Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 3 de maio de 2009

OS PROFETAS NÃO-CANÔNICOS

Deus criou a raça humana, e Ele se dirige a ela de diversas formas.
.
Cânon significa régua, e entre os teólogos se convencionou chamar de cânon os 66 livros que compõem as Escrituras Sagradas, que conhecemos hoje.
.
A Bíblia Sagrada é a maneira que Deus usa para falar com todos, de maneira geral. Mas, esta não é a única forma que Deus se dirige a nós. O Criador também fala com a criatura de um jeito mais íntimo.
.
Nas narrativas bíblicas, encontramos profetas que pelo Espírito escreveram os livros para a Bíblia Sagrada que temos em mãos. Mas, nestas mesmas narrativas, lemos sobre diversos outros profetas que não escreveram absolutamente nada. Eles se manifestaram de maneira oral com as suas gerações. E assim, nesta característica, classificamos todos eles como profetas com uma missão não-canônica.
.
Vamos ver os degraus dessa comunicação:
.
• Noé – o profeta que o Senhor usou para falar com toda a Humanidade;
.
• Moisés (apesar de escritor foi) – o profeta que o Senhor usou para tratar com a nação, Israel;
.
• Jonas – Deus falou com uma cidade inteira, Nínive, usando-o;
.
• Pelo profeta Ágabo, o Espírito falou para uma pequena coletividade de irmãos (Atos 11.27-28);
.
• Por meio do profeta Ananias, Deus tratou com uma pessoa só, Paulo (Atos 9.10-19).
.
Como o Senhor não faz acepção de pessoas, do mesmo modo que falava no passado, fala no presente. É por causa disso que em 1ª Corintios 12.27-28, lemos que, individualmente somos membros do Corpo de Cristo e que Deus estabeleceu profetas entre nós. Estes, são os profetas não-canônicos da nossa época.
.
É motivo de alegria poder afirmar que existem profetas que falam de maneira não-canônica, ainda nos dias de hoje.
.
Graças a Deus eu tenho esta experiência com as profecias. O Espírito falou algumas vezes comigo de maneira individual. Era para me consolar em um momento difícil, quando foi anunciado a minha vitória e saída de um “deserto espiritual” de mais de dois anos. Pedi confirmação naquela ocasião da primeira profecia, e ela foi confirmada por meio de uma segunda profecia, feita por uma profeta de uma denominação diferente da que eu congrego. Apesar das duas pessoas serem diferentes, a mensagem era a mesma, e tudo se cumpriu na minha vida conforme a promessa daquela mensagem individual.
.
E.A.G.

4 comentários:

Valney Ribeiro Jr. disse...

Glórias a Deus, Ainda há profetas na face da Terra, Deus ainda usa pessoas para declarar o que está fazendo e enntão logo após vemos os milagres acontecerem.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Valney

Obrigado pela visita.

Sim, é muito bom saber que a graça de Deus nos favorecese com o ministério das profecias entre nós.

Deus abençoe você!

Liberdade Para Pensar disse...

Meu querido irmão, não precisa publicar este comentário. Apenas ressalto que Ananias não é citado na Escritura como profeta, mas discípulo. Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, internauta de Liberdade para Pensar.

É verdade o que você diz. A narrativa de Lucas, em Atos 9.10-19, descreve Ananias apenas como discípulo.

Porém, além desta descrição, o escritor de Atos dos Apóstolos nos faz saber que este discípulos se sobressai perante os outros discípulos em Damasco, quando Deus o incumbe de uma missão especial, que é ir ao encontro de Saulo de Tarso e orar para que sua visão seja restituída, e este desempenha perfeitamente tal incumbência.

Entendo que esta missão, e o desempenho da mesma, é característica do ministério de profetas.

Abraço.