Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

1 Timóteo 5.8 - Quando o crente é pior que o descrente


“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” - 1 Timóteo 5.8, ARA).

Que palavra dura!

Como pode um crente ser pior que um incrédulo? Como pode alguém em quem julgamos habitar o Espírito Santo, acreditamos estar lavado pelo sangue do Cordeiro, julgamos ser nascido de novo, ser cidadão do Reino de Deus ser pior que o descrente?

Pois é... Pode. O texto nos dá uma sinalização de como isso é possível – “negou a fé”, possui a fé, mas não a pratica.

O marido que maltrata, falta com a devida atenção, humilha com atos e palavras, espanca sua mulher, está negando a fé. A esposa que negligencia os cuidados ao marido, não direciona os encantos femininos para ele, idem. Os pais que irritam seus filhos e os filhos que desrespeitam e não honram os pais, de igual forma, estão em estado pior do que os incrédulos.

Baseado em outros textos bíblicos, levo o raciocínio adiante. Os maridos e as esposas que deixam de orar em favor de seus cônjuges também se enquadram na mesma condição: negam a fé em grau maior ou menor.

Sendo cristãos, temos que abrir os olhos e a boca para interceder pelas nossas famílias, porque esta é a vontade do Senhor. Ele ouve as nossas petições. Se você é solteiro ou já enviuvou, passou pelo divórcio, pode pensar que não se enquadra neste ensino. Porém, deve estar igualmente atento, pois o mandamento do amor não está restrito apenas aos casados. "Ter cuidado dos seus" é querer e agir em favor de todos em ordem de proximidade e possibilidade. As Escrituras mandam, direta e indiretamente, interceder pelas autoridades, pelos nossos vizinhos, pelos colegas de escola e trabalho, pelos amigos, parentes distantes, pelos irmãos da nossa congregação. Temos que ser bênção para todos, dando atenção, ajudando.

O dever de amar a todos tem dois ângulos. Agora, alguém, em algum lugar, preservando a prática da sua fé em Cristo, está orando por mim, pois se preocupa com o meu bem-estar. E eu, estando receptivo aos ensinos bíblicos, tomo a mesma atitude por estas pessoa. O nome disto é família, igreja, Reino de Deus. Chame como quiser, mas não negue a sua fé.

Fonte: newsletter Dalva dos Santos Ferreira Texto originalmente intitulado "1 Timoteo 5.8 - Pior", de autoria desconhecida e adaptado ao blog. 

3 comentários:

jose Aparecido da silva disse...

Este versiculo,nao ha como ser brando pois o recado e duro mesmo. Cuide,zele,de atencao,interceda,providencie o necessario,vigie,ensine a palavra e assim por diante a sua familia.Exelente comentario.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro José.

O relacionamento familiar é algo de grande importância para Deus, pois Ele é o Criador da família. A passagem de 1 Timóteo é uma advertência para todos nós.

Abraço.

Unknown disse...

Muito bom esse estudo, que nós aprenda a cuidar da nossa família e não pior do que os incrédulos.Amem