Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 3 de maio de 2009

A VIRADA CULTURAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Crédito: Panrotas
Teatro Municipal da cidade de São Paulo
.
A origem da Virada Cultural.
A primeira Virada Cultural aconteceu em novembro de 2005, entre os dias 19 e 20, e contou com a participação de 3.000 artistas. Foi criada pela prefeitura de São Paulo na gestão José Serra / Gilberto Kassab, inspirada nas famosas "Noites Brancas" (Nuit Blanche) européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma.
.
O evento, anual, desde seu início tem sido promovido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de propiciar à cidade 24 horas de maratona cultural, e tal qual a versão parisiense, atrações seguem madrugada adentro animando o povo.
.
Durante este período, ônibus, metrô e trem funcionam ininterruptamente, à disposição do usuário.
.
Virada Cultural, Pão e Circo?
.
A ocasião remete aos tempos do Império Romano.
.
A história política de Roma se estende de 752 a.C. até 476 d.C. e está dividida em três períodos: Monarquia, República e Império. Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de trabalho remunerado e melhores condições de vida. E o imperador, receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, criou a política do Pão e Circo (ou panis et circenses), em suma, uma maneira de manipular a plebe e mantê-la distante das decisões governamentais.
.
Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma, ali, também, diversos cristãos morreram dilacerados por leões). Ocorriam lutas de gladiadores, corridas e encenações, onde também eram distribuídos alimentos..
A estratégia política do Estado, promover espetáculos para desviar a atenção da população que habitava os domínios romanos, era bem-sucedida, agradava em muito a população. Desta forma, os plebeus, fascinados por shows sangrentos, acabavam esquecendo os problemas da vida, era diminuída as chances de revolta, pois as mentes plebéias deixavam de pensar no mais importante para elas, as questões sociais..
E.A.G.

Nenhum comentário: