Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 21 de junho de 2009

VOCÊ JÁ COMEU MAMÃO HOJE?


Hoje pela manhã comi uma fatia de mamão. O fruto tem propriedades calmantes, digestivas e laxativas, possui baixa calorias; por isso, é muito indicado para quem possui estômago sensível, quer manter o peso ideal ou está tentando emagrecer. Ele contém uma enzima semelhante ao suco gástrico, que quebra as proteínas, ou seja, serve como um amaciante da carne. Além disso, suas sementes, que muitos desprezam, podem ser aproveitadas como pimenta, basta deixá-las desidratadas.
.
Faz algum tempo que eu reflito no propósito do Criador sobre o cronograma das estações, e os respectivos frutos nascidos nelas. O Criador é sábio, criou frutos apropriados para a primavera, para o verão, para o outono e para o inverno.
.
As árvores frutíferas existem para que os seres humanos se sirvam de seus frutos na estação em que nascem. O objetivo disso é proporcionar ao organismo humano a resistência ideal para enfrentar as intempéries sem adoecer.
.
Partindo para o lado espiritual, lemos em Gálatas 5.16-23 que o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. E no Salmo 1, lemos que o cristão acostumado a meditar na Palavra de Deus é como a árvore que dá frutos na estação certa.
.
Diante destes textos bíblicos, parei e comecei a fazer um paralelo entre os pomares e a vida cristã diante das diversas situações em que o cristão atravessa. Como crentes, não basta fruticar. É preciso dar o fruto na hora ideal. Quando a atmosfera é de tristeza, ofereçamos alegria aos tristes; se é de desespero, compartilhemos a paz de Cristo com quem estiver desesperado; se houver traições, dispensemos benignidade e bondade aos que nos atraiçoa...
.
Fazendo analogia entre o mamão e as características do fruto do Espírito, penso que esta fruta poderia ser comparada com o domínio próprio, pois vence "as obras da carne". Lutemos contra a imoralidade, impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez, orgias e coisas parecidas. As suas sementes, que se transformam em pimenta, poderiam vistas como o equivalente do uso da ira sem o pecado (Gálatas 5.19-21; Efésios 4.26 ).
.
E.A.G.
Consulta: Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigos (Reader's Digest). Novo Testamento King James (Abba Press).

Nenhum comentário: