Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A TEOLOGIA PENTECOSTAL PREFERE OS PORCOS?

porco,gif

Postei as linhas que estão entre as àspas num dos mais recentes artigos de Gutierres Siqueira, cujo título é "Preferimos os porcos!" , um ótimo texto em defesa da vida e contra a prática do aborto e da eutanásia. As minhas palavras sairam num breve instante, nada foi pensado previamente, quando me dei conta tudo já estava na tela do computador, então, resolvi copiar e deixar registrado neste blog, também.

"Gutierres, você fez uma boa reflexão!
Hoje em dia, às vezes, me vejo angustiado com essa situação. Minha angústia cresce quando ouço líderes cristãos nos púlpitos, e leio-os na blogosfera e em livros, criticando as ovelhas que vão às igrejas em busca de cura e libertações de males que as afetam. Sejam por problemas no convívio familiar, na vida social ou esfera profissional.

Agora, ao findar do século XX e já bem perto do fim da primeira década do XXI, para alguns líderes cristãos, tenho a impressão que eles catalogaram como pecado ter fé em Deus e aceitá-lo como um Deus bom, que almeja fazer milagres na esfera humana da vida dos seus servos. Mas, que fique claro, tenho comigo que tal catálogo não é bíblico.
Com sua licença, quero dizer-lhe também que na minha cabeça, os tais líderes estão na mesma turma que você descreveu no presente artigo. Eles são do clube que escolheu conviver com os porcos.
Sei que você sabe, o Evangelho não mudou. Sei que sabe que o ministério terreno de Jesus é uma bela amostragem do Evangelho na prática diária. Jesus caminhou sobre a terra e curou milhares de pessoas, libertou muitos endemoninhados sem nunca repreender quem o procurava com interesses de curas e libertações de espíritos malignos.


Assim como foi no passado, hoje também não é pecado buscar a Jesus desejando milagres. Para basear este pensamento, menciono Tiago 5.13-15. Lemos neste trecho que a oração da fé, junto com a unção do azeite em nome do Senhor, cura o corpo doente, e se a pessoa adoecida, naquele momento do milagre estiver em pecado, do seu pecado é perdoada! O que isto significa? Resposta: Deus se interessa pelo bem-estar dos cristãos em todos os sentidos. Quem tem fé e busca a cura do corpo alcança a cura da alma também!

Por que censurar, então, as pessoas que possuem essa fé em milagres? Quais são os interesses de quem repudia os doentes e necessitados de soluções de seus problemas? Que Evangelho esses líderes pentecostais estão vivendo? Eles estão num ambiente de opulentas aparências litúrgicas, mas despidos do poder de Deus!
Não é à toa que no final de 2008 me deparei com uma jovem neopentecostal, que depois de ler o blog de um determinado irmão que se apresenta como apologeta / apologista, e missionário, se aproximou de mim, sabendo que sou blogueiro também, e fez uma confidência: “eu me sinto desanimada na fé quando leio o blog de gente igual a ele!”. Outra pessoa, um irmão em Cristo mais maduro, em visita à minha família, disse o seguinte: “Eu não leio livros, não ouço pregações e nem gosto de lembrar de crentes que gostam de criticar crentes. Depois que eu e a minha mãe nos afastamos de pastores assim, minha mãe foi curada de um doença que a medicina não cura, doença que a castigava por mais de trinta anos!”.
Alguns líderes pentecostais assembleianos, sem nenhum milagre no currículo do seu ministério, no afã de defender o que crêem ser o Evangelho, vivem de criticar, e neste costume, estão colocando pedras de tropeço na caminhada cristã de muitas almas. Muitas ovelhas estão cansadas, tristes, cheias de problemas solúveis se os pastores delas agissem, mas seus pastores não têm capacidade de resolver nada! Esta realidade é angustiante! Ao invés de solucionar, esses pastores dizem que é pecado desejar a solução! Eles querem muita distância dos rebanhos doentes e problemáticos, mas se esquecem que seus chamados ministerias é para servir a quem necessita.

Eu mesmo, já estive desanimado, não de Cristo, mas da convivência com quem defende rótulos religiosos de linhas doutrinárias e placas denominacionais. Por causa do meu cansaço e desabafos quanto a realidade do protestantismo (sem milagres) já fui até caluniado...

Nas retóricas tipo “aqui pentecostal, lá tradicional e acolá neopentecostal” perdemos a realidade das pisadas do Mestre que operava maravilhas todos os dias? Que Evangelho é esse que estamos vivendo? Onde está escrito nas Escrituras que é preciso ser assim ou assado para ser salvo? Na minha compreensão, se o neopentecostal, ou tradicional ou pentecostal crer que Jesus é seu único Senhor e Salvador, ele será salvo! Ponto indiscutível!

Crer em Cristo como Senhor significa obedecer o mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas, não é o que vem sendo praticado pelos defensores de rótulos! Eles deixam de amar ao próximo para tentar fazer prevalecer as idéias do seu clube. Sim, deixam... Porque não são ações compatíveis fazer defesas pessoais e ao mesmo tempo amar a Deus e ao próximo. "O amor não busca interesse próprio" - 1ª Coríntios 13.
Enfim, aí estão acima doze parágrafos de um desabafo que talvez sirva de adendo ao seu post, ou não..."
E.A.G

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS SE RECUSA A DUBLAR MILK, O POLÍTICO E ATIVISTA GAY HOMEMAGEADO POR HOLLYWOOD

Neste último domingo, 22 de fevereiro, Sean Penn, ex-marido de Madonna, ganhou sua segunda estatueta do Oscar. O prêmio foi pela interpretação do personagem Harvey Bernard Milk, no filme Milk – A Voz da Igualdade.
.O enredo cinematográfico, dirigido por Gus Van Saint, diretor gay, aborda a biografia do primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo político. Narra desde sua chegada a São Francisco até seu assassinato.
.
Milk é idolatrado nas comunidades GLBTS dos Estados Unidos e diversas outras partes do mundo. Ganhou notoriedade por ser um grande ativista em favor da comunidade homossexual nas questões dos direitos civis, e foi assassinado em 1978 após renunciar ao seu cargo. O filme chegou aos cinemas justo no momento em que, através de um referendo, os gays da Califórnia perderam o direito de se casar.
.No Brasil, Marco Antonio Ribeiro, um pastor assembleiano cuja profissão secular é fazer dublagens de filmes e anúncios publicitários, é o dublador oficial de Sean Pean, além de Jim Carrey e Tom Hanks. Com a chegada de Milk – A Voz da Igualdade, ele recusou-se ceder sua voz ao ator Sean Pean para a versão em português.
.
Segundo uma reportagem publicada ontem pela Folha, o pastor disse: “"Não tive vontade porque tenho a voz envolvida com outras questões, assim como não faço determinados comerciais. Não tenho preconceito de nenhuma espécie, até porque preconceito vai contra os princípios do Evangelho pregado por Jesus Cristo, Evangelho este no qual creio e proclamo, lá diz que não devemos julgar para não sermos julgados".
.O Pastor Marco Antonio Ribeiro nasceu em lar evangélico numa família de pastores e levitas. Filho de Antonio Ribeiro e Elizabeth de Paula Ribeiro, desde pequeno participou de grupos e atividades da Igreja Assembléia de Deus. É casado com Claudia Sousa e é pai de Renan Ribeiro.
.
Aos 8 anos já participava da banda da igreja e fazia parte do grupo Infantil e do Ministério de Louvor quando começou a estudar violão. Cursou Teologia no Seminário Peniel no Rio de Janeiro. Foi líder Jovem e Professor da Escola Dominical e também presidente da AMEHFE (Associação Missionária Evangelística Heróis da Fé). Hoje atua como Pr. Presidente da Assembléia de Deus Ministério Kairos no Rio de Janeiro. Ministra pelo Brasil e no Exterior e oferece palestras na área de Administração Eclesiástica, uso da voz e postura no púlpito e como falar em público.
.
E.A.G.
.
Fontes: Olhar Cristão; Folha Online; Último Segundo; Veja; Wikipedia (Harvey Milk / Marco Ribeiro ).

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O BLOGUEIRO E A COMUNICAÇÃO EFICAZ


Não basta entusiasmo, é necessário aprimoramento. O idioma é a ferramenta do blogueiro, então, algumas dicas úteis:
.
• Leia bons livros sobre oratória e homilética;
.
• Tenha sempre ao alcance um dicionário de português;
.
• Aprenda a resumir textos grandes a poucas linhas e palavras;
.
• Pergunte para pessoas de confiança o que elas entenderam ao ler o material que você escreveu.
.
• Quando perceber que seu conteúdo está escasso, pare, e se reabasteça. Ao blogueiro cristão a fonte de reabastecimento é a Bíblia Sagrada.
.
E.A.G.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A fábula o alce e os lobos


A água do lago estava tão limpa que parecia um espelho. Todos os animais que foram beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados e foram embora.
.
O alce continuou admirando a sua imagem:
.
- Mas que bela cabeça eu tenho.
.
De repente, observando as próprias pernas, ficou desapontado e disse:
.
- Nunca tinha reparado, nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
.
Enquanto examinava sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos que afugentara todos os seus companheiros.
.
Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos. Por fim o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras.
.
Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
.
- Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Ah, se não fossem as minhas pernas!
.
Moral da história: Não devemos valorizar só o que é bonito, temos que valorizar o que é útil também.

Autoria desconhecida

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Billy Graham e a ante sala da apostasia

Por João Heliofar de Jesus Villar
.
A chamada do mais novo filme com tonalidade cristã nos Estados Unidos segue mais ou menos esta forma: “Dois homens ouviram o chamado de Deus. O primeiro se tornou ateu. O outro se tornou Billy Graham”. O longa “Billy Graham, the early years” (ainda sem título em português), que não foi lá tão bem recebido pela crítica especializada, conta a história dos primeiros anos do ministério do evangelista mais respeitado do mundo.
.
Desperta a atenção na publicidade do filme, a saga de dois homens que sentiam-se vocacionados a pregar o evangelho e tiveram destinos absolutamente diversos. O ateu é Charles Templeton, então o melhor amigo de Graham, que, no decorrer da caminhada, desertou da fé cristã.

10 proposta para que o pregador se saia bem na igreja que o convidou para pregar 
12 sugestão para combater o estresse
A ilusória prosperidade dos ímpios 
A vida de Billy Graham
Billy Graham fazendo a diferença em uma época de crise

A NOSSA INTERATIVIDADE



Propagandas de sites e blog
.
Quando os conteúdos dos comentários estão inseridos no contexto dos artigos deste blog, entendemos que a participação é viável, mesmo que fazendo a divulgação de outros sites e blogs, pois a participação complementa a abordagem do tema que apresentamos.
.
Comentários seguidos da url do blogueiro é visto como natural e aceitável. A apresentação da url serve de guia aos sites de pesquisa (Google, Yahoo-Cadê?, etc).
.
A partir de hoje comentários contendo divulgações de sites e blogs descontextualizados do assunto onde a postagem foi feita, não serão mais publicados.
.
Anonimato
.
Aceitamos postagens anônimas quando o internauta deseja aconselhamentos pessoais.
.
As críticas acompanhadas de sugestões são bem-vindas, desde que o internauta se identifique devidamente.
.
Comentários críticos de internautas sem identificação não são vistos com bons olhos por 99 de cada 100 leitores, inclusive os editores deste blog. Sendo assim, muito raramente serão publicados aqui.
.
Críticas & Sugestões
.
Não somos perfeitos, e uma visão externa apontando saídas são encaradas como participações amigas, contrutivas. Opiniões diferentes não são encaradas por nós como sinal de inimizade.
.
Então, interaja conosco! Poderá ser por aqui ou através do endereço eletrônico: Eliseu Antonio Gomes - eliseu07@hotmail.com .
.
E.A.G.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PREGADORES SEM MENSAGEM

Por César Thomé

"Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos" - Atos 4.20.

O bom funcionamento dos Correios, ou seja, a rápida e eficiente entrega de mensagens, é fundamental para o progresso e segurança de uma nação.

A história registra episódios marcantes vividos por muitos "correios" humanos, portadores de mensagens e valores. Assim, a maratona, hoje prova final das Olimpíadas, originou-se da lendária jornada de um mensageiro que teria percorrido cerca de quarenta quilômetros da vila de Maratona atá Atenas para anunciar a vitória em uma guerra.

Na história bíblica encontramos Aimaás, um desses "correios" que, sabedor da morte do príncipe Absalão, decidiu levar a notícia ao conhecimento de seu pai, o rei Davi. Mesmo contrariado em seu propósito pelo general Joabe, Aimaás lançou-se à tarefa. Percorreu velozmente o trajeto até a presença do rei. Reconhecido pelo sentinela, foi levado a Davi para comunicar as novas de que era portador. Contudo, diante do rei, esquivou-se de falar e declarou: "Não sei o que aconteceu". Indeciso e desarticulado, não entregou sua mensagem. Foi marginalizado pelo rei, que lhe disse: "Fique esperando ali do lado" (2º Samuel 18.19-30).

Nos dias de hoje, mesmo em nações onde há liberdade religiosa, muitos discípulos de Cristo adotam atitude similar. São confrontados com o Salvador, aceitam segui-lo, qualificando como seus discípulos, e usufruem de muitas de suas bênçãos. Estão preparados para a carreira cristã. São portadores da mensagem de esperança para o mundo perdido, mas, na hora decisiva, ocultam seu testemunho, escondem-se atrás de "biombos" como a timidez ou conformismo e, mesmo conhecendo a excelência do amor de Cristo, permanecem inexplicavelmente calados. São mensageiros que correm sem mensagem.

Não seja mais um destes. Aproveite toda oportunidade para anunciar o amor e a redenção do Salvador. Prossiga sua carreira, mas nuca sonegue as boas novas das quais você é portador.

Você tem uma mensagem de Cristo? Divulgue-a!

Fonte: Pão Diário, nº12 / Rádio Transcultural

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Britney Spears evita escarnecer de Jesus Cristo

Por: Eliseu Antonio Gomes
"Adorei a idéia do filme", disse Britney Spears, segundo sua assessoria de imprensa, mas declinou do papel para encenar Maria, na comédia satírica "Sweet Baby Jesus", uma produção cheia de sarcasmo sobre o nascimento de Jesus nos anos de 1970.

No roteiro, uma garota de 19 anos, volta ao lar onde passou a infância, na região de Bethlehem (em português, Belém), Maryland, na época do Natal e dá a luz. Seu namorado, Joe, não é o pai do menino. E por conta disso surge o boato que Jesus estaria voltando em um segundo nascimento.

“Acredito que Britney Spears faria um grande trabalho, mas as pessoas foram muito radicais contra ela, que se sentiu pressionada demais”, afirma o produtor Phillippe Rebboah, sobre a esnobada da cantora. Apesar disso, Rebboah ainda pensa em colocá-la numa participação especial cantando.

Segundo relatos de bastidores, o afastamento de Britney ocorreu por haver bastante pressão de familiares. Além disso, há grande pressão de grupos religiosos contra a produção, devido as piadinhas contra a figura de Jesus Cristo.


Entre 2007 e 2008, ela passou por momentos turbulentos em sua vida conjugal e pessoal. Tudo foi regado com o consumo de álcool e outras drogas. Casou-se; virou mãe de duas crianças; separou-se. Por dirigir de forma perigosa com os filhos dentro do carro, perdeu a guarda deles. No momento que o pai foi em sua residência pegar as crianças , ela recusava entregá-los e a polícia foi chamada. Houve um grande escândalo com direito a cobertura ao vivo da televisão norte-americana com helicópteros sobrevoando o lugar. Segundo a imprensa, ela chegou a ter surtos psicóticos naquela hora. Mas, disso tudo, o que mais chamou a minha atenção foi ela, de “estrela-de-todos”, virar a chacota de todo um país da noite para o dia, e as notas, seguintes, de que foi vista em igrejas evangélicas. Nas horas difíceis Deus é lembrado! Segundo os críticos ela superou os momentos complicados com o seu mais recente CD, com hits nas paradas de sucesso desse mundo.


Oremos por ela, afinal, é uma alma também. Que Britney Spears dê espaço para Jesus em seu viver neste 2009 em diante!


Blog Eliseu Antonio Gomes recebe prêmio

Com alegria informamos que este blog foi indicado por Mayalu Felix, editora do Blog da Maya, ao prêmio Olha que Blog Maneiro! Agradecemos a indicação, que surge como um incentivo a continuar nos esforçando na tarefa de atualizações diárias, buscando sempre publicar o que sirva de edificação espiritual a todos.
.
Regras para receber o prêmio
.
1 - Exibir a imagem do selo "Olha que Blog Maneiro!", ao qual fui indicado(a);
2 - Postar o link do blog que me indicou;
3 - Indicar dez (10) blogs da minha preferência;
4 - Avisar meus indicados;
5 - Publicar as regras;
6 - Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras;

7 - Enviar a minha foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os dez links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá uma caricatura em P&B.
.
Os blogs que indicamos:
Bete Gomes

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COM QUAL LÍDER NEOPENTECOSTAL VOCÊ MAIS SE PARECE?

O teste não é sério, passa uma noção aproximada de quem você está mais próximo e indica qual é o líder evangélico brasileiro, pentecostalismo ou neopentecostalismo, com quem mais você se identifica. Prepare-se para o resultado! Responda ao Quizfarm, aqui.

AS INTERPRETAÇÕES ERRADAS FEITAS A PARTIR DE 1 CORINTIOS 2.14

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" - 1 Corintios 2.14.
.
Paulo, ao escrever que o não-cristão não entende as coisas de Deus, se referia aos padrões de valores do mesmo. As almas sem Cristo entende as palavras mas rejeitam os conceitos delas.
.
Mas muitos acreditam que neste texto se explicam barbáries praticadas por muitos cristãos, que em nome de Deus vão aos cultos e lá acreditam que estão cheios de poder ao ficarem gritando e se justificando que ao fazer assim se mostram “diferentes" das pessoas do mundo.
.
Exemplo 1: Há cristão que ao fazer uso de 1 Co. 2.14 no púlpito dizem: “Irmãos, eu tô aqui de terno num calor a 50° C, pois eu sou doido por Jesus”. Há de convir que isto não é uma diferença nem um pouco plausível e que isto não passa de falta de meditação na hora da leitura das Escrituras.
.
Exemplo 2: Outros, usam 1 Co. 2.14 assim: “Irmãos, Deus não quer apenas o coração, Deus não é açougueiro”. Aí os irmãos na nave do templo caem na risada... Quanta ignorância deste pregador! Acredito que é impossível que uma pessoa que tenha entregado seu coração para Cristo o corpo não o seja também entregue, a efetiva mudança só ocorre de dentro para fora... E vamos vir e convir, muitos entregam o corpo e não o coração, como na citação do Mestre sobre os sepulcros caiados, bonitos por fora, mas lá dentro...
.
Conclusão: Os não-cristãos de fato não entendem os valores de Deus, pois os mesmos fogem a prática egocêntrica do ser humano, que na maioria das vezes adota uma postura capitalista, só se relacionando com as pessoas por meio do interesse.
.
Não são os fatores externos que nos diferenciam dos não-cristãos e sim os valores morais, internos e princípios atemporais. As Boas Novas! E é claro, acredita-se que quem tem os valores do Evangelho, os exteriorizarão através de uma vida autêntica e nunca a aparência em detrimento dos valores internos.
.
Enfim, quando o cristão deixa o Espírito revelar os pensamentos de Deus por intermédio das Escrituras, então, passa a ter a Mente de Cristo.
.
Bete Gomes

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UM FRUTO COM NOVE PARTES

Gálatas 5.16 -25 .

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à conpiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni , que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências..

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros". (Almeida Revista e Atualizada)..

Paulo contrasta dois modos de vida: um dirigido pelo Espírito; outro, controlado pela natureza humana. Em Romanos 7.14-25, Paulo explica que não podemos fazer aquilo que mais queremos, isto é, obedecer a Deus, enquanto estivermos sendo dominados pela nossa natureza humana (Efésios 2.3). A carne leva à morte; o Espírito de Deus dá a vida. Essas duas forças são inimigas uma da outra e os cristãos precisam deixar deixar que o Espírito dirija a vida deles (Gálatas 5.16). [1].

Ora, o que se espera dos cristãos? Que tomem cada passo da vida cristã na dependência do Espírito a fim de obter vitória sobre a carne e as suas obras. A carne, natureza pecaminosa recebida no nascimento, nunca é completamente erradicada de nossa vida, mas pode ser controlada pelo Espírito, que nos santifica. As obras da carne são conhecidas por serem explícitas, ostensivas, na vida daqueles que possuem o hábito da vida no pecado. O estilo de vida assim é próprio de quem ainda não é salvo. [2].

O fruto, no singular, indica nove qualidades produzidas pelo Espírito naqueles que vivem na dependência dEle. Os que crucificaram a carne, separaram-se do domínio da natureza pecaminosa ao identificar-se com Cristo em sua morte, vivem para Deus, e não há lei contra o que fazem. [2].

Bete Gomes.

1 - A Bíblia Ampliada - Expandida; 2 - Bíblia de Estudo NTLH

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O macaco, a banana, o crente e o mundo

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2 (ARA).

Esta historia encontra-se há muito tempo na internet, é interessante e nos leva a refletir sobre as verdadeiras prioridades da vida.

Algumas tribos africanas utilizam um engenhoso método para capturar macacos. Como eles são animais muito espertos e vivem saltando nos galhos mais altos das árvores, os caçadores daquela região desenvolveram uma estratégia mais esperta, ainda.

É o seguinte:

Pegam uma cumbuca de boca estreita, E em seguida, amarram-na ao tronco de uma árvore freqüentada por macacos, afastam-se e esperam. Após isso um macaco curioso desce; enfia a mão e apanha a fruta, mas como a boca do recipiente é muito estreita, ele não consegue retirar a banana. Na pobre mente animalesca surge um dilema: se largar a banana sua mão sai e ele pode ir embora livremente; caso contrário, continua preso na armadilha.

Depois de um tempo, os nativos voltam e, tranqüilamente, capturam os macacos que teimosamente se recusam a largar as bananas. O final é meio trágico, pois os macacos são capturados para servirem de alimento.

Você deve estar achando inacreditável o grau de estupidez dos macacos, não é? Afinal, basta largar a banana e ficar livre do destino de ir para a panela.

É fácil demais escapar da morte quando existe o senso de perigo aguçado, coisa que os símios não possuem... O detalhe que salta aos olhos está na importância exagerada que o macaco atribui à banana. Ela já está ali, na sua mão... Parece ser uma insanidade largá-la.

Essa história pitoresca se repete na vida de muitas pessoas, porque muitas vezes, fazemos exatamente como os macacos.

Você nunca conheceu alguém que está totalmente insatisfeito com o emprego, mas insiste em permanecer mesmo sabendo que está cultivando um infarto? Ou alguém que não está satisfeito com o que faz, e ainda assim faz apenas pelo dinheiro? Ou pessoas infelizes por causa de decisões antigas, que adiam um novo caminho que poderia trazer de volta a alegria de viver?

Na vida espiritual, você nunca viu cristãos cultivando mentiras? Crentes caminhando na carnalidade, mesmo sabendo que a colheita dela é a morte?

A vida é preciosa demais para trocarmos por uma banana! Apesar de algumas coisas estarem ao nosso alcance e até estar em nossas mãos, é necessário colocar a mente para funcionar e refletir sobre o que realmente é importante, porque muitas coisas interessantes pode levar-nos direto à panela, o fogo ardente que nunca se apaga.

Texto adaptado ao blog e de autoria desconhecida.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Entrevista com Marcelo Santos cantor da Patmus Music

Marcelo Santos é cantor contratado da gravadora Patmos Music, braço musical que faz parte da CPAD, ambos orgãos da Assembleia de Deus. Por esta gravadora lançou Deus de Jacó, CD com estilo musical variado, onde passeia pela Harpa Cristã e louvores mais atuais no estilo pop.

1 - Para começar, conte-nos quem é você. Faça uma breve descrição da sua trajetória de vida.

M.S.: Em primeiro lugar, um abraço a você Eliseu, e a todos os que estarão de alguma forma interagindo conosco. Falar de mim... complicado...(risos). O que posso dizer, é que sou uma pessoa que escolheu não ser a perspectiva dos outros. Escolhi ir em frente, e não parar.

2 - Qual é a sua formação musical?

M.S.: Possuo apenas 1 ano e meio de canto lírico, e no mais é a estrada, a experiência. Não tenho nenhuma formação na área da música ainda, o diploma. Existe a necessidade de me ausentar para fora do Rio de Janeiro por conta da minha agenda, o que atrapalha um pouco.

3 - Cite um cantor ou cantora evangélica que admira.

M.S.: Meu amigo, Nani Azevedo. Sou compositor da canção Não Temas, do álbum Bendito Serei.

4 - Como você analisa a atual situação da música evangélica?

M.S.: Infelizmente, há fortes correntes buscando equiparação com a música secular. Uma pena...

5 – Na revista publicada pela CPAD, às escolas dominicais, usada neste primeiro trimestre de 2009 nas Assembleias de Deus, visando como público-alvo a juventude, intitulada O Jovem e o Mundo, de autoria de Elaine Cruz, a música no estilo rock não é condenada. Qual o seu parecer sobre o rock como louvor a Deus?

M.S.: Tudo que tem fôlego... tudo!!! Louve ao Senhor. Irá valer, o que estiver no coração do ofertante (oferta de louvor!). Vamos nos lembrar: Deus não atentou para a oferta de Abel, e sim para Abel; ... "e atentou Deus para Abel e para a sua oferta". Antes da adoração Deus vê o adorador!

6 – Como você descreve e pensa sobre a aversão de assembleianos às palavras inglesas show e gospel?

M.S.: Você está querendo me complicar? (risos). Respondo sim amigo; o DVD do Pastor Vitorino Silva, gravado ao vivo em Curitiba, com Misael Jr. (inclusive, arranjador utilizado pela Central Gospel também.) foi algo belo e vistoso de se ver. Um algo para gloria de Deus. Um verdadeiro show de qualidade, organização e compromisso, para não dizer de profissionalismo. Observe, que eu disse a palavra show, o que de fato foi. O que muitos assembleianos tem dificuldade de digerir, é quando o levita prioriza o termo a despeito de uma marca, gravadora ou nome artístico, deixando o nome do Senhor Jesus em segundo plano, motivado por estratégia de marketing.. Isto conota soberba e auto-glorificação.

A palavra gospel, acaba atraindo o mesmo sentido, por estar sempre atrelada a palavra show. Apenas isso.

7 – Sobre o uso da dança, dentro da liturgia dos cultos, embasado nas Escrituras Sagradas, qual a sua argumentação sobre este assunto?

M.S.: Com toda a certeza, tudo o que é feito no espírito, trará edificação. Muito do que tenho visto, tem trazido perturbação. Mas fiquei muito satisfeito com alguns trabalhos que vi, onde havia entrega e dedicação ao Senhor. Temos que estar atentos. Outro dia, vi um dueto de um rapaz e uma moça... dançarinos de Cristo... onde o rapaz precisava segurar a amada, de forma no mínimo "indelicada" para não dizer obscena... Falta de orientação: acredito, que muitos erram querendo acertar.

8 – Vamos fazer uma analogia traçando um paralelo entre o grau de importância e o peso. Como adorador, usando a música, se você pudesse transformar em quilogramas a música e a pregação e pesá-las, quantos quilos daria para cada uma delas? Por quê?

M.S.: Você pergunta bem...(risos). Sou Levita e também evangelista. Creio, que apesar do louvor e da palavra competirem por tempo na liturgia, cada qual é muito importante no processo geral. Só como exemplo, sua pergunta se equipara a importância do líquido e do sólido para o organismo. Ambos são de suma importância para o metabolismo do corpo. O Louvor é do homem para Deus, e a palavra é de Deus para o homem. O que vem de Deus, sempre pesará mais. E é até difícil falar de citar proporção...

9 – Se possível, para a glória de Deus, conte-nos uma bênção que a Igreja recebeu, entre muitas que devem existir, por intermédio do seu ministério musical.

M.S.: Com certeza, há edificação pessoal vinda por meio do ministérios de louvor de levitas por todo o Brasil. Nas Minas Gerais pessoas nos procuraram para testificar a cura de duas pessoas com câncer. Faço o relato para a gloria de Deus.

10 – Terminando, dê uma palavra aos irmãos e irmãs que sentem uma tendência, chamado, para servir a Deus com a música e que desejam gravar CD.

M.S.: Com toda a certeza, quero afirmar a todos gostam de cantar, e que tem pretensão de ir o mais longe possível no seu ministério o seguinte: um CD não faz um ministério, mas um ministério, ainda que começando de forma simplória, porém organizada, fará muitos Cds. Graça e conhecimento, fazem diferença. Deus acrescente a todos, e muito obrigado Eliseu!!!

Eu, Eliseu, é que agradeço pelas respostas e toda atenção prestada. E termino deixando informações de contato aos interessados em agendar compromissos com Marcelo Santos: Telefone: (21) 3881-2550 / (21) 9313-5588; e-mail: marcelo.santos@cpad.com.br

E.A.G.

MARCELO SANTOS - O DEUS DE JACÓ



domingo, 8 de fevereiro de 2009

PORQUE EU, EVANGÉLICO, NÃO SOU ASSINANTE DA REVISTA VEJA




Os motivos são:

• Eu não assino a revista Veja em protesto contra colunistas que fazem parte do seu staff. André Petry e Tony Belloto, que insistem em descrever os cristãos segundo suas visões estereotipadas, cuja característica pertence aos preconceituosos.

• Porque o meu dinheiro é moeda de troca, faço dele uma arma política potencializando-o ao máximo em meu favor. Uso-o para favorecer apenas quem julgo merecê-lo.

• Porque eu me contento em acompanhar Diogo Maynard nos seus 2 minutos e meio de podcast da versão online de Veja e no programa Manhatan Connection, do canal GNT.

• Porque tenho acesso a revista por meio das bibliotecas.

Sugestão:

Nesta semana que passou, recebi em meu endereço residencial nova mala-direta postal da Abril Assinaturas, remetido pela Editora Abril, com uma oferta de promoção para ser novo assinante de Veja. Novamente recusei.

Sugiro a todos que se sentem desrespeitados agir de maneira igual. Ou fazer uma assinatura coletiva. Faça um acordo abrangendo entre 20 ou 30 pessoas; a assinatura leva o nome de um, é paga e lida por todos; dessa maneira há informação em mãos e ao mesmo tempo um protesto inteligente contra os editores da revista, esvaziando os cofres da Editora Abril.

E.A.G.

Obs: postado originalmente, no dia 15 de dezembro de 2008.

O Apocalipse: definições escatológicas sobre a Volta de Cristo, a Grande Tribulação e o Milênio

Os quatro cavaleiros do Apocalipse.
Tudo o que a Bíblia apresenta a respeito dos últimos acontecimentos da vida e da história não são simplesmente ocorrência de sorte ou azar para que façamos uma reflexão. O Livro de Gênesis mostra ao leitor da Bíblia que o Criador fez tudo compatível com um plano equilibrado e voltado para um ápice maravilhoso. Nada foi criado ao acaso. Quando Adão e Eva cederam à tentação do pecado, Deus pronunciou a promessa de que o descendente da mulher esmagaria a cabeça do Tentador (Gênesis 3.15; Apocalipse 12.9). E a partir deste episódio, gradualmente um plano de redenção é revelado com promessas aos servos do Senhor: a Abraão (Gênesis 12.3), a Davi (2 Samuel 7.11,16) e aos profetas do Antigo Testamento.

A redação do apóstolo Paulo enfatiza a inclusão da Igreja nesta promessa de salvação, dizendo o seguinte: "aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1.6). Ou seja: a Bíblia toda coloca em evidência o futuro assegurado pela própria organização de Deus com relação aos judeus e não judeus no Plano da Salvação em Cristo Jesus.

As testemunhas oculares que viram Jesus subir ao céu receberam a promessa da sua volta (Atos 1.11). Quando o Evangelho de Cristo alcançou os gentios através da pregação dos seguidores do Salvador, a mensagem compartilhada tinha como característica estar "em poder e no Espírito Santo, e em muita certeza", assim muitas pessoas abandonavam os ídolos e passavam a viver servindo ao Deus vivo e verdadeiro, e a aguardar a Volta de Jesus Cristo, a quem um dia morreu e ressuscitou, e torna o crente livre a ira futura (1 Tessalonicenses 1.5, 9-10).

As visões de João, relatadas no Livro do Apocalipse, quando este estava feito prisioneiro na ilha de Patmos, mostram um cenário escatológico apontando para a vitória posterior de Cristo, acrescentam a garantia do reino milenar antes do derradeiro juízo e dos novos céus e nova terra profetizados por Isaías (65.17; 66.22). Então, a partir da Ásia Menor, portanto, os conceitos premilenistas se espalharam com rapidez.

Ao ler o livro Apocalipse, é importante compreender alguns termos usados nas doutrinas escatológicas:

A segunda vinda de Cristo: Do Gênesis ao Apocalipse, a Bíblia aborda sobre a Segunda Vinda de Jesus, este evento é o mais esperado pela Igreja ao passar dos séculos. A volta corporal de Cristo à Terra, será primeiro nos ares, fora da visão da população mundial que não o reverencia e nem nEle crê, para levar consigo a Igreja ao céu, depois o retorno do Messias acontecerá na metade da Grande Tribulação, em glória, quando todo olho o verá, como juiz e Rei de todas as nações da Terra.

O arrebatamento: Reunião instantânea de toda a Igreja existente na terra para encontrar-se com Jesus nos ares e estar com Ele para sempre. é descrito nas narrativas bíblicas como o assalto e rapto repentino da Igreja. As pessoas lavadas e redimidas pelo sangue do Cordeiro serão retiradas desse mundo sem que as pessoas que não obedecem ao Senhor percebam de imediato o que ocorreu (1 Tessalonicenses 5.2, 4; 1 Corintios 15.52).

A Grande Tribulação: Geralmente, o termo "tribulação" é usado referindo-se às dificuldades e sofrimentos que o povo de Deus está sujeito a ser acometido. Está escrito em Atos 14.22 tem um aconselhamento de ânimo, falando aos cristão a não desanimarem na fé, pois os justos experimentam muitas aflições para entrar no Reino de Deus. Porém, Jesus é específico ao comentar sobre o final dos tempos, quando chegarão dias de Grande Tribulação sem igual na História da humanidade, quando o sol escurecerá e a lua não refletirá nenhuma luminosidade, as estrelas desabarão do céu, os poderes do céu serão abalados, momento em que o sinal do Filho do Homem surgirá (Mateus 24.21; e 24.29).

A informação que a Grande Tribulação durará sete anos não consta no Novo Testamento. O profeta Daniel apresentou esta previsão no capítulo 9 e versículos 24 ao 27, de maneira bastante detalhada. O Livro do Apocalipse retoma a questão de tempo, porém, especificando três anos e meio (ver as porções bíblicas 11.3; 12.6; e 13.5).

O pré-tribulacionismo: A perspectiva afirmando que o Arrebatamento acontecerá na História, sem aviso prévio, após o qual a Grande Tribulação será desencadeada é conhecida como Arrebatamento Pré-Tribulacional.A afirmação de que antes de Cristo retornar em glória, retornará em ser percebido pelo mundo para buscar a Igreja e conduzi-la ao céu, implica na defesa do argumento de que a Igreja não experimentará o terrível momento da Grande Tribulação.

O mid-tribulalacionismo: A perspectiva que afirma que o arrebatamento ocorrerá no meio do período da tribulação, mas a 2ª vinda de Cristo acontecerá ao final da mesma (portanto, a Igreja não passará pela segunda metade da tribulação).

O pós-tribulacionismo: A perspectiva dizendo que o arrebatamento coincidirá com a Segunda Vinda
de Cristo ao final da tribulação, portanto, segundo esta interpretação a Igreja passará pela tribulação A maioria dos pós-tribulacionistas interpretam que a Igreja será livrada, que Deus os protegerá de modo especial, como protegeu os israelitas das pragas do Egito (1 Tessalonicenses 5.9), mas há entre eles aqueles que acreditam que alguns crentes que estiverem vivos nesta época, serão martirizados.

O amilenismo: A perspectiva que diz que não haverá milênio terrestre, que os mil anos em Apocalipse 20 são simbólicos da era da Igreja em que vivemos. Nesta visão interpretativa, a Segunda Vinda dará início ao estado final dos novos céus e nova terra, o retorno do Senhor se dará ao final da História.

O pré-milenismo clássico ou histórico: O prefixo "pré" significa "antes". Teólogos dessa corrente  dizem  que a Segunda Vinda de Cristo precederá seu reinado milenar. Para eles o tempo de mil anos será literal, interpretam as profecias do Antigo Testamento, bem como as de Jesus de maneira estrita, para eles acontecerá literalmente como os textos bíblicos esclarecem. Jesus governará física e pessoalmente a Terra por exatos mil anos.

O pré-milenismo pré-tribulacionista / pré-tribulacionista dispensacionalista: É uma posição semelhante ao pré-milenista clássico, é o retorno invisível de Cristo nos ares.

O milênio: O período de mil anos revelado em Apocalipse; terá início no final da Grande Tribulação (20.1-6). Época maravilhosa, tempo no qual Cristo reinará em todo planeta Terra em comprimento às alianças abraâmica, davídica e da Nova Aliança. A cifra mil corresponde a mil anos, literalmente. Será uma temporada de paz, prosperidade e justiça. Nesta ocasião, Jesus Cristo, que outrora foi humilhado, sofreu e morreu pelos nossos pecados, se apresentará a todos como o Rei dos reos e Senhor dos senhores, e regerá as nações com vara de ferro (Gálatas 3;13; Apocalipse 19.15; Salmos 2.7-12; Isaías 11.1-10).

