Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CRENTES FAST FOOD


Lanchonete MacDonald na China
"Hoje as pessoas vivem em busca da vida espiritual prática, rápida, sem muitas exigências. Procuram as igrejas que não exijam oração, sacrifício, rejeições, renúncias, leitura da Palavra de Deus. Tempo em que você pode ser crente e ao mesmo tempo não crente, tempo do retorno, tempo do tudo é normal, do tudo é comum. Tempo de seguirmos os nossos próprios pensamentos, seguirmos o que achamos ser o correto e não o que a Bíblia diz".

Esta descrição que você leu, entre as aspas, crentes fast food, não é novidade na Igreja. A novidade é só o nome moderninho: fast food. Alusão às lanchonetes de origem norte-americanas que servem comidas rápidas, deliciosas, porém pouco nutritivas.

Desde os tempos do apóstolo Paulo havia esse movimento de crentes carnais entre os espirituais. Basta ler as epístolas Colossenses, 1ª Corintios, 2ª Corintios e Gálatas e encontrará o combate aos crentes superficiais.

Este cenário é comum na Igreja. Quem está se comportando com superficialidade pode ser parte dos joios no meio do trigo. Ou, um crente verdadeiro, mas em fase de amadurecimento espiritual.
.
O que devemos fazer?

O grande perigo dos que fazem críticas é se tornar carnal, muito parecido aos criticados, e sem notar isso. Há quem critique se pautando em doutrinas humanas, motivado pelos usos e costumes, pelas diferenças da liturgia do culto a Deus. Estão errados. Fazer assim é agir na carnalidade.

Na crítica, a opinião que deve prevalecer é a de Deus. Devemos usar somente a Palavra, mortificar nossas opiniões humanas e todo resíduo da religiosidade que houver em nossos corações. Religião não salva, quem salva é Jesus.

1º - Para ser justos não podemos generalizar. Existe a tendência de confundir a parte como o todo. Achar que o meio em que estamos é igual em todos os lugares. Não é. Ninguém é igual ninguém.

2ª - Não agir do mesmo modo que o fariseu da parábola do publicano e fariseu. Ele disse “eu sou justo e ele não”. Mas quem saiu justificado foi o publicano. Veja: Lucas 18.9-14.

3ª – Orar. Oremos em favor de todos que nós entendemos que estão em falta com Deus.

E.A.G.

Nenhum comentário: