o oculto), símbolo do poder criador e "Pai de todos os ventos", na mitologia egípcia. Em seu nome se faziam sacrifícios humanos, "Moloc", como oferenda religiosa. Durante algum tempo associou-se controvérsia a este respeito: os restos humanos encontrados no tofet de Cartago haviam sido atribuídos a restos procedentes de crianças mortas por causas naturais ou a produtos de abortos humanos, ainda que a abundância de restos, a idade da morte das crianças, assim como a presença de restos animais que se supõe eram sacrificados em substituição de algumas crianças, provavelmente filhos de famílias poderosas, praticamente descarta a primeira idéia.

Fido Dido foi marca licenciada para servir de garoto-propaganda da Pepsico, refrigerante 7UP, mas logo foi substituído. Hoje, se transformou na marca de jeans, grife voltada aos consumidores jovens, feminino e masculino.

Fido Dido demonstra alegria e ao mesmo tempo parece desengonçado, não tem o biotipo de galã, não é bonito, não lembra o herói dos filmes de cinema. Tem cabelos arrepiados, não tem força física, mas ao mesmo tempo seu pulsar é forte, passa alegria de viver e sabe celebrar a liberdade. A garotada se identifica. Vê nele um ideal, um elo à questão existencial em que vive, pois a juventude procura autoafirmação enquanto cresce cheia de anseios, com mudanças no corpo e espinha no rosto.

Talvez seja por este perfil que Fido Dido seja um personagem tão querido. Ele cumpre bem o papel de companheiro do jovem complexado, mostra que há dignidade nas faixas etárias infanto-juvenil e adolescente.

A caminhada da felicidade
A importância de se fazer leituras devocionais e sistemáticas da Bíblia Sagrada
Credulidade mística
Definição de beleza: meninas branca e negra
Dica importante aos namorados
O que será de você após a morte?
O retrato do pequeno cidadão brasileiro

E.A.G.

Artigo liberado para cópias se indicado nome de autor e fonte de coleta. Isto é, Eliseu Antonio Gomes, blog Belverede (https//belverede.blogspot.com.br).

Consultas:
Forum Et Petits Annonces
Absolute Astronomy
Wikipedia (versão inglês)
Portal de Curiosidades.

O SIGNIFICADO DO TERMO GRAÇA NA BÍBLIA SAGRADA

Graça, no hebraico, é “chen”. Significa curvar-se, abaixar-se, com a conotação de favor imerecido ou a condescendência de um ser superior por alguém inferior em valor e posição.
.Outra palavra para graça encontrada no Antigo Testamento mais de 250 vezes é “hesed”, traduzida ao português como misericórdia, com o significado de amor leal, firme e fiel.
.No Novo Testamento, graça é o mesmo que bondade excepcional de Deus para com os seres humanos (como pecadores), para tornar possível o perdão e a salvação (João 1.14; Efésios 2.4-5).

Essa misericórdia imerecida está sempre disponível para aqueles pecadores que crêem no Evangelho e obedecem ao Senhor (Atos 11.23; 20.32; 2ª Coríntios 9.14). Os cristãos primitivos usavam essa palavra quando se reuniam e se saudavam (Romanos 1.7; 1ª Coríntios 1.3; Gálatas 1.3).

E.A.G.

POLÍCIA FEDERAL PRENDEU E SOLTOU ÁRABE SUSPEITO DE PERTENCER A REDE TERRORISTA AL-QAEDA, DE BIN LADEN

Ontem, 26 de maio, a coluna de Jânio Freitas, no jornal Folha de São Paulo, trouxe a denúncia de que a Polícia Federal havia prendido um estrangeiro, origem desconhecida, por estar cometendo crime de racismo na Internet, e por suspeita de pertencer ao alto escalão da rede terrorista Al-Qaeda. Após isso, pulularam outras notas na imprensa. Vazou fora do Brasil a informação que o sujeito havia sido solto, mesmo sendo comprovado que ele mantinha um fórum em idioma árabe fomentando a política terrorista de Osama Bin Laden.

O mais curioso em tudo isso são as palavras do nosso Presidente: Pela própria matéria (do Jânio de Freitas, na Folha), parece que a denúncia não partiu do Brasil, e sim de fora. Acho desrespeitoso alguém de fora dar palpite sobre um cidadão, independentemente de sua origem, que foi preso e está sendo processado sob segredo de Justiça e que alguém de fora tenha dado palpite sobre as coisas brasileiras”.

É lógico que o Brasil é um País que tem sua soberania, mas saber que a Polícia Federal detém e solta alguém que notadamente tem ligações com grupo terrorista é algo de se espantar. E espanta mais ainda ver que o Presidente se irritou por vazar a informação que este suspeito estava solto.

Hoje, o Ministério Público Federal divulgou nota, assinada pela procuradora Ana Letícia Absy, procurando esclarecer o teor da nota de Jânio de Freitas. Deixou-nos saber que as informações sobre o suspeito chegaram do FBI; o suspeito tem origem árabe; é moderador de um fórum fechado na Internet, em idioma árabe, onde são encontradas mensagens discriminatórias e anti-americanas postadas em território brasileiro por estrangeiros residentes em nosso País. Após a varredura e análises nos computadores do suspeito, a 4ª Vara Federal Criminal de São Paulo decidiu que a prisão, após 21 dias, já não atendia aos pressupostos legais para uma prisão preventiva. Foi constatado que o investigado vive em situação regular no País, com comércio e residência em São Paulo e que não foi encontrado indícios de que o grupo de internautas do fórum racista integre ou tenha praticado qualquer ato de uma organização terrorista.

Por que será que o nome deste suspeito não veio a público? Por que será que o nome de tantos brasileiros acusados de crimes menores são jogados na lama todos os dias? Dois pesos e duas medidas... Isto é Brasil!

E.A.G.

terça-feira, 26 de maio de 2009

SEM PRECONCEITO JORNAL NACIONAL FAZ MATÉRIA SOBRE RELIGIÃO E MOSTRA OBRAS SOCIAIS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

A reportagem global foi ao ar na data de hoje. Os telespectadores evangélicos se mostram admirados por não encontrarem na matéria os velhos cacoetes preconceituosos contra os protestantes, como em tantas outras que a Rede Globo já produziu.

O templo-sede, da Igreja Assembléia de Deus, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, onde o Pr Silas Malafaia é Vice-Presidente, foi uma das locações escolhidas para ilustrar a reportagem.

O Poder do Evangelho e o Dia de Acerto de Contas

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé." - Romanos 1.16.

"Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus" - Romanos 14.12.

O EPITÁFIO DA FÉ - UMA REFLEXÃO SOBRE TIAGO 1.22,25



"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos... não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" - Tiago 1.22,25.

É um grande equívoco do crente que se contenta apenas em tomar conhecimento da Bíblia Sagrada, tem prazer em lê-la, mas não se esforça para pôr em prática as coisas que aprende nela. Gente assim, que possui intelecto que se alegra quando adquire dados novos, encontra ilustrações novas e claras de passagens bíblicas e sente prazer nisso, mas não toma o segundo passo, que é praticar o conteúdo apreendido, não são bem-aventuradas.

Por quê? Porque a fonte de prazer delas não é a Escritura, é apenas o processo evolutivo do conhecimento. Então, vão às aulas das escolas dominicais, fazem parte do quadro de alunos em faculdades de teológia, são assíduas nas igrejas e fazem parte daqueles grupos de membros que prestam atenção máxima, demonstrando grande devoção ao Senhor na hora da exposição da Palavra. Porém, não possuem nenhuma disposição para aplicar as ordenanças que toma conhecimento ao seu dia-a-dia... A fé dessa gente é inerte, não possue as obras.

Existem muitas pessoas assim. Mas não é apenas dentro das igrejas. Há quem se submeta a cursos seculares também. Fazem curso de auto-mecânica, mas não querem se sujar de graxa. Possuem diploma de medicina, mas não desejam clinicar jamais...

A informação intelectual não possue proveito algum se vivermos apenas na rotina religiosa de ler a Bíblia Sagrada todos os dias. É importante ler, mas o que mais importa é obedecer o que Deus nos ordena.

Coloque-se na posição de um patrão. Se por acaso você emitir ordens e tiver no staff da sua empresa um funcionário que sabe das novas regras a serem implantadas na empresa, mas não deseja se submeter a elas, qual será a sua reação? É o mesmo caso entre Jesus Cristo, o Senhor, e os discípulos que se contentam em apenas serem conhecedores das regras do cristianismo.

A fé de pessoas assim é morta. Certa vez, alguém explanando sobre o exercício da fé afirmou que é melhor não ter fé do que possuir uma fé que está morta. O cadáver precisa ser enterrado, não é saudável carregar o corpo em estado de putrefação para todos os lugares que andar. Fede, junta moscas em volta, provoca a presença de urubús plainando em círculos lá no céu.

Tiago, no capítulo 2 e versiculo 6, comparou a fé com um corpo. Estando no chão sem movimento algum, a atitude esperada de quem o observa é socorrê-lo, e o primeiro passo é saber se ainda respira. "Porque, assim como o corpo sem espírito (literalmente sem a respiração) é morto, assim também a fé sem obras é morta".

É preciso examinar a nossa fé, checar se ela respira espiritualmente: você faz gentilezas sem interesses, dá palavras de elogios genuínos e encorajamento aos cristãos mais fracos, evangeliza aos que ainda não conhecem a Jesus Cristo, ou sua fé é apenas mental?

Caso não encontre as atividades de uma fé viva, saiba que tudo é possível para Deus. Tome uma atitude e passe a agir, assim sua fé tornará à vida e poderá escrever uma frase na lápide dela: aqui jazia a minha fé, ressuscitou pela misericórdia de Deus e agora trabalha promovendo a expansão do Reino dos Céus.

E.A.G.

O MESTRE DA PACIÊNCIA


Conta uma lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiá-lo.

O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras próximo dele para incomodá-lo, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.

Durante horas fez todo tipo de provocação, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o provocador se deu por vencido e retirou-se.

Impressionados, os alunos quiseram saber do mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceitar, a quem pertence o presente?.

- A quem tentou entregá-lo. Respondeu um dos discípulos.

Explicou o mestre:

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, a não ser que você permita.

__________
Autoria desconhecida.