Esta época é aguardada com ansiedade pelo povo judeu. Jesus mantém esta esperança para Israel, apenas não revelou o tempo; Muitas profecias falam deste tempo glorioso aos descendentes da linhagem de Abraão (Zacarias 14.9-21; Miqueias 4.8-13; Daniel 2.44-45; Isaías 11.1-13; e 60.1 e 66.20; Lucas 2.25-38; Atos 15.16; Apocalipse 20.1-6).

O pós-milenismo: A perspectiva de que o mundo será "cristianizado" gradativamente, que o mundo será gradualmente convertido até que a Igreja tenha a capacidade de instalar na Terra um estado de retidão e paz entre todos os povos e nações. A ideia de que a Igreja reinará durante um milênio após a Segunda Vinda de Cristo, até haver um surto do mal e Cristo aparecera na Terra garantindo a era de ouro da Igreja.

Definições apocalípticas sobre a volta de Cristo a Grande Tribulação e o Milênio.

E.A.G.

Atualizado em 16 de abril de 2019, às 00h55.

FAÇA DIVULGAÇÃO DE SEU BLOG NO SITE ORKUT PARA 117 MIL INTERNAUTAS



Há possibilidades da expandir a visualização das suas atualizações diárias em espaços abertos aos blogueiros no site orkut. Um deles é a maior comunidade dedicada ao Pastor Silas Malafaia, que possue mais de 117.000 internautas reunidos.
.
Propagandas soltas pelo fórum são proibidas, porém, está aberto um tópíco exclusivo aos blogueiros:
..
.Caso você ainda não seja usuário do site orkut, cadastre-se: aqui e depois venha usufruir de uma das estratégias de se fazer mais conhecido na blogosfera evangélica.
.
É rara a permissão de propagandas de blogs em comunidades de porte médio e grandes.
.
Ontem, lendo um livro do Pastor Josué Gonçalves, filiado a CGADB, ele afirmava que uma pessoa quando se sente acomodada com a sua situação, pronta, madura, só resta-lhe mais uma coisa... Apodrecer. Em nossas vidas não devemos nos contentar com a posição que alcançamos, devemos nos sentir frutas verdes, sempre desejar crescer mais, melhorar mais, e correr atrás de mais progresso, de amadurecimento.
.
E, uma das maneiras de fazer seu blog crescer é divulgá-lo.
.
E.A.G.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

É TEMPO DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS

Por Rudi Zimmer
.
"Ouvir" tem um duplo sentido. Primeiramente, se refere ao ato físico de escutar sons, seja de alguém que fala ou lê, ou qualquer outro som. Em segundo lugar, "ouvir" também tem o sentido de atender, levar em conta, observar e obedecer a. Assim, por outro lado, "ouvir" implica em tomar a sério e seguir a Palavra de Deus, seja lida ou ouvida. Com este lema, queremos, portanto, ajudar as pessoas a fazerem exatamente isso: que elas, escutando ou lendo a Palavra de Deus, atendam ao que ela diz e a observem em sua vida.
.
A Bíblia Sagrada apresenta muitas bênçãos ligadas ao ouvir a Palavra de Deus. Antes de entregar os 10 Mandamentos, Deus estabeleceu uma aliança com o seu povo. Nesta ocasião solene, Deus lhes faz esta promessa especial. O texto bíblico diz: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a mina voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha" (Êxodo 19.5). Deus tinha levado Jacó e a sua família ao Egito para salvá-los da fome. Lá eles prosperaram. Aí pararam de seguir os caminhos de Deus e foram escravizados. Deus novamente intervém e os tira do Egito. E, quando faz aliança com eles, Ele faz essa promessa, a fim de estimulá-los a seguirem nos seus caminhos.
.
No Novo Testamento, isso se repete. No final do Sermão do Monte, Jesus faz a comparação do homem prudente e do insensato. "Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7.24) "e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia" (v. 26). Ouvir a Palavra de Deus é extremamente importante, tão importante quanto são os fundamentos sobre os quais se constrói uma casa.
.
O apóstolo Paulo mostra que ouvir a Palavra de Deus é fundamental. É por meio do anúncio e da audição dessa Palavra que vem a fé e a salvação. Não há motivo mais importante para ouvir a Palavra de Deus do que este. "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E, como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela palavra de Cristo" (Romanos 10.14-17).
.
Existem muitos outros motivos para ouvir a Palavra de Deus. Ouvir a Bíblia estimula a alfabetização. Ouvir a Palavra de Deus desenvolve pessoas melhores, estabelece bons valores para a vida em sociedade, estimula a prática do bem, e assim por diante. Diante de tudo isso, conclamamos a todos, para que, estimulem as pessoas concretamente a lerem e ouvirem o Novo testamento. É tempo de ouvir a Palavra de Deus.
.
Rudi Zimmer é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.
.
A Bíblia no Brasil; nº 222; página 34; janeiro a março de 2009; ano 61.
.
Artigo resumido e usado com permissão.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crentes crianças e crianças crentes


Crianças crentes

"Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que encher deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com o inimigo à porta” - Salmo 127.3-5 (ARA).

Na Bíblia Sagrada, encontramos a afirmação que os filhos são heranças dadas pelo Senhor aos casais. E pela graça de Deus tenho duas bênçãos em casa. São filhas que o Senhor me deu, que enchem o meu lar de alegria. 

A mais velha agora já está adulta, e é uma pessoa independente financeiramente. Quando era apenas uma criança, chorava para ir à escola dominical. Na faixa dos doze, aprendeu a desenvolver conta matemática de porcentagem comigo. Eu lhe dava R$ 11,11 e pedia para separar o dízimo. Sobravam exatos R$ 10,00, e assim ela ficava muito feliz com o valor que restava em suas mãos.

A filha menor ainda é uma criança com sete anos de idade. Gosta de ir à igreja também. É participativa nos cultos, canta, envolve-se em peças teatrais que a equipe de jovens realiza.

Cabe aos pais ganhar a alma de seus filhos para Jesus Cristo. O pastor da congregação tem sua responsabilidade, professora da escola dominical também. Mas os progenitores são as pessoas a quem Deus incumbiu de evangelizá-los e mostrar-lhes que o nascimento biológico não basta, é necessário nascer do Espírito.

É muito triste ver crianças sem noção da importância de Jesus na vida delas. Recentemente apartei uma briga na garagem do templo. Um garotinho, de aproximadamente dez anos de idade tentava espancar uma menina seis. Não havia nesse menino a noção que estava em uma reunião de culto a Deus e que precisava agir com reverência ao Senhor.

Meninices espirituais

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” - 1ª Corintios 13.11 (ARA).

Num dos fóruns do site orkut, tive o desprazer de encontrar o perfil de um irmão que fazia diversas postagens, muito bem elaboradas teologicamente. A tristeza não foi com a apresentação bíblica, mas com o seu comportamento diante de uma situação que se sentia injustiçado.

O site orkut ainda está em formato beta [1]. Assim sendo, acontecem alguns erros. Um deles é o sumiço temporário de tópicos. Foi o que ocorreu com o Crente-Criança. Sem esperar a resposta da Equipe de Moderação, avisando-lhe que não tinha apagado sua postagem, passou a agredir os moderadores com palavras duras. Em seguida, assemelhando-se aos lamers [2], espalhou em diversos tópicos do fórum mensagens agressivas que insuflavam os membros contra os moderadores.

Crentes-Crianças são assim, imaturos espiritualmente, falta-lhes desistir das meninices. Quando pensam estar injustiçados perdem o domínio-próprio. De um instante para outro Jesus Cristo perde o senhorio no coração deles, e o sentimento de raiva passa a ser o senhor na vida delas. A ira sempre impele seus portadores à vingança e os Crentes-Crianças a obedecem rapidamente, querendo se vingar. Uns usam a força física, outros a língua ferina.

Se os Crentes-Crianças usassem a mesma força de empenho para obedecer a Cristo, como usam para obedecer aos ímpetos de raiva, seriam bem-aventurados!

Crentes amadurecidos na fé

“Contudo, o justo segue o seu caminho e o puro de mãos cresce mais e mais em força” - Jó 17.9 (ARA).

Os crentes maduros são pacificadores, não perdem o fruto do Espírito quando tudo em volta parece ser mar revolto. Em situação de conflito perdoam quem os fere e esperam em Deus, que é o vingador dos seus servos diante dos algozes contumazes. Quem alcançou a estatura espiritual continuam a crer no amor de Deus por eles, lembrando que o Senhor é justo, intervém quando é preciso, nunca erra em momentos conflitantes.

E.A.G.

_______

1. A versão beta é a versão de um software que se encontra em fase de desenvolvimento, passa por testes, mas já é disponibilizados para que os usuários possam testar, reportar bugs para os desenvolvedores. Em geral, esses produtos se tornam populares antes de sair a versão definitiva.
2. Usuários de internet sem nenhuma ética e escrúpulo.

Atualizado: Sábado | 26/05/2018 | 07h09.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bênção e maldição em Jeremias 17.5-8

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR

Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SALMO 133 - Tradução: O Livro


Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união!
 ♦
 Dá satisfação como quando vemos o óleo perfumado descer sobre a cabeça do sacerdote, descendente de Aarão, perfumando-lhe o rosto, a barba e as roupagens.
 ♦
 É como quando o orvalho cai sobre o monte Hermon, e sobre os montes de Sião. Porque é assim que o Senhor nos pode dar a sua bênção, o seu mandamento é vida eterna!

A PRIMEIRA MENÇÃO DO TERMO GRAÇA NAS ESCRITURAS SAGRADAS

O pecado e a misericórdia de Deus
.Porém Noé achou graça diante do SENHOR – Gênesis 6.8.
.Em Gênesis, capítulo 6, existe o relato da corrupção do gênero humano e pela primeira vez surge nas Escrituras Sagradas o uso do termo graça.
.
Naquela época a média da vida humana era de 800 anos (conferir no capítulo 5). A narrativa bíblica relata que os seres humanos de multiplicaram e que os filhos de Deus tomavam para si mulheres formosas e dessa união nasciam pessoas que se tornavam gigantes (em hebraico, “nephilim”, uma derivação do verbo cair). Então, o Criador disse: “O meu espírito não agirá para sempre no homem” e colocou um parâmetro de 120 anos para a raça humana.
.
Dentro do capítulo 6, o contexto nos faz entender que o espírito citado na sentença divina, é referência ao poder vivificante que causava a longevidade, o fôlego prolongado da vida.
.
Deus é onisciente
.
Para o trecho bíblico de Gênesis 6.6 é preciso considerar que o termo arrepender-se não é usado no sentido de voltar atrás coisas que iria fazer. Diz o texto que Deus olhou o comportamento dos seres humanos e viu que eles eram maus ininterruptamente em todos os sentidos e se arrependeu (ficou muito triste – “niham” em hebraico) e mudou de ânimo sobre os planos aos quais havia tomado para com àquela geração perversa ao extremo.
.Gênesis 6.6 em nada aponta para uma surpresa triste sofrida pelo Criador diante de algo que não esperava acontecer. Aqui o texto usa do recurso antropomórfico (ou antropopático). A linguagem antropomórfica serve para facilitar a comunicação e ser melhor entendida a reação de Deus naquele instante, fazendo analogia com os seres humanos. É assim em outras passagens bíblicas também, quando as Escrituras dizem que Deus tem olhos, boca, mãos, como se de fato, Deus que é Espírito, também tivesse. O Criador não dispõe de corpos de carne e ossos como nós temos, e também não tem diante dEle nenhuma situação inesperada . Ele tem diante de Si todas as coisas de todas as épocas ao mesmo tempo, pois é onipresente e está fora do tempo e espaço que vivemos.
.Os filhos de Deus
.Existem diversas interpretações sobre quem seriam os filhos de Deus. Uns dizem serem anjos, mesmo havendo o texto bíblico de Marcos 12.25 afirmando que anjos não procriam, outros, a descendência de Sem que se casou com a descendência de Caim, mas tudo não passa de conjecturas porque o texto é obscuro. A certeza é que a conseqüência dessas uniões geraram homens valentes, poderosos e de renome. E dessa nova geração houve a multiplicação da maldade sobre a terra. Deus viu que todos os desígnios daquela geração eram maus e determinou enviar o dilúvio, acabando com a Humanidade, “porém, Noé achou graça diante do SENHOR”.
.
.
E.A.G.